Bullie Escreveu:SiameseMaria Escreveu:Amigo SeaLords, não sou, nem nunca fui, nem tão pouco pretendo ser criadeiro, criador, ou seja lá o que fôr que lhe queira chamar. Nem afixo tinha! Confesso que nem sei bem o que é! Não faz parte da minha maneira de ser ganhar dinheiro com os animais....
Até hoje, para além do prazer enorme e insubstituível do carinho e amizade que eles me deram, a única coisa que ganhei com eles foram... despesas! Despesas estas que me foram e são reembolsadas todos os dias com o simples olhar deles para mim!
O acima do estalão, quer dizer que ao "garrote" tem uma altura superior ao permitido pelo estalão da raça.
As ninhadas que tive, poucas, foram todas registadas com o afixo do meu macho, com a devida autorização do criador a quem os meus pais o compraram. Aqui estamos a falar dos anos 80, em que apenas havia meia dúzia de rot's em Portugal...
Surgem-me duas questões com este parágrafo:
1ª Essas cruzas registadas com o afixo do seu macho tiveram alguma orientação do criador do mesmo, no sentido de "cruze o seu macho com esta cadela"? Ou a iniciativa era vossa (sua e dos seus pais) e o simplesmente o criador registava as ninhadas que lhe apresentavam?
2ª (caso se tratasse de iniciativa vossa), se "não é, nem nunca foi, nem tão pouco pretende ser criadeiro, criador", porque é que cruza os cães?
Sempre com orientação e a opinião do Criador! Sem isso ele nunca deixaria que ficassem com o seu afixo. Justo e lógico! De todas as ninhadas ficou sempre com um.
Quanto ao cruzar os cães, a resposta é simples: estávamos nos anos 80's e as informações não eram muitas... Ou melhor, ainda viviamos ou acháva-mos que viviamos num mundo "côr-de-rosa"! Os amigos e familiares pediam-nos um filhote... e acabávamos por cruzar! O Rot, que o meu pai lá tem, por exemplo, já está castrado! E não foi por estar fora do estalão da raça (foi castrado com 7 meses, para infelicidade do criador que não queria...), mas sim porque não era para criação.
Tal como todos os meus animais: tudo esterilizado e castrado! Tal como todos aqueles que consigo apanhar na rua têm o mesmo destino! Estamos sempre a evoluir e a aprender...
Por exemplo, aprendi ao ler este tópico que a SeaLords é a única Criadora decente e séria em Portugal! Que percebe muito do assunto, de LOP's, de estalões das raças, etc... Agora sempre que tiver alguma dúvida já sei a quem poderei recorrer.
De qualquer maneira para se ser considerado um CRIADOR,
como a SeaLors, ou um criadeiro como eu, não é preciso vender os cachorros?