Como começaram a fazer criação?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta mai 09, 2003 9:25 pm

sonya Escreveu: Pelo que tenho visto quem faz criação detesta dar qualquer informação sobre isso desmobilizando qualquer outro a começar argumentando que querem é dinheiro, e que na realidade isso não dá lucro quando são bem tratados.
Se esta mensagem não é a dizer mal dos criadores, é a dizer bem ?

Haja paciência, percebe tanto de criadores ? E nem sabe as coisas básiacs que qualquer criador decente lhe diria.

Não é preciso ir mais longe.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sonya
Membro Júnior
Registado: sábado jan 11, 2003 4:39 am

sexta mai 09, 2003 9:26 pm

sonya Escreveu: Pelo que tenho visto quem faz criação detesta dar qualquer informação sobre isso desmobilizando qualquer outro a começar argumentando que querem é dinheiro, e que na realidade isso não dá lucro quando são bem tratados.
Digam-me onde é que eu aqui digo mal dos criadores? Ou não estará escrito o contrário? Eu aqui sou da mesma opinião que os criadores, mesmo não sendo uma, apenas com um sentido irónico para não dar muitas esperanças de respostas á senhorita
sonya
Membro Júnior
Registado: sábado jan 11, 2003 4:39 am

sexta mai 09, 2003 9:30 pm

Mas se se sentem tão susceptíveis a qualquer coisa que se diga mal ou bem, porque é que não escolhem um tema só para vocês, ou até mesmo um site só vosso?
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado mai 10, 2003 12:33 am

Um verdadeiro criador, um criador com C grande, tem orgulho em transmitir os seus conhecimentos, até porque sabe que não são nada fáceis de pôr em execução. Requer demasiado, inclusive em termos temporais...

Um criador que "faz caixinha" é porque... se calhar não tem respostas para dar!

E antes que digam que não percebo nada disto, desculpem mas percebo sim! Razão pela qual nunca, mas nunca, fiz criação!
______
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado mai 10, 2003 8:29 am

Olá

Os Criadores, de facto, também são "aves raras", desculpem-me a expressão que às vezes é aplicada em sentido pejorativo e não é essa a minha intenção.
Sistematicamente é usado o argumento de que a criação com C grande não dá lucro e nalguns casos até poderá dar prejuizo. Sempre me perturbou um pouco isto, mormente quando é dito pelos próprios criadores.
Ora se a actividade, independentemente de corresponder a uma paixão, envolve custos enormes, será criticável que a pessoa tenha lucros? Achariam justo que em face de um tão grande investimento os criadores praticassem preços semelhantes as dos produtores ou aos daquela gente que resolve cruzar a sua cadela com o cão do vizinho de qualquer maneira, porque é giro, porque faz bem à cadela ou porque se quer ficar com um descendente do bobi?

Há uma situação semelhante que é a dos veterinários. "São uns gatunos".
Se levamos lá um animal ferido que se encontrou abandonado, claro que ele "tem obrigação" de tratar do animal de borla, pois se o não fizer já é um ganancioso. Normalmente as pessoas que fazem estas críticas fazem-nas em relação aos outros e nunca em relação a si próprias. São mesquinhas e egoístas e acham que um Criador, um Veterinário e outros que não me lembro têm que obedecer a este requisito: serem santos. Mas não uns santos quaisquer. Santos mártires e imaculados.

Como se sabe eu não sou criador e não conto vir a sê-lo, logo à partida porque não tenho competência para tal e, mesmo que tal actividade me seduzisse muito, já não teria tempo de percorrer o longo caminho de formação que um criador deve efectuar para chegar a uma plataforma aceitável. Por isso sinto-me relativamente à vontade para fazer estas considerações.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

sábado mai 10, 2003 8:56 am

Ninguém que começa a fazer criação começa por cima, como é lógico.

Infelizmente há quem comece por se atirar de cabeça~e bate muiats vezes com ela ou transforma-se no tipo de pessoa ue vende os cães a 200 euros porque não tem quem lhos compre ou para evitar perder dinheiro.

Financeiramente tem que haver preparação, para não andar com a corda ao pescoço. Se quiser ser um criador por amor à raça não terá lucros com a mesma e de certeza não viverá directamente de criar cães. Poderá viver de situações acessórias.

Básico é ter instalações decentes para os animais, incluindo maternidade. Efectuar acordos em ´termos de assistência veterinária.Entrar em exposições é importante para verificar a qualidade de seu trabalho, mas não de imediato. Há o hábito de muitas pessoas de querer brilhar à custa do trabalho dos outros, apresentando cães em exposição que adquiriram ( não falo de pessoas que compram um cão e o expôem mas dos que decidem ter um canil e tentam construir a sua fama á conta de outrém).

Os cruzamentos são efectuados, tendo em conta aquilo que se deseja nos seus cães. Pode passar por adquirir cães no exterior ou fazer cruzas com cães de outros canis. Nunca o deve fazer em função de ganhar dinheiro. Se o fizer tenha em conta que pode estar a prejudicar o seu projecto ( se é que tem algum, a partir do momento em que abusa do número de ninhadas).

Resultados não são imediatos, por isso aconselha-se paciência, entrar no circuito demasiado depressa pode significar ser comido pelos "tubarões" do meio ou ganhar má fama de um momento para o outro.

Tome em conta que ser honesto tem recompensa somente no além,será inundado com anúncios de "grandes criadores" fazendo publicidade de descendentes do grande campeão Austro-Húngaro de 1914" a preços baratos com oferta de um conjunto de copos de cristal.

A razão porque muitos criadores não andam a propalar aos 4 ventos como se tornaram criadores sempre que lhes vão perguntar não tem a ver na maioria dos casos com medo de concorrentes.

Tem a ver com terem mais que fazer que andar a responder a dezenas de pessoas as mesmas coisas.A disponibilidade para responder a coisas sempre que apetece a alguém tem limites.É como nas exposições a falta de respeito das pessoas que se colocam a fazer perguntas sem entender que está-se lá para a exposição e não para responder a questões....

Não há pessoas que se chateiam sempre que colocam aqui a história de um cão ?

Imaginem perguntar-voas 10 vezes mais como ser criador, que leva 10 mais tempo.

Não se condensa os erros e conhecimento adquiridos de anos em minutos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo mai 11, 2003 1:03 am

Sandra se queres mesmo saber, eu um dia posso dizer-te, mas em privado. Aqui não dá pois pode estar aqui alguém dos impostos e lixar-me" com a massa toda que ganho a criar cães. ;)
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 8:34 am

Pedra Escreveu: Sandra se queres mesmo saber, eu um dia posso dizer-te, mas em privado. Aqui não dá pois pode estar aqui alguém dos impostos e lixar-me" com a massa toda que ganho a criar cães. ;)
Isabel
:D:D:D:D:D:D

Então Pedra, sempre vamos meter-nos a comprar a Quinta da Marinha e transformar num canil de podengos ?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mai 11, 2003 8:34 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:23 am, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo mai 11, 2003 10:13 am

[quote]
Há o hábito de muitas pessoas de querer brilhar à custa do trabalho dos outros, apresentando cães em exposição que adquiriram ....
[/quote]

Mas neste caso quem brilha é sempre o criador pois o público retém na memória o afixo do cão e não o nome do proprietário.

Vasco, gostei muito deste seu post (o grande), pois focou pontos, para mim essenciais e que por vezes, nem sequer são seguidos por criadores conhecidos no meio, tais como, a qualidade de instalações dos animais e, principalmente os cuidados veterinários. Acho muito triste ver cães, que já deram tanta alegria ao criador pelos prémios que alcançaram, por serem já velhos, estarem à venda por quantias irrisórias e com micoses e otites e sei lá que mais. É por isso que afirmo sempre que há criadores e criadores e, há produtores e produtores. Aliás, e afastando-me um pouco do tópico, acho muito importante que membros com a sua experiência (ou a SeaLords, ou CindelP, ou PauloC, ou ...) aconselhassem por passos, como se deve adquirir um cachorro para que existam cada vez menos pessoas, por ignorância, a serem enganadas, a obter animais em lojas, etc.
Maria Jo&atilde;o
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

domingo mai 11, 2003 11:38 am

Em resumo ,o Vasco deu as principais linhas da saga de um criador. Bem apresentado.
Acho que ficou bem esplícíto que um verdadeiro criador não é aquele que apenas pensa no lucro a curto prazo , nem aquele que apenas gostaria ou sente que tem vontade de criar. Para verdadeiro criador é preciso muito mais do que isso o que significa tempo , paciência , dinheiro e capacidade de aprendizagem e dedicação. Apesar de tudo entre os verdadeiros criadores e os simples criadores aplica-se a relação entre o azeite e a água , o azeite acaba por vir sempre ao de cima. Pode é não ser no curto prazo mas não tenho dúvidas que os verdadeiros criadores serão os que ficam.

Saudações
Pedra
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 12:29 pm

CasadeAnaval Escreveu:
:D:D:D:D:D:D

Então Pedra, sempre vamos meter-nos a comprar a Quinta da Marinha e transformar num canil de podengos ?
[/quote]

Claro, mas ainda tenho que dar pelo menos mais umas duas voltas ao albafeto, é que aqueles da Quinta da Marinha são cá uns ladrões! Estão a vender "muita" caro ;)
Isabel
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo mai 11, 2003 3:43 pm

Oi, na minha modesta opinião (não sou criador), acho que a criação não pode ser feita, começada, iniciada, a pensar nos lucros que se vai obter da dita cuja, porque se alguma vez se obter lucros com isso irá ser a muito longo prazo. Como já muita gente aqui o referiu, é necessário em primeiro lugar o amor á(s) raça(s), e depois condições (físicas, financeiras, psicológicas), preparação, conhecimento da raça, etc.
Existem sem dúvida pessoas que começaram do nada, e que a pouco e pouco se foram tornando melhores, maiores e mais reconhecidos, mas existem também os que começaram do nada, e no nada continuaram, e no nada permanecem. Há que considerar também que, de uma brincadeira, de um descuido e porque "apetece" de repente fazer criação, depende a vida de cachorros! Seres vivos, que, como nós, têm o direito a uma vida se não óptima, o melhor possível! Fiquem bem.
Pedra
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 6:07 pm

Oh Meus amigos! :)
Aqui na modesta opinião desta pequena criadora de uma raça que não é nem nunca foi moda, e que ainda por cima é portuguesa, as coisas sâo mais ou menos assim:
1º Tem que se gostar muito da raça. Tem que se saber umas coistas sobre e estar sempre e cada vez mais a saber, falar com outros criadores, ler, observar, e nunca pensar que já sabe tudo ou que já viu de tudo. ;)
2º - As exposições, apesar de tudo e do que se diz, é um bom local para trocar ideias, falar com outras pessoas, ver os cães (mesmo que não tenhamos cães ainda).
3º Ter algum dinheirito e não andar a contar tostões para pagar a renda da casa e a prestação do carro. Pois aqui a coisa fica feia para os cães.
4 º Ter o minimo de condiçoes para alojar os animais, as futuras ninhadas, e ter tempo (ou arranjá-lo seja de que forma for).
5º Estar preparado para o que der e vier e saber encaixar se as coisas não correm pelo melhor.E procurar saber porque não correram como esperavamos.
6º Aprender com os erros e nunca pensar que "ah, correu mal porque foi azar, mas para a próxima pode ser que não"
7º Saber olhar para os cães, ter sentido critico (mesmo qundo são os nossos) e não cruzar os cães apenas porque são bonitos e engraçadotes.
A mim, interessa-me muito mais os pais dos cães bons que propriamente os filhos. Saber sobre os pais, irmãos, filhos, etc. Tem particular importancia neste caso o pedigree do cão, mas é claro que não é para acumular o maior numero de ch, mas sim para poder pesquisar sobre os caes que constam dele, e os filhos destes, e os irmãos, etc.
È por isso que a mim nada me dizem cães com RI, embora não lhes retire o valor, mas para mim são uma incognita, e surpresas já nós temos mesmo quando conhecemos os progenitores.
8º Nunca abusar das cruzas, repetindo-as á toa, e não usar um macho indefenidamente, até ter 100, 200, ou 500 filhos... è que depois não há abono de familia que resista ;)
Mas isto é a minha opinião pessoal e em relação á minha raça, outros poderão ter outra, claro.
Isabel
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo mai 11, 2003 6:30 pm

Pois é...

Este é um assunto muito delicado para mim...
Pois faz parte de um grande sonho meu, especialmente de á 11 anos para cá...

Sempre quiz dedicar-me aos animais na minha vida, especialmente aos cães e cavalos... Sempre tive cães desde miuda... Tive varias raças e rafeiros, sempre recolhi animais da rua(porque assim o meu pai me ensinou, ou seja, que deveria-mos sempre dar outra chance áqueles que são abandonados) e fiz equitação, etc, etc.... mas entretanto a vida deu uma grande reviravolta em miuda ainda... E muitos sonhos tiveram que ser adiados para mais tarde... muitos mesmo... mas enfim... isso não é para aqui chamado...
Á 11 anos tive contacto com uma raça pela qual me apaixonei e desde aí tenho vindo a ser uma estudante assidua da mesma, começei simplesmente por comprar revistas sobre a mesma, depois os livros e depois alguns membros da minha familia deram-me a alegria de poder ter o 1º exemplar da "minha" raça, foi uma das minhas maiores alegrias que me puderam dar e a partir daí se já era apaixonada por esta raça ainda me tornei aficcionada pela mesma e coneçei a dedicar-me a ir ver expos especiais da raça (monos) e a tentar conheçer criadores e amantes da rça como eu... e assim foi... Até ao dia em que achei que a minha vidinha teria que ter mais um "beiçudo" ao lado e dirigi-me a um dos alguns criadores que conhecia na altura e comprei o 2º exemplar da raça... exemplar este que me fez entrar a serio em expos, que me fez conheçer imensa gente porreira do meio e também saber quem devo evitar, imensa gente que considero os meus "grandes mestres" da "minha" raça e a quem devo um grande obrigado e carinho devido á pachorra que tiveram também comigo quando eu começava a tremer quando ia para ringue ou mesmo quando as coisas corriam mal e vinha triste e desiludida... Entretanto nasceu a 1ª ninhada do canito e eu acabei por resistir e ficar com o 3º exemplar da mesma...

Mas até há bem pouco tempo tinha decidido investir em tudo aquilo que estudei e aprendi da minha raça e decidi comprar um cachorra que já ansiava á cerca de quase 3 anos e meio de excelentes linhas de sangue e que de certeza que me iria trazer bastantes alegrias....iria iniciar o grande sonho que sempre quiz... Mas como analisei tudo e mais alguma coisa e conclui que seria melhor neste momento investir no meu futuro e depois pensar no meu sonho, com muito mais condições do que iria ser agora... E então desisti do meu sonho por mais uns tempos... Por mais que isso me tenha custado, preferi deixar para depois, para depois ser também muito melhor e poder ser tal e qual como eu sonho!!!!!!!!

Isto pareçe a historia do desgraçadinho e da coxinha que dava na radio (alterado ziggy;) ) há uns anos largos.... mas já que se fala de criação e selecção de raças, queria simplesmente passar-vos o meu sonho... deixar o meu testemunho, que não passa do testemunho de uma simples apaixonada, mas muito dedicada á "sua" raça... :D ;)

Espero que tenham gostado e que não tenham adormeçido a meio... :D:D:D

Obrigado pela paciencia... :D
Última edição por JoanaGoncalves em domingo mai 11, 2003 7:56 pm, editado 2 vezes no total.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Cães”