AJUDA - GERBO???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
cristorresg
Membro
Registado: segunda ago 27, 2007 11:34 am

quarta mar 26, 2008 10:28 am

Precisava de uma ajudinha... Ontem ao passear o Oscar encontramos um "ratinho" branco com olhinhos encarnados...
Nunca tive "ratinhos", por isso desculpem a ignorancia dos termos!!!
Pelas fotos que procurei parece-me ser um gerbo, porque acho que não há hamsters brancos e parece-me grande de mais para hamster... :oops:

Hoje á noite vou tentar por fotos aqui para me ajudarem...

Perguntas:

:arrow: Eles têm algum tipo de vacinação? Devo leva-lo ao vet pa ver se tá tudo bem com ele?

:arrow: Ele tá um pouco sujinho, como posso "lava-lo"? Dodots?

:arrow: Existe algum perigo de transmissão de doenças a cães e piriquitos? Humanos deduzo que não...

Ontem encotramo-lo já eram 2:30h, por isso só hoje vou comprar os seus novos aposentos... :D Ontem quando chegou foi muito meigo para nós, comeu bolachas e tostas ( era o que havia em casa :oops: ) e dormiu logo num ninho improvisado de de piriquito...

Se me puderam ajudar...

OBRIGADO!!!!
tugaAC
Membro Veterano
Registado: segunda fev 04, 2008 2:28 pm
Localização: 4 gerbos , 3 hamsters, 1 gato, 1 betta (peixe), uma caturra e um caracol marinho

quarta mar 26, 2008 10:41 am

o melhor mesmo era postar umas fotos ....para saber que tipo de animal é .... eu não sou perito em gerbos ....mas acho que não precisam de ser vacinados...dodots se calhar não... molha só a tua mão e vai limpando o pelo dele(a) (não te esqueças de depois lavares as mãos :wink: ) épá quanto ás doenças não sei ... se foi encontrado na rua .... pode estar doente....mas por enquanto não te aventures muito... ãtenção não tou a dizer que os roedores que andam na rua estão todos doentes só te estou a dizer que .. ele pode estar doente com a poluição que nós humanos fazemos ... e acho que está tudo

podes seguir os concelhos que eu te dei ou podes esperar pelos "Experts" te digam alguma coisa ...é que sem saber que roedor é ...é um bocado dificil

(se tiver alguma coisa mal nos concelhos é favor corrigirem)

cumps

AC
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

quarta mar 26, 2008 10:52 am

Sim o melhor e pores fotos depois!
Mas se for mesmo um gerbo eu deixo-te umas dicas! Ja me andei a informar sobre eles pois tambem vou ter gerbos :D

Penso que nao precisam de vacinçoes...
Deves leva-lo ao vet se vires k n esta tudo bem com ele, se achares que nao esta bem de saude...!
Para se limparem deves dar uma areia de banho pra chinchilas pois eles rebolaram pela areia para se limparem mas acho k isso n e assim mt mt necessario!
Nas transmissões de doenças acho k n transmitem ms n tenho certeza absoluta!
Deixo-te tb umas dicas para veres se é um gerbo: :wink:
Tem a cauda longa, sao maiores do que os hamsters, a cor que te referes deve ser o siamês pois sao brancos e tem tambem cinzento!
Espero ter ajudado!!
Ah e ponha as fotos se possivle pa ver se e ou n gerbo :wink:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta mar 26, 2008 11:07 am

Não é verdade, o siamês não é branco, é siamês tal como as marcações dos gatos, nem cinzento.

O que encontrou branco com olhos vermelhos é provavelmente um mus musculus ou murganho, o comum rato doméstico, ou então no caso de ser bébé uma ratz rattus norvegicus. Gerbo duvido muito.

gerbo da mongolia

Imagem

mus musculus ou murganho

Imagem

rattus norvegicus ou ratazana

Imagem

Os gerbos são animais sociais devem viver em grupo e não um individuo sozinho.

Podes usar realmente a areia de chin, seja para gerbo seja para rato.

Não são vacinados, nem uns nem outros.

Não uses qualquer tipo de algodão ou fibra para os ninhos, usa feno ou palha. Deves fornecer-lhe também o litter, nunca areia de gato, aparas, corn cobs ou cat's best.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

quarta mar 26, 2008 11:35 am

kitten Escreveu:Não é verdade, o siamês não é branco, é siamês tal como as marcações dos gatos, nem cinzento.
Eu ao olhar para um siamês vejo cinzento e um pouco de branco!!!
Posso estar errado mas vejo um cinzento misturado com branco
Mas se ele for todo branco aí ele n é siamês!
Cumprimentos!
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta mar 26, 2008 11:58 am

Não, é lógico que se for todo branco não é siamês, se for gerbo e se tem os olhos vermelhos pode ser Pink Eyed White.

Eu quando vejo um siamês vejo corpo beje clarinho, focinho e base da cauda castanho, quanto mais velho mais escurece.

Como termo de comparação

isto é um mus musculus self white

Imagem

este um gerbo siamês

Imagem

Um Himalayan ou Dark tailed white, que basicamente é igual ao Pink Eyed white, a diferença é que o himalayan tem a cauda escura.

Imagem
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

quarta mar 26, 2008 1:52 pm

O animal em questão é quase de certeza um murganho.
E cristorresg não é verdade existem hamsters brancos sim.
Eu próprio tenho muitos.
Os hamsters albinos têm olhos vermelhos.
Existem hamster brancos de olhos vermelhos.
Mas a mim isso parece-me muito estranho!
Um murganho, hamster, gerbos ou o que esse animal for deixou-se apanhar quando estava á solta?
Não me parece que encontres um hamster ou um gerbo á solta, e se é maior do que um hamster é um murganho com certeza.
Posta aqui umas fotos e logo alguém te dirá com toda a certeza de que animal se trata.
Siamês não é nem branco nem cinzento, siamês é siamês, como nos gatos como já foi dito.
Mas se não postares nenhuma foto diz pelo menos se um animal tem uma cauda longa.
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
twnh
Registado: terça mar 25, 2008 1:47 am

quarta mar 26, 2008 4:09 pm

Coloque as fotos, o mais rapido possivel!!

eu não quero lhe preucupar, mas você precisa o(s) levar em um veterinário, Pois é muito difícil pegar qualquer tipo de roedores, em lugares abertos se eles tiverem sadio!!

Pode ocorrer dele estar cansado, com fome... e por isso não correu mas mesmo assim, o melhor que vc tem de fazer é levar no veterinario

Boa sorte com ele(-a)
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

quarta mar 26, 2008 5:21 pm

Pelo que eu tenho conhecimento existem gerbos de cor branca.
Pelo menos são identicos fisicamente aos meus gerbos.
Eu andei com a ideia de adquirir um macho branco para colocar junto ao meu macho que é preto pois já tinha a intenção de o separar da fêmea.
Mas já tirei isso da ideia :(
Pois já me disseram que não era aconselhavel juntar no viveiro junto ao meu macho, outro macho adulto que não seja filho.
Pode ser que tenha a sorte e nesta ninhada saia uma cria branca :D
Mas com fotos era muito mais fácil de identificar :wink:
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

quarta mar 26, 2008 5:33 pm

Mas tal como já foi acima referido é melhor o bichinho ser visto por um vet.
Por experiência própria sei que é bastante dificil apanhar um gerbo quando ele não quer :twisted:
Quando estão bem dispostos até á mão vêm, mas quando estão :evil: nem pensar.
Tive um que andou a brincar comigo durante dois dias até o conseguir apanhar :evil:
cristorresg
Membro

quarta mar 26, 2008 6:41 pm

Obrigada a todos pela ajuda!!!

Ainda estou a trabalhar, mas daqui a pouco já ponho as fotos!!!

A cauda não é maior do que o comprimento dele!
A "caça" ainda envolveu uma bela correria, ele escondeu-se debaixo de um carro, não foi fácil apanha-lo, mas depois foi muito meigo, não ofereceu resistência nenhuma!

Mais um bocadinho e já há fotos...

OBRIGADO mais uma vez, tou completamente a leste do paraíso com o meu branquinho...
:oops:
cristorresg
Membro

quarta mar 26, 2008 7:31 pm

Ora então apresento-vos o meu branquinho... Ajuda??

Imagem[/img]

Imagem[/img]

Imagem[/img]

Obrigado pela ajuda... :D
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mar 26, 2008 7:46 pm

Tens um gerbo, que se não estou engando, é um dove ruby eye
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PedroReis
Membro
Registado: quarta nov 14, 2007 9:36 pm

quarta mar 26, 2008 7:51 pm

tems uma linda gerba femea!
eu tenho uma igual!
PatriciA_
Membro