NOVO AQUARIO CICLEDEOS AFRICANOS AJUDA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
DEATHWARIOR
Membro Júnior
Registado: segunda mar 03, 2008 2:51 am

terça mar 25, 2008 11:40 pm

Ola a todos

Vou comprar o meu primeiro aquario com as medidas 80*30*40 e gostaria que me ajudassem em algumas duvidas que tenho.

Tendo em conta que quero comprar cicledeos africanos a flora não é preocupação pois nao vai ter nenhuma.
Ja li varios topicos aqui do forum sobre a ciclagem e os cuidados a ter.
Tenho duvidas nos seguintes itens:

1- Quanto tempo devem ficar as lampadas ligadas? Sempre?
2- A comida para este tipo de peixes tem de ser especifica ou é a comida normal para peixes de agua doce?
3- Aconcelham algum tipo de filtro (material filtrante) especial, para alem do habitual?

Sei que a água de rede publica tem habitualmente um PH ácido tenho ja umas rochas calcarias para aumentar o PH, mas se por ventura não for suficiente como posso aumentar mais o PH? Li num dos topicos que podiamos adicionar bicarbonato de sodio mas nao dizia qual a quantidade a adicionar?

Agradeço a ajuda de todos. Quando tiver o aqua montado coloco fotos.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça mar 25, 2008 11:54 pm

Podes ter plantas. Existem algumas variedades de plantas compactiveis com ciclideos.

Quais são os ciclideos africanos?

Prefiro metodos naturais de subir o ph. Decoração de calcario ou do genero e areia de coral.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

quarta mar 26, 2008 2:59 pm

DEATHWARIOR...

Acho que seu aqua não tem um tamanho bom para ciclideos africanos....

Pq não manten peixes de água acida??

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
DEATHWARIOR
Membro Júnior

quinta mar 27, 2008 12:15 am

boas

cicledeos sao os peixes que mais gosto (alem dos de agua salgada que vao vir em outras nupcias :) ) nem que coloque menos peixes mas estou mesmo interessado nos cicledeos do lago malawi so tenho e as duvidas que ja referi. se alguem me puder ajudar :)

agradeço a atençao dispensada
Sol18
Membro
Registado: quarta jan 02, 2008 6:11 pm

quinta mar 27, 2008 1:42 am

as luzes tem de estar ligadas 12 horas de modo a fazerem o ciclo dia/noite, a alimentacao podes procurar pa ciclideos e o filtro sim um dos normais,sendo que um externo vai te ser muito mais eficaz

cumps
pallladio
Registado: domingo fev 24, 2008 3:22 pm

quinta mar 27, 2008 3:07 am

ola....
bem... em relaçao a minha experiencia pessoal. ao contrario do que ja te responderam acho melhor nao teres 12 horas as luzes ligadas.
entre 8 a 10 horas chega, mais que isso começas a ter pragas de algas... a nao ser que começes a fazer TPA's (trocas parciais de água), coisa com a qual tb nao concordo muito, acho que isso provoca demasiado stress nos peixes e alteraçoes na qualidade da agua.
se nao colocares plantas aposta mesmo nas 8 horas com as lampadas ligadas
pessoalmente gosto muito de ver um aquario com plantas... torna tudo nao so mais natural como ajuda a manter o aquario mais proximo do ecosistema natural dos peixes, tens por exemplo a familia das anubias que sao umas plantas super resistents que nao sao comidas pelos ciclideos e que nao precisam de muita luz, nem de estarem no areao, elas gostam mesmo é de estarem presas a troncos e pedras.
quanto as dimensoes do aquario, acho que é um bom tamanho para começares, e tens ciclideos africanos nao muito grandes podes sempre apostar em ter um casal ou outro (estava a lembrar-me de kribensis).
Alimentaçao, existe alimentaçao expecifica para ciclideos.
filtro, concordo com a sol18, um exterior é uma boa aposta...
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quinta mar 27, 2008 6:44 pm

Nos aquários devemos tentar meter os peixes num ambiente mais parecido com o seu habitat, com isso, deves ter cerca de 10 a 12 horas diárias as luzes ligadas.
2- A comida para este tipo de peixes tem de ser especifica ou é a comida normal para peixes de agua doce?
Esta já tu é que sabes, é claro que se lhes comprares comida expecifica para ciclideos eles agradeçem, caso não possas comprar por algum motivo, poderás dar a que mais se ajuste a eles, mas sempre para peixes de agua quente e nunca de água fria.
3- Aconcelham algum tipo de filtro (material filtrante) especial, para alem do habitual?

Filtragem o melhor é sempre o filtro externo, mas isso depende do bolso de cada um de nós.

Espero ter ajudado.

Já agora qual é o tamanho do aquario?
Já pesquisas-te informação sobre os peixes?
transjunior
Membro Júnior
Registado: domingo fev 17, 2008 10:15 am

quinta mar 27, 2008 9:17 pm

boas eu ja crio ciclideos africanos a muito tempo, e os ciclideos africanos crescem muito e o teu aqua e muito pequeno log tens que por poquinhos por exemplo o "aurautus" o seu tamanho adulto e 20 cm, o comer melhor e um granulado para ciclideos, a iluminaçao 10h e o suficiente e quanto ao filtro um externo e o melhor

espero ter ajudado
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça abr 01, 2008 8:51 am

É dificil de ajudar se não existir resposta as mensagens que te deixamos.

1 - Em criadores ficam sempre desligadas outros sempre ligados. Em casa o ideal é controlar quantidade e qualidade de luz em relação a quantidade de algas que queremos ter.

2 - Existe comida especifica, mas se tiver da "normal" vá tanto juntamente com a especifica até a "normal" acabar.

3 - Sim, filtros exterior com grande capacidade de volume de filtragem. Manutenção frequentes ou filtragem quimica alem da mecanica e biologica com manuteção normal.

Mais uma vez. QUE ESPECIE ESTA A PENSAR?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
DEATHWARIOR
Membro Júnior

quarta abr 02, 2008 1:44 pm

Boa Tarde

Agradeço desde ja a todos e ja posso dar-vos mais alguns dados.

o Aqua tem 80*30*40
tem filtro de com aquelas esponja preta e umas pedrinhas pretas um porco mais acima e filtra 600l/h
O termostacto nao me lembro da potencia mas é da tetra e o recomendado para aquarios de 250 a 300l.

As especies que penso colocar sao:
- Cynotilapia afra "Cobwe" - Cobwe;
- Cynotilapia sp. "Hara" - Galireya Reef
- Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

em resumo quero colocar 4 peixes de cor azul 2 peixes de cor azul com tons de amarelo e 4 peixes de cor amarela.
So pretendo colocar peixes que ate cerca de 10 cms de comprimento em adulto

O aqua ja esta montado e a ciclar este fim de semana vou comprar os testes para começar a controlar os parametros e ver a evoluçao.
DEATHWARIOR
Membro Júnior

quarta abr 02, 2008 7:25 pm

Boas

Tenho uma outra duvida, que tipo de limpavidros e limpa fundos posso meter num aqua de africanos com as especies que estao na resposta anterior?

Obrigado
transjunior
Membro Júnior

quarta abr 02, 2008 7:27 pm

:o :o :?: :| tanto peixe pa exe teu mini aqua!!! pensa bem isso sao peixes a mais ate 4 agora 8??

aquarofilia nao e brincadeira pensa bem antes de fazer porcaria pq senao os teus peixes quando forem maiores vao andar a luta por terem pouco espaço
transjunior
Membro Júnior

quarta abr 02, 2008 7:30 pm

podes por placostomos e nao te assustes s ao prencipio eles morderem no placostomos ele tem as escamas rigas e eles fartam-se e nao lh ligam mais
bombardino
Membro Júnior
Registado: quarta mai 16, 2007 3:28 pm

quarta abr 02, 2008 8:24 pm

Vo intervir só em relação à iluminação..

Uma coisa...t~em que ver que no habitat natural a luminosidade não é constante, iu seja, há períodos na qual há mais luz e noutros onde há menos luminosidade..

Por isso deves manter mais ou menos 8 a 10 horas consoante o nascer e o pôr do sol do seu local de residência..

Qunato à flora..existem plantas como as anubias, e também microsorum ( feto de java) que aguentam a água bastante alcalina..

Cumps,

Steven,

PS: não existe nenhum peixe denominado de limpa-vidros nem de limpa-fundos...( isso é um erro)
DEATHWARIOR
Membro Júnior

domingo abr 06, 2008 4:00 pm

Ola a todos

Conforme prometido aqui estão as fotos do meu aqua

http://www.flickr.com/photos/25336617@N ... otostream/[/code]
Responder

Voltar para “Peixes”