Olá a todos.
Confesso que quando li as vossas respostas fiquei irritadíssima, pois apesar de compreender a causa por que se batem, parece-me que nem sempre o expõem da forma mais simpática. Se por um lado concordo com (quase) todos os v/ argumentos, por outro acho que se não tiverem mais cuidado com a forma como falam (sobretudo com novos membros do forum) acabarão por afastar as pessoas, ao invés de as esclarecer.
Não gostei que me tivessem dito de caras que a minha gata não é pura, parece-me pouco razoável essa conclusão, tendo em conta que apenas tinham a minha palavra, e nem sequer uma imagem para a poderem avaliar. Não gostei dos comentários jocosos e agressivos de pessoas que me responderam algo do estilo «Já não há paciência!». E também me pareceu desagradável a insinuação de que não sendo a minha gata pura, eu me preparava para vender rafeiros por siameses. Com toda a franqueza, acho que deve haver SEMPRE paciência para esclarecer... e se os membros mais antigos / frequentes do forum se aborrecem por ver surgir por aqui tantas vezes a mesma questão, talvez seja preferível contar até dez, antes de se lançarem com quatro pedras na mão a quem veio aqui pedir ajuda...
Reconheço que cometi alguns excessos nas minhas respostas, derivados da irritação que me provocaram alguns dos v/ comentários, assim como me parece que alguns de vocês também o fizeram.
Enfim esta é a minha opinião, não são obrigados a partilhá-la.
Por fim, e em jeito de esclarecimento, que não dei na altura pois achei que a presunção de algumas respostas não merecia o trabalho... a minha gata foi comprada numa loja de animais. A veterinária que a segue confirmou que se trata de um siamês puro.
Ao fim de alguns meses de convivência com a nossa nova companheira, pareceu-me que talvez fosse boa ideia arranjar-lhe uma companhia, já que estamos fora de casa todo o dia. Alguém me falou no site do Sapo, o Adoptar, e foi assim que entrei no mundo da adopção de animais, compreendi a dimensão do martírio por que passam tantos animais, e pessoas como vocês, sempre prontos a acolher e a ajudar animais que são abandonados ou simplesmente não tiveram a sorte de nascer numa casa. Confesso que depois do que li conclui que soubesse eu há mais tempo da quantidade de gatos necessitados de uma família e nunca teria comprado um gato numa loja de animais, apesar de não me arrepender de o ter feito pois adoro a minha Cuba!
Foi então que escolhi uma companhia, no Adoptar - optei por uma gatinha bebé, sem raça definida (a Maggie), que depois da adaptação lá por casa acabou por conquistar a ciumenta e desconfiada Cuba. Hoje em dia são inseparáveis, e já estou na fase de querer mais um gatito

São ambas tratadas da mesma forma, estão chipadas, e têm um acompanhamento regular por parte do veterinário.
Por fim, a criação dos siameses...

Gostava realmente de deixar a Cuba ter uma ninhada, talvez para ficar com um dos filhotes e oferecer os restantes a amigos e família que já se mostraram interessados. E nunca deixaria as coisas irem além da primeira ninhada, pois seriam ambos esterilizados em seguida. Com tudo o que tenho lido por aqui já vou tendo dúvidas se realmente vale a pena por a ideia em prática - mas escusam de me responder já à bruta «Cruz Credo, deixe-se de parvoíces e vá mas é a correr pró veterinário esterilizar esses animais!!!».
E como já vai longa esta minha resposta, espero que aceitem a minha crítica de que é preferível haver alguma delicadeza nas vossas respostas para evitar afastar pessoas que vieram cá parar em busca de mais informação...
Da minha parte peço desculpa a quem possa ter ofendido.
Cumprimentos a todos,
Pat