NOVO AQUARIO CICLEDEOS AFRICANOS AJUDA
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mar 03, 2008 2:51 am
Ola a todos
Vou comprar o meu primeiro aquario com as medidas 80*30*40 e gostaria que me ajudassem em algumas duvidas que tenho.
Tendo em conta que quero comprar cicledeos africanos a flora não é preocupação pois nao vai ter nenhuma.
Ja li varios topicos aqui do forum sobre a ciclagem e os cuidados a ter.
Tenho duvidas nos seguintes itens:
1- Quanto tempo devem ficar as lampadas ligadas? Sempre?
2- A comida para este tipo de peixes tem de ser especifica ou é a comida normal para peixes de agua doce?
3- Aconcelham algum tipo de filtro (material filtrante) especial, para alem do habitual?
Sei que a água de rede publica tem habitualmente um PH ácido tenho ja umas rochas calcarias para aumentar o PH, mas se por ventura não for suficiente como posso aumentar mais o PH? Li num dos topicos que podiamos adicionar bicarbonato de sodio mas nao dizia qual a quantidade a adicionar?
Agradeço a ajuda de todos. Quando tiver o aqua montado coloco fotos.
Vou comprar o meu primeiro aquario com as medidas 80*30*40 e gostaria que me ajudassem em algumas duvidas que tenho.
Tendo em conta que quero comprar cicledeos africanos a flora não é preocupação pois nao vai ter nenhuma.
Ja li varios topicos aqui do forum sobre a ciclagem e os cuidados a ter.
Tenho duvidas nos seguintes itens:
2- A comida para este tipo de peixes tem de ser especifica ou é a comida normal para peixes de agua doce?
3- Aconcelham algum tipo de filtro (material filtrante) especial, para alem do habitual?
Sei que a água de rede publica tem habitualmente um PH ácido tenho ja umas rochas calcarias para aumentar o PH, mas se por ventura não for suficiente como posso aumentar mais o PH? Li num dos topicos que podiamos adicionar bicarbonato de sodio mas nao dizia qual a quantidade a adicionar?
Agradeço a ajuda de todos. Quando tiver o aqua montado coloco fotos.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
Podes ter plantas. Existem algumas variedades de plantas compactiveis com ciclideos.
Quais são os ciclideos africanos?
Prefiro metodos naturais de subir o ph. Decoração de calcario ou do genero e areia de coral.
Quais são os ciclideos africanos?
Prefiro metodos naturais de subir o ph. Decoração de calcario ou do genero e areia de coral.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
DEATHWARIOR...
Acho que seu aqua não tem um tamanho bom para ciclideos africanos....
Pq não manten peixes de água acida??
Abraços
Du
Acho que seu aqua não tem um tamanho bom para ciclideos africanos....
Pq não manten peixes de água acida??
Abraços
Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... > </p>
<p> Respeitem a vida e aquárismo não é brincadeira!!!! pense nisso.</p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... > </p>
<p> Respeitem a vida e aquárismo não é brincadeira!!!! pense nisso.</p>
-
- Membro Júnior
boas
cicledeos sao os peixes que mais gosto (alem dos de agua salgada que vao vir em outras nupcias
) nem que coloque menos peixes mas estou mesmo interessado nos cicledeos do lago malawi so tenho e as duvidas que ja referi. se alguem me puder ajudar 
agradeço a atençao dispensada
cicledeos sao os peixes que mais gosto (alem dos de agua salgada que vao vir em outras nupcias

agradeço a atençao dispensada
as luzes tem de estar ligadas 12 horas de modo a fazerem o ciclo dia/noite, a alimentacao podes procurar pa ciclideos e o filtro sim um dos normais,sendo que um externo vai te ser muito mais eficaz
cumps
cumps
ola....
bem... em relaçao a minha experiencia pessoal. ao contrario do que ja te responderam acho melhor nao teres 12 horas as luzes ligadas.
entre 8 a 10 horas chega, mais que isso começas a ter pragas de algas... a nao ser que começes a fazer TPA's (trocas parciais de água), coisa com a qual tb nao concordo muito, acho que isso provoca demasiado stress nos peixes e alteraçoes na qualidade da agua.
se nao colocares plantas aposta mesmo nas 8 horas com as lampadas ligadas
pessoalmente gosto muito de ver um aquario com plantas... torna tudo nao so mais natural como ajuda a manter o aquario mais proximo do ecosistema natural dos peixes, tens por exemplo a familia das anubias que sao umas plantas super resistents que nao sao comidas pelos ciclideos e que nao precisam de muita luz, nem de estarem no areao, elas gostam mesmo é de estarem presas a troncos e pedras.
quanto as dimensoes do aquario, acho que é um bom tamanho para começares, e tens ciclideos africanos nao muito grandes podes sempre apostar em ter um casal ou outro (estava a lembrar-me de kribensis).
Alimentaçao, existe alimentaçao expecifica para ciclideos.
filtro, concordo com a sol18, um exterior é uma boa aposta...
bem... em relaçao a minha experiencia pessoal. ao contrario do que ja te responderam acho melhor nao teres 12 horas as luzes ligadas.
entre 8 a 10 horas chega, mais que isso começas a ter pragas de algas... a nao ser que começes a fazer TPA's (trocas parciais de água), coisa com a qual tb nao concordo muito, acho que isso provoca demasiado stress nos peixes e alteraçoes na qualidade da agua.
se nao colocares plantas aposta mesmo nas 8 horas com as lampadas ligadas
pessoalmente gosto muito de ver um aquario com plantas... torna tudo nao so mais natural como ajuda a manter o aquario mais proximo do ecosistema natural dos peixes, tens por exemplo a familia das anubias que sao umas plantas super resistents que nao sao comidas pelos ciclideos e que nao precisam de muita luz, nem de estarem no areao, elas gostam mesmo é de estarem presas a troncos e pedras.
quanto as dimensoes do aquario, acho que é um bom tamanho para começares, e tens ciclideos africanos nao muito grandes podes sempre apostar em ter um casal ou outro (estava a lembrar-me de kribensis).
Alimentaçao, existe alimentaçao expecifica para ciclideos.
filtro, concordo com a sol18, um exterior é uma boa aposta...
Nos aquários devemos tentar meter os peixes num ambiente mais parecido com o seu habitat, com isso, deves ter cerca de 10 a 12 horas diárias as luzes ligadas.1- Quanto tempo devem ficar as lampadas ligadas? Sempre?
Esta já tu é que sabes, é claro que se lhes comprares comida expecifica para ciclideos eles agradeçem, caso não possas comprar por algum motivo, poderás dar a que mais se ajuste a eles, mas sempre para peixes de agua quente e nunca de água fria.2- A comida para este tipo de peixes tem de ser especifica ou é a comida normal para peixes de agua doce?
Filtragem o melhor é sempre o filtro externo, mas isso depende do bolso de cada um de nós.
Espero ter ajudado.
Já agora qual é o tamanho do aquario?
Já pesquisas-te informação sobre os peixes?
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo fev 17, 2008 10:15 am
boas eu ja crio ciclideos africanos a muito tempo, e os ciclideos africanos crescem muito e o teu aqua e muito pequeno log tens que por poquinhos por exemplo o "aurautus" o seu tamanho adulto e 20 cm, o comer melhor e um granulado para ciclideos, a iluminaçao 10h e o suficiente e quanto ao filtro um externo e o melhor
espero ter ajudado
espero ter ajudado
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am
É dificil de ajudar se não existir resposta as mensagens que te deixamos.
1 - Em criadores ficam sempre desligadas outros sempre ligados. Em casa o ideal é controlar quantidade e qualidade de luz em relação a quantidade de algas que queremos ter.
2 - Existe comida especifica, mas se tiver da "normal" vá tanto juntamente com a especifica até a "normal" acabar.
3 - Sim, filtros exterior com grande capacidade de volume de filtragem. Manutenção frequentes ou filtragem quimica alem da mecanica e biologica com manuteção normal.
Mais uma vez. QUE ESPECIE ESTA A PENSAR?
1 - Em criadores ficam sempre desligadas outros sempre ligados. Em casa o ideal é controlar quantidade e qualidade de luz em relação a quantidade de algas que queremos ter.
2 - Existe comida especifica, mas se tiver da "normal" vá tanto juntamente com a especifica até a "normal" acabar.
3 - Sim, filtros exterior com grande capacidade de volume de filtragem. Manutenção frequentes ou filtragem quimica alem da mecanica e biologica com manuteção normal.
Mais uma vez. QUE ESPECIE ESTA A PENSAR?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
-
- Membro Júnior
Boa Tarde
Agradeço desde ja a todos e ja posso dar-vos mais alguns dados.
o Aqua tem 80*30*40
tem filtro de com aquelas esponja preta e umas pedrinhas pretas um porco mais acima e filtra 600l/h
O termostacto nao me lembro da potencia mas é da tetra e o recomendado para aquarios de 250 a 300l.
As especies que penso colocar sao:
- Cynotilapia afra "Cobwe" - Cobwe;
- Cynotilapia sp. "Hara" - Galireya Reef
- Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"
em resumo quero colocar 4 peixes de cor azul 2 peixes de cor azul com tons de amarelo e 4 peixes de cor amarela.
So pretendo colocar peixes que ate cerca de 10 cms de comprimento em adulto
O aqua ja esta montado e a ciclar este fim de semana vou comprar os testes para começar a controlar os parametros e ver a evoluçao.
Agradeço desde ja a todos e ja posso dar-vos mais alguns dados.
o Aqua tem 80*30*40
tem filtro de com aquelas esponja preta e umas pedrinhas pretas um porco mais acima e filtra 600l/h
O termostacto nao me lembro da potencia mas é da tetra e o recomendado para aquarios de 250 a 300l.
As especies que penso colocar sao:
- Cynotilapia afra "Cobwe" - Cobwe;
- Cynotilapia sp. "Hara" - Galireya Reef
- Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"
em resumo quero colocar 4 peixes de cor azul 2 peixes de cor azul com tons de amarelo e 4 peixes de cor amarela.
So pretendo colocar peixes que ate cerca de 10 cms de comprimento em adulto
O aqua ja esta montado e a ciclar este fim de semana vou comprar os testes para começar a controlar os parametros e ver a evoluçao.
-
- Membro Júnior
Boas
Tenho uma outra duvida, que tipo de limpavidros e limpa fundos posso meter num aqua de africanos com as especies que estao na resposta anterior?
Obrigado
Tenho uma outra duvida, que tipo de limpavidros e limpa fundos posso meter num aqua de africanos com as especies que estao na resposta anterior?
Obrigado
-
- Membro Júnior

aquarofilia nao e brincadeira pensa bem antes de fazer porcaria pq senao os teus peixes quando forem maiores vao andar a luta por terem pouco espaço
-
- Membro Júnior
podes por placostomos e nao te assustes s ao prencipio eles morderem no placostomos ele tem as escamas rigas e eles fartam-se e nao lh ligam mais
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mai 16, 2007 3:28 pm
Vo intervir só em relação à iluminação..
Uma coisa...t~em que ver que no habitat natural a luminosidade não é constante, iu seja, há períodos na qual há mais luz e noutros onde há menos luminosidade..
Por isso deves manter mais ou menos 8 a 10 horas consoante o nascer e o pôr do sol do seu local de residência..
Qunato à flora..existem plantas como as anubias, e também microsorum ( feto de java) que aguentam a água bastante alcalina..
Cumps,
Steven,
PS: não existe nenhum peixe denominado de limpa-vidros nem de limpa-fundos...( isso é um erro)
Uma coisa...t~em que ver que no habitat natural a luminosidade não é constante, iu seja, há períodos na qual há mais luz e noutros onde há menos luminosidade..
Por isso deves manter mais ou menos 8 a 10 horas consoante o nascer e o pôr do sol do seu local de residência..
Qunato à flora..existem plantas como as anubias, e também microsorum ( feto de java) que aguentam a água bastante alcalina..
Cumps,
Steven,
PS: não existe nenhum peixe denominado de limpa-vidros nem de limpa-fundos...( isso é um erro)
-
- Membro Júnior
Ola a todos
Conforme prometido aqui estão as fotos do meu aqua
http://www.flickr.com/photos/25336617@N ... otostream/[/code]
Conforme prometido aqui estão as fotos do meu aqua
http://www.flickr.com/photos/25336617@N ... otostream/[/code]