cortar as unhas , mas como??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

domingo mai 11, 2003 5:26 pm

OLÁ
Tenho notado que meus gatos estão com as unhas muito compridas e finas , parecem agulhas nas pontas , e sempre os vejo mordendo e puxando as unhas.
Sera que o comprimento esta incomodando ?
Como eles não saem na rua , não sobem em arvores e arranham as unhas no meu sofá , acho que elas não se desgastam por isso estão tão grandes.
Mas como faço para corta-las ? Corto só as pontas? Pode ser com alicate de cortar unhas humanas?
Alguem pode me ensinar?

obrigada
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

domingo mai 11, 2003 5:43 pm

Os gatos normalmente possuem unhas compridas, como grandes garras. Se você tem um gato em casa e detesta quando ele resolve afiar suas unhas em seu sofá ou cortina, por exemplo, não pense em cortar as unhas dele. Dois são os motivos principais para não fazer isso: os gatos possuem as unhas compridas por natureza, pois precisam delas para diversos fins. Além disso, não há como cortar sensivelmente as unhas dos gatos sem machucá-los e gerar por vezes até mesmo hemorragia. Pense bem se vale a pena fazer seu bichinho sofrer. Alternativas são objetos vendidos no comércio como atrativos aos gatos para que arranhem e com isso lixem suas unhas. Tente isso!

Fonte: http://www.pequenosanimais.com.br/mp_in ... /unhas.htm

Compre um arranhador ou lixa para seus gatos ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 11, 2003 5:47 pm

Oi,

Deves ter um arranhador disponível para os teus gatos.
Eu não corto as unhas à minha gata porque ela não estraga nada. Mas se lhas quiseres cortar, existem uns alicates próprios para cortar unhas a gatos. Mas convém que peças indicações ao veterinário ou a alguém já experiente porque só se pode cortar a pontinha. As unhas dos gatos são errigadas e se cortas demasiado pode fazer sangue e magoar o gatinho.

Beijokas
Kathleen
camie
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 6:08 pm

Ola
O problema não é o sofa , eu não me importo que eles arranhem as unhas la , ja que o sofa é meio velhinho :D , minha preocupação e se as unhas estão tão grandes a ponto de incomoda-los ....sera que quando eles mordem as unhas e puxam não é um sinal de incomodo?
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

domingo mai 11, 2003 6:22 pm

As unhas são muito compridas e chegãm ao chão?
rem
Membro
Registado: quinta ago 22, 2002 8:18 pm
Localização: 6 mandarins, 2 aquários, 4 cães, 1 tartaruga e 1 gato
Contacto:

domingo mai 11, 2003 6:41 pm

ois

Existem corta unhas próprios para cortarem as unhas aos gatos, se for ao veternário com o seu gatinho informe-se lá. ;)

As lojas de animais devem ter??? :?

Quando estiver a cortar as unhas ao seu gato, corte só a parte "branca" nunca corte a parte cor-de-rosa.

Espero ter ajudado ;) :D

Bjokas
Rem :D
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo mai 11, 2003 7:59 pm

http://www.hospvetprincipal.pt/corteugato.htm

Nem de propósito, com fotografias a exemplificar e tudo ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

domingo mai 11, 2003 8:07 pm

Eu corto as unhas às minhas gatas e elas continuam a arranhar os locais onde fui educando para arranharem, ou seja os arranhadores de corda, e os de cartão.
Considero perigoso ter mais do que um gato em casa sem lhes cortar as unhas pois nalguma luta ou brincadeira entre ambas podem-se ferir, nomeadamente nos olhos (o que não é tão raro de acontecer em gatos como isso)!
Há outras situações em que é muito conveniente cortar as unhas, tais como quando lhes damos medicamentos ou fazemos tratamentos que não gostam, quando as levamos ao veterinário, quando lhes damos banho (sim é mesmo necesário dar-lhes banho umas 2 vezes por ano).
Para cortar as unhas levei a minha gata ao veterinário, onde aprendi, mas tive de ver umas 6 sessões para eu próprio começar a faze-lo.
Para as habituar sem que se manifestassem contra, todos os dias brincava com elas com uma tesoura própria de unhas, das que se vendem nas lojas para animais de companhia. Depois simulava o corte de unhas, abrindo os espaços interdigitais e assim deixaram definitivamente de protestar. Continuam-se a espreguiçar e a afiar as unhas nos arranhadores sempre que querem.

Caneco
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

domingo mai 11, 2003 8:10 pm

Olá
Eu não corto as unhas da minha Nana, porque acho que os gatos não devem gostar muito que lhes cortem as unhas, quando nós cortamos as unhas ficamos com aquela sensação que falta alguma coisa, acho que os gatos devem sentir o mesmo, por isso tenho vários arranhadores para a minha menina. Ate comprei um rato grande, um pouco mais pequeno que a Nana e é todo coberto daquele fio (próprio para eles arranharem as unhas) e assim qd ela anda a brincar com ele acaba por afiar as unhas é muito bom.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo mai 11, 2003 8:12 pm

eu corto as unhas aos gatos todos com um corta unhas normalíssimo. só corto as pontas brancas. claro que os gatos se devem sentir incomodados quando as unhas estão grandes. ao joão, uma vez, uma enterrou-se na carne e foi uma grande chatice.
camie
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 9:10 pm

Obrigada a todos pela ajuda e só agora me dei conta dos riscos que correm meus proprios gatos , eles vivem rolando agarrados no chão e podem acabar machucando uns aos outros com as unhas.
Conforme vi nas fotos , vou cortar as pontinhas das unhas com bastante cuidado e espero que os gatos não se zanguem comigo ...ja vou me preparando para a missão.

Eu tambem pensava que pudesse chatear o gato corta-lhe as unhas , mas com o tamanho que estão penso que sera um alivio para eles.Minha Pipoca outro dia tinha um arranhão no focinho devido as brincadeiras , mas poderia ser nos olhos não é ...
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

domingo mai 11, 2003 10:25 pm

Olá Camie

Quanto ao corte de unhas o meu Vet indica para o fazer-mos regularmente uma vez que são gatos de casa e por muito que arranhem nos arranhadores nunca chega e eles podem magoar-se ...
Tenho duas situações em casa a Maga e o Sebastião foram criados por mim desde bebes e habituei-os ao corte das unhas ... protestam um pouco mas deixam sem problemas ... só se corta a parte transparente da unha. O Alfredo já e um caso mais complicado ... enrolado numa toalha turca bem grossa tiro uma pata de cada vez e aparo as unhas ... e levo uns arranhoes de troca ... mas tambem as corto ...

Eu tambem tinha muito medo de o fazer da 1ª vez mas o vet explicou-me e apressei.me e habitua-los ...

Jokas

ChinaBlue
AutumnCat
Membro Veterano
Registado: sábado ago 31, 2002 7:19 pm

segunda mai 12, 2003 12:06 pm

Uma das razões porque corto regularmente as unhas dos meus gatos é porque passam muito tempo na brincadeira e não quero que se magoem. Os meus gatos tb puxam as unhas com os dentes e mastigam...eles roem as unhas quando acham que estão demasiado afiadas até para eles. Outra coisa que pode ser é o contrário, estarem a afiar as unhas com a boca, quando corto as unhas aos meus é logo a primeira coisa que fazem ;)
Deve-se ter cuidado porque eles têm vasos sanguineos nas unhas e deve-se tentar nunca atingir essa parte. Este "apara pontas" que nós fazemos é diferente do que até é proibido em certos países, ou seja cortar a unha pela raiz, arranca-la, amputando o gato. Isto é uma práica horrivel e ás vezes por más traduções de inglês para portugês o "declaw" é interpretado como cortar as unhas normalmente.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda mai 12, 2003 1:27 pm

Olá,

Eu corto as unhas dos meus gatos de 15 em 15 dias e eles não se importam. Aliás, o Tico até agradece! Ele tem sempre as unha falhadas e estão sempre presas mas roupas, camas, tapetes e até em nós. Corto sempre com um corta unhas identico ao nosso.

Muito cuidado para cortar só a pontinha, porque se se cortas muito pode fazer uma hemorragia.

Miau
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda mai 12, 2003 2:36 pm

AutumnCat Escreveu: Este "apara pontas" que nós fazemos é diferente do que até é proibido em certos países, ou seja cortar a unha pela raiz, arranca-la, amputando o gato. Isto é uma práica horrivel
Também já li um artigo sobre a remoção integral de unhas a gatos. É extremamente doloroso para os animais, além de ser contra-natura, pois uma das muitas utilidades das unhas para os felinos é a marcação de território. Onde arranham é deles! Não devemos, nem temos o direito, de amputar um animal.
Como bem referiu a Autumn Cat, o corte de unhas é rigorosamente diferente e saudável. Ajuda a fortalecer as mesmas e evita consequências nefastas como as falhas e até os arranhões durante as brincadeiras (ou em defesa, como disse o Caneco).
Eu sempre habituei a minha gata a usar arranhadores, embora ela prefira os sofás e os tapetes... :evil: Para evitar os danos de "pessoas e bens" ;) , opto por cortar-lhe as unhas com uma tesourinha especial para gatos que comprei no veterinário. Pedi a este para me ensinar a fazê-lo e rapidamente aprendi, sem nunca ter provocado qualquer hemorragia à Anaïs. Como as unhas são transparentes, dá para ver bem o veio vermelho que as irriga. Não há que enganar!
As imagens do "site" são óptimas!
Responder

Voltar para “Gatos”