gerbo magoado
gente acontece o seguinte..eu adoptei 3 gerbos 2 machos e 1 femea e pelo que reparei um dos gerbos ja veio magoado na boa
tem auilo em ferida :S o que sera que aconteceu? eles aqui ninguem andou a porrada acho que ja pode ter vindo! eu keria ver se lhe desinfectava mas eu so os tenho desde ontem e como normal ainda nao me deixam pegar o que faço ?
os outros sabem que ele esta mal e vao la ver mas nunca para o magoar
help
tem auilo em ferida :S o que sera que aconteceu? eles aqui ninguem andou a porrada acho que ja pode ter vindo! eu keria ver se lhe desinfectava mas eu so os tenho desde ontem e como normal ainda nao me deixam pegar o que faço ?
os outros sabem que ele esta mal e vao la ver mas nunca para o magoar
help
creio que ja sei porque aconteceu..ele tem a mania de escadar na escada que isto tem:S e devese ter aleijado ai
foi um macho...ele passa a vida a tentar escavrar na escada e magou se ai ou entao ja veio magoado 
vou tentar disolver betadine em agua e aplicar lhe pa ver se nao infecta so nao sei como é que vou lhe aplicar visto que eles ainda nao se habituaram a mim ainda tem medo mas vou fazer os possiveis :(ja retirei as escadas pa ele nao se magoar mais mas aposto que ele vai tentar escavar noutro sitio nao sei o k fazer :S

vou tentar disolver betadine em agua e aplicar lhe pa ver se nao infecta so nao sei como é que vou lhe aplicar visto que eles ainda nao se habituaram a mim ainda tem medo mas vou fazer os possiveis :(ja retirei as escadas pa ele nao se magoar mais mas aposto que ele vai tentar escavar noutro sitio nao sei o k fazer :S
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Só há uma coisa que nao percebo!! Vais dissolver o betadine em água??? Porquê? É forte demais para o gerbo??? É que a mim nao me faz sentido nenhum desinfectar uma ferida com algo que ja esta "infectado", a nao ser que dissolvas o betadine em soro fisiologico esteril ou água destilada esteril
Enfim, gostava de perceber melhor esta situação!

<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel" Proverbios 12:10</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
É normal lavarem-se feridas com água! (até nas pessoas)
É normal diluir o betadine em água quando se trata de animais de pequeníssimo porte!
E porque é que a água está infectada? Acaso nós não bebemos água?
Sinceramente, não vejo a relação!
Mas cada um sabe o que sabe.
Pode usar uma luva grossa para manusear o gerbo (desde que a luva não lhe prenda os movimentos) e tratá-lo evitando assim mordidelas desagradáveis (pode tentar pegá-lo de uma forma que "imobilize" a cabeça, evitando assim as mordidelas).
Boa sorte com gerbo.
É normal diluir o betadine em água quando se trata de animais de pequeníssimo porte!
Mas cada um sabe o que sabe.

Pode usar uma luva grossa para manusear o gerbo (desde que a luva não lhe prenda os movimentos) e tratá-lo evitando assim mordidelas desagradáveis (pode tentar pegá-lo de uma forma que "imobilize" a cabeça, evitando assim as mordidelas).
Boa sorte com gerbo.
bem eu ja resolvi a situacao
metio num aqua que eu tenho de acrilico!
assim e mais facil manusealo para o tratar e como ele tambem so vai ficar aqui uma semana nao ha problema mas aquilo tem bem espaço pra ele
digam me uma coisa...se eu meter uma taçinha com agua sera que ele consegue beber? é que nao tenho bebedoro nem dava para la meter a nao ser que fura se o aqua o que eu nao quero fazer! sera que ele bebe a agua pela taça ??
ele ja esta bem e deu para lhe ver melhor a ferida coisa que nao conseguia na gaiola assim tneho maior controle nele
a ferida nao esta assim tao feia quanto eu pensava mas uma ferida é sempre uma ferida e ha que ter todos os cuidados
e sim!!! usa se betadine disolvido! em todos os animais...eu ate na minha iguana o usei assim para nao ser tao forte para eles...visto que o betadine foi feito para humanos e nao para animais disolvido é melhor para eles ! ja ficast a aprender mais alguma coisita e sim pdoes meter soro..mas nao ha qualquer problema com agua os proprios vet aconselham isso 
cumps
metio num aqua que eu tenho de acrilico!
assim e mais facil manusealo para o tratar e como ele tambem so vai ficar aqui uma semana nao ha problema mas aquilo tem bem espaço pra ele

ele ja esta bem e deu para lhe ver melhor a ferida coisa que nao conseguia na gaiola assim tneho maior controle nele

cumps
aymara felizmente nao tenho esse problema..ele é muito meigo e nao morde nem nada
nao foi preciso nada disso so que como é normal ainda nao se deixa pegar com facilidade mas sao os 3 uns amores 
brigado pelas respostas
cumps

brigado pelas respostas
cumps
-
- Membro Veterano
Sol18: Podes deixar a tacinha com a água, mas o mais certo é ele entorná-las ou sujá-la e pode ficar sem poder beber.
Se tiveres um bebedouro a mais, coloca por dentro do aquário. Como eles são muito amigos de roer e para não ficares sem bebedouro, vou dar-te uma sugestão: pega numa lata de coca cola ou ice-tea e corta-lhe a parte de cima, ficando tipo copo. Faz um buraquinho de lado, mais ou menos a 2 a 3 cm do fundo cola-o com uma fita cola larga, para que fique bem preso ao aquário pelo lado de dentro, de preferência num canto. Depois introduzes dentro da "lata" o bebedouro da água. Este truque costuma funcionar!
Boa sorte!
Se tiveres um bebedouro a mais, coloca por dentro do aquário. Como eles são muito amigos de roer e para não ficares sem bebedouro, vou dar-te uma sugestão: pega numa lata de coca cola ou ice-tea e corta-lhe a parte de cima, ficando tipo copo. Faz um buraquinho de lado, mais ou menos a 2 a 3 cm do fundo cola-o com uma fita cola larga, para que fique bem preso ao aquário pelo lado de dentro, de preferência num canto. Depois introduzes dentro da "lata" o bebedouro da água. Este truque costuma funcionar!
Boa sorte!
-
- Membro Veterano
Bem, o infectado estava entre aspas porque o termo correcto seria conspurcado, mas como pensei que fosse algo que nao era perceptivel à comunidade no geral nao coloquei!Aymara Escreveu:É normal lavarem-se feridas com água! (até nas pessoas)
Mas cada um sabe o que sabe.![]()
Logicamente que a agua POTÁVEL que está nas torneiras nao está suficientemente contaminada que nos provoque qualquer tipo de mal mas isso também é prevenido porque no nosso organismo existem mecanismos que nos protejem, como por exemplo o ácido cloridrico presente no nosso estomago. Para além disso o tubo digestivo é das unicas estruturas do corpo humano que nao é esteril e está devidamente preparada para isso mesmo (mecanismos de defesa) por isso a agua nao faz mal...
Compreendo que o betadine seja diluido por esse motivo (e por isso coloquei logo essa hipotese) mas pronto, SE FOSSE EU diluia numa solução esteril mas isso sou eu que tenho as minhas pancadas...
E ja agora em relação a lavarem feridas a pessoas com agua simples da torneira....epah se sao coisas simples tipo arranhoes uma picada de agulha ou qualquer coisa pequena até compreendo, mas lavar uma FERIDA FERIDA com água da torneira so se a pessoa for leiga no assunto e deixar-se cair nessa esparrela....a mim nao lavavam isso lhe garanto!! Em meio hospitalar duvido muito que isso aconteça. Pode-se sim fazer a lavagem somente com soro fisiologico (sim, porque as ultimas recomendações sobre limpeza de feridas é somente com soro fisiologico e ja desaconselham o betadine devido à grande quantidade de iodo), mas nao com água da torneira!
Enfim, nao quero com isto ferir suspeptibilidades, simplesmente estou a dar a minha opiniao fundamentada naquilo que estudo. Se acharem que disse alguma asneira por favor digam de forma fundamentada para que possa pensar no assunto e talves mudar de ideias! É a tal coisa, até que provem o contrario temos razao nao é?

<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel" Proverbios 12:10</strong></p>
-
- Membro Veterano
Pois... há interpretações e interpretações!
Como há feridas e feridas! Eu não referi feridas graves ou de grandes dimensões, nem nada que se pareça.
Mas uma feriada é a interrupção da continuidade de um tecido...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferida
Mas tal como eu disse, cada um sabe o que sabe, porque estuda o que estuda (ou estudou) e aprende o que aprende...
Também conheço o significado de estéril ou não estéril...
mas não estou aqui para provar nada a ninguém!
E como se costuma dizer: "não há culpados até prova em contrário"
Fiquem bem!

Como há feridas e feridas! Eu não referi feridas graves ou de grandes dimensões, nem nada que se pareça.
Mas uma feriada é a interrupção da continuidade de um tecido...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferida
Mas tal como eu disse, cada um sabe o que sabe, porque estuda o que estuda (ou estudou) e aprende o que aprende...

Também conheço o significado de estéril ou não estéril...
mas não estou aqui para provar nada a ninguém!
E como se costuma dizer: "não há culpados até prova em contrário"

Fiquem bem!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am
Sempre podes desinfectar uma tacinha ou chavena de café cheia e experimentar colocar lá. Tenta é ver se o apanhas a ir lá para teres a certeza de que ele bebe. Os gerbos são animais muito curiosos,por isso quase de certeza que vai cuscar o que esta la dentro. Vais é ter de que tomar atenção se o recipiente está sempre com água.
-
- Membro Veterano
Eu sei perfeitamente o conceito de ferida mas como disse cada ferida é uma ferida e como tal existem tratamentos diferentes e mais adequados para aquilo que nos é apresentado. Enfim, espero é que o bixano fique bem e se cure! É o que importa!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

-
- Membro Veterano
Neste caso da tacinha da água, acho que nao vale a pena desinfectar mas simplesmente lavar como lavamos qualquer coisa...se usar detergentes ( ) depois tem que lavar é com bastante agua para nao ficarem vestigios de detergente! Enfim, é so a minha humilde opiniao!
Em relação a ele beber nao posso garantir nada porque nao tenho gerbos, mas o meu esquilo quando lhe dou um bocadinho de leite dessa forma ele consegue beber aquilo muito bem...
Em relação a ele beber nao posso garantir nada porque nao tenho gerbos, mas o meu esquilo quando lhe dou um bocadinho de leite dessa forma ele consegue beber aquilo muito bem...