gerbo magoado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

quinta mar 27, 2008 9:03 pm

Eu geralmente coloco em água a ferver e com uma ou duas pedras de sal e depois passo por água corrente. Pois para esses imprevistos costumo utilizar loiça que já não utilizo e que está guardada para essas emergências.
MatildeS
Membro
Registado: sábado fev 16, 2008 1:42 am

quinta mar 27, 2008 9:11 pm

BrunoeJoana Escreveu::oops: Desinfectar primeiro e só depois colocar a água :oops:
Não concordo nada, aliás concordo com a anne20 eu também eu aprendi a trabalhar em condições de esterelidade e a água da torneira é tudo menos estéril, se soubessem o que lá está, secalhar deixavam de beber água da torneira!

Uma ferida deixa o nosso corpo (ou o dos animais) desprotegido e estar a por água numa ferida é estar a por microorganismos no nosso corpo, apesar das hipóteses de uma infecção média a grave não sejam muito elevadas, até porque temos o nosso sistema imunitário para alguma coisa, sempre que haja hipóteses deve-se diminuí-la ao máximo! Se não gostava que me pusessem água numa ferida muito menos punha num dos meus animais!

Cada um toma as suas decisões e não recrimino por isso, apenas gosto de ser cautelosa!

Cumps
MatildeS
Membro

quinta mar 27, 2008 9:17 pm

Ah e quanto à tacinha, pelo menos os meus gerbos ODEIAM molhar-se, uma gotinha é o suficiente para se rebolarem num sítio onde se possam secar!

Mas também já vi um dos meus gerbos a beber água do chão, mas era só uma gotinha que tinha caído do bebedouro!

Eu só não aconselho nem é por eles não gostarem de se molhar é mesmo porque eles na brincadeira ou naqueles saltos malucos podem ir parar dentro da tacinha e ficarem todos molhados e ficarem com uma pneumonia e morrer..

Parece dramático demais mas é minha opinião..
Herbacio
Membro
Registado: sexta jan 11, 2008 5:07 pm

quinta mar 27, 2008 9:17 pm

Mas vejamos estamos para aqui a falar de como resolver a ferida, mas quanto ao problema ainda ninguem sabe bem porque é que o gerbo se magou-o (desculpem se tiver mal escrito) , pensa-se que foi devido a ter caido de uma escada,mas não se têm a certeza...pode ter outra causa qualquer...como por ex. são dois machos e uma femea , agora com a chegada da primavera chega tambem a epoca da acasalamento e como estão dois machos juntos com uma só femea pode surgir ''desacatos'' para ver que fica a ser o ''pretendente'' da femea e isso pode originar ferimentos...mas é claro isto são tudo suposições...de qualquer modo é aconselhavel afastares um dos machos da femea ou então comprar outra femea...espero ter ajudado....

prevenir é o melhor remedio...

(desculpem os erros ortograficos) e (corrijam-me se estiver errado)
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

quinta mar 27, 2008 9:21 pm

MatildeS Escreveu:
BrunoeJoana Escreveu::oops: Desinfectar primeiro e só depois colocar a água :oops:
Não concordo nada, aliás concordo com a anne20 eu também eu aprendi a trabalhar em condições de esterelidade e a água da torneira é tudo menos estéril, se soubessem o que lá está, secalhar deixavam de beber água da torneira!
Matilde, o forista BrunoeJoana neste caso estava a referir-se à tacinha onde a rapariga que postou este topico quer colocar a água para dar de beber ao gerbo. Nao vejo nenhum inconveniente em ferver o recipiente, deixa-se ao critério da pessoa. Mas em relação ao que disse concordo na integra com tudo!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
BrunoeJoana
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 9:53 pm

Quando comprei os meus gerbos eles cheiravam tão mal que tive mesmo de que lhes dar banho,comecei com um algodão embebido em água morna e quando dei por ela eles já eles estavam a rebolar na água :) desde ai que pelo menos uma vez por mês "dou lhes" banho.
Quando o tempo está bom coloco água morna numa caixa que utilizo só para os banhos e deixo os meus gerbos lá estar um pouco mas sempre com uma mão lá dentro para quando eles querem sair.
Eles fazem as mesmas brincadeiras na água que costumam fazer com a areia.
Tenho é o cuidado de os secar muito bem,mesmo por causa das pneumonias.
E depois de um banho com água não ha nada melhor de que um banhinho de areia :wink:
No dia do banho tenho tambem o cuidado de não deixar as janelas abertas e deixo a porta da sala onde eles estão fechada de modo a evitar as correntes de ar.
Este casal já ca esta em casa a aproximadamente um ano e até agora ainda não tive problemas.
Mas cada caso é um caso!
Existem pessoas com experiências diferentes das minhas pelo que devemos sempre ouvir todos os conselhos que nos dão e ponderar bem o que lemos ou ouvimos.
anne20
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 10:20 pm

8) 8) Será que o meu esquilo gosta de chapinhar na agua??? 8) 8) tenho que lhe molhar um bocadinho o pelo a ver qual é a reacçao dele! 8) 8)
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
BrunoeJoana
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 10:34 pm

anne20 Escreveu:8) 8) Será que o meu esquilo gosta de chapinhar na agua??? 8) 8) tenho que lhe molhar um bocadinho o pelo a ver qual é a reacçao dele! 8) 8)
Não há nada melhor do que tentar :wink:
Pode começar por molhar as patas dele numa taça baixinha com um pouco de água morna e depois é ver qual é a reacção dele.
Á primeira vez nem sempre reagem bem, devem ser estimulados com calma de modo a não terem medo.
Se vir que ele com o tempo ele continua a ter medo não o obrigue.
Os animais devem fazer as coisas porque gostam e não porque os donos querem.
anne20
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 10:52 pm

primeiro vou tentar com o algodao molhado nas patas e um pouco do dorso consoante a reacção.... depois logo se vê! lol

Boa noite para todos!
Sol18
Membro
Registado: quarta jan 02, 2008 6:11 pm

quinta mar 27, 2008 11:21 pm

bem respondendo a questao da agua...eu nao lavei a ferida com agua...simplesmente DISOLVI o betadine com um pouco de agua visto qu vou aplicar num animal de um porte bastante pequeno! a tacinha nao lavei com nenhum produto simplemente com agua a ferver para matar bacterias devido aos detergentes terem quimicos mas laveia bem em agua a ferver e metilhe agua fresca! ele nao a entrorno a tacinha nem nd ficou um pouco assustado devido a mudança e de estar sozinho mas agora ja esta calmo! e ele nao caiu das escadas...ele é que tentava escadar ao pe das escadas e empurrava as escadas cm o focinho..e acho que foi devido a esses empurroes com força pa tentar escavar ali que se aleijou devido a friccao etc etc..mas bem agora ja nao tem nada pa se aleijar e ja esta em alta supervisao e cm tratamento..agora é esperar e ver se nao infecta pois ai sera bem pior :S

cumps
BrunoeJoana
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 11:51 pm

:D
Sol18
Membro

sexta mar 28, 2008 6:12 pm

gente so mais uma questao..
alguem me pode dizer que "raça" sao os meus gerbos? e que possiveis filhos vao ter ?

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=23358

esta aqui o petsite deles onde tenho muitas fotos! se me soubexem indicar isso fica muito agradecida
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta mar 28, 2008 6:20 pm

Raça? são vulgarissimos Meriones unguiculatus - gerbos da mongólia um castanho agouti e outros REW se a cauda for branca como o manto.

Fez muito bem em ter dissolvido o betadine em água, em animais de pequeno porte é o que deve fazer-se.

Para os puristas que falam em ambientes esterilizados nunca devem ter assistido ao tratamento de animal nenhum.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Sol18
Membro

sexta mar 28, 2008 6:41 pm

brigado kitten..nao me expliquei bem o que queira mesmo era saber a cor e obrigado por ter respondido a isso lol a femea ja suspeitava que fosse isso o macho é que nao sabia mas obrigado na mesma :)

cumps
MatildeS
Membro

sábado mar 29, 2008 12:04 am

Quanto à primeira resposta que dei, peço desculpa não tinha percebido!

Quanto ao facto de usar água esterelizada ou não, dei a minha opinião consoante a experiência que tenho, de certeza que num hospital não vão andar a diluir soluções com água da torneira! Mas como já tinha dito acredito que não em grande percentagem dos casos não aconteça absolutamente nada, mas isso não quer dizer que não haja hipótese...

E finalmente quanto aos seus gerbos são LINDOS, como todos os gerbos, acho-os animais fantásticos! Ah mas claro não superam os meus :P (orgulho de dona babada!)
Responder

Voltar para “Exóticos”