Dúvida no tipo de ração
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário
Olá a todos. Hoje à conversa com uma senhora que tem uma gatinha esterelizada, surgiu-me uma dúvida! Apartir do momento em que a minha Kitty foi esterelizada eu passei a dar-lhe ração para gatos esterelizados ou castrados. Perguntei a essa senhora que tipo de ração dava à gata dela (esterelizada à um ano) e ela respondeu-me que dava ração para gato adulto e só deu ração para gato esterelizado nos primeiros tempos após a esterelização, por aconselhamento do veterinário. A minha dùvida é, se sendo esterelizada devo dar sempre ração adequada à sua condição ou se deverei mais tarde passar à ração para gato adulto?! 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
pelo que sei deve-se dar raçao para gatos esterilizados.
talvez possa é de vez em quando dar raçao de adulto daquelas com sabores, mas nao fazer delas a raçao base da alimentaçao do animal.
talvez possa é de vez em quando dar raçao de adulto daquelas com sabores, mas nao fazer delas a raçao base da alimentaçao do animal.
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro
- Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm
Eu acho que cada animal é um animal e o vet é que deve aconselhar. A minha gata Nina tem 2 anos e foi esterilizada aos 8 meses, como foi sempre uma gata pisca a comer, a minha vet disse-me para lhe dar ração para gato adulto só mudar se ela começasse a ficar um pouco obesa, eu dou-lhe uma ração de manutenção da Nutro, a Hairball, porque ela gosta e o pelo dela fica lindo. a vet disse-me que ela estava óptima e para eu continuar a dar-lhe esta ração.
Domaris / Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
pelo que sei deve-se dar a raçao de gatos castrados/estrelizados durante todo o tempo, misturando mas pelo menos dando!
na minha opiniao, o que essa senhora fez nao é correcto, pois um gato castrado é para sempre e por isso da-se a raçao tambem para sempre mesmo que ela seja mais cara que uma raçao normal....
na minha opiniao, o que essa senhora fez nao é correcto, pois um gato castrado é para sempre e por isso da-se a raçao tambem para sempre mesmo que ela seja mais cara que uma raçao normal....
-
- Membro Veterano
eu dou raçao de gato adulto, e como eu ja experimentei dar simplesmente a raçao de gatso castrados separada a minha nika nao gostou!
por isso misturo as duas, ....
por isso misturo as duas, ....
-
- Membro Veterano
Júnior, o canário
Como eu referi, ela dá à gata dela ração para gato adulto, por aconcelhamento do veterinário e além disso também acho que não deve ser muito correcto misturar duas rações, quando muito alterná-las de vez em quando.nikitaverita Escreveu: o que essa senhora fez nao é correcto, pois um gato castrado é para sempre e por isso da-se a raçao tambem para sempre mesmo que ela seja mais cara que uma raçao normal....
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Não sei se faço bem ou não nessa questão de misturar as rações...
Eu dou-lhes da Hill's de Atum e Royal Canin de "carne" todas para gatos normais e ... misturo as duas. Temos um daqueles "despensadores" em que a comida se mete por cima e vai caindo... e vou enfiando porcima das duas ao mesmo tempo! Nunca perguntei ao veterinário se fazia bem ou mal, mas pelo mesnos eles comem tudo...
Tenho 4 gatos, todos castrados e esterilizados e dou-lhes ração normal para gatos adultos. Nesta questão, falei com o veterinário, que me disse que se eles não engordarem posso continuar a dar-lhes.
Não sei se estou a proceder bem ou não. Digam-me também as vossas opiniões/experiências, que é para eu confrontar o veterinário.
Só um áparte, até agora os meus gatitos têm sido sempre saudáveis, mas se houver algum inconveniente digam, que é para poder fazer alguma coisa desde já.
Obrigado
Eu dou-lhes da Hill's de Atum e Royal Canin de "carne" todas para gatos normais e ... misturo as duas. Temos um daqueles "despensadores" em que a comida se mete por cima e vai caindo... e vou enfiando porcima das duas ao mesmo tempo! Nunca perguntei ao veterinário se fazia bem ou mal, mas pelo mesnos eles comem tudo...
Tenho 4 gatos, todos castrados e esterilizados e dou-lhes ração normal para gatos adultos. Nesta questão, falei com o veterinário, que me disse que se eles não engordarem posso continuar a dar-lhes.
Não sei se estou a proceder bem ou não. Digam-me também as vossas opiniões/experiências, que é para eu confrontar o veterinário.
Só um áparte, até agora os meus gatitos têm sido sempre saudáveis, mas se houver algum inconveniente digam, que é para poder fazer alguma coisa desde já.
Obrigado
-
- Membro Veterano
mas, ela tambem da raçao de castrados?eusinha Escreveu:Como eu referi, ela dá à gata dela ração para gato adulto, por aconcelhamento do veterinário e além disso também acho que não deve ser muito correcto misturar duas rações, quando muito alterná-las de vez em quando.nikitaverita Escreveu: o que essa senhora fez nao é correcto, pois um gato castrado é para sempre e por isso da-se a raçao tambem para sempre mesmo que ela seja mais cara que uma raçao normal....
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Segundo sei, deverá dar-se SEMPRE ração para gatos esterilizados/castrados durante toda a vida do animal, a não ser por ordem veterinária e isto é muito importante, pois, só um veterinário poderá avaliar correctamente as necessidades de cada animal...
É sabido que após a esterilização/castração, os gatos ficam com propensão à obesidade, mas como em tudo, há excepções
No caso de um gato(a) que tenha dificuldade de manutenção do peso, ou seja "mais difícil" no que respeita à alimentação, é normal, e faz todo o sentido, que o veterinário sugira uma ração de adulto, para a manutenção do peso do animal
Assim, e como em tudo, cada caso é um caso e neste específico, o aconselhamento veterinário é essencial
É sabido que após a esterilização/castração, os gatos ficam com propensão à obesidade, mas como em tudo, há excepções

No caso de um gato(a) que tenha dificuldade de manutenção do peso, ou seja "mais difícil" no que respeita à alimentação, é normal, e faz todo o sentido, que o veterinário sugira uma ração de adulto, para a manutenção do peso do animal

Assim, e como em tudo, cada caso é um caso e neste específico, o aconselhamento veterinário é essencial

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
Um gato castrado tem necessidades diferentes de um gato que não o seja, logo a sua alimentação deve ser específica para a sua condição. Não esquecer que um gato nesta condição tem uma maior predisposição para o desenvolvimento de doenças do tracto urinário bem como uma tendência para aumentar de peso. As rações específicas para gatos castrados estão concebidas para, entre outras coisas, prevenir o aparecimento deste tipo de problemas.
Por aconselhamento veterinário e também por experiência pessoal, apenas dou às minhas 3 gatinhas rações específicas para gatas castradas.
Quanto à questão das misturas... também por aconselhamento veterinário não defendo que se deva misturar diferentes tipos de rações, pois acaba-se por não se tirar todo o proveito dos benefícios que uma ração pode trazer. No máximo penso que se pode alternar como já foi dito aqui. No entanto e mesmo assim, há rações que só produzem o seu efeito se forem dadas contínuamente e a longo prazo, e por isso mesmo em relação à opção de alternar tenho as minhas reservas.
Salientando o que já foi dito pela Kyaraa, qualquer escolha/mudança de ração deve ser sempre supervisionada e aconselhada pelo veterinário que acompanha o animal. Penso que não há ninguém melhor habilitado para avaliar as necessidades específicas do animal e assim dar este tipo de aconselhamento.
Por aconselhamento veterinário e também por experiência pessoal, apenas dou às minhas 3 gatinhas rações específicas para gatas castradas.
Quanto à questão das misturas... também por aconselhamento veterinário não defendo que se deva misturar diferentes tipos de rações, pois acaba-se por não se tirar todo o proveito dos benefícios que uma ração pode trazer. No máximo penso que se pode alternar como já foi dito aqui. No entanto e mesmo assim, há rações que só produzem o seu efeito se forem dadas contínuamente e a longo prazo, e por isso mesmo em relação à opção de alternar tenho as minhas reservas.
Salientando o que já foi dito pela Kyaraa, qualquer escolha/mudança de ração deve ser sempre supervisionada e aconselhada pelo veterinário que acompanha o animal. Penso que não há ninguém melhor habilitado para avaliar as necessidades específicas do animal e assim dar este tipo de aconselhamento.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
-
- Membro Veterano
Júnior, o canário
Pelo que tenho lido aqui no forum, parti sempre do principio que a ração para gatos castrados/esterelizados seria a mais indicada para a minha gata após a esterelização e nem cheguei a pôr essa questão à veterinária. A minha dúvida surgiu como já referi, na sequência de uma conversa com alguém que dava ração para gato adulto a uma gata esterelizada porque o médico achou que não valia a pena continuar com a ração para gato esterelizado. Achei a situação estranha, porque sempre achei que o melhor era mesmo dar a ração adequada à sua condição, mas já percebi que pode haver excepções, apesar de continuar a achar que é preferivel dar-lhe ração para gatos esterelizados.
Obrigado a todos pelos comentários! 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
os gatos machos não têm problemas urinários provocados pela comida mas pela sua constituição anatómica.
eu dou ração normal a todos. uns estão mais gordos que outros. tudo depende do que comem. emagrecem mal reduzo a quantidade.
eu dou ração normal a todos. uns estão mais gordos que outros. tudo depende do que comem. emagrecem mal reduzo a quantidade.
anjjazul