Castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

domingo mai 11, 2003 7:15 pm

Bem, esta pergunta pode parecer parva, e calhar até é mesmo, mas não percebo porque é que se fazem histerectomias nas cadelas ao invés de laqueações tubárias, já que o segundo procedimento me parece muito menos arriscado que o primeiro, e com uma recuperação muito mais fácil?
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo mai 11, 2003 7:41 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:23 am, editado 1 vez no total.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo mai 11, 2003 7:45 pm

SeaLords Escreveu: Lá por fora, já se castram os cachorros antes dos 3 meses, e a maior parte das pessoas que procuram um cão de companhia dificilmente compram um cão / cadela inteiros. Por cá, ainda há quem chore por causa dos problemas psicológicos dos fofos ...
Compreendo os motivos que levam a essa decisão, mas ter um cão castrado não é o mesmo que ter um cão "inteiro". Práticamente todos os cães castrados que conheço, engordaram e são menos activos.
ziggy
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 8:08 pm

Sim ,parece haver boas razões, e não são lirismos de qualquer género, é só que uma histerectomia parece-me uma intervenção cirúrgica mais arriscada do que uma laqueção tubária, e também me parece que uma histerectomia parcial seria mais adequada que uma histerectomia total por motivos hormonais
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo mai 11, 2003 8:29 pm

Por aquilo que me tem sido dado constatar, no estrangeiro aconselha-se a castração de cães de trabalho, para que a concentração do cão no trabalho não se disperse, e porque ficam mais "controláveis".

Especificamente, todos os cães de cegos na Alemanha ou são preferencialmente cadelas ou cães castrados, para evitar o risco de o cão de repente desatar a correr atrás de uma cadela com cio e atirar o dono ao chão.

Na sequência, muitas pessoas começaram a castrar os cães de companhia, até porque (dizem) o risco de fugirem e se perderem é muito menor. Em casa são mais tranquilos e não incomodam os vizinhos.

Pessoalmente não conheço cães castrados (mentalidade mediterrânica... :D ) mas conheço muitos gatos. E de todos os gatos que conheço, uns realmente engordam, o mesmo se passando com as femeas esterilizadas. Mas são uma percentagem bastante inferior a 50% da totalidade.

Na minha opinião, castração / esterilização só mesmo por razões superiores. Mas será porque eu sou tão alérgica a agulhas??? :oops:
SeaLords
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 9:09 pm

o que é que é uma histerectomia parcial ? :o
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 11, 2003 11:54 pm

Olá

É mesmo como a Sealords explicou com a histerctomia o risco de doenças como tumores por exemplo desaparece. E as laqueações nem sempre impedem a gravidez. Já li alguns casos em que tal não aconteceu, mas foi com gatas, julgo que com cadelas se passa o mesmo.

Beijokas
Kathleen
ziggy
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 1:25 am

Sim, não é parcial, é histerectomia simples (ao contrário de histerectomia total ou de histerectomia radical)
kaiserine
Registado: sábado mai 10, 2003 7:25 pm

segunda mai 12, 2003 2:37 am

[] :) eu tenho por hábito castrar os meus cães e, nenhum deles engordou demasiado. sempre faziam exercicio fisico e tinham hábitos alimentares sem muitas gorduras. sou, totalmente a favor da castração. é um pesadelo para a (o) dona (o) e para o próprio animal, quando não são castrados.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda mai 12, 2003 7:44 am

Ola SeaLords,

A SeaLords respondeu a uma mensagem minha que entretanto apaguei. Na minha mensagem, eu perguntava se a laqueacao impediria os cios.

Gostaria de lhe colocar outra questao: Ouvi dizer que, estatisticamente, cadelas de grande porte ou de raca gigante estao mais sujeitas a incontinencia urinaria se esterilizadas antes do primeiro cio e que por isso se recomenda que estas cadelas tenham pelo menos um cio. Esta e a unica situacao onde se recomenda um cio antes da esterilizacao. Poderia dizer-me se isso e verdade?

Obrigada!
SeaLords
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 9:05 am

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 7:24 am, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 12, 2003 9:29 am

Olá

Por acaso eu tinha lido exactamente o que a Nanico refere em ralação ás gatas e ás cadelas. Mas perguntei ao veterinário quando lá fui da última vez e ele disse-me exactamente o mesmo que a Sea Lords. E aconselhou-me a estrelizar, neste caso a minha gata, antes do primeiro cio para eliminarmos praticamente na totalidade o risco das doenças já aqui referidas.

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Cães”