Areia?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

ani1
Registado: terça mar 04, 2008 5:00 pm

domingo mar 30, 2008 10:15 am

Aloha! 8)
Possivelmente já falaram disso aqui, mas tenho uma duvida, e mais vale perguntar a quem já anda nisto á mais tempo, que fazer asneira.
:)
Comprei o "WC" do Freddy e a minha mãe achou por bem oferecer a areia, e ofereceu uma que é "mimi litter", são umas pedrinhas brancas e azuis, que diz no pacote que não são toxicas caso o gato as ingira.
A minha duvida é, se esta é boa, ou se há alguma que seja mesmo de confiança.... ??
Já agora coloco outras questões :P
:arrow: Existe algum inconveniente em ter a cama dele num sitio e a comida noutro?? ou devo colocar as coisas proximas umas das outras?
:arrow: Que tipo de comida lhe devo dar quando ele vier para casa? é que já ouvi tanta "versão" sobre dar ou não dar leite aos gatinhos....? :?

Obrigado :)
hamfast
Membro
Registado: domingo set 03, 2006 3:44 pm

domingo mar 30, 2008 10:38 am

Bom dia!

quanto à questão da areia, não creio q exista uma mais adequada aos gatos...pode existir sim, mas mais adequada ao "narizes" dos donos...os meus já experimentaram todos os tipos(areis, areia perfumada, areia aglomerante, silica) e nunca "se queixaram"...nunca satisfizeram as necessidades fisiologicas onde não deviam;)
quanto ao leite, os meus também nunca o beberam, e não axo q lhe tenha feito falta, uma vez que se encontram bastante saudáveis.
A ração, ao principio variei entre as diversas marcas existentes, mas depois fidelizei-me à Royal Canin (para persas pq eles são persas)
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

domingo mar 30, 2008 10:44 am

ani1 Escreveu:Comprei o "WC" do Freddy e a minha mãe achou por bem oferecer a areia, e ofereceu uma que é "mimi litter", são umas pedrinhas brancas e azuis, que diz no pacote que não são toxicas caso o gato as ingira.
A minha duvida é, se esta é boa, ou se há alguma que seja mesmo de confiança.... ??
Pode ser perfeitamente essa areia. É bastante boa.

ani1 Escreveu: :arrow: Existe algum inconveniente em ter a cama dele num sitio e a comida noutro?? ou devo colocar as coisas proximas umas das outras?
Não. Aliás, é o que se deve fazer sempre. A comida, a cama, e a areia devem estar sempre separadas.

ani1 Escreveu: :arrow: Que tipo de comida lhe devo dar quando ele vier para casa?
Depende. Que idade tem o gato? Já está estrelizado? Se tiver menos que 12 meses deve comer comida para gatinhos ou júniores. Se tiver mais que 12 meses deve dar ração para gato adulto. Mas, se for um gato já estrelizado deve dar ração para gatos estrelizados. É sempre melhor dar ração seca do que comida húmida. Nos Hipermercados a melhor ração é a da purina one, mas pode comprar rações muito boas no seu veterinário, só que são mais caras.
ani1 Escreveu: é que já ouvi tanta "versão" sobre dar ou não dar leite aos gatinhos....? :?
Nunca se deve dar leite de vaca aos gatos. Causa diarreia e consequentemente outros problemas. Se o gato tiver menos de 1 mês e meio deve comprar no seu veterinário ou numa loja de animais leite em pó para gatos bébés e dar-lhe até ter 1 mês e meio. Se o gatinho tiver mais que 1 mês e meio não precisa de lhe dar leite, mas se quiser pode-lhe dar, de vez em quando, o leite próprio para gatos que se vende nos hipermercados.

pode-lhe dar, de vez em quando, o leite próprio para gatos que se vende nos hipermercados.
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

domingo mar 30, 2008 2:57 pm

ani1 Escreveu:Aloha! 8)
Possivelmente já falaram disso aqui, mas tenho uma duvida, e mais vale perguntar a quem já anda nisto á mais tempo, que fazer asneira.
:)
Comprei o "WC" do Freddy e a minha mãe achou por bem oferecer a areia, e ofereceu uma que é "mimi litter", são umas pedrinhas brancas e azuis, que diz no pacote que não são toxicas caso o gato as ingira.
Já agora coloco outras questões :P
:arrow: Existe algum inconveniente em ter a cama dele num sitio e a comida noutro?? ou devo colocar as coisas proximas umas das outras?
:arrow: Que tipo de comida lhe devo dar quando ele vier para casa? é que já ouvi tanta "versão" sobre dar ou não dar leite aos gatinhos....? :?

Obrigado :)
Bem, vamos por partes. Em relação à areia, penso que é uma opção que deve tomar após experimentar os dois tipos e ver qual é que agrada mais ao seu bichano :wink: . Eu optei por areia em vez das perólas, principalmente tendo em conta a diferença de preços!
Pode obviamente ter a cama separada da comida, eu por exemplo tenho a comida na cozinha e a cama na sala, até porque para dormir a minha cozinha é muito fria!
No que diz respeito á alimentação, aconselho-a a optar pela ração seca júnior, adaptada à idade (e já agora, que idade tem o gatinho?). O leite para gatinhos è um suplemento alimentar e portanto não é necessário á sua alimentação, o que não quer dizer que não possa dar para ele experimentar, nunca em excesso. O que não deve dar é leite do nosso, de vaca, pois contèm lactose, à qual muitos gatos têem intolerância e com esse leite sim, pode provocar um diarreia a sério.
BOA SORTE :wink:
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

domingo mar 30, 2008 3:07 pm

Olá!
Kt à areia, tb já experimentei e não sou fã :| para alem de ser mais cara, o efeito é o mesmo, logo opte por uma mais barata e em pacote maior, rende mais :wink: e eles não se queixam minimamente.
Em relação à ração, cm outros foristas já disseram, depende mt da idade!
kt ao leite, a minha gata kd era bébé eu dava-lhe de vez em kuando o leitinho da wiskas, e ela nunca teve diarreias, mas isso depende de gato para gato conforme já foi referido noutro topico.

Kt às coizinhas dele, sempre me disseram para não ter a comida e a cama ao pé do WC, mas a comida ao pe da cama penso k não fará mal nenhum :) Não se eskeça de depois colocar aki umas fotos para nos vermos o/a pequeno/a :wink:
ani1
Registado: terça mar 04, 2008 5:00 pm

domingo mar 30, 2008 3:14 pm

Obrigado estou mais esclarecida!
Respondendo agora ás questões colocadas... :D

è um gatinho, chama-se Freddy e tem quase um mês!!

Mais uma vez obrigado, por tirarem as duvidas!! 8)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 30, 2008 3:25 pm

Eu sempre preferi areia das mais baratas já que duram menos... por absorverem menos e como tal, faz-me andar sempre a limpar as caixas o que por sua vez evita um acumular de bactérias...que provocam infecções urinárias aos animais e nocivas aos donos.

Comida e cama sempre longe da caixa w.c.
Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

terça abr 01, 2008 3:15 pm

Eu uso areia da que referiu inicialmente, pois é inodora, mas agora com os dois gatos a usar a mesma caixinha, um saco desses (q so para a mathilde dava para duas ou tres semanas, pq n deixo estar mt tempo) agora tenho de trocar de seis em seis dias no maximo pq omeu Tarzan faz mt xixi (mesmo nao sentindo qqr cheiro), alias estava a pensar em trocar para uma mais barata mas o resultado nao é o mesmo. Experimentei no fim de semana passado outra areia e, alem da Mathilde ir la e mexer mt na areia, nao fazia nada... e o Tarzan fez e tive de trocar logo no dia seguinte devido ao cheiro. Como eles estao sempre dentro de casa e eu sou mt exigente nas limpezas, nao suporto chegar a casa e que me cheire a nada desagradavel.
Em relaçao ao leite, aconselharam-me a nao dar nada, apenas raçao adequada para a idade e agua (se possivel engarrafada), mas a minha Mathilde ja tinha 2 meses quando veio para minha casa e ja comia raçao...na idade do seu sinceramente nao sei...
Relativamente a proximidade da comida e WC, deve haver distancia para que o gato se habitue a distinguir o que é o quê... e tb na minha opiniao, que nao gostava de ter de comer na casa de banho, é mais higienico tb!
espero ter ajudado... boa sorte com o novo bebe
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta abr 02, 2008 4:13 pm

Ora bem, comida, cama e wc longe uns dos outros! Eu tenho o wc na minha casa de banho a comida na cozinha e as camas estão na sala e no meu quarto!
Leite não! Então de vaca nem pensar! Os animais, nós incluídos, só precisam de leite em bebés. Depois do desmame não é necessário o leite.

Quanto à areia. Eu não uso das baratas porque ao fim de muito pouco tempo fedem a amoniaco! Uso uma aglumerante e todos os dias retiro os cocós e as pedras formadas pelos xixis! Mas quanto à areia penso que tem de encontrar o equilibrio entre o que o gato gosta e o que é melhor para si!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 8:56 pm

isabelpo Escreveu:Quanto à areia. Eu não uso das baratas porque ao fim de muito pouco tempo fedem a amoniaco!
Não, não cheiram se os donos retirarem a areia contaminada, diáriamente :wink:
O problema consiste em que se a areia que está contaminada, for deixada para o dia seguinte...isso sim, fede!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta abr 02, 2008 9:00 pm

leonildecarvalho Escreveu:
isabelpo Escreveu:Quanto à areia. Eu não uso das baratas porque ao fim de muito pouco tempo fedem a amoniaco!
Não, não cheiram se os donos retirarem a areia contaminada, diáriamente :wink:
O problema consiste em que se a areia que está contaminada, for deixada para o dia seguinte...isso sim, fede!

Leo
Não concordo! Eu limpo o wc dos meus gatos todos os dias, como disse! Com a areia barata é um horror porque como não aglumera fica uma papa horrível que não se consegue apanhar muito bem e fica um cheiro horrível!
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 10:02 pm

Então tenho eu muita sorte porque a areia que uso é do Continente e antes quando havia o Carrefour, também usava da marca deles, limpo as caixas diariamente e não cheiram. A menos que a caixa que tem em casa seja tabuleiro aberto :?

Mas veja isso bem do cheiro intenso não vá o gato andar com problemas urinários...?!

Quanto a retirá-la...é bem simples! Por acaso até acumula muito bem em tipo "bola" e eu faço uso duma pá pequena mas compactada (não a que se usa para as fezes) e consigo retirar, sem especial astúcia, toda a areia contaminada :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quarta abr 02, 2008 10:36 pm

Também já usei todo o tipo de areias desde as mais caras às mais baratas, as de sílica os meus gatos não gostaram, aglomerado eles gostaram mas eu não, porque apesar das caixas serem fechadas, tinha areia em todo o lado, até na minha cama, que vinha agarrada às patinhas deles. Uma que eu gosto bastante é a Catsan, é muito boa, mas muitissimo cara e para três gatos... :wink: Usava a do Carrefour que em relação a qualidade e preço até era boa. Agora uso a do Continente, que não gosto, porque tem muito pó, também uso uma pá fechada para tirar os xixis... limpo de manhã e à noite, mudo totalmente em dias alternados e lavo os caixotes, tenho dois, embora eles gostem mais de ir a um deles...Não tenho cheiros em casa a não ser quando os meninos deixam os presentes...que se eu estiver em casa tiro logo...Também já experimentei uma do Feira- Nova é mais cara e não compensa em relação à qualidade...
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

quinta abr 03, 2008 8:15 am

Eu uso areia marca Dia ou Mini preço (como lhe queiram chamar) perfumada, é barata e é boa. Não faz papa e absorve totalmente os odores. Eu retiro todos os dias cócós e xixis. Também já experimentei outras marcas igualmente baratas e algumas mais caras. Já experimentei uma que era barata (não me recordo a marca), mas realmente fazia papa, era super dificil de retirar os xixis do tabuleiro e cheirava sempre mal quando eu chegava do trabalho e abria a porta da rua vinha-me logo o cheiro, era horrivel. Desde que mudei para a do Dia, nunca mais tive cheiros em casa. Na relação preço/qualidade, a minha opção é sem dúvida a areia marca Dia. :wink:
<p><strong>"O menor dos felinos &eacute; uma obra prima!"</strong>&nbsp; </p>
monicasimone
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am

quinta abr 03, 2008 8:26 am

Eu tb passei a utilizar a areia da marca PP (jumbo) é mt barata e cm tb vou tds os dias limpar a caixa da areia, serve lindamente pr o efeito k é.
<p>:) Quem n&atilde;o gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarna&ccedil;&atilde;o!!</p>
Responder

Voltar para “Gatos”