Terrário...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo mar 30, 2008 2:21 pm

P_R Escreveu:Sabes que mais? TRETAS!

Isso sao paneleirices e merdices a mais para uma corn snake.

Por varios motivos:
Ao introduzires plantas tas a introduzir potenciais locais para deposito de ovos parasitas e outros pequenos animais que podem ser prejudiciais ao habitante do terrario;

Pos estar a introduzir animais entre os quais parasitas, juntamente com a arvore;

Estas a criar zonas de elevado risco para os habitantes, dado que ao contrario do que leste (porque nao acredito que tenhas experiencia em cobras) as corn NAO sao excelentes trepadoras, e nao é perciso muito, mesmo até as vezes a manuseá-las, para elas se mandarem ao chão, logo, um poleiro com 2.5m de altura pode ser o suficiente para o animal mandar uma palhaça e se empenar todo!

As plantas necessirtam de fertilizantes para crescerem, e os repteis sao especialmente sensiveis a quimicos que os podem prejudicar;

Crias sitios, se nao tiveres cuidado, onde a cobra de pode entalar e morrer (haaa poisé, aposto que a maioria nao sabia que as cobras pode morrer entaladas ao tentar atravessar um buraco estreito depois de terem comido)

Crias um espaço demasiado amplo que torna as cobras mais selvagens, mais assustadiças, mais stressadas, menos habituadas á presença humada

Enfim, podia estar aqui uma tarde inteira a escrever, mas nao o vou fazer.

Depois, deixar acasalar as cobras ao calha, nao é a melhor opçao na minha maneira de ver... Uma boa criaçao cuidada deve ser seleccionada. Em cativeiro nao ha selecçao natural, ou seja, temos de ser nos a escolher os especimes mais saudaveis ou com as melhores caracteristicas para a reproduçao, senao ao fim de uns tempos sai uma salgalhada, nada mais...

Compreendo que, segundo dizes, estejas numa area cientifica ligada á biologia, mas podes-te estar a esquecer que isto acima de tudo sao animais DE ESTIMAÇÃO...

E ja agora, se nao for pedir muito, adorava que me mostrasses umas fotos dessa "mini selva", apesar de tudo deve estar engraçada 8)

Lá está, sendo nós biologos temos a necessidade de dar ao animal condições que são as do seu habitat:D São animais de estimação, mas não deixam de ser selvagens, ou seja estão extremamente bem adaptados aos seus ambientes;)

Sim, é muito engraçada... eu vou pedir-lhe umas fotos e mostro-te:D hehehe... Quanto à reprodução, sendo elas a escolher os seus parceiros, escolhem os melhores;)

Ah, não é necessário fertilizantes para plantar...isso são ideias de seres humanos...se deres as condições ideais elas florescem;) hehehe
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo mar 30, 2008 2:29 pm

O mal de voces biologos é que muitas vezes nao vem as coisas pelo lado.... possivel?

Ao dar-lhe as tais melhores condiçoes, estas a dar-lhe piores, porque por muito que voces estudem, nunca vao ser a natureza! ;)

Quanto a escolherem os melhores, enganas-te um bocadINHO... Lá esta, teoria muita, pratica nula...

Hades-me dizer como uma planta cresce sem fertilizantes (nao interessa se sintecticos ou naturais). É que para vazos, relva, tudo o que tenho cá em casa, se nao levar com fertilizantes nao cresce, nao sei... Digo eu que se nao houver nutrientes, so com água elas nao se safam... Á partida condiçoes ideais, devem ser de luz, água e nutrientes...
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo mar 30, 2008 2:47 pm

P_R Escreveu:O mal de voces biologos é que muitas vezes nao vem as coisas pelo lado.... possivel?

Ao dar-lhe as tais melhores condiçoes, estas a dar-lhe piores, porque por muito que voces estudem, nunca vao ser a natureza! ;)

Quanto a escolherem os melhores, enganas-te um bocadINHO... Lá esta, teoria muita, pratica nula...

Hades-me dizer como uma planta cresce sem fertilizantes (nao interessa se sintecticos ou naturais). É que para vazos, relva, tudo o que tenho cá em casa, se nao levar com fertilizantes nao cresce, nao sei... Digo eu que se nao houver nutrientes, so com água elas nao se safam... Á partida condiçoes ideais, devem ser de luz, água e nutrientes...
Sim, o lado possível...Claro nunca seremos a natureza, mas se tu tiveres cuidado, estas apenas a melhorar as condições;) E dou muito valor à tua opinião;) tens a experiencia de alguns anos suponho, nada que os nossos estudos se comparem;)
Lá está..nutrientes..minerais essenciais, uns já presentes na água e outros no solo;) podes ir colocando alguns minerais necessários:D e serão fertilizantes não prejudiciais ao animal;)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo mar 30, 2008 3:04 pm

No caso da maior parte das cobras nascidas em cativeiro, terem uma selva bonita no terrario ou apenas uma fonte de calor, esconderijos de caixas de cartão ou cavernas a imitar o natural desde que se sintam seguras e confortaveis é-lhes igual, um tronco para treparem ou um tubo de pvc para elas é indiferente. E nao estao tao completamente ligadas ao ambiente natural em que evoluiram, mas sim ás catarcteristicas do mesmo. Mas temos de ver que o sistema imunitario de uma selvagem e de uma de cativo são diferentes, logo colocar terra e materia organica que possa desenvolver culturas de fungos devido a fezes e humidade, é expor a cobra de cativo (florzinha de estufa) a riscos desnecessarios, o ambiente natural é apenas capricho decorativo nosso, sendo indiferente para um animal, que tenha humidades, temperaturas, alimento e espaço e caracteristicas adequadas á especie.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
P_R
Membro Veterano

domingo mar 30, 2008 3:05 pm

Nao tenho tanta experiencia como a que imaginas, mas ja vejo as coisas á alguns anos...

O problema é que no inicio tambem queria tudo muuuito bonito, e com microclima e pepepe, e com a experiencia percebi que isso so piora as condiçoes ;)
Tu nunca vais conseguir controlar todos os parametros. Um micro clima, no caso de uma cobra, tras muito mais desvantagens que vantagens, e acredites ou nao, para uma cobra, é-lhe indiferente se está tudo verdinho e natural á volta ou "feio" em plastico!

É claro que se reproduzisse-mos tal e qual o clima dela em casa, no limite TEORICO seria tudo muito bonito mas, e daí? Queres uma cobra para que?
Eu quero a minha cobra para poder observa-la, alimenta-la, manusea-la... ver a COBRA, nao o ambiente...
Num terrario desses, ainda por cima um animal crepuscular, nunca a vais ver... Para que ter a cobra entao? Afinal é um animal de estimação ou o que é?
Estas a misturar um pouco os sentidos das coisas...

Ela vive mais, de forma mais saudavel num terrario esteril, com espaço para se movimentar a crescer, obviamente, e isolada de doenças, e stresses do que num pseudo-micro-clima desses... E nao vive mais "infeliz" por isso!

Ha-des explicar como fazes essa "adubagem" artificial porque pode ser muito util, pelo menos eu nao sei como se faz, e pode dar muito jeito para terrarios plantados (phelsumas, dendrobates, etc, nada de cobras.. LOL)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

segunda mar 31, 2008 3:48 pm

P_R Escreveu:Nao tenho tanta experiencia como a que imaginas, mas ja vejo as coisas á alguns anos...

O problema é que no inicio tambem queria tudo muuuito bonito, e com microclima e pepepe, e com a experiencia percebi que isso so piora as condiçoes ;)
Tu nunca vais conseguir controlar todos os parametros. Um micro clima, no caso de uma cobra, tras muito mais desvantagens que vantagens, e acredites ou nao, para uma cobra, é-lhe indiferente se está tudo verdinho e natural á volta ou "feio" em plastico!

É claro que se reproduzisse-mos tal e qual o clima dela em casa, no limite TEORICO seria tudo muito bonito mas, e daí? Queres uma cobra para que?
Eu quero a minha cobra para poder observa-la, alimenta-la, manusea-la... ver a COBRA, nao o ambiente...
Num terrario desses, ainda por cima um animal crepuscular, nunca a vais ver... Para que ter a cobra entao? Afinal é um animal de estimação ou o que é?
Estas a misturar um pouco os sentidos das coisas...

Ela vive mais, de forma mais saudavel num terrario esteril, com espaço para se movimentar a crescer, obviamente, e isolada de doenças, e stresses do que num pseudo-micro-clima desses... E nao vive mais "infeliz" por isso!

Ha-des explicar como fazes essa "adubagem" artificial porque pode ser muito util, pelo menos eu nao sei como se faz, e pode dar muito jeito para terrarios plantados (phelsumas, dendrobates, etc, nada de cobras.. LOL)
Lá nisso tens razão... O sistema imunitário não é tão forte... já estão "refinadas demais", o que é inconviniente um microclima "agressivo" como é o natural...

Quanto à adubagem, acredita que 99,9% dos nossos agricultores e floricultores exageram muito na quantidade de adubos e fertilizantes que utilizam, o k provoca uma degradação muito rápida dos solos :? Existem algumas formas de ires verificando através do estudo do género de plantas que vais cultivar e verificas quais os minerais que mais elas necessitam... fazes testes ao solo e verificas a percentagem de cada mineral existente e se fôr necessário ai complementas com o necessário (e não em abundancia)... o que os meus prof mais falam é, no caso de vasos e pequenos canteiros, é preferivel a mudança de solo periodicamente (não vezes demais)... Atenção: o pH do solo é um factor muito importante;)
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

terça abr 01, 2008 1:47 am

P_R Escreveu:O mal de voces biologos é que muitas vezes nao vem as coisas pelo lado.... possivel?
Pedro calma..um caso nao são casos:P ahahah!

"São animais de estimação, mas não deixam de ser selvagens, ou seja estão extremamente bem adaptados aos seus ambientes;)
"

Sendo biologo como dizes, penso eu, que deves gostar de animais e que nao queres que eles sofram..logo para que complicar um terrário que pode e deve ser simples(?), e acima de tudo que proteja o animal de parasitas e fungos para que este consiga viver o máximo de tempo possivel?

Ha coisas que realmente nao percebo...

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 12:42 pm

PeaceandLove Escreveu: Sendo biologo como dizes, penso eu, que deves gostar de animais e que nao queres que eles sofram..logo para que complicar um terrário que pode e deve ser simples(?), e acima de tudo que proteja o animal de parasitas e fungos para que este consiga viver o máximo de tempo possivel?

Ha coisas que realmente nao percebo...

Cumps
Ainda não sou, serei este ano formado... Sim, sem dúvida quero o animal livre de parasitas, e como atrás referi não tinha pensado nessa vertente e por isso disse k tinha razão quando falou na diferença entre animal de cativeiro (refinado) e animal selvagem (mais adaptado)... Têm toda a razão..apenas referi no caso de um colega meu cujo terrário que achei engraçado (P_R ainda não me esqueci das fotos...ele prometeu trazer-mas;))

Cump
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta abr 02, 2008 2:00 pm

Na minha modesta opinião, veio para o sitio errado fazer uso dos seus conhecimentos ciêntificos. Como já lhe demostraram por A + B, não é por perceber muito de Biologia que é capaz de dar o melhor que uma cobra necessita..

Se veio aqui gabar-se que tem isto e aquilo, quase licenciado em Biologia e não sei que, tire o cavalinho da chuva que ninguem lhe vai dar valor por isso, dao-lhe valor sim se tratar bem dos seus (se tiver) animais, e discutir as melhores formas de manter cada espécie.

Temos por cá o exemplo do Peaceandlove, que também está a tirar Biologia e não é por isso que se poe a inventar, trata dos animais que tem muito bem, da-lhes as condições necessárias e aconselhaveis, e não o que tem nos livros do curso (pois se assim fosse, o curso não seria Biologia mas sim algo do genero de Manutenção de Animais de Estimação)

:? :?
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
P_R
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 2:55 pm

PedroM10 Escreveu:Na minha modesta opinião, veio para o sitio errado fazer uso dos seus conhecimentos ciêntificos. Como já lhe demostraram por A + B, não é por perceber muito de Biologia que é capaz de dar o melhor que uma cobra necessita..

Se veio aqui gabar-se que tem isto e aquilo, quase licenciado em Biologia e não sei que, tire o cavalinho da chuva que ninguem lhe vai dar valor por isso, dao-lhe valor sim se tratar bem dos seus (se tiver) animais, e discutir as melhores formas de manter cada espécie.

Temos por cá o exemplo do Peaceandlove, que também está a tirar Biologia e não é por isso que se poe a inventar, trata dos animais que tem muito bem, da-lhes as condições necessárias e aconselhaveis, e não o que tem nos livros do curso (pois se assim fosse, o curso não seria Biologia mas sim algo do genero de Manutenção de Animais de Estimação)

:? :?
hihi, que descasca... LOOOL

Por acaso acho que tens um bocado de razao, sem querer levantar nenhum tipo de conflitos...

Acho que o AlunoBioGeo tá a ser um pouco gabarolas, embora tambem concorde que é uma pessoa que pode ser muito util ao forum por ter conhecimentos que nem qualquer um tem, e ha determinadas questoes em que pode ser dos poucos a ter uma resposta, mas a começar pelo nickname que escolheu (daqui a pouco ve-se EngSamuel, DoutorMarques, ou pior, porque estes fazem referencia ao nome, EngMecanico, DoutorDireito, etc etc etc..), esta constantemente a fazer lembrar que é quase licenciado em Biologia, e tal... Eu tambem me podia vir gabar aqui das minhas aptencias academicas, assim como muita gente que conheço como o jpmf, o velliki, etc etc etc que tambem tem estudos superiores e, no entanto, voces nao fazem ideia do que estudo, nem de muitos que ca andam...

Eu nao tenho nada contra, cada qual é como é, mas acho que é de "mau chã" tar-se sempre a fazer valer dos seus estudos.
Acho que tens obrigação de estar orgulhoso do curso que estas a tirar, pois se nos nao gostamos do nosso curso, quem gostará, mas............

Vá, nao fiques chateado, nao quero que fiques comigo entalado, porque ate como ja disse anteriormente, tens aptencias para resolver muitos assuntos que a maioria dos que aqui frequentam nao terao (como no caso do topico em que se esta a discutir a permeabilidade das membranas), mas tavas a pedi-las :P

Ah e para finalizar, como disseram, biologia e ecossistemas naturais sao um tanto ou quanto diferentes de animais de estimação, sao mundos completamente á parte... ;)
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

quarta abr 02, 2008 3:03 pm

Eu não disse que nao era util, mt pelo contrário. Tou como o P_R, há sempre assuntos que pessoas cm estudos superiores são mais capazes de responder e ajudar..

Também não é minha intenção que fique chateado comigo ou algo do genero, apenas penso que não é por se ter um curso (ou quase curso) que se tem a verdade absoluta das coisas e que se deve utiliza-lo para que as suas opiniões tenham credibilidade junto da comunidade.

Há uns tempos atrás veio uma senhora (para não dizer outras coisas) para qui armada em sabedora, com o seu curso de Engenharia ambiental (se não me engano) toda encrispada, a mandar bitaites acerca dos animais, a maioria das coisas sem razão ou nexo.

Não entre por esse caminho pois não é desses users que a comunidade de Arca precisa..
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
P_R
Membro Veterano

quarta abr 02, 2008 3:25 pm

PedroM10 Escreveu:Há uns tempos atrás veio uma senhora (para não dizer outras coisas) para qui armada em sabedora, com o seu curso de Engenharia ambiental (se não me engano) toda encrispada, a mandar bitaites acerca dos animais, a maioria das coisas sem razão ou nexo.
Sim, mas tambem não é exactamente isso que este user esta a fazer, pelo contrario até demonstra que tem capacidade para discutir os assuntos ;)

Eu so acho mesmo é que fica um bocadito mal... hehehe :twisted: :P
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quarta abr 02, 2008 3:30 pm

Meus amigo vou mudar o meu nick! Agora vai ser Sr.Doutor pacifco e agradeço que quando se dirigem a minha pessoa o façam nestas condições! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8) 8)
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 3:24 pm

Se é essa a ideia que tiveram de mim, peço desculpa em alguma coisa que tenha sido arrogante, porque tal não foi a minha intenção...

Quanto ao meu nick foi apenas porque gosto das duas áreas e gosto de discutir sobre elas... mas diz aluno, ou seja, quero estar sempre a aprender... Toda a gente tem sempre algo a ensinar-nos, muitas vezes aquele "velhote" que só tem a 4ª classe, descobre e sabe de coisas que Doutores não sabem, e muitas vezes na própria área desses Senhores Doutores... Para aprender é preciso humildade, e para ensinar é necessário segurança no que se diz, porque senão ninguém nos leva a sério.

Se vocês se sentirem melhor mudo o meu nick, e quando falo no que aprendi na universidade, é normal porque foi mesmo assim k aprendi... estudando (já em miudo, quando tinha 10 anos lia enciclopédias, eu sei...não é nada normal) e pesquisando, indo para o campo e observava...

Sinto-me um naturalista e por isso falo... No que precisarem estarei cá sempre:D

Ah, não fiquei chateado, bem pelo contrário...prefiro que as pessoas sejam frontais e digam o que pensam;)
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta abr 04, 2008 4:04 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Se é essa a ideia que tiveram de mim, peço desculpa em alguma coisa que tenha sido arrogante, porque tal não foi a minha intenção...

Quanto ao meu nick foi apenas porque gosto das duas áreas e gosto de discutir sobre elas... mas diz aluno, ou seja, quero estar sempre a aprender... Toda a gente tem sempre algo a ensinar-nos, muitas vezes aquele "velhote" que só tem a 4ª classe, descobre e sabe de coisas que Doutores não sabem, e muitas vezes na própria área desses Senhores Doutores... Para aprender é preciso humildade, e para ensinar é necessário segurança no que se diz, porque senão ninguém nos leva a sério.

Se vocês se sentirem melhor mudo o meu nick, e quando falo no que aprendi na universidade, é normal porque foi mesmo assim k aprendi... estudando (já em miudo, quando tinha 10 anos lia enciclopédias, eu sei...não é nada normal) e pesquisando, indo para o campo e observava...

Sinto-me um naturalista e por isso falo... No que precisarem estarei cá sempre:D

Ah, não fiquei chateado, bem pelo contrário...prefiro que as pessoas sejam frontais e digam o que pensam;)
:wink: com essa atitude só és mesmo muito bem vindo
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”