A Linguagem dos gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

domingo mai 11, 2003 3:42 pm

Imagem o seu habitat natural os animais comunicam-se, com sua espécie e espécies diferentes, de várias maneiras.

- Cores

- Demonstrações de ataque e defesa

- Apresentação de unhas, garras, espinhos, cheiros, etc.

- Expressões faciais

- Danças

- Emissão de sons.

Os animais domésticos, como o gato, revelam seus sentimentos e desejos através de gestos, movimentos e emissão de determinados sons.

Quem conhece bem os gatos, certamente consegue compreender sua linguagem sonora ou mímica.

*Face: pode exprimir prazer, dor, medo, aborrecimento, incomodo.

*Orelhas: Normalmente abertas e eretas, quando ficam murchas e encostadas na cabeça é sinal de perigo, é melhor ficar distante.

* Boca: Fechada, é sinal de calma, quando fechada mas dentes à mostra, pode significar ataque ou agressão eminente..

* Riso: Bocejo

* Mostrar os dentes: amaeaça

* Cauda: Dá boas indicações do estado de espírito do gato. Normalmente ela é firme e para cima. Abaixo da anca, significa indiferença. Quando está ereta, significa confiança e alegria. Agitada de um lado para o outro é sinal de atençaõ, aborrecimento ou raiva.

* Pelos eriçados ao longo da linha dorsal e corpo arqueado: Sinais de raiva e em geral vêm reforçar o balançeamento da cauda.

* Esfregar o corpo nas pernas do dono: Afeição

* Sons: Podem emitir uma enorme variedade. Podem ser simples rosnados, miados delicados, grunhidos guturais, chiados, assobios zangados, lamentos e muitos outros.
Os gatos emitem sons para bajular, reclamar, intimidar, conversar, demonstrando quando estão com fome, zangados ou contentes. Há ainda os murmúrios que a gata utiliza para conversar com seus filhotes.

Os gatos usam sua cauda para expressar suas emoções e se comunicarem com outros gatos e homens também.
Aqui estão alguns exemplos de posturas de caudas, movimentos e expressões corporais, que ajudarão a entender melhor o seu gato.

Imagem
Se a cauda está solta e relaxada, o gato está tranquilo.

Imagem
Se a cauda está ligeiramente levantada e suavemente curvada, o gato está se interessando por algo.

Imagem
Se a cauda está ereta e a ponta virada, para frente ou para trás, o gato está muito interessado e amigável.

Imagem
Se a cauda está totalmente ereta e a ponta vertical, ele está oferecendo a sua amizade, uma saudação amistosa.

Imagem
Cauda ereta, balançando gentilmente, o gato demonstra afeição.

Imagem
Cauda no chão, mas a ponta se movimenta ocasionalmente. O gato está um pouco irritado ou pensativo.

Imagem
Cauda no chão, mas a ponta se movimenta rapidamente, indica que o gato está muito aborrecido.

Imagem
Se a cauda balança vigorosamente, de um lado para o outro, o gato está muito zangado.

Imagem
Cauda ereta e arrepiada, o gato está mostrando agressividade para outro gato.

Imagem
Cauda arqueada e arrepiada, demonstra que o gato pode atacar se for provocado.

Imagem
Cauda abaixada e arrepiada, o gato está com medo.

Imagem
Se a cauda está levantada, cheia e grande, o gato está feliz e brincando.

Imagem
Cauda totalmente abaixada, entre as pernas. O gato está demonstrando submissão a outro gato.

Imagem
Cauda da gata virada para o lado, e parte posterior empinada, demonstra que a gata está no cio e pronta para acasalar.

Fonte: Beco dos Gatos
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

domingo mai 11, 2003 3:57 pm

Olá Cat_gold!!!

Tu ainda sabes umas coisinhas!!!!

De onde copiaste isso?

Adeus fica bem
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

domingo mai 11, 2003 4:13 pm

Está no Tópico "Fonte: Beco dos Gatos"
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo mai 11, 2003 5:25 pm

Olá

Obrigado por estas dicas de linguagem, muito interessante. Algumas coisas já conhecia, mas outras não.

Beijokas
kathleen
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo mai 11, 2003 6:59 pm

Oi, sem dúvida que os donos de qualquer animal com o tempo vão aprendendo a sua linguagem, e cada um tem uma linguagem muito própria, muito "pessoal", diferentes maneiras de exprimir os seus sentimentos. Sei muito bem que, quando o meu Júnior começa a baixar as orelhas, e a encolher-se, está com medo, quando baixa a parte de trás, flecte um pouco as patas da frente, fecha um pouco os olhos, e baixa as orelhas, está pronto a atacar, e que tem um miado especial para quando tem fome, para quando tem sede, para quando quer carinho, etc.
Cada um com cada qual...
Fiquem bem.
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

domingo mai 11, 2003 8:17 pm

Obrigado um topico muito bom. ;)
panchito
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2003 2:18 pm

segunda mai 12, 2003 12:54 pm

Boa Tarde a todos!!!

Já agora .... o meu gatito persa tem a mania... ritual... de todas as manhãs impreterivelmente miar. Tipicamente às 7:30, 8AM. Lá "canta" durante alguns minutos e depois cala-se.

Falta de comida não é.... falta de água tb não! As portas dos quartos estão abertas .... logo ele pode circular por onde deseja!

Alguém já teve esta experiência? Alguém me pode ajudar a perceber o que ele deseja?

bjs a todos

Pancho
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda mai 12, 2003 1:37 pm

Os gatos (tal como os cães) conseguem ouvir sons dos quais nós humanos não nos apercebemos. Se esses sons forem demasiado agudos e repetitivos podem provocar irritação no animal e fazê-lo manifestar-se miando ou andando nervosamente de um lado para o outro.
Por exemplo, a minha gata fica um bocado inquieta com o meu despertador e detesta os toques dos telemóveis... Com estes últimos ela mia muito alto e chega mesmo a morder-me para que eu atenda e o ruído pare...
Pela hora que referes (c. 7:30) pode tratar-se do som de despertador de algum vizinho que tu não consegues ouvir, mas que o teu gato consegue e detesta, daí manifestar-se sempre à mesma hora e da mesma maneira... Achas possível?
panchito
Membro Júnior
Registado: terça jan 07, 2003 2:18 pm

segunda mai 12, 2003 2:01 pm

Cleopatre,

É bem possível, dado que moro num apartamento. Vou tentar perceber se neste fim de semana ele tem esse ritual.... Em princípio os despertadores não tocam tão cedo aos f-d-s.

Obrigada Cleo,

Pancho
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 12, 2003 2:06 pm

Olá

Pois a minha gata faz exactamente o mesmo por volta das 7.30. Todos os dias mia, abre a porta do quarto sai e depois volta. Ao fim de semana não. E sabem porquê? Porque o meu pai costuma acordar a essa hora e ela vai receber festas ;) mesmo quando ele não se levanta o relogio dela deve-lhe dizer as horas (a não ser que ela veja no meu relógio 8) ) e lá vai ela, como ele não está volta logo a correr...

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”