Conversam com eles?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

segunda mai 12, 2003 2:19 pm

Nel,
Adoreu o tema deste tópico :D
É que muita vezes questiono-me se as pessoas pensam que sou maluquinha ou não, pela forma como falo com o Oscaar :roll:
Estou sempre a falar com ele, sempre! :D
Seja em casa, na rua, onde for estou sempre a falar e como me dá a sensação que ele gosta que eu fale com ele, então não me calo :D
É uma companhia fantástica, parece que percebe tudo quanto lhe digo, quando me olha com a queles olhos..... :D
coquinhas
Membro Júnior
Registado: sexta dez 20, 2002 11:08 pm

segunda mai 12, 2003 2:23 pm

Sempre falei com os meus animais, e agora falo imenso com as minhas Hamsters, o meu namorado e amigos dizem que eu sou doida, claro que sei que elas não percebem o que eu lhes digo, mas acreditem que através do som elas sabem o nome delas, e uma delas quando a chamo ela vem, mas se fazem algo disp+ara-te escondem-se, desde pequenas que as domestiquei e as habituei a andarem soltas, e quando querem voltam para a casinha.
coquinhas
Membro Júnior

segunda mai 12, 2003 2:24 pm

Sempre falei com os meus animais, e agora falo imenso com as minhas Hamsters, o meu namorado e amigos dizem que eu sou doida, claro que sei que elas não percebem o que eu lhes digo, mas acreditem que através do som elas sabem o nome delas, e uma delas quando a chamo ela vem, mas se fazem algo disp+ara-te escondem-se, desde pequenas que as domestiquei e as habituei a andarem soltas, e quando querem voltam para a casinha.
coquinhas
Membro Júnior

segunda mai 12, 2003 2:25 pm

Sempre falei com os meus animais, e agora falo imenso com as minhas Hamsters, o meu namorado e amigos dizem que eu sou doida, claro que sei que elas não percebem o que eu lhes digo, mas acreditem que através do som elas sabem o nome delas, e uma delas quando a chamo ela vem, mas se fazem algo dispara-te escondem-se, desde pequenas que as domestiquei e as habituei a andarem soltas, e quando querem voltam para a casinha.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda mai 12, 2003 2:34 pm

Parabéns por mais um excelente tópico, Nel!!!!

Estou contente! Com este tópico descobri que também não sou o único "doidinho" que fala com os seus animais.
Sempre tive este hábito, não só com os meus cães, mas também com um ou outro cão que encontro na rua e me desperta mais a atenção.
Com o Bono, é uma conversa pegada e às vezes até é giro, que é precisamente nos dias em que não me apetece estar com grandes conversas que el "Puxa" por mim. Ele para chamar a minha atenção, corre para mim e solta uns latidos secos, como quem diz.. "Então? Atira lá a bola!!!!!" Também o habituei desde pequeno a ladrar quando lhe digo " Fala!", coisa a que ele se habituou de tal forma que depois tenho que ser eu a dizer "Calado" :lol: :lol: :lol:
A partir do momento em que partilhamos a vida com seres vivos, que transmitem constantemente emoções e afectos, são inevitáveis as nossas atenções e as nossas demonstrações de afecto verbais.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

segunda mai 12, 2003 2:36 pm

concordo perfeitamente contigo jcachorro!
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda mai 12, 2003 2:55 pm

Bem, pelos vistos não fujo a regra, falo com elas e eles, e outras coisas mais, nomeadamente ter musica a tocar e dançar com elas. Também uma coisa é certa com a sociedade em que estamos inseridos, por vezes mais vale gastar o nosso latim com eles..
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

segunda mai 12, 2003 4:08 pm

è claro que falo imenso com o meu Strauss. Os trolhas que estão a construir a casa em frente à minha até acham que eu sou maluca. Adoro sentar-me com ele no jardim a conversar, e ele dá-me sempre muitos beijinhos em resposta. Também quando ele me foje para a rua pareço uma doida a ralhar com ele como se fosse uma pessoa :oops:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda mai 12, 2003 4:49 pm

Sei que não vos vou dizer novidade alguma, mas os vossos cães nãos vos percebem. Por isso, para eles estarem a falar ou estarem calados, é exactamente o mesmo. Poderão é reagir a certas palavras que eles associam a acções. No meu caso, a palavra rua, dita em qualquer frase é compreendida pelo meu cão pois este foi ensinado a associar a palavra rua com a acção de ir à rua.
Óbvio que não faz mal nenhum entrarem em grandes monólogos com os vossos cães, mas quando os estão a treinar, não devem falar com eles. Eles apenas terão de ouvir as vossas ordens e nada mais.

Um exemplo:

Se chamarem o vosso cão com a ordem "aqui", deverão fazê-lo deste modo: "Bobi, aqui!".

O que não devem fazer é isto: "Bobi, vem aqui à dona imediatamente! Vá vá, estou à espera, despacha-te". O cão não irá perceber e no meio de tanto palavreado acaba por não ligar ao "aqui". Claro que isto não se aplica a todos os casos, mas é um facto que os cães compreendem palavras directas quando associadas a uma acção e não frases.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda mai 12, 2003 4:55 pm

... E eu tao orgulhosa do meu cao, que e trilingue! :lol: :lol:
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

segunda mai 12, 2003 5:01 pm

Claro que converso com os meus pequeninos. E acho que quem tem animais e diz que não fala com eles está a mentir!

Eles adoram conversa, e percebem o que nós dizemos, quanto mais não seja pelo tom de voz! quando estou triste e lhes conto o que me aconteceu dão-me tantos beijinhos... Não há nada melhor do que o amor incondicional de um animal. :oops:

Continuem a falar com os vossos amigos! Eu não me importo que as outras pessoas me achem tolinha quando pergunto aos meus pequenitos se estão bem, se querem ir à rua, ao café, etc... Eles até sabem o que é ir de carro! Vão logo pôr-se à porta do carro à espera!!!

Fiquem bem
teresadonat
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 5:10 pm

[quote=KROZ]
Sei que não vos vou dizer novidade alguma, mas os vossos cães nãos vos percebem. Por isso, para eles estarem a falar ou estarem calados, é exactamente o mesmo. [/quote]

Lamento que pense assim, KROZ.

Não sou veterinária mas sou amiga de vários veterinários. Estes já me disseram várias vezes que actualmente se estão a encontrar evidências de que os cães TÊM capacidade de nos compreender. Podem não entender todas as palavras, mas não se esqueça que a comunicação não verbal (se estudar o que isto é verá que tenho razão) é mais importante do que a comunicação verbal, até mesmo na raça humana ( ésta pode ser dificil para alguns... mas é verdade!).

A comunicação não verbal consiste em atitudes, postura, tom de voz, expressão corporal, etc.

Gostava de lhe poder provar que está errado, quanto mais não seja para o poder tornar uma pessoa mais feliz!

De resto respeito demais os animais para os achar tão limitados.

Eu sou feliz porque acredito que os meus pequenitos me entendem!!!

Fiquem bem
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda mai 12, 2003 5:46 pm

Olá

Teresadonat, o kroz tem razão. Aliás, ambos têm razão. Os cães percebem algumas palavras (bem demais), relacionadas com aquilo que lhes interessa: ir à rua, comer, brincadeira e pouco mais. Se a frase for mais elaborada, eles ficam confusos, sempre à espera daquelas poucas palavras que eles associam aos seus interesses.
Quando falo com os meus desta forma mais elaborada, já sabendo de antemão que eles não vão entender, acho graça à expressão deles, com o olhar muito fixo e cabeça inclinada a beber todas as palavras com uma extrema atenção. É a palavra, a entoação que se dá e a expressão que usamos. Isso tudo junto é perfeitamente entendido por eles. Eu quando preciso de me ausentar por momentos e lhes digo "esperem aí que eu já venho" eles percebem perfeitamente. Provavelmente o mais significante é a parte "já venho" que funciona como uma palavra, não sei.
O que o Kroz pretendeu dizer, presumo, é que eles não entendem propriamente uma sequência lógica de palavras. De facto não vale a pena discursar com eles. Mas entendem perfeitamente frases curtas.

Eu quando lancei este tópico não foi no sentido de questionar este aspecto. Uma coisa é falarmos sozinhos como faz tanta gente. Outra coisa é falarmos com os nossos cães, que vai dar ao mesmo mas é muito mais gratificante. É uma fantasia nossa. Outra coisa ainda é falarmos de política ou de filosofia com eles e esperar que eles entendam.
As respostas que as pessoas deram a este tópico revelam exactamente isso. Falam com eles pelo prazer de desabafar, num "fazer de conta" de que eles percebem. Pelo menos foi isso que eu entendi.

Agora só um aparte. Eu juraria que o Kroz se farta de falar com o Spot.
Oh Pedro, confessa lá!
É que se não fazes isso, estou como diz a Teresadonat, perdes a oportunidade da fantasia, que é importante em toda a gente seja qual for a sua idade, condição, sexo e ideologia.
Se de vez em quando não fazemos de conta esta vida é uma chatice.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresadonat
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 6:02 pm

Assim não dá!!!

Nel, a tua mensagem sensibilizou-me. Secalhar posso estar errada mas já deves conviver com cães há imenso tempo...

Desarmaste-me completamente, não pelo conteúdo (sou teimosa como um jerico e continuo a acreditar que eles nos entendem...), mas pela sabedoria com que falaste!

Um grande bem haja!
djiba
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Contacto:

segunda mai 12, 2003 6:04 pm

OH...se falo!!!

Chego ao cumulo de dizer ao Djibow "vamos ter uma conversa"!!!!!
Mais que um amigo, sabe ouvir tudo sem dizer nada...mesmo a dormir, sei que gosta de me ouvir, pois sabe que eu estou ali, do lado dele!

Sei que nao percebe tudo o que lhe digo...muiot do que eu digo...mas é como se percebesse!
As vezes as pessoas na rua olham para mim com cara de parvas porque eu costumo dizer "filho, anda cá á mae" !!!!! :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: É mae para ca, mae para lá... e fico a parecer uma maluquinha!!!!

Mas admito que é uma grande companhia, converso muito com ele, adoro ve-lo ansioso a espera do que eu vou dizer, como "rua", "rabo" "o que é isso", "osso," "janela"...
Tenho pena que nao percebam o que dizemos, mas tenho a certeza que no fundo no fundo sabem perfeitamente o que sentimos quando dizemos alguma coisa!
Responder

Voltar para “Cães”