Horas da soneca
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm
Olá! Afinal, quantas horas dorme um gato, por dia?
É que já ouvi tantas versões que hoje vim aqui colocar esta questão.
É que já ouvi tantas versões que hoje vim aqui colocar esta questão.
<strong>Ritaleitao</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Acho que isso é um bocadinho relativo...
Do tipo... Baseando-me na minha gata, agora, enquanto estive de férias...
Ela é novinha, tem apenas um aninho
Se eu deixar, ela dorme toda a noite e todo o dia...
Bem... Ela passa a noite toda bem sossegadinha, desde as 23h:30 às 6h:30 (mais ou menos), depois acorda, vai à areia e quer comer e anda aí a brincar um tempinho... Depois volta para a cama (aí às 7h/7h:30) e é capaz de só sair de lá por volta das 17h:30 (às vezes faz uns intervalinhos para ir à areia e para ir para a janela)... Depois anda atrás de nós para brincar e anda a passear pela casa e, quando vamos jantar, ela volta a fazer uma soneca... Depois, por volta das 21h:00 é quando ela fica mais desperta, quer brincar, quer correr, quer fazer asneiras, enfim, é o momento dela
É lógico que isto varia muito... Se eu for brincar com ela, ela não dorme, brinca brinca e brinca até que eu pare ou até ela ficar farta de mim... Há os dias em que anda atrás de nós e não quer dormir, os dias em que quer atenção... O que eu descrevi são os dias em que ela está mais melosa e não quer saber de mais nada a não ser da sua bela soneca
Mas enfim... Quando ela fica sozinha em casa, acredito que passe o tempo todo a dormir
Os gatos são uns dorminhocos de primeira 

Do tipo... Baseando-me na minha gata, agora, enquanto estive de férias...

Se eu deixar, ela dorme toda a noite e todo o dia...

É lógico que isto varia muito... Se eu for brincar com ela, ela não dorme, brinca brinca e brinca até que eu pare ou até ela ficar farta de mim... Há os dias em que anda atrás de nós e não quer dormir, os dias em que quer atenção... O que eu descrevi são os dias em que ela está mais melosa e não quer saber de mais nada a não ser da sua bela soneca

Mas enfim... Quando ela fica sozinha em casa, acredito que passe o tempo todo a dormir

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Depende de cada gato... mas todos dormem imenso
Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>

-
- Membro
- Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm
A minha Nina também dorme imenso, o problema é que decide acordar sempre seja durante a semana ou fim de semana, às 6h30 da manhã. Durante a semana até não me importo pois levanto-me entre às 6h30 e as 7h, agora ao fim de semana, só me apetece morde-la

Domaris / Ana
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário
A Kitty, se eu a deixar também dorme o dia inteiro. De noite, dorme até ás 5/6 horas da manhã, mais ou menos a hora que o meu marido se levanta e é um pouco chatinha, porque não me larga enquanto eu não lhe for dar de comer. Mas tendo a barriguinha cheia volta a adormecer outra vez, depois de alguns momentos de brincadeira. O pior é que eu só me levanto às 7:30 h e custa-me um pouco a adormecer depois dela me acordar.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
A minha também acorda sempre por volta dessa hora... Mas quando vê que estamos a dormir, ela não chateia ninguém... Ou volta a dormir (normalmente muda de cama, se tiver na minha vai para a dos meus pais, se estiver na deles vem para a minha) ou anda a vaguear pela casa até que alguém acorde para lhe dar comida e umas festinhas de bons diasDomaris Escreveu:A minha Nina também dorme imenso, o problema é que decide acordar sempre seja durante a semana ou fim de semana, às 6h30 da manhã. Durante a semana até não me importo pois levanto-me entre às 6h30 e as 7h, agora ao fim de semana, só me apetece morde-la![]()
![]()
![]()
![]()

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
No verão as minhas gatas dormem menos pois ficam a caçar lagartixas LOOL normalmente e depois uma mini sesta , enquanto que no Inverno elas dormem bem mais isto porque também elas ficam mais dentro de casa , mais quente e acolhedor e propicio ao sono delas.
Tempo ? Não sei para ser franco , como vivo numa casa não estou sempre a ver as gatas.
Tempo ? Não sei para ser franco , como vivo numa casa não estou sempre a ver as gatas.
As minhas gatas tb são super dorminhocas. Até termos a Maggie, a mais novinha, a Cuba dormia connosco. E era a noite toda. Hj em dia dormem as duas na cozinha, pois caso contrário a Maggie desafia a Cuba e parte da noite é passada a correr pela casa e a saltar por tudo quanto é lado, inclusivé por cima de nós!
Vendo o que tenho lá por casa eu diria que elas dormem as duas muito, mas que a Maggie é mais activa à noite que a Cuba. Deve variar de gato para gato...
Vendo o que tenho lá por casa eu diria que elas dormem as duas muito, mas que a Maggie é mais activa à noite que a Cuba. Deve variar de gato para gato...
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
eu ca em casa para nao morder as minhas adoptei um sistema, nos dias em q posso dormir até tarde fecho os estores ao ao ultimo buraco, remedio santo levantam-se mais tardeDomaris Escreveu:A minha Nina também dorme imenso, o problema é que decide acordar sempre seja durante a semana ou fim de semana, às 6h30 da manhã. Durante a semana até não me importo pois levanto-me entre às 6h30 e as 7h, agora ao fim de semana, só me apetece morde-la![]()
![]()
![]()
![]()

<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro
- Registado: domingo fev 26, 2006 3:30 pm
Infelizmente isso não funciona com a minha, levanto-me abro os estores da cozinha e da sala, ponho-a fora do quarto e fecho a porta. Pelo menos consigo dormir mais três horinhas até que ela venha arranhar e dar encontrões na porta.dianasousa Escreveu:eu ca em casa para nao morder as minhas adoptei um sistema, nos dias em q posso dormir até tarde fecho os estores ao ao ultimo buraco, remedio santo levantam-se mais tarde

Domaris / Ana
-
- Membro
- Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm
O meu gato dorme, meu Deus...imeeeeenso. Mas às 20 horas é que ele acorda mesmo e só quer brincadeira e depois, nós queremos dormir e não conseguimos.
<strong>Ritaleitao</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am
Os meus gatos são exactamente assim. Durante o Verão sou capaz de passar o dia td sem os ver, os então só os vejo kd me vêm oferecer o k caçaram... Mas kd o tempo está de chuva... bem... sao capazes de dormir o dia todo e a noite toda se eu deixar.Megred Escreveu:No verão as minhas gatas dormem menos pois ficam a caçar lagartixas LOOL normalmente e depois uma mini sesta , enquanto que no Inverno elas dormem bem mais isto porque também elas ficam mais dentro de casa , mais quente e acolhedor e propicio ao sono delas.
<p>:) Quem não gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarnação!!</p>
-
- Membro
- Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am
O gato doméstico dorme cerca de 12-16 horas por dia, embora existam animais que possam dormir até cerca de 20 (!).
Quase todos os felinos são animais crepusculares, característica que muitos amigos domésticos mantêm, daí os picos de actividade ao fim da tarde e no fim da noite (horas propícias para a caça).
Os gatos de tipo "oriental" tendem a ser mais activos, enquanto que os exemplares mais volumosos ou os exemplares castrados tendem a ter um metabolismo mais baixo e logo, a ser menos activos.
Os gatos são também, essencialmente, animais de hábitos, pelo que podem ajustar as suas rotinas aos horarios dos donos (hora a que chega a casa, a que se levanta de manhã, etc).
O meu anda sempre meio desorientado com os meus turnos, nunca sabe qdo tem o dono em casa...
Quase todos os felinos são animais crepusculares, característica que muitos amigos domésticos mantêm, daí os picos de actividade ao fim da tarde e no fim da noite (horas propícias para a caça).
Os gatos de tipo "oriental" tendem a ser mais activos, enquanto que os exemplares mais volumosos ou os exemplares castrados tendem a ter um metabolismo mais baixo e logo, a ser menos activos.
Os gatos são também, essencialmente, animais de hábitos, pelo que podem ajustar as suas rotinas aos horarios dos donos (hora a que chega a casa, a que se levanta de manhã, etc).
O meu anda sempre meio desorientado com os meus turnos, nunca sabe qdo tem o dono em casa...