Boas,
Eu tenho uma chinchila e gostava de lhe colocar alguma coisa na gaiola para que ela se divirta, mas nas lojas de animais não existe praticamente nada para o efeito.
Alguém me poderia indicar alguns brinquedos para colocar dentro da gaiola.
Os brinquedos podem ser construídos em casa, podem ser coisas que normalmente existam em casa, ou mesmo comprados numa loja.
Desde já, obrigado pelas respostas.
Fiquem bem
Jmiguel
Diversão de Chinchilas
Olá
Existem vários brinquedos para roedores,nas lojas costumo ver mais para hamsters mas já vi em várias lojas brinquedos que são adequados para chinchilas como estes :
Uma bola de guloseimas,poe-se a gulosei-ma dentro da bola e eles brincam ao mesmo tempo que tentam tirar a gulosei-ma lá de dentro

Ou bolas de madeira ( que as chinchilas adoram roer ) com guizo

São apenas dois exemplos,que costumo ver á venda nas lojas de animais

Existem vários brinquedos para roedores,nas lojas costumo ver mais para hamsters mas já vi em várias lojas brinquedos que são adequados para chinchilas como estes :
Uma bola de guloseimas,poe-se a gulosei-ma dentro da bola e eles brincam ao mesmo tempo que tentam tirar a gulosei-ma lá de dentro

Pois, mas o problema é que não encontro esse tipo de brinquedos nas lojas cá de Braga!
Mas eu vou continuar a procurar...
Uma ideia que eu também já tive era eu construir alguma coisa em madeira ou noutro material qualquer que ela pudesse roer, mas o problema é que eu não tenho muita imaginação para "arquitectar" o plano, se alguém já tentou fazer uma coisa do género e quisesse partilhar a sua ideia eu agradecia.
Fiquem bem e obrigado pela resposta
Jmiguel
Mas eu vou continuar a procurar...
Uma ideia que eu também já tive era eu construir alguma coisa em madeira ou noutro material qualquer que ela pudesse roer, mas o problema é que eu não tenho muita imaginação para "arquitectar" o plano, se alguém já tentou fazer uma coisa do género e quisesse partilhar a sua ideia eu agradecia.
Fiquem bem e obrigado pela resposta
Jmiguel
-
- Membro
- Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
- Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)
Pode cortar pedacinhos de pinho, fazer-lhes um furinho no meio e tingi-los com corante alimentar (é perfeitamente seguro, não se preocupe
). Misture o corante com água quente (a água quente dilata os "poros" da madeira, e faz com que a cor seja absorvida mais facilmente), e deixe a madeira de molho cerca de 2 horas. Depois retire-a com luvas de latex (senão, fica com as mãos todas pintadas e o corante custa a sair) e deixe-as secar muito bem, se possível, durante um dia ou mais. Depois, pode comprar uma corrente de aço inoxidável, por-lhe um ganchinho na ponta e prender no tecto da gaiola, pendure a madeira na corrente e ponha algo para servir de tampão para a madeira não escorregar.
Também pode fazer uns hammocks, mas isso já dá um bocadito de mais trabalho porque é preciso ter muito cuidado com as linhas. O ideial é fazer com malha polar porque não se desfaz do mesmo modo que os outros tecidos, e elas não parecem ter grande interesse em roer a malha polar. Cosa o hammock todo do avesso (para não ficar com linhas soltas que elas possam engolir), à excepção de um canto (para conseguir por o hammock direito), e cosa bem esse canto, sem haver linhas de fora. Numa retrosaria, ponha um ilhó em cada ponta, arranje uma corrente de aço inoxidável, prenda em cima, ponha o hammock, e ponha algo no fundo da corrente para evitar que o hammock escorregue pela corrente. Pode também forrar tubos de cartão bem rígido e forte com malha polar e pendurá-los, fica tipo um túnel.

Também pode fazer uns hammocks, mas isso já dá um bocadito de mais trabalho porque é preciso ter muito cuidado com as linhas. O ideial é fazer com malha polar porque não se desfaz do mesmo modo que os outros tecidos, e elas não parecem ter grande interesse em roer a malha polar. Cosa o hammock todo do avesso (para não ficar com linhas soltas que elas possam engolir), à excepção de um canto (para conseguir por o hammock direito), e cosa bem esse canto, sem haver linhas de fora. Numa retrosaria, ponha um ilhó em cada ponta, arranje uma corrente de aço inoxidável, prenda em cima, ponha o hammock, e ponha algo no fundo da corrente para evitar que o hammock escorregue pela corrente. Pode também forrar tubos de cartão bem rígido e forte com malha polar e pendurá-los, fica tipo um túnel.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
Concordo plenamente com a ideia, só não vejo necessidade de colorir os pedaços de madeira, pois as cores só servem para os donos. As chinchilas têm uma péssima visão e não distinguem as coresNadeshda Escreveu:Pode cortar pedacinhos de pinho, fazer-lhes um furinho no meio e tingi-los com corante alimentar (é perfeitamente seguro, não se preocupe). Misture o corante com água quente (a água quente dilata os "poros" da madeira, e faz com que a cor seja absorvida mais facilmente), e deixe a madeira de molho cerca de 2 horas. Depois retire-a com luvas de latex (senão, fica com as mãos todas pintadas e o corante custa a sair) e deixe-as secar muito bem, se possível, durante um dia ou mais. Depois, pode comprar uma corrente de aço inoxidável, por-lhe um ganchinho na ponta e prender no tecto da gaiola, pendure a madeira na corrente e ponha algo para servir de tampão para a madeira não escorregar.

Esta é uma ideia bastante aceitável e engraçada. Já para não falar do divertimento do/a dono/a ao elaborar este acessórioNadeshda Escreveu:Também pode fazer uns hammocks, mas isso já dá um bocadito de mais trabalho porque é preciso ter muito cuidado com as linhas. O ideial é fazer com malha polar porque não se desfaz do mesmo modo que os outros tecidos, e elas não parecem ter grande interesse em roer a malha polar. Cosa o hammock todo do avesso (para não ficar com linhas soltas que elas possam engolir), à excepção de um canto (para conseguir por o hammock direito), e cosa bem esse canto, sem haver linhas de fora. Numa retrosaria, ponha um ilhó em cada ponta, arranje uma corrente de aço inoxidável, prenda em cima, ponha o hammock, e ponha algo no fundo da corrente para evitar que o hammock escorregue pela corrente. Pode também forrar tubos de cartão bem rígido e forte com malha polar e pendurá-los, fica tipo um túnel.

Boa sorte!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am
PatriciA : A bola de guloseimas é muito engraçada... mas cuidado com o material de que é feita, pois tal como sabes, elas gostam muito de roer tudo o que lhes aparece à frente! Os materiais tipo plastico, borrachas e latex não são muito aconselháveis.PatriciA_ Escreveu:Olá![]()

eu pessoalmente também não gosto . Mas na loja onde vou comprar a gaiola da minha pequenina foram estes dois brinquedos que me foram aconselhados para ela pela dona da loja,por isso coloquei aqui, mas se comprar vou optar pelo de madeira 

A sério?
por acaso tinha uma boa ideia da dona da loja ... Mas é verdade que cada vez mais nas lojas se vê pessoas a falarem do que não sabem só mesmo para vender ... Tenho alguns hamsters,e ultimamente como ia ter uma ninhada fui a algumas lojas comprar alguns acessórios,e ás vezes quando se pede a opinião a um funcionário ouve-se com cada coisa 

Obrigado pelas respostas.
Uma coisa que normalmente reparo é que as lojas de animais não têm praticamente diversões nenhumas para chinchilas, mas muita coisa para hamsters.
De certeza que há muita gente que tem o mesmo problema que eu.
Eu acho que a gaiola da minha chinchila tem pouca coisa para ela se divertir.
Tem apenas uma roda e casota e depois tem prateleiras. Por isso é que eu acho que tem poucas coisas para ela brincar.
Mas mais uma vez obrigado pelas respostas.
Fiquem bem
Jmiguel
Uma coisa que normalmente reparo é que as lojas de animais não têm praticamente diversões nenhumas para chinchilas, mas muita coisa para hamsters.
De certeza que há muita gente que tem o mesmo problema que eu.
Eu acho que a gaiola da minha chinchila tem pouca coisa para ela se divertir.
Tem apenas uma roda e casota e depois tem prateleiras. Por isso é que eu acho que tem poucas coisas para ela brincar.
Mas mais uma vez obrigado pelas respostas.
Fiquem bem
Jmiguel