raças de cães portuguesas
Moderador: mcerqueira
Boas,
Tenho vindo a acompanhar alguns dos comentários e assuntos neste fórum e parece-me que faz falta mais informação sobre as raças portuguesas. Quero com isto dizer (não a informação de estalões, livros ou sites tantas vezes referida mas sim) opiniões fundamentadas de quem tem contacto pessoal ou muito próximo com determinada raça. Se porventura, houver respostas a este post, seria recomendável que as pessoas identificassem qual o seu conhecimento e relação com determinada raça.
O desenrolar deste tema poderá ser uma forma de se concentrar informação, possivelmente muito útil, para quem procure ser dono de um cão de raça portuguesa.
Peço desculpa por estar a ignorar alguns posts dispersos com informação relevante.
COMEÇANDO...
Tenho três cães de raças portuguesas em casa:
- uma cadela de Castro Laboreiro, com RI, com quatro anos -
--------aspecto físico muito interessante, bonita e de tamanho interessante
------- rústica, saudável, moderadamente atlética, capaz de acompanhar passeios de BTT com certo à vontade, até 7 KM
------- cadela que não é independente, fácil de ensinar, respeita e faz respeitar hierarquias, tímida, pouco corajosa e não pode ser considerada de boa guardiã
------- faz "muito" barulho de noite (embora a junção de uma nova cadela tenha resolvido o problema totalmente)
-------pouco activa de dia e muito à noite (nos dias quentes mal se mexe...)
------- não é ideal para conviver com um cão velho e frágil
- uma cão de serra de aires com 5 anos com lop:
------demasiado grande para o estalão, com problemas de saúde
------cão ágil, muito forte, dentes e mandíbulas impressionantes
------inteligente, facilmente visível a vontade de conduzir animais
------agressivo com estranhos, e comigo, mas não com outras pessoas da família, bom guarda
------pelo comprido é complicado para quem não tiver tempo e cuidado
------este cão chegou cá casa adulto pelo que a agressividade poderá e, provavelmente será em parte, resultado de uma má educação inicial
------ activo de dia(ou todo o dia), ladra demasiado para chamar a atenção pelo que é chato
- uma cadela de fila de são miguel com 6 meses e lop:
-----ágil, musculada, gosta de seguir o dono e de conduzir animais
-----bastante activa, e inicialmente ( pelo menos) desconfiada de estranhos
-----ladra na medida certa,
-----um pouco temerosa de estranhos, talvez venha a dar um bom cão de guarda
-----rústica
----- questiona a autoridade da cadela mais velha esporadicamente
-----dado ser um cão vivo, não estou convencido que seja muito fácil de controlar por quem não tiver tempo para dominar o cão
Fica assim a minha experiência como dono.
Posso acrescentar que não tenho visto cães de castro laboreiro que impressionem como guardas (mas também só vi meia dúzia deles).
Vi alguns cães de fila de s. miguel e pareceram-me ( e apenas parte deles) mais apropriados como guardas. Poderão alguns ladrar de menos e maioria dos machos ser demasiado dominantes para tolerar outros machos.
De resto sei que podengos pequenos poderão ser bons sinalizadores para guarda e que (embora nem todos) os serra da estrela que vi poderão ser descritos como bons guardas.
Peço desculpa se o que escrevi não traduz a verdadeira essência das raças mas é apenas a minha interpretação sincera. É possível que o que eu considero um bom cão de guarda seja demasiado agressivo para a maioria das pessoas e que o tipo de educação e socialização de cá de casa os torne demasiado mansos.
Saudações e continuem...
Tenho vindo a acompanhar alguns dos comentários e assuntos neste fórum e parece-me que faz falta mais informação sobre as raças portuguesas. Quero com isto dizer (não a informação de estalões, livros ou sites tantas vezes referida mas sim) opiniões fundamentadas de quem tem contacto pessoal ou muito próximo com determinada raça. Se porventura, houver respostas a este post, seria recomendável que as pessoas identificassem qual o seu conhecimento e relação com determinada raça.
O desenrolar deste tema poderá ser uma forma de se concentrar informação, possivelmente muito útil, para quem procure ser dono de um cão de raça portuguesa.
Peço desculpa por estar a ignorar alguns posts dispersos com informação relevante.
COMEÇANDO...
Tenho três cães de raças portuguesas em casa:
- uma cadela de Castro Laboreiro, com RI, com quatro anos -
--------aspecto físico muito interessante, bonita e de tamanho interessante
------- rústica, saudável, moderadamente atlética, capaz de acompanhar passeios de BTT com certo à vontade, até 7 KM
------- cadela que não é independente, fácil de ensinar, respeita e faz respeitar hierarquias, tímida, pouco corajosa e não pode ser considerada de boa guardiã
------- faz "muito" barulho de noite (embora a junção de uma nova cadela tenha resolvido o problema totalmente)
-------pouco activa de dia e muito à noite (nos dias quentes mal se mexe...)
------- não é ideal para conviver com um cão velho e frágil
- uma cão de serra de aires com 5 anos com lop:
------demasiado grande para o estalão, com problemas de saúde
------cão ágil, muito forte, dentes e mandíbulas impressionantes
------inteligente, facilmente visível a vontade de conduzir animais
------agressivo com estranhos, e comigo, mas não com outras pessoas da família, bom guarda
------pelo comprido é complicado para quem não tiver tempo e cuidado
------este cão chegou cá casa adulto pelo que a agressividade poderá e, provavelmente será em parte, resultado de uma má educação inicial
------ activo de dia(ou todo o dia), ladra demasiado para chamar a atenção pelo que é chato
- uma cadela de fila de são miguel com 6 meses e lop:
-----ágil, musculada, gosta de seguir o dono e de conduzir animais
-----bastante activa, e inicialmente ( pelo menos) desconfiada de estranhos
-----ladra na medida certa,
-----um pouco temerosa de estranhos, talvez venha a dar um bom cão de guarda
-----rústica
----- questiona a autoridade da cadela mais velha esporadicamente
-----dado ser um cão vivo, não estou convencido que seja muito fácil de controlar por quem não tiver tempo para dominar o cão
Fica assim a minha experiência como dono.
Posso acrescentar que não tenho visto cães de castro laboreiro que impressionem como guardas (mas também só vi meia dúzia deles).
Vi alguns cães de fila de s. miguel e pareceram-me ( e apenas parte deles) mais apropriados como guardas. Poderão alguns ladrar de menos e maioria dos machos ser demasiado dominantes para tolerar outros machos.
De resto sei que podengos pequenos poderão ser bons sinalizadores para guarda e que (embora nem todos) os serra da estrela que vi poderão ser descritos como bons guardas.
Peço desculpa se o que escrevi não traduz a verdadeira essência das raças mas é apenas a minha interpretação sincera. É possível que o que eu considero um bom cão de guarda seja demasiado agressivo para a maioria das pessoas e que o tipo de educação e socialização de cá de casa os torne demasiado mansos.
Saudações e continuem...
Excelente ideia para tópico, não tenho nenhuma informação a dar em relação a raças portuguesas, mas deixo aqui o meu comentário:
Quando se refere ao facto de os seus cães terem "mandíbulas impressionantes", "fazerem passeios de 7km", "questiona autoridade de cães mais velhos", entre outras informações que nos deixou, não vejo de que modo nos dá informações sobre raças portuguesas. Estas características aplicam-se a cães de qualquer raça. Não teria sido mais interessante começar este tópico dando informações correctas e fundamentadas sobre morfologia, carácter, comportamento, etc de cada uma das raças e a partir daí cada dono relatar a sua experiência com os seus cães e trocarem ideias? Espero que não leve a mal o meu comentário, mas já que é um bom tópico, porque não debatê-lo com pés e cabeça?
Já agora, quando diz
Espero que não leve a mal, é apenas uma sugestão para que se aproveite este fórum para debater temas mais interessantes e úteis do que os que têm aparecido por aqui ultimamente...
Quando se refere ao facto de os seus cães terem "mandíbulas impressionantes", "fazerem passeios de 7km", "questiona autoridade de cães mais velhos", entre outras informações que nos deixou, não vejo de que modo nos dá informações sobre raças portuguesas. Estas características aplicam-se a cães de qualquer raça. Não teria sido mais interessante começar este tópico dando informações correctas e fundamentadas sobre morfologia, carácter, comportamento, etc de cada uma das raças e a partir daí cada dono relatar a sua experiência com os seus cães e trocarem ideias? Espero que não leve a mal o meu comentário, mas já que é um bom tópico, porque não debatê-lo com pés e cabeça?

Já agora, quando diz
e se refere a "cão vivo" é ao facto de ser activo/enérgico, certo?jmop Escreveu:...dado ser um cão vivo, não estou convencido que seja muito fácil de controlar por quem não tiver tempo para dominar o cão...
Vê o que lhe queria dizer?jmop Escreveu:Fica assim a minha experiência como dono.

Não tem que pedir desculpa, como diz o que escreveu não traduz a verdadeira essência das raças mas sim a sua experiência como dono.jmop Escreveu:Peço desculpa se o que escrevi não traduz a verdadeira essência das raças mas é apenas a minha interpretação sincera. É possível que o que eu considero um bom cão de guarda seja demasiado agressivo para a maioria das pessoas e que o tipo de educação e socialização de cá de casa os torne demasiado mansos.

Espero que não leve a mal, é apenas uma sugestão para que se aproveite este fórum para debater temas mais interessantes e úteis do que os que têm aparecido por aqui ultimamente...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
- Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster
Excelente tópico
Neste momento não tenho nenhum cão de raça portuguesa, mas os meus pais têm cães da serra. São cães de médio/grande porte, de temperamente calmo, hábeis aprendizes e optimos guardas

Neste momento não tenho nenhum cão de raça portuguesa, mas os meus pais têm cães da serra. São cães de médio/grande porte, de temperamente calmo, hábeis aprendizes e optimos guardas

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 06, 2004 9:14 pm
Nós temos 2 cães de raças portuguêsas:
- Uma Serra da Estrela.....boa guarda, meiga para nós, um pouco timida para os de fora (quando estamos presentes)....
Qd há "batatada" entre os outros cães, vai sempre "molhar o bico", o que é uma chatice, pois jé tem feito lenhos jeitosos a alguns, pois morde e puxa.....
Em relação aos outros cães, fora esses episódios, dá-se bem com eles....
É bastante "esquisita" com a comida....e come menos do que pensávamos...
Desde pequena que prefere dormir ao relento, mesmo no pico do Inverno...
Escovamo-la frequentemente, pois ô seu pêlo tem tendência para formar nós, e o pêlo morto não cai facilmente, como noutras raças....
- Um Podengo Português Pequeno de pêlo cerdoso.....um patusco....bom "pet"....portátil.....e com um temperamento fantástico.....sempre alegre.....e para já, dá-se bem com todos os cães por quem passa (só tem 6 mêses).....
- Uma Serra da Estrela.....boa guarda, meiga para nós, um pouco timida para os de fora (quando estamos presentes)....
Qd há "batatada" entre os outros cães, vai sempre "molhar o bico", o que é uma chatice, pois jé tem feito lenhos jeitosos a alguns, pois morde e puxa.....
Em relação aos outros cães, fora esses episódios, dá-se bem com eles....
É bastante "esquisita" com a comida....e come menos do que pensávamos...
Desde pequena que prefere dormir ao relento, mesmo no pico do Inverno...
Escovamo-la frequentemente, pois ô seu pêlo tem tendência para formar nós, e o pêlo morto não cai facilmente, como noutras raças....
- Um Podengo Português Pequeno de pêlo cerdoso.....um patusco....bom "pet"....portátil.....e com um temperamento fantástico.....sempre alegre.....e para já, dá-se bem com todos os cães por quem passa (só tem 6 mêses).....
Bela ideia para um topico
Ainda não posso dar a minha opinião como dono pois ainda não tive o prazer de poder adquirir um companheiro canino (ainda me falta reunir algumas condiçoes para o poder fazer) mas quando o fizer, certamente será um pequenote de uma raça portuguesa
quanto a sua cadela castro laboreiro (em relação a capacidades de guarda) será que não é só aparecia?estamos a falar de uma raça selecionada para proteger gado e propriedades, alguns poderão ser timidos mas quando necessario desempenhar bem a sua função de guardas...ja ouvi dizer que os castros por vezes surpreendem os seus donos demonstrando uma extrema inteligencia, é das raças portuguesas que mais me cativa, tem um ar docil e meigo, deve ser um companheiro fantastico
Tambem gosto muito dos serras da estrela, a variedade de pelo comprido tem uma beleza que me fascina...aqui ja posso falar um pouco mais pois tenho um amigo que possui um, e o cão é fantastico...extremamente meigo e apesar disso desempenha perfeitamente o seu papel de guarda, mesmo sem grande alarido, so ladra o suficiente para mostrar a quem se aproxima que esta a guardar o territorio.. na presença do dono, ninguem tem problemas em entrar no seu territorio, e aceita umas boas festinhas atras da orelha
mas não dá muitas confianças... gosta muito de crianças, é super cuidadoso (mesmo assim nunca fica com uma criança sem supervisao pois ja sabemos como é
) não me importava de ter um companheiro assim
Outro que me fascina e tenho pena de não saber muito sobre ele e de aindo só ter visto um unico exemplar em toda a minha vida é o podengo portugues grande...
mesmo na internet não se encontra muita informação...talvez por ser uma raça pouco procurada, não sei...sei que ja andou perto da extinção, espero que ja n se encontre nessa situação..
Cumprimentos
Cláudio Saraiva

Ainda não posso dar a minha opinião como dono pois ainda não tive o prazer de poder adquirir um companheiro canino (ainda me falta reunir algumas condiçoes para o poder fazer) mas quando o fizer, certamente será um pequenote de uma raça portuguesa

quanto a sua cadela castro laboreiro (em relação a capacidades de guarda) será que não é só aparecia?estamos a falar de uma raça selecionada para proteger gado e propriedades, alguns poderão ser timidos mas quando necessario desempenhar bem a sua função de guardas...ja ouvi dizer que os castros por vezes surpreendem os seus donos demonstrando uma extrema inteligencia, é das raças portuguesas que mais me cativa, tem um ar docil e meigo, deve ser um companheiro fantastico

Tambem gosto muito dos serras da estrela, a variedade de pelo comprido tem uma beleza que me fascina...aqui ja posso falar um pouco mais pois tenho um amigo que possui um, e o cão é fantastico...extremamente meigo e apesar disso desempenha perfeitamente o seu papel de guarda, mesmo sem grande alarido, so ladra o suficiente para mostrar a quem se aproxima que esta a guardar o territorio.. na presença do dono, ninguem tem problemas em entrar no seu territorio, e aceita umas boas festinhas atras da orelha

Outro que me fascina e tenho pena de não saber muito sobre ele e de aindo só ter visto um unico exemplar em toda a minha vida é o podengo portugues grande...

Cumprimentos
Cláudio Saraiva
Pessoalmente só acho que há uma raça canina portuguesa que é uma verdadeira desilusão .... o CGT, em termos gerais.
CindelP Escreveu:Pessoalmente só acho que há uma raça canina portuguesa que é uma verdadeira desilusão .... o CGT, em termos gerais.
Na minha opinião, não será uma desilusão, mas sim um cão em vias de entrar na moda.. o que poderá não ser nada benefico

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)
olá a todos
Eu tenho dois cães em casa um deles é serra d´aires , acho realmente triste que não exista nada de livros sobre eles ,os conhecimentos que tenho adquirido sobre a raça é a convivência com o meu e com alguns outros que conheço .
Agora o meu cão aqui onde vivo passa por cão d´água todos os dias , fazer o quê ? muita gente nem nunca ouviu falar do serra d`aires .
Eu tenho dois cães em casa um deles é serra d´aires , acho realmente triste que não exista nada de livros sobre eles ,os conhecimentos que tenho adquirido sobre a raça é a convivência com o meu e com alguns outros que conheço .
Agora o meu cão aqui onde vivo passa por cão d´água todos os dias , fazer o quê ? muita gente nem nunca ouviu falar do serra d`aires .
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
Alto lá, que eu quando estive no Algarve a passar férias veio uma senhora perguntar-me se era um "castro d`aires" porque uma amiga dela tinha um igualzinho.sonja Escreveu: muita gente nem nunca ouviu falar do serra d`aires .

Sei perfeitamente que no Algarve muita gente conheçe o cão de água, e fellizmente por cá também já se vai conhecendo.
Mas ainda oiço os meus vizinhos a dizer que os meus caniches são muito lindos.

Cão de Água
Extremamente brincalhão, adora miudos, ladra quando há intrusos ou algo estranho nas redondezas. São extremamente inteligentes, nunca se esquecem de nada, para o bem e para o mal. Muito fáceis de treinar, sempre prontinhos para a brincadeira ou para o trabalho.
São um bocadinho melgas, não em demasia, mas onde quer que o dono esteja é onde eles estão. Teimosos QB, o suficiente para dar pica mas não tanto que nos enerve.
Muito expressivos, amuam...

Estragam muito em cachorro...mas controla-se com bastante exercicio, temos é de os cansar.
Mais...
Best Friends
E quanto mais conheço as outras raças mais gosto desta!
Têm um senão, demasiado pêlo!

Descobri na internet algumas fotos de barbados da terceira!
São engraçados
tem um corte de orelhas como o fila de s miguel e depois como tem aquele pelo todo ficam com as orelhas tipo pastor do brie
alguem por aqui tem um destes?
São engraçados

alguem por aqui tem um destes?
Parece que vamos ficar na eterna curiosidade de saber porqueFBC Escreveu:CindelP Escreveu:Pessoalmente só acho que há uma raça canina portuguesa que é uma verdadeira desilusão .... o CGT, em termos gerais.
Disilusão em que aspectos?

A paciência é uma virtude, não sabia?c_saraiva Escreveu:Parece que vamos ficar na eterna curiosidade de saber porqueFBC Escreveu:CindelP Escreveu:Pessoalmente só acho que há uma raça canina portuguesa que é uma verdadeira desilusão .... o CGT, em termos gerais.
Disilusão em que aspectos?