segunda mai 12, 2003 7:00 pm
Eu nunca disse que os cães não capacidade de nos compreender. Claro que têm. O meu cão tem um certo grau de obediência e pratica agility em competição. Se ele não me compreendesse, nada disto seria possível. Mas ele não compreende nada do que possa falar com ele. Compreende sim é palavras associadas a acções que ele aprendeu, e tons de voz (esqueci-me de mencionar isso na primeira mensagem).
E tem toda a razão no que diz sobre a comunicação não verbal. O meu cão acata melhor ordens gestuais que verbais. Mas neste tópico falamos sobre comunicação verbal e como tal não mencionei qualquer outro tipo.
Eu posso estar a dizer: "Spot, o que é que tu estás a fazer, pára com isso!" com um tom de voz elevado. O cão recuará. Se eu disser simplemente um forte: "Não!", ele recuará e com o usar da mesma palavra ele vai associar o "não" a algo que ele faz de errado, e como tal pára.
Se falar com ele, não percebe nada, mas o tom de voz ele percebe. Se eu disser uma só palavra, para além do tom de voz, ele compreende o comando.
Um cão também não compreende linguagem gestual, só compreende após um certo treino, mesmo que involuntário. Se derem uma palmada no vosso cão, e outra, após umas quantas, basta levantarem a mão que ele já sabe que vai apanhar. Involuntáriamente foi treinado a associar a mão levantada, com palmada. E só assim ele entende.
A única coisa que os cães percebem de "origem" é o tom de voz. Eles habituam-se ao nosso tom de voz normal. Outro tom, significa coisas diferentes. Mas afinal, isto também é um treino involuntário.
Acreditem, que eles não percebem o que dizem. Se acontecem coisas, tipo eles fazerem o que dizem sem ser um comando, é porque no meio do palavreado está algo que ele associou a uma coisa qualquer.
Exemplo: "Oh bobi, vai ter com o pai!" E apontam. Ele pode perceber o pai porque ouve muitas vezes a palavra pai quando se referem ou apontam para o pai. Se disserem "pai" e apontarem, o efeito é o mesmo. Se em vez do pai disserem sempre xpto, ele responde ao xpto.
A linguagem dos cães é primitiva. Eles não entendem o que falamos, nunca. Entendem sim é comandos que aprenderam, tons que voz e emoções. Mas o que falamos, não entendem.
Nel, claro que falo com o Spot, mas não quando estou a dar comandos. E mesmo os comandos, são dados uma só vez, se repetimos o comando imensas vezes, ele aprende a ignorar. "Se o dono chama e chama e eu não venho, e ele chama e chama... é porque não preciso de vir quando ele chama".