Espada Cauda-de-lira

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

quarta jan 30, 2008 12:05 pm

Família : Poecilídeos

Nome comum: Espada Cauda-de-lira

Nome Científico : Xiphophorus helleri

Comprimento em adulto : até 13 cm

Temperatura da água : 22 – 26º C

pH : 7,2

Alimentação :

Os Espadas alimentam-se de flocos, granulado, também gostam muitos de larvas, artémia e pulgas do mar.
Devemos servir-lhes com frequência, alimentos de origem vegetal, talvez pareca estranho mas sao uns amantes de musgo de java, para eles um aquario com musgo de java é optimo, sao capazes de passar grande parte do seu tempo de volta do musgo de java, nao fiquem com a ideia que se meterem musgo de java no vosso aquario eles desaparecem com o musgo, não nada disso eles comem o que querem mas nada de especial.

Reprodução :

São ovovivíparos, sendo os Espadas uma espécie muito fácil de reproduzir e manter em aquario.

P.S.:
Existem varias sub-especies do peixe Cauda-de-Espada, esta é uma delas, para mim é a mais bonita, também foi a que eu escolhi.
São peixes muito robustos e bastante pacíficos, e também muito comuns de se encontrar nos aquários comunitários.

Deixo aqui umas fotos de dois dos meus exemplares..

Nesta foto temos dois Espadas cauda de lira femeas e um macho Espada por-do-sol

Imagem

Ora aqui vai um dos meus machos Espada Cauda-de-lira, aqui ainda era uma criança com 7meses.

Imagem
Estella
Membro Júnior
Registado: sexta abr 13, 2007 1:36 pm

domingo fev 17, 2008 11:11 am

Gostava de adquirir uns especies,por acaso não sabes aonde posso adquirir?eu moro no algarve e aqui infelizmente não há muita variedade.

Agradeço deste já toda ajuda que possas dar.
Cumprimentos
Xaves
Membro Veterano

domingo fev 17, 2008 11:49 am

Eu moro perto de lisboa, por acaso no algarve nunca reparei muito nas lojas de animais com peixes..

Mas desejo-lhe boa sorte para os seus futuros meninos :D
Estella
Membro Júnior

domingo fev 17, 2008 2:07 pm

Boa tarde Xaves

Pois aqui é muito dificil adquirir peixes por isso pergunto senão podias ver uns?Podem vir por correio(chegam bem e no mesmo dia)contra reemboso.
Já tenho feito isso com ajuda de outros aquarofilistas,adorava poder contar a tua ajuda.

Deste já agradeço.
kravex
Membro Júnior
Registado: sábado fev 02, 2008 1:17 pm

domingo fev 17, 2008 3:50 pm

Estella nao sei de que zona do algarve é, mas em em faro tem pelo menos uma loja de peixes bastante grande e diversificada.
Estella
Membro Júnior

domingo fev 17, 2008 4:23 pm

Sou da outra ponta muito menos movimentada,mas desculpa inistir mas não tens nenhum para venda?
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça fev 19, 2008 11:34 pm

Tive a visita de um colaborador de uma loja em Lagos. Pelo que conversamos será sempre possivel fazer o envio para se levantar os peixes nessa loja.
O mesmo poderá ser feito com outra loja.

Tens de pedir.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Xaves
Membro Veterano

quarta fev 20, 2008 2:15 pm

Aquapet Escreveu:Tive a visita de um colaborador de uma loja em Lagos. Pelo que conversamos será sempre possivel fazer o envio para se levantar os peixes nessa loja.
O mesmo poderá ser feito com outra loja.

Tens de pedir.

Pronto estás a ver já tens aqui uma solução.

E muito em breve terás os cachopos.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta fev 21, 2008 10:17 pm

Hoje estive num criador de guppies que me deixo ver os reprodutores e vi uma fêmea com mais de 15cm de comprimento.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Xaves
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 6:56 pm

Aquapet Escreveu:Hoje estive num criador de guppies que me deixo ver os reprodutores e vi uma fêmea com mais de 15cm de comprimento.
Eheheh a minha femea mais velha está com 13 cm
:lol:
fofuxa
Membro
Registado: terça dez 05, 2006 4:01 pm

quinta mar 27, 2008 7:25 pm

Este tópico está bom para estar inamovivel parabens xaves :D a pouco e pouco isto vai evoluindo
Xaves
Membro Veterano

quinta mar 27, 2008 7:36 pm

fofuxa Escreveu:Este tópico está bom para estar inamovivel parabens xaves :D a pouco e pouco isto vai evoluindo
Claro que sim, e com a ajuda de todos isto vai ao sitio :lol:
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

quinta abr 03, 2008 10:56 pm

Xaves Escreveu: Eheheh a minha femea mais velha está com 13 cm
Xaves, poderia me dizer se esses 13 cm é da cabeça até a ponta da cauda ou da cabeça até o início da cauda?

De qualquer forma ela deve ser muito bonita e pergunto: Tem alguma foto dela para apreciarmos?

Sou um "laguista" e... todo laguista é fotomaníaco. :lol:

Obs.: Sou brasileiro portanto posso/devo usar algumas palavras que podem ser "estranhas" para vocês, assim como também vejo algumas que me surpreendem, ok? :wink:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Xaves
Membro Veterano

domingo abr 06, 2008 10:22 pm

É a menina de dimensões maiores da 1º foto, a ananás, mas nesse momento ainda tinha pouco menos de 1 ano de idade, é uma menina maravilhosas.

A medição que eu disse é da boca á parte de onde sai a biforcação, apanha um pouco de cauda inteira.

Fotos dela recentes não tenho, mas quando tiver eu coloco. :wink:
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

domingo abr 06, 2008 11:41 pm

Xaves Escreveu: A medição que eu disse é da boca á parte de onde sai a biforcação, apanha um pouco de cauda inteira.
Ela é realmente muito linda. Um dia ainda terei uma beldade dessas. :lol:

Por aqui quando nos referimos as medidas de um peixe levamos em consideração da boca ao início da cauda. Saberia me dizer ou alguem saberia me dizer os critérios que são usados por aí? Se oficial ou não? :?:

No aguardo. :wink:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Responder

Voltar para “Peixes”