pedras para desgastar dentes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
speedycastro
Membro
Registado: domingo fev 03, 2008 11:57 pm

sexta abr 04, 2008 12:05 am

o meu coelho, ainda pequeno, não tem grande atracção pelas ditas pedras de calcio... na semana passada comprei pedra de sal, dita para roedores, e reparei que ele a lambia em vez de a roer, aquando disso reparei que a urina ficou mais amarelada... questao é: a pedra de sal é apropriada para coelhos, já que é roedores?
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta abr 04, 2008 9:00 am

Como o Tinkas não ligava muito à pedra aconselharam-me a colocar u7m pedaça de madeira não tratada. O certo é que ele esta roi. Agora se produz o mesmo desgaste não sei. À priori sou contra o sal seja de que forma for :D
Barraka179
Membro
Registado: sexta jan 18, 2008 5:25 pm
Localização: 2Cães, 1Gato, 1Coelho anão, 1Esquilo Siberiano, 1Tartaruga

sexta abr 04, 2008 9:49 am

Pelo que sei é normal os coelhos não ligarem à pedra de cálcio. Na minha opinão,pela minha experiencia, a madeira não tem tratada tem bons resultados no desgaste dos dentes e os pequenos costumam "aderir" :wink:
Quanto á pedra de sal não tenho conhecimento da sua utilização...
Every wasted day becomes a wasted chance...
MatildeS
Membro
Registado: sábado fev 16, 2008 1:42 am

sexta abr 04, 2008 3:26 pm

speedycastro Escreveu:o meu coelho, ainda pequeno, não tem grande atracção pelas ditas pedras de calcio... na semana passada comprei pedra de sal, dita para roedores, e reparei que ele a lambia em vez de a roer, aquando disso reparei que a urina ficou mais amarelada... questao é: a pedra de sal é apropriada para coelhos, já que é roedores?
Se a pedra de sal faz bem não sei, o facto da urina ter ficado mais amarelada é devido ao facto dos rins não filtrarem tanta água pois há uma grande quantidade de NaCl (sal) no sangue e para que essa concentração não fique elevada há maior retenção de água. A verdade é que o sal em excesso, como tudo, não faz bem ninguém...

A pedra de cálcio só é melhor devido ao suplemento de cálcio que dá aos animais essencial para os ossos e dentes, mas há muitos roedores que não ligam e n há problema de maior, faça como lhe aconselharam use pedaços de madeira proprios!
speedycastro
Membro
Registado: domingo fev 03, 2008 11:57 pm

sexta abr 04, 2008 10:00 pm

já retirei a pedra de sal da gaiola, só quero que o meu fofuxo se sinta bem... obrigado pelas dicas.
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

sexta abr 04, 2008 10:10 pm

segundo o que sei a pedra de sal é para lamber e não roer!!
há porquinhos que ficam imenso tempo dando lambidelas em água e na pedra de cálcio sucessivamente!!
se queres que ele desgaste os dentes dá a madeira cartão ou então as pedras de cálcio!!
mas a pedra de calcio não sei se ele vai gostar daquilo mas o melhor é mesmo a madeira e o cartão!!
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

sexta abr 04, 2008 10:16 pm

ah e quanto a fazer bem ou não isso depende!!
se deres a pedra de vez em quando faz bem se a pedra tiver sempre lá e ele sempre a ""usa la"", pode fazer mal pq é sal a mais!!
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
Responder

Voltar para “Exóticos”