Fiscalização das lojas de animais

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

sexta abr 04, 2008 9:12 am

Bom dia a todos,

Na semana passada vi uns lindos Guppys machos numa loja e apaixonei-me por um amarelo, mas não o pude comprar naquelo momento. Como tal ontém voltei lá com esperança de ainda o encontrar mas não tive sorte :( .

Resolvi então visitar outras lojas daqui da zona (Póvoa de Varzim/Vila do Conde) e numa delas fiquei horrorizada.

Escalares com as barbatanas desfeitas, algumas pareciam aquelas folhas das àrvores que secam e onde apenas sobram as nervuras (expliquei-me bem??? :oops: ) Vi lá uns ciclideos com um tom amarelado horrivel a nadarem já de lado. Um "Qualquer coisa" bico papagaio mais morto do que vivo à venda por 6€, sem falar dos combatentes.

Apenas gostava de saber se para abrir este tipo de loja é preciso algum tipo de formação o licença específica? Se existe algum tipo de fiscalização ou se qualquer totó pode abrir uma loja, expor animais, e ganhar dinheiro a custa de muito sofrimento dos pobres bichos???

Será que não têm no mínimo um pouco de coração, será que não lhes custa verem os bichos a sofrerem?? Não lhes pesa na consciencia?? Nem se importam venderem peixes por uma fortuna sabendo que vão seguramente morrer e até quem sabe contaminar os outros peixes que o cliente já tinha????

Mas que raio de gente é esta????????????? :evil: :evil: :evil:

Lamento este meu desabafo, mas acreditem, fiquei mesmo doente

Um bom dia para todos
Isabel "ZAbou"
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

sexta abr 04, 2008 12:27 pm

Acredito que em muiiiiiiiiitos lugares pelo mundo a fora encontramos essas arbitrariedades. Aqui mesmo no Brasil, por vezes, também constatamos essa prática absurda.
Uma lástima saber que por aí também há os efeitos do capitalismo desenfreado = Tudo por dinheiro. :evil:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
ZABOU
Membro Veterano

sexta abr 04, 2008 2:55 pm

Eu já tinha visto uns peixitos mortos aqui ou ali, o que é normal.

Mas isto é de mais. Eu quando digo amarelado, bem nem sei dizer a cor, era mesmo estranho.
Uma vez também fiquei doente quando vi uma dezena de sacos plásticos, com um pouco de agua dentro, e cada um com um combatente (Betta). De todos os sacos, 2 é que ainda se poderiam aproveitar, os outros, bem contado nem dá, mortos ou moribundos, sem cor com as barbatanas desfeitas.

No mínimo, por uma questão de negócio, deveriam esconder esses peixes, ou separa-los num tanque devidamente identificado como "hospital", nem que não lhes faça nada. Mostrar aos clientes que podem confiar nos seus "produtos". Mas nem isso!!!!!!!!!!!

Sinceramente, tanta insensibilidade não me consigo conformar.

É como aquelas pessoas que se lançam na criação (seja de que tipo de animal) sem qualquer formação, qualquer moral, só para o dinheiro. Cruzam pais e filhos, tios e sobrinhos, desde que tenha bom aspecto e viva tempo suficiente para ser vendido, optimo.

Num mundo em que nem dos humanos sabemos tratar dignamente, será que podemos mesmo exigir que se fiscalise estas situações? Há coisas mais graves dirão uns, eu digo que por algum lado se deve começar.
Chiness
Membro Júnior
Registado: domingo mar 09, 2008 7:40 pm

sexta abr 04, 2008 4:31 pm

boas

zabou pois nisto que disses te tens toda a razão já vi muitas lojas que estão assim peixes e outro tipo de animais!
mas sabes, mente dos portugueses "desde que eu esteja bem os outros que se desenrasquem" é que é mesmo isto que acontece, i digo os "outros" como pra animais ou mesmo pessoas, cada pessoa só pensa no sei bem estar as vezes nem se preocupam com a própria familia.
fiz um bocado de off topic dscpm.

atenção que digo isto mas nem todas as pessoas sao assim, ha muitos que tratam os animais lindamente já vi isso aqui no forum pelo menos!

cumps
Tioayres
Membro

sexta abr 04, 2008 5:50 pm

ZABOU Escreveu: Eu quando digo amarelado, bem nem sei dizer a cor, era mesmo estranho.
Essa descrição já prediz que os parâmetros da água estão nas piores condições possíveis.
Outra observação que podemos fazer desses pormenores é que o pH da água não é a apropriada para a espécie, quase sempre são peixes de águas alcalinas em águas ácidas e vice-versa. Enfim tudo de ruim para os peixes. Dificilmente sobrevivem. :cry:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

sexta abr 04, 2008 6:38 pm

Fala pessoal ....

Infelizmente temos mtos lojistas que não se importam com a vida dos animais que estão ali para serem vendidos e mto menos se este animal é compativel com os peixes que já temos, que por mtas vezes compramos e acaba com a harmonia no nosso aquário....

Sem falar que são raros os lojistas que sabem orientar os principiantes mtos vende o aquário na segunda e na sexta falam para voltar para buscarem os peixes.... isso é triste.... mais é real ....

Sempre que vou a uma loja nova me faço de principiante para ver o que os vendedores vão me falar atravez disso sei se são treinados ou apenas são orientados para vender ....Já tive em lojas onde falei para o vendedor que tinha uma aqua onde estava um Oscar e gostaria de saber o que eu poderia colocar junto e ele me respondeu assim: qual o tamanho do aqua eu respondi 300 lts o vendedor me disse ah cara é grande pode colocar o que vc quizer tem espaço para colocar mais uns 70 peixes ai junto com este Oscar que vai ficar tudo lindo de se ver ... ai falei para mais qualquer um .... e ele sim qualquer peixe era só eu escolher que ele pegava para eu levar ..... depois disso nunca mais voltei nesta loja....

Temos que selecionar bem as lojas onde compramos ...

Se a lojas que a Isabel cito esta aberta até hji é pq tem aquaristas que gastão nela... se um dias estes aquaristas começarem a preceber o mal que este lojista faz para o Hobby e pararem de comprar nesta loja quem sabe algo não mude ....

Não sei .... só sei que é mto triste!!!!

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
Xaves
Membro Veterano
Registado: sexta dez 09, 2005 8:10 pm

domingo abr 06, 2008 10:17 pm

Infelizmente Isabel, essa é uma realidade, dai eu não comprar peixes em lojas, há uma ou outra que confiu mas sei a que dias eles chegam e nesse dia estou lá para escolher logo antes de serem postos nos aquarios, até hoje nunca me arrependi, mas nunca se sabe.

As vezes vou ver certas lojas para ter noção dos peixes ou comprar comida, e posso dizer que há algumas aue me deixam de boca aberta, de como podem comprar peixes naquelas condições :o
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda abr 07, 2008 8:54 am

Quando reclamei aos inspectores que vieram a minha loja sobre o comportamento desleal de alguns lojistas e sobre comportamentos ilegais de alguns a resposta foi simples.
Faz a denuncia e nós vamos lá. Se não sabemos onde são o que quer que fazamos.
Da continuação da conversa...

Fazam a denuncia por escrito e pecam o comprovativo da denuncia. Deste modo os chefes são obrigados a dar resposta.

A quem denunciar, depende da queixa:

Direcção Geral de Impostos - Talão sem factura, outras questões fiscais

Ordem dos Veterinarios - Veterinários a vender produtos de animais ou mesmo animais

Institudo Conservação da Natureza - Venda ilegal de animais ou mau estado de conservação

ASAE - Praticamente todo, higiene, venda avulso de compostos, dificuldade de circulação, gaiolas penduradas por cima dos clientes...

Camara Municipal - Falta de Alvara, praticamente todo...

Bombeiros - Iluminação de emergencia, extintores e sistema de incêndio

Segurança Social - Pagamento a SS e trabalhadores menores ou sem contrato

É possivel que existam mais identidades responsaveis das situações que se passam nas lojas.
Existe uma grande falta de informação sobre todo e realmente não sei se é necessário autorização de mais alguem para ter uma porta aberta, mas estas são as identidas a quem pedi autorizações ou informações sobre regras a cumprir devido a fiscalizações.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
ZABOU
Membro Veterano

segunda abr 07, 2008 9:57 am

Bom dia,

Obrigada pela resposta Aquapet, vou tentar passar por lá novamente para ver como estão os peixes e pode ter a certeza de que vou fazer alguma coisa.

Eu entendo que morram peixes, eu entendo que seja dificil acertar os parámetros da água em aquarios por onde chegam e partem centenas de peixes. Mas chegar a este ponto, ter peixes neste estado e mesmo aasim continuarem a venda, é inadmissível.

Um bom dia para todos
Isabel "Zabou"
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

terça abr 08, 2008 9:07 am

O mais importante sobre o que diz a lei:
As condições para a manutenção de peixes de água doce são as seguintes:
a) Os aquários devem dispor de uma capacidade de, pelo menos, 45 l, correspondente a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;
b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica;
c) A água de cada aquário deve ser filtrada por um sistema de filtração, individual ou centralizado, sendo indispensável e obrigatória a filtração permanente nos casos de forte taxa de ocupação com peixes de espécies frágeis;
d) Os peixes devem apresentar uma respiração normal e calma, devendo o teor em nitrito (NO(índice 2)(expoente -)) ser sempre inferior a 0,3 mg por litro e o teor em oxigénio ser sempre superior a 5 mg por litro;
e) Os aquários devem ser climatizados de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de plantas seja possível;

Espero que esse logista tenha tido o mau momento e que a situação recupere. Agora como em todas os negocios existe epocas dificeis se for esse o caso em vez de acusar podes fazer volutariado e ajudar.
Caso seja pratica corrente e seu deseja seja acabar com a situação tem os seguintes pontos importantes que verifiquei depois de voltar a ler as leis de manutenção dos peixes em espaços comerciais.
A maioria dos comerciantes não conhece a lei, por isso recomendo primeiro informarem o lojista primeiro sobre o conteudo da lei.

Decreto-Lei nº 315/2003 de 17 de Dezembro de 2003
Artigo 31.º
Condições particulares para a manutenção de peixes
A manutenção de peixes deve obedecer às seguintes condições:
1) Em cada aquário devem ser indicados os seguintes dados:
a) O nome científico dos peixes, sempre que possível;
b) O grau de salinidade ou a densidade da água quando se trata de água do mar;
c) O pH quando se trata de água doce;
d) A dureza (gH e kH) ou a conductividade quando se trata de água doce;
2) As condições para a manutenção de peixes de água doce são as seguintes:
a) Os aquários devem dispor de uma capacidade de, pelo menos, 45 l, correspondente a 2 l ou a 3 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 90 peixes de 2,5 cm em 45 l de água;
b) Não é admitida a manutenção de peixes vermelhos em aquários de forma esférica;
c) A água de cada aquário deve ser filtrada por um sistema de filtração, individual ou centralizado, sendo indispensável e obrigatória a filtração permanente nos casos de forte taxa de ocupação com peixes de espécies frágeis;
d) Os peixes devem apresentar uma respiração normal e calma, devendo o teor em nitrito (NO(índice 2)(expoente -)) ser sempre inferior a 0,3 mg por litro e o teor em oxigénio ser sempre superior a 5 mg por litro;
e) Os aquários devem ser climatizados de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de plantas seja possível;

3) As condições para a manutenção de peixes de água salgada são as seguintes:
a) É desejável que os aquários tenham uma capacidade de pelo menos 200 l, correspondente a 20 l ou a 30 l de água por 10 cm de peixe, ou seja, no máximo, 10 peixes de 10 cm em 200 l de água;
b) A quantidade de água, a filtração e a aerificação da água devem ser controladas, de forma a permitir que os peixes possam apresentar uma respiração normal e calma;
c) A filtração permanente é indispensável e obrigatória;
d) Os aquários devem ser climatizados de tal forma que a temperatura seja adequada aos peixes que alojam, devendo a intensidade de iluminação e a qualidade da luz ser tais que o crescimento de algas seja possível.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
DUDU1
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 2:49 pm

Obrigado Aquapet....

Mto obrigado por dividir estas informações com os demais já que mtos me incluo, não sabião destas leis....

Não estou aqui só para criticar mais sim para apoiar as atitudes boas :wink:

Mais uma vez parabéns por dividir ...

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
DUDU1
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 2:50 pm

Obrigado Aquapet....

Mto obrigado por dividir estas informações com os demais já que mtos me incluo, não sabião destas leis....

Não estou aqui só para criticar mais sim para apoiar as atitudes boas :wink:

Mais uma vez parabéns por dividir ...

Abraços

Du
Paxeku
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2008 12:59 am

terça abr 08, 2008 4:16 pm

Pois é isto de se ter uma petshop tem muito que se lhe diga, mas parece que qualquer pessoa o pode fazer, o dinheiro e a ganancia movem mundos... Perto de onde mro tabem existiam duas petshops que não eram um exemplo para nenhum vendedor ou para outras lojas, mas felizmente fecharam, nao porque a justiça fez alguma coisa ms sim porque os seus habituais clientes tomaram consciencia do que se estava a passar, deixaram de frequentar e passado algum tempo feharam... melhor assim, para nos mas principalmente para os animais :| ...
eu tambem la era cliente , mas no inicio eles cuidavam bem dos animais,tinham ate condiçoes para la os manter, mas com o passar do tempo deixei de frequentar... :o
bem agora para poder continuar a alimentar esta minha paixão tenho de deslocar um pouco mais longe, mas sem problemas, tudo pelos animais :wink:
fiquem bem,
Pacheco :D
<p><strong>"ora bem, n&atilde;o tenho nada para fazer, se calhar, olha vou comprar um aquario e uns peixinhos, que tal, nunca tive, como sera, deve de ser f&aacute;cil!!!_ser&aacute;?! pense bem antes de entrar neste hobby que &eacute; a aquariofilia, acima de tudo os "peixes" s&atilde;o seres vivos"</strong></p>
<p><strong>J.Pacheco</strong></p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

terça abr 08, 2008 7:07 pm

É de facto uma situação muito complicada , eu que vivo na Madeira ainda sinto mais isso . Há poucas lojas de animais por cá conto umas 3 no funchal e 1 no caniço pelo menos no funchal tem 1 loja péssima , uma pessoa pode denunciar mas como imaginam a Madeira é pequena e há sempre influencias e não dá para fechar , sem contar que menos 1 loja é mau pois depois o monopolio iria se formar . Complicado tomar decisões deste genero mas pronto há que actuar para o bem dos animais , não pensar só em nós , mais vale mais caro e melhor do que mais barato e os animais sofrerem.
Tioayres
Membro

terça abr 08, 2008 7:22 pm

Megred Escreveu: Complicado tomar decisões deste genero mas pronto há que actuar para o bem dos animais , não pensar só em nós , mais vale mais caro e melhor do que mais barato e os animais sofrerem.
E "se" concientizasse os comerciantes sobre esses maus tratos? Não obtendo resultado uniriam alguns aquaristas e punham pressão no comerciante até ele tomar jeito, senão...??? Ocorrencia no fato. :wink:
<p>|</p>
Responder

Voltar para “Peixes”