antes demais à que salientar que esta doença se pode manisfestar de maneiras diferentes de animal para animal!
a MBD (sigla para Metabolic Bone Disease) é o nome dado a um conjunto de sintomas e problemas de saúde visto em alguns répteis.
as causas podem vir de vários factores ou de um conjunto deles, muitos deles ligados à má manutenção do proprietário do animal. a MBD é definitivamente uma deficiência causada pela pouca ou nenhuma assimilação de cálcio pelo organismo do animal. existem doenças que a podem causar "naturalmente", mas as causas principais do aparecimento da mesma nos animais são a falta de cálcio na dieta, a pouca exposição do animal aos raios UVB e temperaturas inadequadas.
o cálcio é um nutriente muito importante para a sobrevivência do animal. em adição a outras coisas, o cálcio é usado não só para construir e fortalecer os ossos do animal, como também interpreta um papel importante no seu sistema nervoso central. num animal saudável, o cálcio está em balanço com o todo o corpo, ou seja, não existe em excesso nem em falta. ele interage com outros nutrientes importantes, como a vítamina D3 e o fósforo, e é regulado através das suas hormonas. como foi dito anteriormente, uma das causas do aparecimento da MBD é a falta de cálcio na sua dieta. se queremos ter um animal "quase 100%" saudável, a sua dieta deve sempre conter uma relação 2:0 de cálcio/fósforo em répteis herbívoros e de 2:1 em répteis carnívoros, nas suas refeições. isto não quer dizer que todas as refeições devem estar suplementadas com cálcio. deve-se consultar o método de utilização na embalagem de cada produto, e caso seja necessário, deve-se sempre consultar um veterinário. se essa falta de cálcio existir nas refeições, o corpo vai simplesmente buscar o cálcio de que necessita para funcionamento de todas as outras acções a outra fonte: os ossos. e é por isso que a MBD aparece.
relativamente à luz UVB, também ela interpreta um papel importante na saúde do animal, pois ajuda a prevenir o aparecimento da MBD. tal como nós, a nossa exposição a estes raios faz com que a pele do animal produza vitamina D3. esta vitamina, entre outras coisas, tem a importante função de regular a maneira de como o corpo vai absorver e usar o cálcio assimilado na sua alimentação. sem exposição a estes raios, a pele do animal simplesmente deixa de produzir vitamina D3. sem esta vítamina, os corpos não conseguem absorver, ou até mesmo usar de maneira eficiênte.
quanto à temperatura, devemos ter sempre a certeza que providênciamos as temperaturas correctas que o animal necessita. sendo os répteis animais de sangue frio, eles necessitam do calor vindo dos meios que os rodeiam para poderem fazer uma assimilação correcta dos nutrientes que ingerem, durante a sua digestão.
e ainda há mais uma razão (que a classifico como "aparecimento natural da MBD"): a altura da procriação. este problema afecta apenas as fêmeas. isto pegando no exemplo das iguanas (que é mais a minha área), mesmo não tendo sido fecundádas, o organismo produz ovos nos seus ovários. o corpo vai buscar o cálcio que necessita para a sua produção directamente aos ossos delas. durante este tempo elas estão muito susceptivas ao aparecimento da MBD. por isso tanto antes da postura, como depois das mesmas, os proprietários do animal devem estar sempre atentos a sinais do aparecimento da doença.
os sintomas podem manifestar-se de várias formas:
• ossos que se partem facilmente com acções simples, como correr, saltar ou a escalar um obstáculo;
• patas inchadas, que mais se parecem com os braços do "Popeye". isto acontece porque, devido ao enfraquecimento dos ossos, o corpo produz mais ossos para as zonas que fazem mais esforço, resultando num inchaço da zona lesionada;
• deformações nos ossos e articulações;
• maxilar inferior mole, como se fosse de borracha. tal como os outros membros, o maxilar inferior tende a inchar devido às mesma razões descritas anteriormente. parece-se com abcessos. devido ao inchaço, comer torna-se difícil e doloroso, fazendo com que o animal perca o apetite. em casos mais avançados, o maxilar inferior tende a diminuir ao superior, não acompanhado o seu crescimento. isto faz com que as gengivas do animal fiquem expostas, trazendo o risco a infecções e outros problemas relacionados;
• dificuldades motoras. se a MBD afectar o sistema nervoso, os membros podem tornar-se mais fracos. nos casos piores dá-se mesmo uma parelesia total. isto normalmente acontece nos membros traseiros e nas caudas dos animais. isto faz com que o animal só possa usar os membros posteriores, ficando assim sem possibilidades de trepar algo;
• sinais de doença, letargia, enfraquecimento e falta de apetite.
quanto a tratamentos, a MBD pode ser revertida se for detectada bastante cedo. existem várias maneiras de tratá-la, mediante o estado avançado ou não da doença. antes de se iniciar qualquer tratamento, deve-se consultar sempre primeiro o veterinário do animal. a falta de cálcio pode ser revertida através de injecções de cálcio dadas pelo próprio veterinário, exercícios de fisioterapeuticos poderão voltar a dar força aos músculos fracos, as paralesias parciais podem ser revertidas através de exercícios, etc etc etc.
infelizmente à outras coisas que são irreversíveis, como as deformidades osseas. actividades como trepar e alguns movimentos que um animal normal faria terão que serão proibidas, dores constantes, dificuldades a defecar. as fêmeas podem nunca mais pôr ovos devido a colunas tortas. muitas têm que ser esterlizadas devido a isso.
deixo-vos aqui umas imagens de animais com MBD (algumas podem chocar os mais sensíveis):









____________
Fontes:
• http://www.greenigsociety.org
• http://www.anapsid.org/
as imagens foram todas googladas.