"Chipar" ou não "Chipar" os nossos cães...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

terça mai 13, 2003 10:46 am

Olá a todos,

colocar ou não Chip nos nossos cães é uma dúvida que se me coloca!! Ainda não me consegui decidir se coloco ou não o chip nos meus cães!!!

Isto porque não sei se lhes trará alguma vantagem, ou se pelo contrário, é apenas uma forma encontrada para nos fazer gastar dinheiro!

Os meus dois rafeiritos foram adoptados, e foi isso mesmo que eu disse à vet onde os levei às vacinas (entratanto por estas e por outras resolvi mudar de vet), eram os dois cães de rua...ela nunca lhes passou a máquina para saber se tinham chip!! :o :o :o :o No entanto aconselhou-me a colocar-lhes um chip! :roll: :roll: :roll:

Por este motivo não sei qual a vantagem de um chip...se quando levamos um rafeiro adoptado (não sabendo ela se a nossa história é ou não verdadeira, e mais grave dizendo-lhe nós que eram cães adoptados que tinham sido recolhidos - sendo que um deles já tinha quase um ano e nunca tinha levado uma vacina) à vet ela não faz o mais elementar que é passar a maquineta por eles!

Gostaria de saber as vossas opiniões, e histórias, pois gostaria muito de me decidir sobre se vou ou não Chipar os meus canitos, e gostaria muito também que a história do Chip não fosse só mais um fantasia e que este fosse realmente usado como forma de proteger os nossos amigos de roubos ou percas!

Fiquem bem! ;)
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

terça mai 13, 2003 10:57 am

Olá a todos!

Ora cá está uma dúvida que me "assalta" várias vezes.

O meu Verdi é tatuado (o criador é tatuador reconhecido pelo CPC).

Justifica-se, neste caso o microship? Que dados contem, efectivamente, o microship? Penso que o código da tatuagem é o LOP, não é?

Confesso que este é um tema cujo aprofundamento tenho vindo a adiar, daí vir aproveitar a "boleia" da Xandinho :oops: , colocando estas dúvidas á vossa consideração.

Desde já agradeço a vossa colaboração.
blounde
Membro
Registado: quinta mai 01, 2003 4:34 pm

terça mai 13, 2003 10:57 am

olá. eu não te posso ajudar porque eu tou quase na mesma situação que tu. a mim aconselharam-se a meter chip. mas eu não sei, vou falar com amigos meus que tenham animais para ver qual a opinião deles. estou muito curiosa.
:D
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

terça mai 13, 2003 11:08 am

rutefcamacho Escreveu: Olá a todos!

Ora cá está uma dúvida que me "assalta" várias vezes.

O meu Verdi é tatuado (o criador é tatuador reconhecido pelo CPC).

Justifica-se, neste caso o microship? Que dados contem, efectivamente, o microship? Penso que o código da tatuagem é o LOP, não é?

Confesso que este é um tema cujo aprofundamento tenho vindo a adiar, daí vir aproveitar a "boleia" da Xandinho :oops: , colocando estas dúvidas á vossa consideração.

Desde já agradeço a vossa colaboração.
A Tatuagem é uma alternativa ao Chip, no entanto com Chip é mais fácil reconhecer o cão porque é detectado com uma máquina que retorna o número. Depois é só confirmar com as entidades competentes os dados dos donos.
Aconselho vivamente o Chip. A minha cadela foi chipada num Sábado e roubada no Domingo seguinte e acreditem ou não, ter o chip foi o que tornou mais rápida a sua recuperação....pode nunca ser preciso e Deus queira que não, mas não custa (quase) nada ;)
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

terça mai 13, 2003 11:21 am

cgtorres Escreveu: A Tatuagem é uma alternativa ao Chip, no entanto com Chip é mais fácil reconhecer o cão porque é detectado com uma máquina que retorna o número. Depois é só confirmar com as entidades competentes os dados dos donos.
Mas, "quem" possui esta máquina?

Pelo que disse a Xandinho, nem todos os Vets. Como ainda não tinha aprofundado este tema, nunca cheguei a falar com o "meu" Vet.

A Polícia?

Obrigada,
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

terça mai 13, 2003 11:35 am

rutefcamacho Escreveu: Mas, "quem" possui esta máquina?

Pelo que disse a Xandinho, nem todos os Vets. Como ainda não tinha aprofundado este tema, nunca cheguei a falar com o "meu" Vet.

A Polícia?

Obrigada,
Olá a todos, mais uma vez,

rute, o mais grave de tudo é que esta tal vet de quem falei possui a máquina!!!!! :o :o :o :o :o e não se deu a trabalho de a passar nos meus cães!!!! :o :o :o

Por este motivo surge esta minha dúvida!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça mai 13, 2003 11:54 am

Olá

Vão surgir aqui respostas muito mais elucidativas do que a minha de certeza absoluta. É que eu não estou informado a cem por cento sobre isto porque parto do princípio (provavelmente errado) de que no meu caso pessoal não existe uma forte justificação para colocar o chip nos meus dois primeiros cães.
O mais novo está chipado. Foi-lhe colocado com dois ou três meses de idade, não me lembro.

Mas qual o interesse? Tem interesse sim senhor, na maioria dos casos. O chip é um... objectozinho do tamanho de um grão de arroz que contém os dados do cão e do respectivo dono. É-lhe injectado sob a pele e tem a vantagem sobre a tatuagem de não se deteriorar ou desaparecer.
Estou convencido que de futuro todos os cães serão obrigatoriamente chipados. Isso traz várias vantagens. Uma delas tem a ver com o abandono dos cães, cujos donos ficarão facilmente denunciados. A vantagem mais óbvia consiste na fácil identificação do cão no caso de se perder. Se for roubado, bom, isso aí já é mais complicado, porque o novo dono certamente não deixará que o cão passe pela máquina e o veterinário, por sua iniciativa, não o irá fazer também.
Já aqui há tempos se falou nisto. Se o veterinário fosse obrigado por lei a verificar os cães, o interesse do chip seria redobrado. Mas isto é muito melindroso...

Bem, já disse mais do que devia. Se disse asneira não faz mal que é uma maneira de me contradizerem e fazer-se um pouco de luz sobre o assunto. Se não disse asneira, ainda bem.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça mai 13, 2003 12:13 pm

Boa tarde,

Por mais que possa pareçer isto ou aquilo, o chip é mais uma avanço no ambito da identificação dos nossos canitos... para mim todos os cães deveriam ter chip, rafeiros ou de raça, visto que se se perderem um dia será mais facil para alguem que os encontre de os identificar... pelo menos existem pessoas que já se preocupam com isso e quando pegam num aninmal perdido vão logo saber se têm chip ou não e só tentando cada vez mais informar e impor este tipo de regra é que vamos conseguir um dia que toda a gente tome esta atitude... ;)

Por isso e por mais que possam haver situações que possam contradizer aquilo que digo, é sempre mais uma segurança que tenho e eu pelo meus canitos faço tudo o que possa vir a ser benefico... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
cgtorres
Membro Veterano

terça mai 13, 2003 12:33 pm

rutefcamacho Escreveu:
cgtorres Escreveu: A Tatuagem é uma alternativa ao Chip, no entanto com Chip é mais fácil reconhecer o cão porque é detectado com uma máquina que retorna o número. Depois é só confirmar com as entidades competentes os dados dos donos.
Mas, "quem" possui esta máquina?

A Polícia?

Obrigada,
Os Vets (todos deviam ter) e no Canil Municipal. A cadela foi entregue pela GNR no canil de Oeiras e lá identificaram-na.
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 13, 2003 1:34 pm

Para mim a tatuagem é a melhor forma de identificação.

O assunto já foi aqui discutido várias vezes (v. por exemplo o Bull Terrier roubado) e chegou-se à conclusão de que o chip só serve para localizar animais perdidos ou abandonados, e isto se quem os recolher estiver interessado em pedir ao Vet para procurar o chip.

Ninguém com um animal roubado vai pedir ao Vet para localizar o chip e depois para confrontar o número com os papéis enviados pela base de dados com os animais "perdidos". E nenhum Veterinário vai por vontade própria verificar se o cão de um cliente tem chip a não ser que isso seja pedido. Como já aqui disse por mais de uma vez o Dr. VascoV, é anti-ético.

A tatuagem por outro lado, está sempre visivel, e assim, é mais fácil de detectar, mesmo que o "novo detentor" do animal não o solicite... e no caso dos cães com registo no CPC (LOP ou RI) consta na Base de Dados do CPC.
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

terça mai 13, 2003 1:39 pm

Todos os meus cães estão chipados, mesmo que anteriormente já tenham tatoo. Pois como aqui já foi dito a tattoo por vezes detriora-se e acaba por não funcionar.
Quanto à eficácia ou não dos veterinários não posso comentar. Tanto quanto eu sei, se perder um dos meus cães, a primeira coisa que faço é dirigir-me ao Veterinário, e este lançará um alerta onde o número de chip, a raça, e o contacto do proprietário; que todos os veterinários receberam, e quando surgir um cão com essas caracteristicas este deverá ser inspeccionado de forma a verificarem se este tem chip ou não. Cabe aos veterinários teremesse cuidado.

Na minha opinião pessoal, o chip será a forma mais fácil e rápida de identificar um cão.... Esperemos que o sistema funcione. ;)
cgtorres
Membro Veterano

terça mai 13, 2003 3:05 pm

yakov Escreveu: Para mim a tatuagem é a melhor forma de identificação.

O assunto já foi aqui discutido várias vezes (v. por exemplo o Bull Terrier roubado) e chegou-se à conclusão de que o chip só serve para localizar animais perdidos ou abandonados, e isto se quem os recolher estiver interessado em pedir ao Vet para procurar o chip.

Ninguém com um animal roubado vai pedir ao Vet para localizar o chip e depois para confrontar o número com os papéis enviados pela base de dados com os animais "perdidos". E nenhum Veterinário vai por vontade própria verificar se o cão de um cliente tem chip a não ser que isso seja pedido. Como já aqui disse por mais de uma vez o Dr. VascoV, é anti-ético.
A minha qdo foi roubada, foi notificada a Veterinária e as entidades competentes...foi identificada através do Chip...!
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 13, 2003 5:33 pm

A minha qdo foi roubada, foi notificada a Veterinária e as entidades competentes...foi identificada através do Chip...!
[/quote]

Mas foi localizada de outra forma e identificada através do chip, tal como seria através da tatuagem. Não foi localizada porque o ladrão tenha levado a cadela ao Vet para ele lhe ler o chip e confrontar com a lista de "desaparecidos"...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mai 13, 2003 5:54 pm

Eu sou absolutamente a favor da chipagem. Todos os meus gatos e cães o são.
Entre a chipagem e a tatuagem, prefiro a primeira pois além de não se deteriorar, a sua aplicação é rápida e indolor.
Quanto à sua utilidade em caso de furto, pelo menos para a Riskas funcionou e, se a sua aplicação fosse geral e fosse obrigatório os veterinários verificarem o microchip, no primeiro contacto com o animal, seria útil numa muito maior percentagem. É a minha opinião.
Maria Jo&atilde;o
SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

terça mai 13, 2003 5:58 pm

Eu vou chipar o meu. Considero que é importante. Há alguma idade a partir da qual se pode chipar ou em qualquer idade pode der feito? ´´E que o meu cão tem 9 meses e não sei se será novo para fazer isso ou pelo contrário não há problema nenhum?

há algum tipo de efeitos secundários nos cães?
E quais os custos de colocar esse chip?
Responder

Voltar para “Cães”