Com a aproximação do calor decidi por na gailo pela primeira vez aquela caixinha para os meus piriquitos criarem, mas tenho algumas duvidas:
São dois machos e uma femea, será que pode?
Será que tenho de meter alguma coisa dentro da caixinha por exemplo algodao para eles porem os ovos?
Cumprimentos...
Periquito Australiano
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Não deve colocar dois machos pa uma fêmea. Deve retirar o macho que está a mais ou arranjar uma fêmea para ele (e nesse caso a gaiola terá que ter um tamanho adequado pa dois casais). Não deve colocar algodão no ninho. Pode colocar aparas de madeira ou não colocar nada.
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
olá
se não tiveres casais formados, não há grande problema!
basta que a fêmea tenha já escolhido o seu par, mal seria se fossem duas fêmeas para um macho!!
Se eles se dão bem normalmente, vais ter uma alegre surpresa, porque o macho não escolhido vai ajudar na criação dos pequenos como pai de substituição!!
Se decidires colocar outra fêmea na gaiola, aconselho a colocar quatro ninhos, porque são elas que os escolhem e evita as brigas entre elas que podem ser bastante graves.
Boa sorte pros pequenos!!
se não tiveres casais formados, não há grande problema!
basta que a fêmea tenha já escolhido o seu par, mal seria se fossem duas fêmeas para um macho!!
Se eles se dão bem normalmente, vais ter uma alegre surpresa, porque o macho não escolhido vai ajudar na criação dos pequenos como pai de substituição!!
Se decidires colocar outra fêmea na gaiola, aconselho a colocar quatro ninhos, porque são elas que os escolhem e evita as brigas entre elas que podem ser bastante graves.
Boa sorte pros pequenos!!
-
- Membro Veterano
Como?Se eles se dão bem normalmente, vais ter uma alegre surpresa, porque o macho não escolhido vai ajudar na criação dos pequenos como pai de substituição!!

Muito simples, os machos normalmente não são tão territoriais como as fêmeas, tenho tido algumas criações em que ter mais um macho na gaiola não cria qualquer problema!
Inclusivé quando as crias abandonam o ninho, ajudam na alimentação como os pais fariam!
E não se zangam com o projenitor. Com as fêmeas infelizmente já tive alguns dissabores (quando me esqueci de colocar o dobro dos ninhos, uma delas ficou bastante ferida).
O melhor é comprar mais uma fêmea para o outro macho, afim de evitar conflitos!IAFR14 Escreveu:Com a aproximação do calor decidi por na gailo pela primeira vez aquela caixinha para os meus piriquitos criarem, mas tenho algumas duvidas:
São dois machos e uma femea, será que pode?
Será que tenho de meter alguma coisa dentro da caixinha por exemplo algodao para eles porem os ovos?
Cumprimentos...

O número de ninhos deve ser superior ao número de casais, mais uma vez, para evitar brigas territoriais!

Normalmente não se coloca nada dentro do ninho, eles mesmo se encarregam disso (usam as próprias penas). Se quiser colocar, ponha um pouco de areia fina!

Fontes de cálcio não devem faltar neste período de criação, como por exemplo, osso de choco.
Boa Sorte!

<p><strong>Cumprimentos do Fábio!
</strong></p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
Numa situação de viveiro, em que o espaço é imenso e suficiente, ter um macho solitário não me parece um grande problema (apesar de pessoalmente eu nunca arriscar). Agora numa situação de gaiola normal ter dois machos com uma só fêmea parece-me um pouco arriscado... Afinal ambos os machos tentarão acasalar com a única fêmea disponível e não me parece que estejam dispostos a partilhar, podendo haver brigas. As fêmeas naturalmente que são muito agressivas no que trata da defesa do ninho. Procuram ocupar um ninho e recusam-se a que outras fêmeas invadam o seu espaço.carlatt Escreveu:![]()
Muito simples, os machos normalmente não são tão territoriais como as fêmeas, tenho tido algumas criações em que ter mais um macho na gaiola não cria qualquer problema!
Inclusivé quando as crias abandonam o ninho, ajudam na alimentação como os pais fariam!
E não se zangam com o projenitor. Com as fêmeas infelizmente já tive alguns dissabores (quando me esqueci de colocar o dobro dos ninhos, uma delas ficou bastante ferida).