marcação de terreno
Moderador: mcerqueira
Boa Noite,
Tenho uma duvida, as gatas tambem fazem marcação de terreno? Isto porque durante o cio da minha gatinha ela fez chichi na banheira.. aconteceu apenas uma x e nao sei o k podera ter acontecido...
Tenho uma duvida, as gatas tambem fazem marcação de terreno? Isto porque durante o cio da minha gatinha ela fez chichi na banheira.. aconteceu apenas uma x e nao sei o k podera ter acontecido...
<strong>Ana</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Apenas uma pequena correcção... Diz-se marcação de território e não de terrenho
Sim, acho que sim... Há gatas que também "marcam território"... No entanto, se foi apenas uma vez, não poderá ter sido um descuido por parte da gatinha

Sim, acho que sim... Há gatas que também "marcam território"... No entanto, se foi apenas uma vez, não poderá ter sido um descuido por parte da gatinha

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário
Não...eu penso que apenas os gatos fazem marcação de território. O facto da sua gatinha ter feito xixi na banheira durante o cio, não lhe sei explicar a razão. Há-de haver alguém mais experiênte que poderá eventualmente esclarecer a sua dúvida. Mas se aconteceu apenas 1 vez, não será nada concerteza! 

<p><strong>"O menor dos felinos é uma obra prima!"</strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
Não eusinha, é mais comum a marcação de território nos machos, mas nas fêmeas também pode ocorrereusinha Escreveu:Não...eu penso que apenas os gatos fazem marcação de território.

Sendo que só aconteceu uma vez poderá ter sido um descuido da gatinha como a mOreirinha01 referiu. No entanto, se calhar o melhor é a Siissii estar atenta e ver se a sua gatinha volta a repetir ou se começa a ser frequente urinar fora da liteira, pois nesse caso poderá ser um indício de um eventual problema e aí será melhor levá-la ao veterinário.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
<p><strong><u></u></strong> "Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
ssissi.. penso que nos gatos acontece sempre mas nas gatas tambem pode acontecer......
o caso da sua gatinah linda ter feito xixi na banmheira na altura do cio nao significa que possa ser mesmo o cio..pois ela so o fez 1 vez!
ate pode ser cio.. mas algo de grave nao é de certeza...contude informenos se ela o faz + vezes

o caso da sua gatinah linda ter feito xixi na banmheira na altura do cio nao significa que possa ser mesmo o cio..pois ela so o fez 1 vez!
ate pode ser cio.. mas algo de grave nao é de certeza...contude informenos se ela o faz + vezes

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
- Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.
Siissii:
Fonte: http://www.whiskas.pt/comotratar/comportamento.aspx#Quem marca o território?
Marcação de território é algo que normalmente relacionamos a machos, mas, na verdade, as fêmeas são marcadoras assíduas. O odor é muito forte e tem a finalidade de atrair um companheiro, bem como marcar o território. Os gatos marcam o território também como forma de comunicação e cada gato tem um odor único que dá aos outros gatos detalhes íntimos, tais como a condição sexual, posição hierárquica e até mesmo o seu estado emocional. Os felinos marcam lugares específicos como árvores, cercas e paredes dentro do seu território. As marcas já existentes podem ser remarcadas, mas pode dar-se o caso de marcações para se sobreporem às de outros felinos que tenham entrado sorrateiramente nos seus territórios. Os gatos preferem a marcação sem grande alarido, o que para nós quer dizer que é muito difícil saber quando o fazem. Além de esfregarem as suas glândulas odoríferas nas várias superfícies, lançam igualmente pequenos jactos de urina. Quando se dedicam a esta acção, os felinos erguem o seu quarto traseiro e a sua cauda fica em posição erecta, ficando igualmente nas pontas das patas enquanto lançam os jactos.
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am
A Maia, a gata da minha mãe, tb marca territorio... Por acaso tb estranhei no inicio, pensava k só os machos o faziam, mas pelos vistos é normal acontecer.
<p>:) Quem não gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarnação!!</p>
Parece que esta noite ela fez outra vez chichi na banheira
Sim ela será esterelizada, mas infelizmente nao vai poder ser neste mes pois surgiram uns contratempos em termos financeiros.. mas vou fazer de tudo para ser o mais cedo possivel... E obrigado por me alertar quanto a eventuais problemas de utero.. a Sissi foi á vet a semana passada falei-lhe da gatinha ter o cio de 15 em 15 dias e ela nao disse nada de especial em relaçao a isso...

Sim ela será esterelizada, mas infelizmente nao vai poder ser neste mes pois surgiram uns contratempos em termos financeiros.. mas vou fazer de tudo para ser o mais cedo possivel... E obrigado por me alertar quanto a eventuais problemas de utero.. a Sissi foi á vet a semana passada falei-lhe da gatinha ter o cio de 15 em 15 dias e ela nao disse nada de especial em relaçao a isso...
<strong>Ana</strong>