Conversam com eles?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

agapina
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

segunda mai 12, 2003 6:08 pm

Eu quando lancei este tópico não foi no sentido de questionar este aspecto. Uma coisa é falarmos sozinhos como faz tanta gente. Outra coisa é falarmos com os nossos cães, que vai dar ao mesmo mas é muito mais gratificante. É uma fantasia nossa. Outra coisa ainda é falarmos de política ou de filosofia com eles e esperar que eles entendam.
As respostas que as pessoas deram a este tópico revelam exactamente isso. Falam com eles pelo prazer de desabafar, num "fazer de conta" de que eles percebem. Pelo menos foi isso que eu entendi.
Olá nel

É assim que eu entendo a vida, quem tem animais toda a vida habitua-se a partilhar as suas emoçoes com eles, com as devidas diferenças claro, não estamos loucos. Mas que sentem as nosso estado de alma isso eu posso garartir que sim.

Franc
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda mai 12, 2003 7:00 pm

Eu nunca disse que os cães não capacidade de nos compreender. Claro que têm. O meu cão tem um certo grau de obediência e pratica agility em competição. Se ele não me compreendesse, nada disto seria possível. Mas ele não compreende nada do que possa falar com ele. Compreende sim é palavras associadas a acções que ele aprendeu, e tons de voz (esqueci-me de mencionar isso na primeira mensagem).
E tem toda a razão no que diz sobre a comunicação não verbal. O meu cão acata melhor ordens gestuais que verbais. Mas neste tópico falamos sobre comunicação verbal e como tal não mencionei qualquer outro tipo.

Eu posso estar a dizer: "Spot, o que é que tu estás a fazer, pára com isso!" com um tom de voz elevado. O cão recuará. Se eu disser simplemente um forte: "Não!", ele recuará e com o usar da mesma palavra ele vai associar o "não" a algo que ele faz de errado, e como tal pára.

Se falar com ele, não percebe nada, mas o tom de voz ele percebe. Se eu disser uma só palavra, para além do tom de voz, ele compreende o comando.

Um cão também não compreende linguagem gestual, só compreende após um certo treino, mesmo que involuntário. Se derem uma palmada no vosso cão, e outra, após umas quantas, basta levantarem a mão que ele já sabe que vai apanhar. Involuntáriamente foi treinado a associar a mão levantada, com palmada. E só assim ele entende.

A única coisa que os cães percebem de "origem" é o tom de voz. Eles habituam-se ao nosso tom de voz normal. Outro tom, significa coisas diferentes. Mas afinal, isto também é um treino involuntário.

Acreditem, que eles não percebem o que dizem. Se acontecem coisas, tipo eles fazerem o que dizem sem ser um comando, é porque no meio do palavreado está algo que ele associou a uma coisa qualquer.
Exemplo: "Oh bobi, vai ter com o pai!" E apontam. Ele pode perceber o pai porque ouve muitas vezes a palavra pai quando se referem ou apontam para o pai. Se disserem "pai" e apontarem, o efeito é o mesmo. Se em vez do pai disserem sempre xpto, ele responde ao xpto.

A linguagem dos cães é primitiva. Eles não entendem o que falamos, nunca. Entendem sim é comandos que aprenderam, tons que voz e emoções. Mas o que falamos, não entendem.

Nel, claro que falo com o Spot, mas não quando estou a dar comandos. E mesmo os comandos, são dados uma só vez, se repetimos o comando imensas vezes, ele aprende a ignorar. "Se o dono chama e chama e eu não venho, e ele chama e chama... é porque não preciso de vir quando ele chama".
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

segunda mai 12, 2003 7:00 pm

eu falo com cães, gatos pássaros e até com os caracóis que andam pelo quintal :o :o :o aliás, o joão gato era engracadíssimo. eu chamava, joão, joão e ele - miiiau :lol: :lol: :lol: mesmo pouco antes de morrer, lá respondia ele. era um fartote de rir quando o levava ao vet.
falo, porque "sim". ou seja, porque não?
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

segunda mai 12, 2003 7:14 pm

KROZ Escreveu: Nel, claro que falo com o Spot, mas não quando estou a dar comandos.

Já estou mais descansado :lol: :lol: :lol:

Agora uma coisa a propósito do que disseste sobre o chamar repetidamente o cão. Às vezes vejo pessoas na rua a chamarem o cão por tudo e por nada. Isso é extremamente reprovável porque o cão a uma certa altura já não liga ao chamamento (tem dono que é chato). Como se banaliza o chamamento e o cão não responde, a tendência é chamar cada vez mais num tom de voz cada vez mais elevado (aos berros). Gera-se um círculo vicioso.
Numa situação de risco, quando for mesmo necessario que o cão respeite a chamada ele não liga.
anjaazul Escreveu:falo, porque "sim". ou seja, porque não?
:lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
agapina
Membro Veterano
Mensagens: 496
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

segunda mai 12, 2003 7:29 pm

Olá KROZ

Tem toda a razão no que diz, sem dúvida nenhuma. Dar ordens a um animal é mesmo assim , precisa e concisa e nada de floreados. Se não baralham-se todos. Faz parte do ensinamento que damos ao animal.

Mas isso não quer dizer que não fale com eles, e não percebam como nos encontra-mos psicologicamente.
Eu falo com a minha Rita, gatinha tartaruga dourada, e ela responde-me com ums miados muito especiais.

Franc
teresadonat
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

segunda mai 12, 2003 7:42 pm

Kroz e Agapina, estou de acordo convosco que quando se tenta (alguns conseguem porque sabem ;) ) ensinar um cão ou um gato a fazer um determinado movimento se tem de ser firme.
Basta um "pára" que os meus sabem que têm de ficar sossegados. Às vezes basta um olhar para o rocky se sentar. o bean ainda é muito trengo e miúdo para isso...

Não sou do tipo de dizer um milhão de vezes "anda cá" com voz esganiçada e aos berros... Não concordo com este tipo de linguagem com os animais porque eles são espertos e aprendem a conhecer as nossas manhas e pontos fracos. Se lhes dermos espaço eles fazem o que querem... E isso pode pô-los em risco.

Apesar de adorar "tagarelar" com os meus meninos sei fazê-los obedecer--me quando é preciso, sem nunca os humilhar. Tudo o que lhes ensinei foi com base em estudos feitos e depois de ter "aprendido a ensinar".

Fiquem bem
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda mai 12, 2003 9:41 pm

pois, concordo com a anjazul, falar porque não? eu passo a vida a falar com os meus, mas acho que eles não entendem uma palavra. o que eu acho que eles entendem, é que quando falo para eles, lhes estou a dar atenção, logo ficam contentes e dão-me atenção a mim, logo eu fico contente. faço sentido? mas não sou sou eu que falo com eles, eles também falam comigo. por exemplo, a mimi (gata) chega-se demasiado à gaiola do gugu (pássaro) e ele grita, só se cala quando chego ao pé da gaiola, logo ele fala comigo e mesmo sem eu perceber patavina, sei o que ele quer. o mesmo se passa com os hamster siberianos, lá vai mimi com pés de lã, o luna e a artemis gritam, a dona chega, mimi corre desalvorada pela casa, os hamsters calam-se. não percebo nada do que dizem, mas sei o que querem...
Ariana
Membro
Mensagens: 128
Registado: sábado jan 19, 2002 11:01 pm
Localização: Peixes e Canários Arlequim Português!

segunda mai 12, 2003 11:03 pm

Olá!
Eu conversava c o Niko. Nunca me hei-de esquecer de um dia eu estar na cozinha e estar triste por qualquer motivo e lá estava o Niko a olhar para mim, qd me vieram as lágrimas aos olhos ele veio a correr ter cmg para me dar lambidelas! :cry:
Falava c ele, claro q sim, pq eu sei que ele me percebia, à sua maneira e apesar de n me responder eu sei q ele percebia.
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

segunda mai 12, 2003 11:24 pm

:lol: oi Nel

Claro que eu converso muitissimo com as minhas ninas, mais com a cadela do que com a gata, acho que não mio muito bem ;)
São os melhores ouvintes do mundo os nossos cães, independentemente de perceberem ou não tudo o que lhes dizemos, pelo menos ouvem :lol:
Coisa que infelizmente o ser humano cada vez sabe fazer menos, ouvir :cry:
Mas sabem eu até acho que ela percebe, pelo menos percebe o meu estado de espirito, o que me tem ajudado muitissimo.

E vivam os nossos animais que são tão bons ouvintes :D :D :D
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça mai 13, 2003 12:32 am

Nunca me hei-de esquecer do Horácio, um cão que recolhi, tratei, e claro ali ficou. Acontece que um dia devido a uma cadela com o cio foi para a estrada e acabou por ser atropelado. Enquanto eu conversava com o Sr que o tinha atropelado ( que estava em panico, não pelo carro, mas por incrivel que pareça pelo cão, que alias morreu quase de seguida ) e o meu irmão, olhava para o Horacio ( já morto ) e punha-se: « Então pah?? levanta-te anda horácio levanta-te » ( o meu irmão é mais velho que eu 2 anos, e teria uns 23 nessa altura.

No entanto ainda gostava de saber porque razão se eu disser « Margot dá beijinho a dona » ela lambe-me a cara, que associação fará ela???
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

terça mai 13, 2003 12:07 pm

Rosinha2000 Escreveu: No entanto ainda gostava de saber porque razão se eu disser « Margot dá beijinho a dona » ela lambe-me a cara, que associação fará ela???

E eu gostava de saber porque, quando a Bianca faz birra e não me quer obedecer, se eu disser, por exemplo «Caminha!» ela não vai, mas se disser «Para a caminha, já imediatamente!» ela já vai. E atenção, que eu disse quando está com a birra. Ela percebe a palavra "caminha" e vai, a maior parte das vezes, se eu disser só «Caminha!». E se disser «Para o chão, para baixo!» e ela estiver naqueles dias, não vai logo e eu repito «Para baixo, para o chão, já, vamos!» ela aí já desce e senta-se, amuada! :p

Eles percebem muito mais palavras do que eu pensava. Pelo menos o "já" ela percebe-o perfeitamente. :lol:
MagaPatalogika
Membro Veterano
Mensagens: 1577
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Localização: Cães (3 labradores) e 1 gato preto

terça mai 13, 2003 1:59 pm

Kathleen Escreveu: lol lol lol lol lol lol lol

Pois imaginem o que seria eles responderem o que não queremos ouvir, havia de ser lindo...

Beijokas
Kathleen
Pois, é o que a minha Maga normalmente faz... :oops:
Tem dez anos de experiência naquele corpinho e além disso tem "feitio de gato" :o ...quem tem gatos sabe mto bem o q isto quer dizer: só faz o q bem entende...ou então faz mm cara de q está a fazer um favor...e é isso q eu aprecio nela: tem personalidade!!! :D :D

Por isso falo mm muito com ela...mm sabendo q às vezes "a resposta não é a meu favor" o q só abona a favor dela...afinal, os melhores amigos não são aqueles q nos dizem q sim a tudo, não é? ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano
Mensagens: 1577
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Localização: Cães (3 labradores) e 1 gato preto

terça mai 13, 2003 2:09 pm

teresadonat Escreveu:
KROZ Escreveu: Sei que não vos vou dizer novidade alguma, mas os vossos cães nãos vos percebem. Por isso, para eles estarem a falar ou estarem calados, é exactamente o mesmo.
Lamento que pense assim, KROZ.

Não sou veterinária mas sou amiga de vários veterinários. Estes já me disseram várias vezes que actualmente se estão a encontrar evidências de que os cães TÊM capacidade de nos compreender. Podem não entender todas as palavras, mas não se esqueça que a comunicação não verbal (se estudar o que isto é verá que tenho razão) é mais importante do que a comunicação verbal, até mesmo na raça humana ( ésta pode ser dificil para alguns... mas é verdade!).

A comunicação não verbal consiste em atitudes, postura, tom de voz, expressão corporal, etc.

Gostava de lhe poder provar que está errado, quanto mais não seja para o poder tornar uma pessoa mais feliz!

De resto respeito demais os animais para os achar tão limitados.

Eu sou feliz porque acredito que os meus pequenitos me entendem!!!

Fiquem bem
E tem toda a razão...eles percebem mesmo.
Aliás...qto mais falarmos com eles...mais puxarmos por eles, melhor e mais nos entendem.
Se calhar é essa a razão pq os animais do KROZ não o entendem... :p

como disse, podem não entender mtas das palavras...mas qtos de nós já não percebemos a sua reacção qdo dizemos "rua", "papinha", bola", etc...

É uma limitação mto antropomórfica (desculpem-me o palavrão!) :oops: essa de acharem q os animais não entendem patavina... :roll: :roll:
Que tristeza...partilharmos uma vida com um ser vivo inteligente...talvez não racional pelos padrões q nós humanos estabelecemos...e não aprendermos nadinha... :( :(
MagaPatalogika
Membro Veterano
Mensagens: 1577
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Localização: Cães (3 labradores) e 1 gato preto

terça mai 13, 2003 2:14 pm

KROZ Escreveu:

A linguagem dos cães é primitiva. Eles não entendem o que falamos, nunca. Entendem sim é comandos que aprenderam, tons que voz e emoções. Mas o que falamos, não entendem.

Então como explica o facto de eu perguntar à Maga se ela quer isto ou aquilo e ela responder umas vezes positivamente e outras negativamente???

Acho é q na maior parte das vezes, nós não estamos preparados para entender a linguagem deles...estamos condicionados à nossa pp linguagem...como não entendemos a linguagem dos surdos se não a aprendermos!!! :cry:
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

terça mai 13, 2003 3:15 pm

Claro que sempre falei com os meus cães. Claro que eles não entendem as minhas "palavras", tal como eu não entendo o bosquimano ou o cantonês... :D

Numa coisa eles são superiores a nós. Eles entendem perfeitamente o estado de espirito por detrás da conversa e o seu significado, coisa que nós normalmente não conseguimos perceber nos outros. Não há como enganar um cão... nem vale a pena tentar fingir! ;)

Por isso nem toda a gente consegue dar comandos. É que se não houver convicção na voz, o cão só obedece se lhe apetecer.....
Pelo menos o "já" ela percebe-o perfeitamente.
E o "toma" também....
:lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”