Mini-lago3 do Tio Ayres - Abril/2008

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

segunda abr 07, 2008 1:50 am

Mini-lago 03 do Tio Ayres
Esse tópico se consiste no passo a passo da construção do mini-laguinho3 e sua evolução posterior, bem como fotos da sua fauna e a flora. A seqüência apresentada está em ordem cronológica para vocês observarem se houve uma evolução satisfatória, ok?

Espero que gostem e que emitam suas considerações sobre o laguinho, ok?

Local escolhido para a construção do mini-laguinho
Imagem

Inicio das escavações. Sábado 18/08/2007.
Imagem

Observem o tijolinho e perceberão que a profundidade ultrapassa os 30 cms e há uma valeta na lateral para se colocar um dreno.
Imagem

E começando a tomar forma aí está uma vista parcial. Concretei o fundo, levantei uma fiada de tijolinhos em pé, coloquei o dreno de fundo e passei a mangueira que levará a energia elétrica para a bomba.
Imagem

Aqui uma mostra da estrutura final do Lago 3 - ago/07.
Imagem

O laguinho 3 já impermeabilizado e iniciei a construção do filtro.
Imagem

Finalmente em setembro/2007 o inicio do povoamento.
Imagem

E assim é a visão p/outro lado do lago3 - outubro/2007.
Imagem

Esta é a visão que se tem do laguinho, quando na sacada da casa.
Imagem

Uma fauna bem diversificada; Molinesia, Espada, Kinguio e Guppies.
Imagem

Alguns espécimes da fauna e uns enfeites do laguinho.
Imagem

Para conhecerem o cascudo que só fica escondido. Eis parte dele na toca
Imagem

Uma mão para os peixes. Observem que começam a se sentir queridos.
Imagem

Vista do lago3 - março/2008.
Imagem
Última edição por Tioayres em segunda abr 07, 2008 11:41 pm, editado 1 vez no total.
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Paxeku
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2008 12:59 am

segunda abr 07, 2008 2:58 am

Uaaauuuu.... :!:
Ficou um show esse laguinho, eu não sou grande entendido nese assunto mas dá até vontade de ir lá para casa começar a escavar e fazer tambem um pra mim.... ficou...qualquer coisa :wink:
gostei muito, vai postando mais fotos para nos continuar a deliciar... :lol:
Fica bem,
Pacheco... :D
Paxeku
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2008 12:59 am

segunda abr 07, 2008 3:00 am

Só uma pergunta como funciona o filtro, como uma spump?!
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

segunda abr 07, 2008 9:00 am

Um belo lago sim Sr.

Na foto de Setembro de 2007 tem o jactinto aquatico restrito a uma area. Como fez para o jacinto não se espalhar pelo lago?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

segunda abr 07, 2008 10:08 am

Tal como disse Paxeku, dá vontade de fazer buracos.

Também faço minha a pergunta sobre o filtro. Como é que isso funciona num lago? Também se faz TPA's???? Para que serve o dreno????
DUDU1
Membro Veterano
Registado: terça ago 14, 2007 1:13 pm

segunda abr 07, 2008 2:38 pm

Fala TioAyres....

Lindo sem palavras.... sempre tive vontade de ter um lago em casa mais não tenho espaço para tanto....

Tbm gostaria de saber como é feita a rotina de manutenção de um lago ornamental, com que frequencia é feia atroca de água e limpeza dos filtros....

e parabéns pelo lago ....

Continue postando os lagos que vc tem .... e se possivel com os passo a passo para incentivar os outros a montar os seus lagos...

Abraços

Du
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 151</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... #674431url]Alimentos">http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 431</a></p>
<p><a href="http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... >&nbsp;</p>
<p>&nbsp;Respeitem a vida e aqu&aacute;rismo n&atilde;o &eacute; brincadeira!!!! pense nisso.</p>
Tioayres
Membro

segunda abr 07, 2008 3:07 pm

Hehehe... Que bom que gostaram. Ora estou só de passagem aqui pelo fórum portanto breve responderei, ok? :lol:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

segunda abr 07, 2008 9:21 pm

Gosto muito do lago , está muito agradavel pois tem muito ver e está bem organizado no meu entender :)

Já agora o cão não brinca com os peixes ? :lol:
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

segunda abr 07, 2008 9:42 pm

Está 5* parabéns
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Tioayres
Membro

segunda abr 07, 2008 11:38 pm

Paxeku Escreveu: Ficou um show esse laguinho, eu não sou grande entendido nese assunto mas dá até vontade de ir lá para casa começar a escavar e fazer tambem um pra mim.... ficou...qualquer coisa :wink:
hehehe... e pode acreditar eu também gosto muito dele.
Como agradecimento pelo seu interesse, incluirei mais uma foto no penúltimo lugar sob o título: Uma mão para os peixes. :lol:
<p>|</p>
Tioayres
Membro

segunda abr 07, 2008 11:48 pm

Aquapet Escreveu: Na foto de Setembro de 2007 tem o jactinto aquatico restrito a uma area. Como fez para o jacinto não se espalhar pelo lago?
Na verdade eles não gostam de águas com pH elevado se os mativermos no pH alto, acabam por virem a morrer. Esses exemplares vieram de outro lago para compõr a flora inicial. Quando começam a se alastrar temos que limita-los senão tomam conta do espelho d´água. Nesse laguinho é fácil pois ele é bem pequeno. :wink:
<p>|</p>
Tioayres
Membro

segunda abr 07, 2008 11:59 pm

ZABOU Escreveu:Tal como disse Paxeku, dá vontade de fazer buracos.
Também faço minha a pergunta sobre o filtro. Como é que isso funciona num lago? Também se faz TPA's???? Para que serve o dreno????
Boas!!! Breve teremos mais um "laguista".

Afirmo-lhe que um laguinho estabilizado é bastante prazeroso e demanda muito menos trabalho que um aqua e isso a prática comprova, mas muitos duvidam.
Para teres um laguinho, basta ter um espaço condizente e querer faze-lo.
O sistema de filtração desse laguinho é simelhante a qualquer filtro externo de aquas = mecânico e biológico. Esse é operado com uma bomba de 650 lt/hora pois é um lago plantado.
TPAs eventuais pois são pouco necessárias e o dreno é para uma eventual TTA. :D
<p>|</p>
Tioayres
Membro

terça abr 08, 2008 12:13 am

DUDU1 Escreveu:Lindo sem palavras.... sempre tive vontade de ter um lago em casa mais não tenho espaço para tanto....
Que bom que você gostou. Aqui pelos nossos fóruns NÃO se emprega estar agradecendo a todos os elogios a que se fazem aos lagos, aquas, peixes, etc. portanto empregarei a mesma regra até aprender como vocês se comportam nesse aspecto, ok?
Tbm gostaria de saber como é feita a rotina de manutenção de um lago ornamental, com que frequencia é feia atroca de água e limpeza dos filtros....
Cada lago tem as suas particularidades, certo? As manutenções, TPAs, peridiocidade de limpesas, etc. dependem da fauna, da flora, do sistema de filtração, etc. mas, para teres uma referencia na questão digo-lhe que:
1) Lavam-se as midias filtrantes de 15 em 15 dias;
2) TPAs é quando se faz a sifonagem do fundo ou entre 30 e 60 dias;
3) Semanalmente repomos a água evaporada que é menor que 5%;
4) Quando há árvores por perto caem folhas no lago e sempre que possível se deve passar uma peneira para retirá-las.
Continue postando os lagos que vc tem .... e se possivel com os passo a passo para incentivar os outros a montar os seus lagos...
É meu objetivo divulgar o "laguismo" e sinto-me lisongeado com essas suas palavras breve outros laguista se manifestarão pois em Portugal a muitos. :D
<p>|</p>
Tioayres
Membro

terça abr 08, 2008 12:18 am

Megred Escreveu: Já agora o cão não brinca com os peixes ? :lol:
esse laguinho foi construído aleatoriamente (sem muito planejamento) e acabou tendo um charme todo especial. :lol:

Essa cadelinha é levada. Gosta até de colocar a pata das bordas mas não as coloca dentro do lago, felizmente.
Um detalhe. Essa aparaceu na foto mas na verdade aqui em casa tem são quatro cadelinhas. :lol:
<p>|</p>
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça abr 08, 2008 12:20 am

o lago esta fantastico :D
so tenho uma duvida...nao havera flora a mais? é que me parece um pouco densa.
E mais uma vez...esta muito bem conseguido=) poste mais fotos de outros lagos se os tiiver=)=)
Responder

Voltar para “Peixes”