MBD

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

segunda abr 07, 2008 11:46 pm

antes demais à que salientar que esta doença se pode manisfestar de maneiras diferentes de animal para animal! re-postei isto, porque cheguei à conclusão que é um assunto bastante importante.

a MBD (sigla para Metabolic Bone Disease) é o nome dado a um conjunto de sintomas e problemas de saúde visto em alguns répteis.

as causas podem vir de vários factores ou de um conjunto deles, muitos deles ligados à má manutenção do proprietário do animal. a MBD é definitivamente uma deficiência causada pela pouca ou nenhuma assimilação de cálcio pelo organismo do animal. existem doenças que a podem causar "naturalmente", mas as causas principais do aparecimento da mesma nos animais são a falta de cálcio na dieta, a pouca exposição do animal aos raios UVB e temperaturas inadequadas.

o cálcio é um nutriente muito importante para a sobrevivência do animal. em adição a outras coisas, o cálcio é usado não só para construir e fortalecer os ossos do animal, como também interpreta um papel importante no seu sistema nervoso central. num animal saudável, o cálcio está em balanço com o todo o corpo, ou seja, não existe em excesso nem em falta. ele interage com outros nutrientes importantes, como a vítamina D3 e o fósforo, e é regulado através das suas hormonas. como foi dito anteriormente, uma das causas do aparecimento da MBD é a falta de cálcio na sua dieta. se queremos ter um animal "quase 100%" saudável, a sua dieta deve sempre conter uma relação 2:0 de cálcio/fósforo em répteis herbívoros e de 2:1 em répteis carnívoros, nas suas refeições. isto não quer dizer que todas as refeições devem estar suplementadas com cálcio. deve-se consultar o método de utilização na embalagem de cada produto, e caso seja necessário, deve-se sempre consultar um veterinário. se essa falta de cálcio existir nas refeições, o corpo vai simplesmente buscar o cálcio de que necessita para funcionamento de todas as outras acções a outra fonte: os ossos. e é por isso que a MBD aparece.

relativamente à luz UVB, também ela interpreta um papel importante na saúde do animal, pois ajuda a prevenir o aparecimento da MBD. tal como nós, a nossa exposição a estes raios faz com que a pele do animal produza vitamina D3. esta vitamina, entre outras coisas, tem a importante função de regular a maneira de como o corpo vai absorver e usar o cálcio assimilado na sua alimentação. sem exposição a estes raios, a pele do animal simplesmente deixa de produzir vitamina D3. sem esta vítamina, os corpos não conseguem absorver, ou até mesmo usar de maneira eficiênte.

quanto à temperatura, devemos ter sempre a certeza que providênciamos as temperaturas correctas que o animal necessita. sendo os répteis animais de sangue frio, eles necessitam do calor vindo dos meios que os rodeiam para poderem fazer uma assimilação correcta dos nutrientes que ingerem, durante a sua digestão.

e ainda há mais uma razão (que a classifico como "aparecimento natural da MBD"): a altura da procriação. este problema afecta apenas as fêmeas. isto pegando no exemplo das iguanas (que é mais a minha área), mesmo não tendo sido fecundádas, o organismo produz ovos nos seus ovários. o corpo vai buscar o cálcio que necessita para a sua produção directamente aos ossos delas. durante este tempo elas estão muito susceptivas ao aparecimento da MBD. por isso tanto antes da postura, como depois das mesmas, os proprietários do animal devem estar sempre atentos a sinais do aparecimento da doença.

os sintomas podem manifestar-se de várias formas:

ossos que se partem facilmente com acções simples, como correr, saltar ou a escalar um obstáculo;

patas inchadas, que mais se parecem com os braços do "Popeye". isto acontece porque, devido ao enfraquecimento dos ossos, o corpo produz mais fibras para as zonas que fazem mais esforço, resultando num inchaço da zona lesionada;

deformações nos ossos e articulações;

maxilar inferior mole, como se fosse de borracha. tal como os outros membros, o maxilar inferior tende a inchar devido às mesma razões descritas anteriormente. parece-se com abcessos. devido ao inchaço, comer torna-se difícil e doloroso, fazendo com que o animal perca o apetite. em casos mais avançados, o maxilar inferior tende a diminuir ao superior, não acompanhado o seu crescimento. isto faz com que as gengivas do animal fiquem expostas, trazendo o risco a infecções e outros problemas relacionados;

dificuldades motoras. se a MBD afectar o sistema nervoso, os membros podem tornar-se mais fracos. nos casos piores dá-se mesmo uma parelesia total. isto normalmente acontece nos membros traseiros e nas caudas dos animais, o que faz com que o animal só possa usar os membros posteriores, ficando assim sem possibilidades de trepar algo;

sinais de doença, letargia, enfraquecimento e falta de apetite.

quanto a tratamentos, a MBD pode ser revertida se for detectada bastante cedo. existem várias maneiras de tratá-la, mediante o estado avançado ou não da doença. antes de se iniciar qualquer tratamento, deve-se consultar sempre primeiro o veterinário do animal. a falta de cálcio pode ser revertida através de injecções de cálcio dadas pelo próprio veterinário, exercícios de fisioterapeuticos poderão voltar a dar força aos músculos fracos, as paralesias parciais podem ser revertidas através de exercícios, etc etc etc.

infelizmente à outras coisas que são irreversíveis, como as deformidades osseas. actividades como trepar e alguns movimentos que um animal normal faria terão que ser proibidas, poderá ter dores constantes, dificuldades a defecar. as fêmeas podem nunca mais pôr ovos devido a colunas tortas, sendo necessário que muitas tenham que ser esterlizadas devido a isso.

deixo-vos aqui umas imagens de animais com MBD (algumas podem chocar os mais sensíveis):

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

____________

Fontes:

http://www.greenigsociety.org
http://www.anapsid.org/

as imagens foram todas googladas.
Última edição por korbe em segunda abr 21, 2008 3:34 am, editado 3 vezes no total.
jmangelico
Membro Veterano
Mensagens: 744
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Localização: Cobras e dragões barbudos.

segunda abr 07, 2008 11:56 pm

korbe Escreveu:e ainda há mais uma razão (que a classifico como "aparecimento natural da MBD"): a altura da procriação. este problema afecta apenas as fêmeas. isto pegando no exemplo das iguanas (que é mais a minha área), mesmo não tendo sido fecundádas, o organismo produz ovos nos seus ovários. o corpo vai buscar o cálcio que necessita para a sua produção directamente aos ossos delas. durante este tempo elas estão muito susceptivas ao aparecimento da MBD. por isso tanto antes da postura, como depois das mesmas, os proprietários do animal devem estar sempre atentos a sinais do aparecimento da doença.
Acrescento só que tanto nas iguanas como em outras espécies, mesmo tendo-se registado cópula e fecundação dos óvulos, se a fêmea não estiver devidamente alimentada pode vir a desenvolver MBD durante a gestação ou após a postura/parto.

É de facto um assunto de interesse geral e, por isso, numa palavra inamovível. :wink:
<p>
</p>
Sol18
Membro
Mensagens: 190
Registado: quarta jan 02, 2008 6:11 pm

terça abr 08, 2008 1:17 am

concordo com o jm acho que devia ficar inamovivel! esta fantastico e muito chocante as imagens mas infelizmente é a realidade :(

cumps
shanebeschen
Membro Veterano
Mensagens: 914
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

terça abr 08, 2008 8:48 am

jmangelico Escreveu:...Acrescento só que tanto nas iguanas como em outras espécies, mesmo tendo-se registado cópula e fecundação dos óvulos, se a fêmea não estiver devidamente alimentada pode vir a desenvolver MBD durante a gestação ou após a postura/parto...
Ia acrescentar isso , bem como as crias podem ja nascer deficientes tb .

Gostava de saber quem usou(o site) a ultima imagem para invocar MBD , é q pela imagem na vejo MBD algum , ou pelo menos n é um bom exemplo . Trata-se duma malacochersus tornierii aka tartaruga panqueca e a sua forma achatada é mesmo assim , assim como a sua carapaça é mole e adaptavel às pequenas ranhuras/aberturas nas rochas .
C3DR1C
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...

terça abr 08, 2008 9:09 am

Muito bom post... Tambem axo k devia ficar inamovivel...
Como é que é possivel os donos deixarem os animais chegarem aquele ponto...
Nazgul93
Membro Veterano
Mensagens: 1995
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quarta ago 26, 2009 7:22 pm

Sei que é um puro desenterranso, mas não é ao acaso :twisted: :wink:.

Excelente tópico Korbe, já conhecia, mas não tinha reparado que tinhas sido tu o autor, parabéns amigo :wink:

Reparo que costumamos usar sempre o termo MBD, mas este termo também há em português, embora sejam poucos os que o conhecem, tem como nome Osteomalácia, aplica-se tanto na medicina Humana, como na Veterinária.

Cumps pessoal :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
joaoplscosta
Membro Veterano
Mensagens: 2122
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Localização: Cobra, tartarugas, geckos, salamandra

quinta ago 27, 2009 1:20 am

Na 1ª foto da tartaruga terrestre a carapça ficou assim devido à MBD?
<p><strong>
</strong></p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Localização: 0.1.0 - Elaphe obsoleta obsoleta (white-sided)

quinta ago 27, 2009 2:35 am

joaoplscosta Escreveu:Na 1ª foto da tartaruga terrestre a carapça ficou assim devido à MBD?
Realmente essa mesma imagem não consigo dizer com total certeza, mas que tem claros problemas na formação da carapaça não há dúvida alguma! No 2º caso das tartas, parece-me mais um caso de piramidismo, mas talvez MBD associada, uma vez que olhando para os membros anteriores, estes não parecem estar muito saudáveis... Muito provavelmente a conjugação das duas doenças :?

Naz, não estás a querer roubar o titulo a um certo user que o tenha um ganho recentemente, pois não? :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta ago 27, 2009 12:24 pm

joaoplscosta Escreveu:Na 1ª foto da tartaruga terrestre a carapça ficou assim devido à MBD?
a primeira tartaruga aparenta ser uma Trachemys scripta elegans e não uma terrestre. ao que li quando pesquisei, o aparecimento das manchas na carapaça (e outras sintomatologias) estão associadas à MBD.

tal como referi no texto, a MBD não é uma doença, mas um conjunto de sintomas associados à carência de cálcio, e apresenta-se de diferentes maneiras de animal para animal..
1.0.0 iguana iguana
3.0.0 felis catus
2.0.0 agapornis fischeri
1.2.0 pantherophis guttatus
0.1.0 lampropeltis triangulum nelsoni
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Localização: 0.1.0 - Elaphe obsoleta obsoleta (white-sided)

quinta ago 27, 2009 12:49 pm

korbe Escreveu: tal como referi no texto, a MBD não é uma doença, mas um conjunto de sintomas associados à carência de cálcio, e apresenta-se de diferentes maneiras de animal para animal..
Korbe, mas tanto quanto já pesquisei (e admito que menos que tu) o que pude inferir é que muitas vezes os animais até nem tem falta de cálcio... Tem é problemas em absorvê-lo ou usar o calcio que tem à sua disposição por uma grande variedade de factores que o impedem... Na verdade não deixa de ser uma doença, mas multi-factorial com variada sintomatologia :)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Nazgul93
Membro Veterano
Mensagens: 1995
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta ago 27, 2009 12:57 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Naz, não estás a querer roubar o titulo a um certo user que o tenha um ganho recentemente, pois não? :twisted:
Não tenho a culpa :evil: :twisted:
Nem foi preciso escavar, o Korbe meteu o topico no topico do "recuperação milagrosa" e eu aproveitei a deixa :twisted:, mas quando é para se acrescentar algo util, é sempre bom :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta ago 27, 2009 1:29 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
korbe Escreveu: tal como referi no texto, a MBD não é uma doença, mas um conjunto de sintomas associados à carência de cálcio, e apresenta-se de diferentes maneiras de animal para animal..
Korbe, mas tanto quanto já pesquisei (e admito que menos que tu) o que pude inferir é que muitas vezes os animais até nem tem falta de cálcio... Tem é problemas em absorvê-lo ou usar o calcio que tem à sua disposição por uma grande variedade de factores que o impedem... Na verdade não deixa de ser uma doença, mas multi-factorial com variada sintomatologia :)
Fred acho que está explícito que quando falo em "carência de cálcio", refiro-me ao cálcio em utilização no seu sistema...

e no texto também estão bem explícitas varias razões pela qual a MBD aparece:
korbe Escreveu:o cálcio é um nutriente muito importante para a sobrevivência do animal. em adição a outras coisas, o cálcio é usado não só para construir e fortalecer os ossos do animal, como também interpreta um papel importante no seu sistema nervoso central. num animal saudável, o cálcio está em balanço com o todo o corpo, ou seja, não existe em excesso nem em falta. ele interage com outros nutrientes importantes, como a vítamina D3 e o fósforo, e é regulado através das suas hormonas. como foi dito anteriormente, uma das causas do aparecimento da MBD é a falta de cálcio na sua dieta. se queremos ter um animal "quase 100%" saudável, a sua dieta deve sempre conter uma relação 2:0 de cálcio/fósforo em répteis herbívoros e de 2:1 em répteis carnívoros, nas suas refeições. isto não quer dizer que todas as refeições devem estar suplementadas com cálcio. deve-se consultar o método de utilização na embalagem de cada produto, e caso seja necessário, deve-se sempre consultar um veterinário. se essa falta de cálcio existir nas refeições, o corpo vai simplesmente buscar o cálcio de que necessita para funcionamento de todas as outras acções a outra fonte: os ossos. e é por isso que a MBD aparece.

relativamente à luz UVB, também ela interpreta um papel importante na saúde do animal, pois ajuda a prevenir o aparecimento da MBD. tal como nós, a nossa exposição a estes raios faz com que a pele do animal produza vitamina D3. esta vitamina, entre outras coisas, tem a importante função de regular a maneira de como o corpo vai absorver e usar o cálcio assimilado na sua alimentação. sem exposição a estes raios, a pele do animal simplesmente deixa de produzir vitamina D3. sem esta vítamina, os corpos não conseguem absorver, ou até mesmo usar de maneira eficiênte.

quanto à temperatura, devemos ter sempre a certeza que providênciamos as temperaturas correctas que o animal necessita. sendo os répteis animais de sangue frio, eles necessitam do calor vindo dos meios que os rodeiam para poderem fazer uma assimilação correcta dos nutrientes que ingerem, durante a sua digestão.

e ainda há mais uma razão (que a classifico como "aparecimento natural da MBD"): a altura da procriação. este problema afecta apenas as fêmeas. isto pegando no exemplo das iguanas (que é mais a minha área), mesmo não tendo sido fecundádas, o organismo produz ovos nos seus ovários. o corpo vai buscar o cálcio que necessita para a sua produção directamente aos ossos delas. durante este tempo elas estão muito susceptivas ao aparecimento da MBD. por isso tanto antes da postura, como depois das mesmas, os proprietários do animal devem estar sempre atentos a sinais do aparecimento da doença.
1.0.0 iguana iguana
3.0.0 felis catus
2.0.0 agapornis fischeri
1.2.0 pantherophis guttatus
0.1.0 lampropeltis triangulum nelsoni
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Localização: 0.1.0 - Elaphe obsoleta obsoleta (white-sided)

quinta ago 27, 2009 5:32 pm

korbe Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
korbe Escreveu: tal como referi no texto, a MBD não é uma doença, mas um conjunto de sintomas associados à carência de cálcio, e apresenta-se de diferentes maneiras de animal para animal..
Korbe, mas tanto quanto já pesquisei (e admito que menos que tu) o que pude inferir é que muitas vezes os animais até nem tem falta de cálcio... Tem é problemas em absorvê-lo ou usar o calcio que tem à sua disposição por uma grande variedade de factores que o impedem... Na verdade não deixa de ser uma doença, mas multi-factorial com variada sintomatologia :)
Fred acho que está explícito que quando falo em "carência de cálcio", refiro-me ao cálcio em utilização no seu sistema...

e no texto também estão bem explícitas varias razões pela qual a MBD aparece:
korbe Escreveu:o cálcio é um nutriente muito importante para a sobrevivência do animal. em adição a outras coisas, o cálcio é usado não só para construir e fortalecer os ossos do animal, como também interpreta um papel importante no seu sistema nervoso central. num animal saudável, o cálcio está em balanço com o todo o corpo, ou seja, não existe em excesso nem em falta. ele interage com outros nutrientes importantes, como a vítamina D3 e o fósforo, e é regulado através das suas hormonas. como foi dito anteriormente, uma das causas do aparecimento da MBD é a falta de cálcio na sua dieta. se queremos ter um animal "quase 100%" saudável, a sua dieta deve sempre conter uma relação 2:0 de cálcio/fósforo em répteis herbívoros e de 2:1 em répteis carnívoros, nas suas refeições. isto não quer dizer que todas as refeições devem estar suplementadas com cálcio. deve-se consultar o método de utilização na embalagem de cada produto, e caso seja necessário, deve-se sempre consultar um veterinário. se essa falta de cálcio existir nas refeições, o corpo vai simplesmente buscar o cálcio de que necessita para funcionamento de todas as outras acções a outra fonte: os ossos. e é por isso que a MBD aparece.

relativamente à luz UVB, também ela interpreta um papel importante na saúde do animal, pois ajuda a prevenir o aparecimento da MBD. tal como nós, a nossa exposição a estes raios faz com que a pele do animal produza vitamina D3. esta vitamina, entre outras coisas, tem a importante função de regular a maneira de como o corpo vai absorver e usar o cálcio assimilado na sua alimentação. sem exposição a estes raios, a pele do animal simplesmente deixa de produzir vitamina D3. sem esta vítamina, os corpos não conseguem absorver, ou até mesmo usar de maneira eficiênte.

quanto à temperatura, devemos ter sempre a certeza que providênciamos as temperaturas correctas que o animal necessita. sendo os répteis animais de sangue frio, eles necessitam do calor vindo dos meios que os rodeiam para poderem fazer uma assimilação correcta dos nutrientes que ingerem, durante a sua digestão.

e ainda há mais uma razão (que a classifico como "aparecimento natural da MBD"): a altura da procriação. este problema afecta apenas as fêmeas. isto pegando no exemplo das iguanas (que é mais a minha área), mesmo não tendo sido fecundádas, o organismo produz ovos nos seus ovários. o corpo vai buscar o cálcio que necessita para a sua produção directamente aos ossos delas. durante este tempo elas estão muito susceptivas ao aparecimento da MBD. por isso tanto antes da postura, como depois das mesmas, os proprietários do animal devem estar sempre atentos a sinais do aparecimento da doença.
Claro que tá explicito, não percebeste bem onde queria chegar ou não me expliquei bem... Não estou a criticar negativamente o tópico ou a tua opinião, bem pelo contrário... Está excelente, assim como muito acessível à maior parte das pessoas :D

Apenas estou a dizer que quando disseste que não é bem uma doença, entendo onde quiseste chegar, mas não deixa de ser doença, tal como o escorbuto por exemplo ou as hipervitaminoses... Podes chamar doença à mesma... apenas é uma doença multifactorial com sintomatologia variada devido à privação de um elemento essencial à absorção ou fixação do cálcio ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
joaoplscosta
Membro Veterano
Mensagens: 2122
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Localização: Cobra, tartarugas, geckos, salamandra

quinta ago 27, 2009 8:13 pm

korbe Escreveu:a primeira tartaruga aparenta ser uma Trachemys scripta elegans e não uma terrestre. ao que li quando pesquisei, o aparecimento das manchas na carapaça (e outras sintomatologias) estão associadas à MBD.

tal como referi no texto, a MBD não é uma doença, mas um conjunto de sintomas associados à carência de cálcio, e apresenta-se de diferentes maneiras de animal para animal..
Devo-me ter expressado mal, referia-me a esta Imagem

Com lâmpada uvb, alimentação variada e complexo vitaminaco deve ser dificil o animal ter problemas destes certo?
<p><strong>
</strong></p>
korbe
Membro Veterano
Mensagens: 1686
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta ago 27, 2009 9:42 pm

joaoplscosta Escreveu:Com lâmpada uvb, alimentação variada e complexo vitaminaco deve ser dificil o animal ter problemas destes certo?
se tens o animal nas devidas condições e lhe dás o que ele necessita, não creio que ele chegue ao ponto do da imagem.. mas no que conta a tartarugas, não dou 100% de garantias, pois o meu conhecimento sobre as mesmas é quase nulo...
1.0.0 iguana iguana
3.0.0 felis catus
2.0.0 agapornis fischeri
1.2.0 pantherophis guttatus
0.1.0 lampropeltis triangulum nelsoni
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”