Tenho uma tartaruga de 3 anos que está num aquário de 180litros com um filtro fluval 405 e não percebo o que se está a passar mas trato do aquário e ao fim de uma semana a água está completamente verde. eu n cumpri as medidas que o fabricante diz portanto n sei se é disso ou se estou a fazer alguma coisa errada! alguem tem experiência com estes filtros? isto já aconteceu com alguém?
agradeço a ajuda.
Filtro de aquário de tartaruga
Moderador: mcerqueira
Já passei por isso...
Na mudança coloquei meu aquário de 200l perto de uma janela q pegava sol das 12 as 16 achei interessante no começo, pois não ia precisar usar o aquecedor + em uma semana vi o estrago... Crio algas verdes e limbo no vidro... (meu aquário e de peixes)
De tartaruga não sei como agir + é sempre bom utilizar o equipamento (filtro) como recomenda o fabricante
Abraço Gui e Ci
Na mudança coloquei meu aquário de 200l perto de uma janela q pegava sol das 12 as 16 achei interessante no começo, pois não ia precisar usar o aquecedor + em uma semana vi o estrago... Crio algas verdes e limbo no vidro... (meu aquário e de peixes)
De tartaruga não sei como agir + é sempre bom utilizar o equipamento (filtro) como recomenda o fabricante
Abraço Gui e Ci
<strong>1°--> <u>Primeiro construa ou compre seu terrario</u> </strong>
<strong></strong>
<strong>2°--><u> Aprenda a controlar a temperatura e umidade </u></strong>
<strong></strong>
<strong>3°--> <u>P/ depois comprar seu réptil</u></strong>
<strong> </strong>
<strong></strong>
<strong> <u>Violência contra animais é crime!!!</u></strong>
<strong></strong>
<strong>2°--><u> Aprenda a controlar a temperatura e umidade </u></strong>
<strong></strong>
<strong>3°--> <u>P/ depois comprar seu réptil</u></strong>
<strong> </strong>
<strong></strong>
<strong> <u>Violência contra animais é crime!!!</u></strong>
o filtro está numa varanda fechada logo é só janelas à volta. apanha sol cerca de 3h de manha. eu n cumpri as medidas do fabricante pq as medidas q eles põe em relação aos tubos do filtro são para aquários de peixes q têm água até cima. nas tartarugas a água n vai até cima por causa da parte seca para elas apanharem sol. tive que cortar um bocado os tubos já que n há filtros próprios para tartarugas n é verdade?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Eu uso um Fluval 405 num aquario de 100L, mas lá está é de peixes.choice Escreveu:o filtro está numa varanda fechada logo é só janelas à volta. apanha sol cerca de 3h de manha. eu n cumpri as medidas do fabricante pq as medidas q eles põe em relação aos tubos do filtro são para aquários de peixes q têm água até cima.
O teu problema de certeza é que o caudal de água é muito pouco para a potência do motor.
Meia verdade. Na realidade não existem filtros exclusivos para aquarios de tartarugas, mas a Fluval tem uma gama de filtros internos que podem ser usados com excelentes resultados. Basta em vez de um filtro externo, usares um filtro interno adaptado ao volume de água que tens na realidade. Por que pelo entendi o aquario tem a capacidade de 180L, mas não estarás a usar nem metade desse volume, certo?choice Escreveu:nas tartarugas a água n vai até cima por causa da parte seca para elas apanharem sol. tive que cortar um bocado os tubos já que n há filtros próprios para tartarugas n é verdade?
o aquário tem a capacidade de cerca de 250L mas só tem está em utilização 180L exactamente pq é uma tartaruga... comprei um filtro externo pq toda a gente me disse, até aqui na arca, que é melhor.... eu tinha um fluval 205 e tinha o mesmo problema e pensei q podia ser do filtro visto que a a potencia era pouca mas agora com o 405 não posso acreditar q seja do filtro em si.... tem q ser alguma coisa q eu estou a fazer mal....
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Ok, tinha percebido mal.choice Escreveu:o aquário tem a capacidade de cerca de 250L mas só tem está em utilização 180L exactamente pq é uma tartaruga... comprei um filtro externo pq toda a gente me disse, até aqui na arca, que é melhor.... eu tinha um fluval 205 e tinha o mesmo problema e pensei q podia ser do filtro visto que a a potencia era pouca mas agora com o 405 não posso acreditar q seja do filtro em si.... tem q ser alguma coisa q eu estou a fazer mal....
Para esse volume de água o 405 é excelente, mas agora há que ter em conta a altura da água, ou seja, se o nivel da água tem de subir muito até entrar por gravidade no filtro e se a altura a que o motor do filtro a empurra é grande demais.
Se a altura for muito grande o débito do filtro é menor, logo filtra bem menos.
O que te posso aconselhar (se for este o caso) é que ponhas algo a levantar o filtro, nem que o ponham em cima dum banco. Assim minimizas a altura e aumentas o caudal que sai do filtro.
REalmente tenho o filtro no chão e o aquário está em cima duma cómoda. . . eu pus o filtro no chão pq senão aí é q tenho mesmo q cortar ainda mais os tubos do filtro mas acho q vou seguir o teu conselho e vou experimentar. para o fluval eles dizem q o tubo de aspiração da água deve estar a um mínimo de 7cm do fundo e o meu n pq o aquário n tem altura para isso td..... e achas q o facto de estar ao lado da janela então tb n ajuda?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Sim, se estiver perto da janela é normal que ganhe muitas algas e filtração alguma de te vai safar.
Podes sempre por elodea lá dentro que como tem crescimento rápido é capaz de ajudar a controlar isso.
Deixa-me aqui fazer uns desenhos, porque parece-me que não entendeste o que te quiz dizer.
Podes sempre por elodea lá dentro que como tem crescimento rápido é capaz de ajudar a controlar isso.
Deixa-me aqui fazer uns desenhos, porque parece-me que não entendeste o que te quiz dizer.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Planta de crescimento rápido que se usa muito em aquariofilia.choice Escreveu:poix, se calhar n percebi... o q é isso da elodea? n conheço

Como vês nesta imagem péssima (não tenho jeitinho nenhum para isto), a altura do filtro ao topo do aquario é grande, fazendo com que a água tenha de ser empurrada com mais esforço, por parte do motor, causando um caudal menor (quando digo caudal é a quantidade de água que sai do filtro).

Nesta subindo um pouco o filtro, a distância diminui consideravelmente, logo a quantidade de água que é filtrada é maior.
estão óptimos os desenhos. percebi perfeitamente. o que acontece é que para fazer como no segundo desenho terei q cortar mais tubo para conseguir diminir a distancia mas creio que n causará problemas. em relação às materias filtrantes utilizo ceramicas e carvão misturado com amónia. o aquário só tem umas plantas de plástico, mais nada. vou experimentar levantar o filtro pq em relação à janela n posso fazer nada, n tenho outro sítio onde pôr o aquário....