A minha aventura já começou!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SukiKitten
Membro
Registado: terça abr 08, 2008 11:05 am

terça abr 08, 2008 11:49 am

Vivas a todos! A minha nova aventura começa daqui a um mês, Suki.
Apesar de ser uma irremediável amante de animais, esta é a minha estreia com gatos. Já fiz imensa pesquisa, já falei com a minha vet, mas gostava de ouvir os vossos conselhos e experiência no que toca a este assunto.

Cumprimentos a todos!!!
Última edição por SukiKitten em segunda mai 26, 2008 9:31 am, editado 2 vezes no total.
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça abr 08, 2008 12:05 pm

Muito amor e carinhoo :!: :D Se o seu gatinho for persa ha todas aquelas coisitas extra para fazer....
Mas qualquer gato para ser bem cuidado precisa de ser bem tratadinho, aguinha mudada, comidinha fresquinha... enfim mimoss!
<strong>Ana</strong>
monicasimone
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am

terça abr 08, 2008 12:16 pm

E lembre-se... o gato é na maioria das vezes o seu dono e não o contrario.

;)
<p>:) Quem n&atilde;o gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarna&ccedil;&atilde;o!!</p>
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

terça abr 08, 2008 12:22 pm

Exacto :wink:

Por exemplo, ouço muita gente dizer que dispensa um hora por dia para o seu bichano, ou duas.. o que for.. eu cá em casa é diferente tudo gira em volta da Sissi, ela é a rainha manda e nos obdecemos :lol:
<strong>Ana</strong>
monicasimone
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 12:24 pm

Como lá em casa. Eu sou só uma e eles são tres. Tds a kererem atençao... Outros dias não kerem atençao nenhuma!

Enfim eu tenho tres donos lá em casa. Só me falta fazer miauuuuuuuuuu.
<p>:) Quem n&atilde;o gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarna&ccedil;&atilde;o!!</p>
SukiKitten
Membro

terça abr 08, 2008 2:27 pm

Sou uma amante irremediável de animais!!! Desde que nasci os meus pais sempre tiveram a preocupação de me educar a respeitar os animais, independentemente de ser cão, peixe ou galinha. Daí o facto de continuar a ficar surpreendida com a cultura "animal" que se tem no nosso país e que não tende a mudar.
Mas voltando ao assunto que me traz aqui. Secalhar, por sempre ter vivido em casas com jardim os animais de estimação que passaram por nós foram, maioritariamente cães. Como actualmente vivo num apartamento pareceu-me melhor optar por um gato. Houve muitas pessoas, que começaram logo com a lengalenga do costume: a casa só vai cheirar a gato, vai-te arranhar a mobilia toda, lá se vai o sofá... Quero lá saber! Mas reconheço que gostava de partilhar algumas dicas com vocês todos, desde como entender certos comportamentos, alimentação (ração da vossa preferência) e aquilo que acharem importante. Já pesquisei, falei com a minha vet, mas a voz da experiência vale por mil!

Obrigado a todos
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça abr 08, 2008 2:44 pm

A casa a cheirar a gato :?:
Os gatos são animais do mais limpo que há... De todas as casa em que já entrei, nunca me cheirou a gato :? A não ser que as pessoas não tenham o cuidado de mudar a caixa de areia com alguma frequência, aí sim, tem aquele cheiro forte da urina de gato :|
Os moveis... A minha gata nunca arranhou nenhum... :wink: Os sofás, os cortinados e os tapetes é que já é outra história, pois ela adora afiar as unhas nesses locais :?
Eles quando são pequeninos fazem alguns estragos, trepam tudo para "cuscar" e acabam por fazer asneirinhas, mas depois vão acalmando... Como o meu pai costuma dizer: -Sempre pensei que ela fosse estragar mais do que estragou :wink:

O promenor de morar num apartamento... Muito cuidado com as janelas e com as varandas pois fácilmente a gatinha pode distrair-se, com uma mosca, por exemplo, e cair :| Se morrar no rés-do-chão, também é preciso ter cuidado para evitar que ela fuja para o exterior :!:
Cuidado também para ela não sair de casa e entrar na casa do vizinho do lado ou da frente, por engano :lol: A mim nunca aconteceu, mas já aconteceu a uma amiga minha e o gato entrou em stresse :o
Enfim... Os gatos sao cuscos por natureza e fácilmente se metem em confusões :? São mais ou menos como as crianças, temos de estar sempre com 1001 olhos postos neles, principalmente quando ainda são pequeninos :wink:

A esterilização...
Está a pensar em esterilizar a gatinha (fiquei com a ideia de que se tratasse de uma gatinha) :?:
Eu moro num apartamento, a minha gata não tem contacto com outros gatos e também optei por a esterilizar... :wink:

A ração...
Há rações muito boas, como a royal canin, são as mais indicadas mas são caras... :|
E depois há aquelas a um preço mais acessível, as do supermercado, e se optar por uma dessas, a purina one é boa :!:

Enfim... Não sei mais que diga :?

Dê muito amor e carinho à pequena... Brinque com ela, mas não a deixe abusar, ou deixa de ter mão nela (falo por experiência, por vezes torna-se dificil controlar a minha gata porque a deixei abusar enquanto pequena :oops: )... Deixe-a a dormir e não a tente acordar nunca :!: Habitue-a às suas rotinas (hora de comer, hora de dormir) :wink:

E parabéns pela adopção :D
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça abr 08, 2008 3:10 pm

Pense no gatinho como num filho a começar a andar.
Todos os cuidados válidos para um tambem são validos para o outro.

Os gatos são um bocadito diferentes do cão.
Não somos nós que temos gatos.
São os gatos que nos teem a nós.
Andam por cima das coisas, gostam de ser eles a escolher o momento dos mimos, adoram dormir nas nossas camas e conseguem abrir gavetas e portas.

Quando são pequenitos ás vezes gostam de trepar aos cortinados e fazer algumas tropelias complicadas.

Já pensou em ter 2 em vez de um?
Brincam juntos, nunca estão sozinhos, a despesa no vet é obviamente a dobrar mas em termos de alimentação a diferença é quase nenhuma.

Os gatos não deitam cheiro.
Excepto quando vão ao WC e fazem os cócós :D
De resto teem um cheirinho muito agradável e suave mas que só sentimos se enfiarmos os narizes nas barriguinhas.

Já comprou o enxoval todo?

Vai descobrir um animal maravilhoso, inteligente e sensivel.
SukiKitten
Membro

terça abr 08, 2008 3:20 pm

Obrigada mOreinha,

Sim, é uma gata! Ainda está com a mamã dela e só daqui a umas semanas é que a traquina vem cá para casa. Em relação à esterilização, vai ser sem dúvida uma etapa pela qual a Suki vai ter que passar. Logo que a vet achar que é altura, lá vai ela. Sei que existem muitas opiniões diversas em relação a este assunto, mas daquilo que eu averiguei, e no meu caso em concreto, não existe uma única razão para não o fazer! Vou também optar pelo microchip, não vá o diabo tecê-las...
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
SukiKitten
Membro

terça abr 08, 2008 3:35 pm

lagutrop:

Para começar vou optar só por um :D ! No futuro quem sabe?! Tempo sozinha, não vai ser problema, a não ser que a dada altura ela, de tanto me ver, já não queira mais :? Passo muito tempo em casa... Em relação ao enxoval a saga começa esta semana, só espero conseguir controlar-me. Há tanta coisinha apetecível aí à venda! Já agora, em relação a arranhadores, quais aqueles que têm melhor aceitação? Os de corda, os de cartão ...

Um bem haja a todos
<p>Podemos muito bem perguntar-nos: o que seria do homem sem os animais? Mas n&atilde;o o contr&aacute;rio: o que seria dos animais sem o homem?</p>
<p>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Hebbel, Christian</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça abr 08, 2008 4:15 pm

Cá em casa uso os de corda mas eu tenho 6 gatos.
monicasimone
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 4:41 pm

Os meus gatos tb preferem os de corda... Mas isso é mesmo urgente k compre pois se ela começa a afiar as unhas, por exemplo, no sofa, depois nunca mais perde o vicio por mts afiadores de unhas diferentes k experimente.
SukiKitten
Membro

terça abr 08, 2008 5:03 pm

Obrigado a todos!!!

Agora a única coisa que fica a faltar é a minha gatinha!!! Daqui a umas semanitas já a vou poder apresentar a todos.
eusinha
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 11:33 am
Júnior, o canário

terça abr 08, 2008 5:43 pm

Olá SukiKitten :wink:
Não tenho muito mais a acrescentar ao que já foi dito, mas deixo-lhe aqui um artigo que talvez a possa ajudar. Boa sorte! :wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=317
<p><strong>"O menor dos felinos &eacute; uma obra prima!"</strong>&nbsp; </p>
LabradorGato
Membro Júnior
Registado: sexta abr 04, 2008 5:42 pm

terça abr 08, 2008 5:54 pm

Eu cá uso os "arranhadores" de corda,mas comprei-os para o mimoso e agora é o farrusco que os usa :!: (curioso)
Responder

Voltar para “Gatos”