Cães sem trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quarta abr 09, 2008 11:05 am

Não é armar em heroi ou apelar ao não cumprimento da lei. Nada disso!
É antes dizer que não entendo porquê arvorar em santinha e dizer que sim senhor, cumpro sempre a lei e ter consciência que não pode ser verdade.
Tenho sorte, tenho espaço para o meu cão correr à vontade. Mas se não tivesse teria que fazer o que a maioria faz. Teria de o soltar em espaços amplos. Não me importo de correr, mas não o faço por sistema, como decerto a maioria de nós.Não lhe punha açaime , como decerto a maioria de nós não porá. Acarreto as consequências dos meus actos sempre e nunca fugiria à responsabilidade que tenho com o meu cão. Mas não gosto nem tolero histerismos. O meu cão não vai ter com ninguem, pessoa ou cão. Se alguem me viesse exigir por exigir que prendesse o cão, tambem não sei como reagiria.No entanto sou incapaz de o levar à praia ( nas frequentadas ), mesmo ao fim do dia, no Verão. Acho isso , sim falta de respeito pela lei e direito dos outros. Mas muita gente diz" ah! eu só levo o meu cão à praia ao fim do dia e sempre preso." Pergunto: O aviso que está à entrada da praia permite a entrada à noite ? Se for com trela ,já pode?
Não me considero fora da lei. Cumpro-a . Por a cumprir não me acho nem mais nem menos que os outros. Mas compreendo quem não tenha hipotese de a cumprir sempre e goste de dar o que possa aos seus animais.Nem sou hipócrita ao ponto de condenar ninguem por fazer aquilo que eu própria às vezes faço.
Sofia
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

quarta abr 09, 2008 2:04 pm

Se cumpre a lei à risca ou não, isso é com cada um e cada um assume as responsabilidades dos seus actos... ninguem tem nada com isso.

Eu cumpro mas também não tenho necessidade de não cumprir.

Até posso compreender que quem quer dar o melhor aos seus animais não a cumpra em determinadas situações.

Agora, convém não esquecer que esta discussão surgiu porque alguém postou indignada com o facto de alguem a ter abordado quando os seus caes nadavam na praia. Depois já nadavam com trela com a dona a nadar atras. Depois de outros comentários já disse que pagaria uma multa se assim fosse o caso. Ainda não percebi muito bem se os caes estavam de trela ou não...

Eu não tenho nada com isso. Mas acho que o cidadão que está em locais publicos tem o direito de se incomodar e de se manifestar, afinal de contas a lei é para cumprir. E praias desertas sem esplanadas são desertas. Pelos vistos não era o caso pq alguem lá estava ;) mesmo que fosse só uma pessoa estava no direito de se incomodar.

Cumprimentos
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
Zoanna
Membro
Registado: quarta ago 22, 2007 8:32 pm

quarta abr 09, 2008 2:38 pm

Zomba Escreveu:Agora, convém não esquecer que esta discussão surgiu porque alguém postou indignada com o facto de alguem a ter abordado quando os seus caes nadavam na praia. Depois já nadavam com trela com a dona a nadar atras. Depois de outros comentários já disse que pagaria uma multa se assim fosse o caso. Ainda não percebi muito bem se os caes estavam de trela ou não...
Já vi que não percebeu nada... eu explico...
Tava a ser ironica quando disse que nadava atras do meu cão de trela.. por achar ridiculo...
Mas pronto não percebeu não faz mal... eu desculpo-o!!
Os cães dentro de agua não estavam de trela.. como é logico... (teriam que andar de açaime, que eu sei que é a lei, mas acho ridiculo um cão para dar um mergulho na agua ter de andar de açaime!!) na praia andam SEMPRE de trela. Não tem sinal nenhum de proibição de cães, porque como já referi, a praia é deserta e nem esplanada/café ou nadador salvador tem!!
Claro que quando aparece o calor lá aparece uma ou outra pessoa, mas digo-lhe que a maioria são pessoas que tem animais e todos moradores na zona.
Sim eu sei que apareceu uma senhora... lógico que não estava deserta, até porque tinha também lá pescadores, mas esses já me conhecem e sabem quem são os meus cães.
Também sei que a senhora tem o direito a sua indignação, a maneira como fez, o seu histerismo é que me trazer a historia para o forum.
Quando referi que pagava a multa era por eles estarem a nadar sem qualquer tipo de trela ou açaime.
Se ficou mais alguma duvida, diga-me que esclarecerei depois!!
Khaloun Escreveu:
Agora quem não tem espaço, não pode correr e não quer que o seu cão use açaime, se calhar não devia ter cão.
Peço desculpa pelo engano, não foi por mal. Quem o escreveu foi de facto o Zomba.

Quanto a si Klaloun... nem lhe vou responder mais.. as suas palavras são muito bonitas, mas não tenho que lhe provar nada.
Se é a lei é a lei.. é para ser cumprida.. se ha desrespeito por ela fica consciência de cada um.
Nem vou comentar mais as suas respostas. Fico-me por aqui.

Continuarei a trazer para aqui histórias que para serem partilhadas por amantes de animais e respeitar as suas criticas sejam negativas ou construtivas.. e dar a minha propria opinião sobre alguma história que mereça a minha intenção.
Última edição por Zoanna em quarta abr 09, 2008 3:05 pm, editado 5 vezes no total.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta abr 09, 2008 2:43 pm

Para mim é um dilema... as minhas duas cadelas vivem dentro dos portões da minha casa, vamos a rua de trela, mas além das minhas cadelas só mais um cão é passeado de trela onde eu moro, segundo a dona 'porque é fujão'. O resto deambulam livremente enquanto os donos se reunem em amenas cavaqueiras :roll:
Obvio que à noite quando não há vivalma na rua lá se escapa o mosquetão da coleira... bolas elas merecem correr e brincar uma com a outra. De inverno vou à praia frequentemente, e como vivo num desterro somos as únicas a andar aos pulos e rebolar na areia, sem trela... mas a verdade é que tenho pensado muito no que a minha mnãe me disse quando comecei a ter cães meus... ensina-os a andar de açaimo na rua.

lá está... nunca damos ouvido a quem devemos... concordo que seria muito melhor se elas aceitassem o açaimo...

Um cão açaimado não morde, pode pular à vontade e correr sem trela (salvaguardando sempre a integridade do nosso cão e de outros animais e pessoas), não apanha coisas do chão, não come ervas (aqui ninguem coloca avisos de utilização de quimicos nos jardins :S). O açaimo não tem de ser um castigo, muito pelo contrário. Ainda a semana passada estava uma rapariga com uma rott velhinha na clinica veterinária, de trela e açaimo, eu estupida, estava com pena de ver a cadela a arfar sem conseguir abrir a boca... a dona em conversa contou-me que a cadela põe o focinho no açaimo de espontanea vontade, porque associa o açaimo ao passeio e às brincadeiras!

se todos andassem com os respectivos bobis sempre de trela ou açaimo, certamente que não existiria esta histeria massificada e tão gentilmente alimentada pelos media...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

quarta abr 09, 2008 2:47 pm

Como é obvio os cães devem andar à trela nas ruas das nossas lindas cidades mas os cães necessitam de muitp exercicio e de correrem em liberdade e de preferencia brincar com outros cães.
Passear à trela não é exercicio.

Cumprimentos
Francisco Bica
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

quarta abr 09, 2008 2:54 pm

Particularmente penso que na rua os cães têm que estar necessariamente presos à trela.
Existem locais mais adequados para eles andarem soltos.
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

quarta abr 09, 2008 3:00 pm

Zoanna Escreveu:Quanto a si Klaloun... nem lhe vou responder mais.. as suas palavras são muito bonitas, mas não tenho que lhe provar nada.
Não são bonitas nem feias, são a realidade.
Não tem que provar nada, nem nunca teve de provar.

O meu primeiro post serviu de informação sobre o real teor da lei. mencionei também que um cidadão que se sinta incomodado não tem necessidade de ser mal-educado, tendo apenas de chamar a autoridade competente, adicionando que a coima até é bastante elevada para estes casos.

A sua resposta foi manifestamente exagerada, pelo que o meu segundo post foi a resposta necessária a alguém que em vez de assumir abertamente que não cumpre a lei, pretendeu menosprezar a mesma e os que a cumprem, introduzindo à discussão o adjectivo hipocrisia.

Espero que a "ave rara" que a Zoanna hostilizou não seja a mãe/mulher/irmã de algum ministro, deputado, presidente de junta ou chefe de posto da GNR ou esquadra da PSP ou que de alguma forma seja uma influência de algum grupo parlamentar ou grupo legislador.
Às vezes as "aves raras" que alguns hostilizam são os "passarões" que depois vêm "lixar" todos.

Muitos aqui abertamente assumem que não cumprem esta lei e dizem porque o fazem.
A grande maioria porém assume abertamente que é uma escolha individual e é responsável pelas suas acções.

Aqui ninguém é policia ou fiscal.
Faça o mesmo, assuma o que faz e pensa, não se desculpe com terceiros ou com crimes piores.
A imagem que deixou é a de quem faz aquilo que realmente lhe apetece, não se importando com os outros ou com a imagem que deixa em terceiros.
Zoanna
Membro

quarta abr 09, 2008 3:09 pm

Zoanna Escreveu:Quanto a si Klaloun... nem lhe vou responder mais.. as suas palavras são muito bonitas, mas não tenho que lhe provar nada.
Se é a lei é a lei.. é para ser cumprida.. se ha desrespeito por ela fica consciência de cada um.
Khaloun
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:37 pm

quarta abr 09, 2008 3:31 pm

Se não quer comentar está no seu direito.
Faça-me é o favor de não ir alterando os seus posts consoante o que os outros escrevem.
Era simpático se o sentido inicial se mantivesse.
Zomba
Membro
Registado: quinta set 06, 2007 3:03 pm
Localização: 1 Leao da rodésia; 1 cao d'água x labrador; 2 Geckos leopardo; 2 gatos

quarta abr 09, 2008 3:59 pm

De facto não tive capacidade de interpretar a sua ironia e por isso me penitencio.
Com o teor de posts que por vezes surgem aqui, torna-se dificil perceber quem é e quem não é irónico. Só quis ter a certeza de que não estava a criticar alguem que estaria a cumprir a lei e que não deveria ser incomodado por uma senhora "histérica" a invocar a obrigatoriedade do uso de açaime.

Mas, afinal não foi o caso e como tal volto a dizer: independentemente do histerismo que até pode ser condenável, a dita Sra tinha razão ;)
Não acho feliz vir partilhar a experiência connosco como se de uma aberração se tratasse, quando ela queria apenas que cumprisse o que é obrigatório por Lei.

Se eu estiver a fumar num sítio onde é proibido, mesmo que seja muito amplo e que só lá esteja uma pessoa que nem sente o fumo mas que acha que eu devo cumprir a lei, eu até posso achar que ela está a ter falta de senso e a ser implicativa e posso não concordar minimamente. Contudo não partilho essa experiência num forum como se a outra pessoa estivesse a cometer um crime. Afinal quem desrespeitou a Lei fui eu.
<p>&nbsp;1.1.0 Eublepharis macularius</p>
Zoanna
Membro

quarta abr 09, 2008 4:01 pm

Não alterei a minha resposta consoante o que os outros escreviam!!

Quando respondi, só tinha comentarios do FCB e do Catarino.

Por isso não tente arranjar mais argumentos para me fazer de má da fita!!!

Os meus cães andavam a nadar sem trela ou açaime.. e vou continuar a fazer por achar perfeitamente ridiulo ter que pôr um açaime para ir dar um mergulho na praia!!!

Não gostei da forma como a senhora me abordou estando no seu direito ou não!! Tenho direito a minha opinião, ou não???

Já falei sobre o meu caso e mostrei a minha opinião, não tiro uma virgula do que disse, não tenho por habito mudar a minha opinião consoante a maré!
Falei do meu caso, por acho que se instalou uma verdadeira histeria em relação aos cães sendo eles PP ou não!!!

Já me disse que por lei não posso andar sem trela ou açaime em locais publicos... já perecebi... e também respeito a sua opinião, mas tenho o direito de ficar indignada e de expor o meu caso tenho, não tenho??

Eu gosto de ver os meus animais a brincarem, gosto de atirar um brinquedo para dentro de agua e eles irem lá buscar, gosto de nadar ao lado deles... gosto e pronto!
E fico devoltas revoltada quando sou confrontado com este tipo de lei!!!!!
Sou uma apaixonada por cães, gosto de todas as raças desde rafeiros aos grandalhões, peludos, gordos, pequenos... tudo! Desde bebe que convivo com animais e fazem parte da minha familia.
Não me imagino a viver sem animais e não consigo compreender pessoas que não gostam ou fazem mal puramente para se divertirem.
Já acolhi imensos animais abandonados, vou continuar a fazer, e ajuda-los em tudo o que posso.

Como a aquela celebre frase diz tudo: Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais.

Para mim são seres únicos, maravilhosos! Acho que deviam brincar, correr, apanhar brinquedos e tudo mais, e não é por as pessoas não term todas um jardim privado que não podem ter um cão!
Eu pessoalmente tenho um terraço enorme, posso dizer que é do tamanho da casa, mas não prescindo de andar a brincar com eles na praia!!!
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

quarta abr 09, 2008 4:07 pm

No local onde passeio os meus cães(zona de garagens e praticamente deserta) também não cumpro a lei muitas vezes. E se um dia aparecer a polícia e me quiser multar eu não vou reclamar pois eles têm razão.
Moro num apartamento e adoro vê-los correr ao final do dia quando chegamos a casa. Só andam soltos quando não existem pessoas ali, se aparece algum 2 pernas imediatamente são presos (as trelas vão comigo), se aparece algum 4 patas, depende, se forem os cães dos vizinhos que já conhecem, na boa, adoram brincar uns com os outros, agora se for um cão desconhecido são presos, pois não conheço a reacção daquele cão. Mas faço questão de perguntar ao dono/a se se importa que os meus se aproximem, de trela, para se cheirarem e se conhecerem. Se o dono não quiser tenho é que respeitar a sua decisão, não tenho que impôr os meus cães a ninguém.

Desde os 6 meses de vida, quando os meus canitos foram adoptados, que os tentei sociabilizar o mais possível para evitar que fossem ariscos com outros cães e pessoas. Sinceramente por vezes acho um exagero o que certos donos fazem com os cães, com o devido cuidado e atenção os animais não precisam de estar constantemente a ser "estrangulados" para não se poderem aproximar de outros cães, isto claro se o animal for sociável.

Entristece-me muito esta história da perseguição a quem tem cães que estão nesta estúpida lista. Deve ser muito complicado para os donos e mais injusto para os cães. Principalmente terem de andar de açaimo. Se os meus cães fossem atacados por outros cães como é que se defendiam açaimados?, ou mesmo me defendiam a mim se algum me tentasse morder ou algum maluco me quisesse assaltar?

Eu acho que isto está ser do estilo 8 ou 80, ou é tudo uma grande balburdia, tudo ao molho e fé em Deus ou como isto se está a tornar agora, tipo PIDE canina. Não há meio termo. :roll: Estou mesmo a ver com a tal história da BEFA os "bufos" todos a ligarem a fazer queixinhas deste e daquele, uma maravilha para quem não gosta do cão do vizinho :|
Última edição por Lequinhas em quinta abr 10, 2008 4:33 pm, editado 1 vez no total.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta abr 09, 2008 7:17 pm

Eu penso que ninguém aqui concorda com esta Lei estupida! E se eu disser que deviam existir espaços públicos específicos (com regras obviamente) para os cães poderem andar soltos, todos aqui iam concordar com isso. Por isso não é isto que está a gerar controversia! O que está aqui a gerar controvérsia não é a indignação contra esta lei ou contra a facto dos cães não terem espaços publicos onde andar soltos legalmente! O que gera controversia neste tópico é a 'indignação' contra a indignaçao de outros por a Lei não estar a ser cumprida e por se sentirem incomodados por isso!
Que muitos desrespeitam a Lei neste aspecto, parece-me obvio, a questão é assumir que quando se faz isso está-se em infracção e como tal perde-se a razão automaticamente se alguém reclamar por isso.

Termino comentando esta frase:
Agora quem não tem espaço, não pode correr e não quer que o seu cão use açaime, se calhar não devia ter cão.

Eu gostava de ter um cavalo, e tenho o mesmo direito a isso que qualquer cidadão. Parece-vos que isso me deva dar legitimidade para o ter num estábulo e levá-lo a correr solto num jardim público várias vezes ao dia!? Agora expliquem-me lá porque é que um dono de um cão deve ter mais 'liberdade' para infringir a lei que o de um cavalo?! Faço-me entender? ;)
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

quarta abr 09, 2008 9:37 pm

PauloC1 Escreveu:Eu penso que ninguém aqui concorda com esta Lei estupida! E se eu disser que deviam existir espaços públicos específicos (com regras obviamente) para os cães poderem andar soltos, todos aqui iam concordar com isso. Por isso não é isto que está a gerar controversia! O que está aqui a gerar controvérsia não é a indignação contra esta lei ou contra a facto dos cães não terem espaços publicos onde andar soltos legalmente! O que gera controversia neste tópico é a 'indignação' contra a indignaçao de outros por a Lei não estar a ser cumprida e por se sentirem incomodados por isso!Que muitos desrespeitam a Lei neste aspecto, parece-me obvio, a questão é assumir que quando se faz isso está-se em infracção e como tal perde-se a razão automaticamente se alguém reclamar por isso.

Termino comentando esta frase:

Eu gostava de ter um cavalo, e tenho o mesmo direito a isso que qualquer cidadão. Parece-vos que isso me deva dar legitimidade para o ter num estábulo e levá-lo a correr solto num jardim público várias vezes ao dia!? Agora expliquem-me lá porque é que um dono de um cão deve ter mais 'liberdade' para infringir a lei que o de um cavalo?! Faço-me entender? ;)
É isso mesmo!! Não vale a pena estarmos aqui a discutir a lei, o facto é que já muitos de nós nos sentimos incomodados por várias acções de certas pessoas com os seus cães.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quarta abr 09, 2008 10:42 pm

A lei é lei. Se não concordamos devemos tentar alterá-la mas não com o incumprimento.

A lei faz-se tendo por base o consenso dos cidadãos.
A minha liberdade termina onde começa a dos outros.

Tenho que respeitar quem se diga ameaçado ou incomodado com os meus cães. Têm esse direito.

Eu e enquanto a lei o permitir posso utilizar os espaços públicos com os meus cães, desde que com trela.

Amanhã, não sei.

Sei que não é com o incumprimento, e dando azo a alardes de pessoas histéricas ou não, que o contexto actual muda.

Protejamos os nossos animais.

Não nadem com os vossos cães soltos e/ou sem açaime. Está contra a lei, mesmo em Abril :arrow: [/url][/i][/u]
Vivendo e aprendendo
Responder

Voltar para “Cães”