pela minha experiencia com o meu coelho anao:
nao noto que o meu seja nocivago.
quanto a higiene, o meu aprendeu por si a voltar para a gaiola para fazer as necessidades.
a gaiola deve ser grande, de maneira que ele possa passear á vontade la dentro, porque nao convem que ele fique a solta sem supervisao. o meu, e pelo que sei muitos outros, tem uma predilecçao por fios electricos, folhas, livros e tapetes.
o chao da gaiola é coberto de areia (ha areias proprias para coelhos, mas as de gato sem cheiro também servem), é bom ter uma casinha para ele dormir com algum tipo de "ninho" para o frio. ja li que ha quem ponha um tijolo para eles arrefecerem quando está calor mas o meu esta dentro de casa e nunca precisou.
a base da alimentaçao é uma boa raçao (o meu nao suporta aqueles pauzinhos verdes que vem em quases todas as raçoes, recusa-se a comer, nem que passe fome), feno e agua sempre disponivel, e de vez em quando frutas (maça) e legumes (cenouras, couve flor).
o meu aprendeu a conviver comigo e é ate bastante afectuoso. ou era, porque também queria saber se alguem me consegue ajudar com isto:
o meu coelho, pela altura em que mudei de casa, e penso que por causa disso, começou a sujar tudo, te tal maneira que sempre que o deixo sair da gaiola tenho que limpar a casa, ficou mais arisco e assustadiço. ja se passaram dois anos e ele nao melhora
já agora, por curiosidade, ja que so encontro informaçoes dispares; alguem sabe mais ou menos a esperança media de vida de um coelho anao?