Ictio ou pontos brancos
De entre as múltiplas doenças da pele , uma da que causa maiores problemas no aquário é sem dúvida a doença íctio ou a doença dos pontos brancos . Esta doença é provocado por um protozoário.
Esta doença é de fácil percepção para o aquarista pois é visto na pele do animal infecto , pois a pele estará coberta de pequenos pontos brancos . Cada ponto representa um habitat dos parasitas . Todas as partes do corpo podem ser afectadas porém as barbatanas são o local onde se costumam fixar mais.
O agente patogénico chama-se ( Ichthyopthirius multifiliis) , vulgarmente chamado de íctio.
Tem curtos orgãos semelhantes a pêlos. chamados cílios, que cobrem a pele.
O íctio alimenta-se das células da pele e dos destroços da sua superficie.
A acção de penetracção provoca irritações locais e a epiderme acaba por se desenvolver à volta do parasita até encessar por completo , formando assim um ponto branco .
A reprodução do parasita realiza-se fora do peixe. Depois de ter atingi o na pele o estado adulto , o que leva de alguns dias a três semanas conforme a temperatura , o parasita solta-se , cai no solo e cerca-se de uma substância gelatinosa , ao abrigo da qual se formam , em algumas horas , várias centenas de células que rompem o quisto e partem à procura de um novo hospedeiro.
Os cílios irão morrer no prazo de 3 ou 4 dias se não encontrarem um novo hospedeiro.
Sintomas
Se o protozoário se introduz no aquário contendo peixes saudaveis , nada de grave vai acontecer a não ser uma ligeira infecção . Mas se os peixes estiverem debelitados o parasita pode cobrir rapidamente o corpo do hospedeiro causando inumeras irritações secundárias . A mobilidade do hospedeiro pode ficar muito afectada . Nos casos mais graves pode levar até a morte.
Diagonóstico
Os pontos brancos são fáceis de se ver.
Prevenção
O único modo seguro de prevenção consiste em colocar de quarentena todas as novas compras , plantas inclusive , de preferência em água a 25/26 ºC durante uma semana.
Tratamento
O tratamento curativo deverá atacar os adultos que nadam livrementes pois o resto está bem protegido e não há forma conhecida de se tratar por enquanto.
Deve-se aumentar a temperatura alguns graus para que o parasita deixe o hospedeiro e fique mais vulnerável ao medicamento.
Normalmente só com o aumento da temperatura os protozoarios morrem porém pode ser necessário a admnistração de medicamentos .
Os mais recomendados são
: azul de metilene , quinino , cloramina ou mercuro-cromo.
Não consigo retirar alguns erros na formatação , peço desculpa.
Cumprimentos e qualquer erro só dizer
