Novo aquário..problema...Peixes morrem...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
goldenfish
Membro Júnior
Registado: segunda nov 06, 2006 8:29 pm

segunda abr 07, 2008 10:42 pm

Sim, tambem já tinha lido sobre o alimentador aqui num topico, mas por agora preferia ser eu, sempre dá gozo dar comida e ver os bichos a comer, epa, são pormenores, mas sao essas pequenas coisas que dão gozo! :)
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

segunda abr 07, 2008 10:43 pm

Mas atenção que ao dar alimento varias vezes por dia, tem de dar nas vezes que entender o mesmo no total que se só fosse dar uma vez! Para ser mais especifico, vou dar um exemplo estupido :
- se desse uma vez ia dar 40g, se desse em 4 vezes por vez dava 10g!
Desculpem o exemplo mesmo estupido mas foi o mais facil de entender que consigo imaginar!

Abraços
Sempre juntos em cima do acontecimento Megred :D
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

segunda abr 07, 2008 10:46 pm

Claro que sim gangstar :p tu tens-me é de dar umas dicas de répteis :p isso sim LOL

De facto o alimentador automatico é uma ideia que não me lembrava mas que dá muito jeito pois é controlado e as vezes podemos estar mais cansados e esqueco-nos ;)

Cumprimentos e mantém isto UP para sabermos como eles vão.
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

segunda abr 07, 2008 10:51 pm

Goldenfish Escreveu: Sim, deixei perto de 2 semanas o aquario a funcionar em pleno e sem peixes.
Boas,
O que fizeste na água durante estas 2 semanas. Alguma coisa para desenvolveres as bactérias do ciclo do azoto?
Acrescentaste essas bactérias que vêem em frascos próprios?
Ou simplesmente ligaste a aparelhagem e deixaste andar? É que isso não serve para nada.
Se fizeste isso, os teus níveis de amónia estão em alta e matarão os teus peixes. Os que sobrarem terão de se haver com os nitritos, também tóxicos.

Vai aqui:

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

Cumps.
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

terça abr 08, 2008 1:51 am

goldenfish Escreveu:Boas, comprei recentemente um aquario e estão-me e morrer alguns peixes, vou dizer as especificações e os peixes, para saber opiniões das razões porque estão a morrer...
Aquario: 60 lts, está com a temperatura de 26º, ph entre os 7,5 e os 8.
Interessante ver que até ciclou o aqua mas muiiiitas outras considerações para iniciar no aquarismo não foram observadas, será porque?
Tens excesso de peixes no aqua, incompatibilidade de temperamento, tamanho, pH, etc num mesmo ambiente. Reavalie imediatamente para evitar a perda de muitos outros peixes e uma frustração com o hobby.
Teste o pH da água da sua região visto que esse atual está bastante alto e talvez já seja uma alteração da fauna que colocaste.

Sugiro TPAs diárias de 10 a 15 % para "tentar" administrar a amônia, nitrito e nitrato e diminua a quantidade de alimentos e no máximo umas 2 vezes dias até estabilizar o seu aqua e definir a fauna.

Não vai ser fácil, mas é possível ir administrando esse quantitativo e diversidade da fauna até acertares. :roll:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Tilapia
Membro Veterano

terça abr 08, 2008 4:09 pm

Boas,
Eu continuo na dúvida se realmente ciclou o aquário. Dá-me a sensação que os peixes foram introduzidos 2 semanas depois de tudo a funcionar mas sem mais nada, ou seja, os detritos que desencadeiam o ciclo do azoto e o aparecimento das bactérias que controlam os tóxicos desse ciclo só apareceram aquando da introdução dos peixes, estando estes submetidos altos valores de amónia que é mortal. Pelo menos é dito que o aquário é recente.

Ciclar o aquário é provocar o aparecimento de amónia, nitritos e nitratos e as respectivas bactérias que se alimentam destas substâncias; as 2 primeiras são tóxicas em baixíssimos valores.
Estas bactérias também são vendidas por forma a acelerarmos o ciclo.
Cumps.
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

terça abr 08, 2008 6:47 pm

Quando for possível faz-nos um ponto da situação ;)
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta abr 09, 2008 6:44 am

goldenfish Escreveu:...Sim, deixei perto de 2 semanas o aquario a funcionar em pleno e sem peixes...
O aquário tem 60 litros. Diz a experiência que a maioria das pessoas que dizem que o aquário tem 60 litros referem-se ao volume total. Para saber o volume de água é o comprimento x largura x altura do nível médio do areão ao topo da água (isto se a decoração não ocupar muito espaço).

Deixar o aquário a funcionar em pleno durante 2 semanas, inclui fazer manutenção e dar comida mesmo sem peixes. Coloco tratamento para o cloro e bacterias nitrificantes na altura da montagem? Fez manutenção? Colocou plantas?

Na altura da montagem também pode ter feito erros como a escolha dos materiais e decoração ou limpeza errada dos mesmos antes de colocar no aquário...
...
...
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

quarta abr 09, 2008 2:15 pm

Será que nosso amigo se desinteressou por ajuda ou a ajudar os seus peixes?

Esse tempo sem resposta pode caracterizar uma catóstrofe num agua, ifelizmente. :evil:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
goldenfish
Membro Júnior

quinta abr 10, 2008 11:06 pm

Boas! Não deixei de me desinteressar, apenas tenho tido muito traalho e nem tenho podido ver as respostas, antes de mais queria agradecer a todos os que têm ajudado. pois, deixei o aqua 2 semanas, mas realmente não fiz nenhum tratamento, apenas coloquei plantas... Desconhecia por completo esses "tratamentos" iniciais... :S na loja so me informaram que deveria ter o aqua 2 semanas sem os peixes...

Bem.. ponto de situação para quem vai acompanhando:

Já retirei vários peixes, (nao os matei, ofereci uns e meti noutro aqua outros:) )

Agora tenho 9/10 neons, 4 guppys, 4 zebras, 2 limpa fundos e 2 limpa vidros (uma espada gravida numa maternidade)

Penso que agora esteja tudo em ordem, fora um pequeno problema... todos os dias tenho feito testes ao PH, e parece-me que ele vai aumentando... Não sei se terá alguma coisa a ver com as plantas ou com a bomba de ar...
Tenho posto um produto para baixar o PH, como me foi dito na loja!

Penso que está tudo por agora, mais alguma sugestão ou concelho, agradecia, quero mesmo saber mais e conseguir trata-los da melhor maneira!
goldenfish
Membro Júnior

quinta abr 10, 2008 11:18 pm

Estive a ler sobre a ciclagem da agua, só tenho uma dúvida, é possivel, ou vale a pena, fazer agora e remediar o erro? se sim, quais os nomes dos produtos que se devem usar e como usar...(se é possivel escrever no forum)! Porque pelo que estou a ver, na loja onde compro os peixes e os produtos, não me sabem informar bem as coisas...

Se me pudessem esclarecer.. Obrigada!
Tilapia
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 1:23 am

Boas,
Existe um produto chamado Filterstart que é um frasquinho de 10 ml contendo bactérias nitrificantes que se aplica de uma só vez no filtro. Isso poderá ajudar a completar o ciclo mais rápidamente.

Quanto ao pH, a tendência costuma ser a de descer. Será que não tens na decoração alguma pedra calcária, concha , areia de praia, mármore...?
Cumps.
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

sexta abr 11, 2008 8:28 am

Aquapet Escreveu:...
O aquário tem 60 litros. Diz a experiência que a maioria das pessoas que dizem que o aquário tem 60 litros referem-se ao volume total. Para saber o volume de água é o comprimento x largura x altura do nível médio do areão ao topo da água (isto se a decoração não ocupar muito espaço)...
Qual o volume util do aquário?
Qual o valor dos testes de ph?
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
goldenfish
Membro Júnior

sexta abr 11, 2008 8:47 am

Tilapia Escreveu:Boas,
Existe um produto chamado Filterstart que é um frasquinho de 10 ml contendo bactérias nitrificantes que se aplica de uma só vez no filtro. Isso poderá ajudar a completar o ciclo mais rápidamente.

Quanto ao pH, a tendência costuma ser a de descer. Será que não tens na decoração alguma pedra calcária, concha , areia de praia, mármore...?
Cumps.
Boas! Vou procurar esse produto! Obrigada, quanto à decoração, conchas não tenho, as pedras não sei explicar bem quais são, mas têm um tom castanho, o areão foi-me dado por uma pessoa que o tinha no aquário, mas parece-me que muitas das pedras serão de praia... Será esse o mal?
goldenfish
Membro Júnior

sexta abr 11, 2008 8:51 am

Aquapet Escreveu:
Aquapet Escreveu:...
O aquário tem 60 litros. Diz a experiência que a maioria das pessoas que dizem que o aquário tem 60 litros referem-se ao volume total. Para saber o volume de água é o comprimento x largura x altura do nível médio do areão ao topo da água (isto se a decoração não ocupar muito espaço)...
Qual o volume util do aquário?
Qual o valor dos testes de ph?

O volume útil, logo meço segundo o que escreveste, e respondo a isso!
Quanto aos valores de PH, eravam nos 8, coloquei um produto para baixar o PH, fiz isso por fases, e consegui chegar aos 6.5, mas agora começou a subir e vai nos 7.5...
Responder

Voltar para “Peixes”