IsaDuarte Escreveu:vou começar pelo principio. Tenho uma cadela de 2 meses e meio e tenho uma gata que já vivia connosco antes da cadela. Nas primeiras semanas das duas juntas, não se podiam ver. Depois com o passar do tempo, brincaram e até dormiram junto.
Agora a Fiona (a cadela) está maior e as brincadeiras já magoam a gata.
Esta semana apanhei a cadela a agarrar a minha gata pelo pescosso e levantá-la ao ar. Fiquei parva, repreendi a cadela e meti-a fechada de castigo. Sempre que viamos a cadela a tentar fazer o mesmo levava como o jornal no rabo.
Mas ontem ... so me deu para chorar

. Qual não foi o meu espanto, ontem á noite quando me fui para despedir das duas, quando vejo que a minha gatinha tinha uma grande pelada no pescoço, na zona do cachaço, com algumas fridinhas. ... Fiquei de rastos.
É que elas dormem na mesma divisão e durante o dia, deixava-as passiarem pelo patio.
Agora deixei a cadela presa, a gata dormiu noutra divisão e deixe-a solta pelo patio.
Não sei que faça. Temo que algum dia tenha um desgosto.

Vamos lá ...
"Tenho uma cadela de 2 meses e meio e tenho uma gata que já vivia connosco antes da cadela. Nas primeiras semanas das duas juntas, não se podiam ver. Depois com o passar do tempo, brincaram e até dormiram junto."
Conclusão : Habituaram-se uma á outra , ao princípio , viam-se como inimigas , agora, vêm-se como amigas . A relação entre elas mudou .
"Agora a Fiona (a cadela) está maior e as brincadeiras já magoam a gata.
Esta semana apanhei a cadela a agarrar a minha gata pelo pescosso e levantá-la ao ar. Fiquei parva, repreendi a cadela e meti-a fechada de castigo. Sempre que viamos a cadela a tentar fazer o mesmo levava como o jornal no rabo."
Conclusão : A gata , sempre é mais leve que a cadela , no qual , tem brincadeiras mais meigas e carinhosas com a cadelinha , também , é mais velha que ela . A cadela , é uma " criançinha " e não sabe o que faz . Como a gata só dá festas , roçando-se nela e paçando-lhe com a cauda no focinho ( deduzo que seja isto ) ela vê a gata como um brinquedo . Como a cadela é muito jovem , não liga a brincadeiras " moles " , quer sim , agitação .
"Mas ontem ... so me deu para chorar

. Qual não foi o meu espanto, ontem á noite quando me fui para despedir das duas, quando vejo que a minha gatinha tinha uma grande pelada no pescoço, na zona do cachaço, com algumas fridinhas. ... Fiquei de rastos. "
Conclusão : Segundo diz , a cadela " sacode-a " ( pega nela e abana a cabeça , não a largando ) pegando-a pelo cachaço , supostamente , a cadela foi mais bruta e largou a gata " atirando-a " , atirou-a , mas mesmo assim , não a queria largar , daí pode ter-lhe arrancado o pêlo se teve este acto bruscamente .
"É que elas dormem na mesma divisão e durante o dia, deixava-as passiarem pelo patio.
Agora deixei a cadela presa, a gata dormiu noutra divisão e deixe-a solta pelo patio.
Não sei que faça. Temo que algum dia tenha um desgosto."
Conclusão : A cadela ao inicío devia tratar melhor e com mais amor a gata porque ainda a estava a conhecer , agora que já a conhece bem , sabe abusar das brincadeiras que tem com ela ... Não sei a resposta para a resolução deste problema , talvez cada vez que a cadela seja mais bruta tentar repreendê-la dizendo " Não ! " e dando-lhe um " encosto " com a mão ... Vá a um veterinário , talvez ele a aconselhe melhor . Mas o problema também pode ser de ela ser novita , 2 meses , é uma " pita " .