Gerbos da Mongólia

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
crazyboy
Membro Veterano
Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm

quinta abr 10, 2008 7:12 pm

Boas! Tenho pensado em adquirir dois gerbos da Mongólia e gostaria de colocar algumas questões:

1 - As caixas de arrumação de plástico que aconselham para os hamsters também se podem utilizar para gerbos? Pelo que sei eles adoram roer tudo pelo que o plástico é capaz de ir a vida não é? É que eu gostava de arranjar um espaço grande a agradável para eles sem gastar um balúrdio em tal.

2 - A intenção era tê-los no meu quarto. Sei que eles urinam pouco, por serem originários de zonas áridas. Portanto não há produção de cheiros desagradáveis pois não?

3 - Eu quero um par do mesmo sexo, pois não pretendo fazer criação. Aconselha-me dois machos ou duas fêmeas?

Obrigado. :wink:
<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quinta abr 10, 2008 7:31 pm

boas=)

eu ja tive o casal de gerbos em varias gaiolas...tudas duravam coisa dum mes :roll: a soluçao foi ter comprado uma caixa de arrumaçao de plastico um bocado mais cara devido a grossura do plastico=) ate agora nao tive queixa nenhuma :lol: apesar que eles adoram escavar naquilo=P sem grande sucesso :twisted:
Quanto aos cheiros...para mim sao dos melhores nesse campo, eu limpo a caixa de arrumaçao +- de mes a mes(pois e grande) e mesmo assim nao sinto cheiro nenhum :D
quanto ao par...hm...penso que machos=) tenho a impressao que as femeas sao um bocado territoriais=)
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

quinta abr 10, 2008 8:13 pm

Boas!
Quanto a caixa de arrumaçoes é uma boa opçao pois não é muito caro e sao grandes!!!
Penso que nao largam muito cheiro pois tenho um casal de gerbos e nunca senti um cheiro desagradavel!!!
Quanto ao sexo que deve adquirir penso que será melhor machos pois as femeas talvez sejam mais territoriais e talvez na época do cio fiquem mais revoltadas ou agressivas! (quanto a parte de quando elas estao com o cio e podem ter brigas nao sei se é verdade)
Espero ter ajudado!
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

quinta abr 10, 2008 9:25 pm

Os machos realmente são mais calmos do que as fêmeas :D
Em relação a cheiros, eu não noto nada e só lavo a "gaiola" semanalmente.
Em relação ao roer... Quando encontrarem solução avisem :wink:
Eu agradeço e o viveiro também :twisted:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 10, 2008 11:06 pm

Caixas de arrumação são optimas desde que por dentro sejam completamente lisas de modo a que eles não consigam meter o dente.

De todos os roedores na minha opinião os gerbos são os unicos quase isentos de cheiro.
É no entanto necessário algum trabalho de bricolage, não se esqueça que a tampa deve ser em rede, é que os gerbos são excelentes saltadores.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
BrunoeJoana
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 9:37 am

São excelentes saltadores e correm como tudo :twisted:
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

sexta abr 11, 2008 9:58 pm

BrunoeJoana Escreveu:São excelentes saltadores e correm como tudo :twisted:
A quem o dizes são autenticas máquinas da destruição!!
só mesmo as caixas de arrumação completamente lisas e que sobrevivem!
é a única hipótese que encontro, e mesmo assim não é qualquer uma caixa que serve!
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta abr 11, 2008 10:12 pm

Para isso vão a uma loja de animais ou classificados, aquários já usados e baratos, rede metálica em cima como tampa, e voilá, uma "gaiola" anti gerbos.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
BrunoeJoana
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 10:46 pm

Então o que direi eu...
Aqui em construimos uma bateria com 4 viveiros..
E é raro o dia em que não encontro novas marcas de dentinhos. mas mais na parte das fêmeas :twisted:
Orelhase3
Membro Veterano
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

sexta abr 11, 2008 10:52 pm

lol
pois!!
exacto tm surfer mas também não compares o preço de esses aquários a uma caixa de arrumação!!! :o
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
kitten
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 11:34 pm

E não só, o vidro condensa a humidade o que nõa é muito saudável
Madalena Marques
Orelhase3
Membro Veterano

sexta abr 11, 2008 11:39 pm

sim sim kitten mas também quanto a isso não se pode falar muito porque em algumas caixas de arrumação também condensa um pouco!!
<p>Cumprimentos</p>
kitten
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 10:29 am

Há um tópico suponho que na companhia dos animais, onde um user colocou fotos duma caixa de arrumação adaptada para gerbos. Desde que cortes a tampa, deixes o aro à volta e no centro coloques rede aplicada com parafusos não terás qualquer problema. Eu usei para gerbos caixas dessas, com um berbequim fiz um furo para entrar a pipeta do biberão, 2 furinhos mais a cima para passar o arame para prender o biberão, et voilá, uma caixa à prova de gerbos, e nunca me fugiu nenhum.
Madalena Marques
BrunoeJoana
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 10:33 am

Será que se eu colocar uma rede de malha bem apertada na parte de dentro da casinha dos meus meninos eles deixam de roer a madeira?
Ou haverá o perigo de se magoarem?
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sábado abr 12, 2008 10:55 am

Tal como aconteceu a alguns users, durante um tempo tive os meus dois gerbos machos numa gaiola, até porque onde os comprei na compra da gaiola ofereciam um gerbo ou um hamster...
Passado 1 mês ou 2, todos os acessórios de plástico "acessiveis" aos dentes, foram-se à vida, mas o que realmente me fez mudar-lhes de casa foi o facto de eles serem "escavadores" por excelência... E praticamente tinha que limpar a serradura todos os dias já que "mandavam" cá para fora... Assim sendo, comprei uma gaiola de acrílico...

E realmente, como aqui foi dito, eles quase que não cheiram, o que me levou a tirá-los do quarto foi a tendência que eles tinham para "sapatear" quando queria dormir. Segundo o que li, eles fazem isso quando pressentem perigo ou algo do género... Mas quem quer dormir, é muito incomodo...

De resto, não nunca tive razão de queixa, são super meiguinhos e não mordem...
Fiquem bem, Vera
Responder

Voltar para “Exóticos”