Peixinho de Água Fria, Paralisado?!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sábado abr 12, 2008 10:21 am

Olá, bom dia!!

Tenho três peixes de água fria... Um deles, tem 2/3 anos, sempre foi o mais pequeno e fraquinho e de à uns meses para cá começou a ficar muito calmo e só "batia" com a barbatana para um lado, onte e ontem, o meu pai chegou ao pé de mim e disse-me que ele tinha morrido, eu fui ver e não, ele está vivo, mas está deitado no fundo do aquário e não se mexe, parece paralisado :o Ele respira mas não se mexe e também não o vejo comer, acho que ele não se consegue mexer :|
Agora separei-o dos outros dois e coloquei-lhe comida, mas ele continua parado no fundo do aquário, a comida caiu sobre ele e ele continua sem se mexer :| Eu mexo-lhe e ele nem tenta fugir, mantêm-se quieto :( Acho que o peixinho paralisou :!: Se continuar assim vai acabar por morrer à fome :cry:

Ele dá uns pulinhos como quer quer começar a nadar, mas não consegue :?
O peixe está bonito e com bom aspecto, mas não se consegue mexer :|

O que posso fazer para o ajudar :?: Posso fazer alguma coisa :?: :?:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sábado abr 12, 2008 2:19 pm

Boas,
Que tipo de aquário é que tens?
Volume de água?
Tipo de peixes?
Tens filtro ou não? (se sim de que tipo).
Fazes TPAs regulares?
Que água usas?
Se da torneira usas "anti-cloro"?
Trouxeste algum peixe novo recentemente?
Fazes testes à água e se sim quais os resultados?
puseste alguma nova decoração recentemente?

É muita coisa mas qualquer uma pode ser útil.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 2:45 pm

:?
Tenho um aquário do mais simples que há, de vidro com água da torneira, não uso anti-cloro, nunca usei... :? Não sou entendida em peixes, não percebo nada de aquáriofilia (penso que se denomine assim), tenho, simplesmente, três peixinhos dentro de um aquário já vai fazer três anos que os tenho e os outros dois estão bem... E não mudei nada no ambiente deles, são os três tratados da mesma forma e só aquele é que ficou assim :|
Ele já quase não respira :| Acho que vai mesmo acabar por "partir" :cry:
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

sábado abr 12, 2008 3:00 pm

mOreirinha01 Escreveu: Tenho um aquário do mais simples que há, de vidro com água da torneira, não uso anti-cloro, nunca usei... Não sou entendida em peixes, não percebo nada de aquáriofilia (penso que se denomine assim), tenho, simplesmente, três peixinhos dentro de um aquário já vai fazer três anos que os tenho e os outros dois estão bem...
Putzzzzzzzzz... fico chateado com uma situação dessas. Tens peixes a 3 anos, mantidos com água torneiral, nenhuma informação e sendo frequentadora de fórum com mais de 700 posts??? :evil:
E não mudei nada no ambiente deles, são os três tratados da mesma forma e só aquele é que ficou assim
Ele já quase não respira Acho que vai mesmo acabar por "partir"
Estou com o outro colega. Post urgente as características do água (setup) qual a espécie desses peixes e se possível uma foto do aquário para tentarmos ajudar esses TENAZES SOBREVIVENTES. :cry:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 3:49 pm

Tioayres Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu: Tenho um aquário do mais simples que há, de vidro com água da torneira, não uso anti-cloro, nunca usei... Não sou entendida em peixes, não percebo nada de aquáriofilia (penso que se denomine assim), tenho, simplesmente, três peixinhos dentro de um aquário já vai fazer três anos que os tenho e os outros dois estão bem...
Putzzzzzzzzz... fico chateado com uma situação dessas. Tens peixes a 3 anos, mantidos com água torneiral, nenhuma informação e sendo frequentadora de fórum com mais de 700 posts??? :evil:
Sim... Eu sei que não os tenho nas melhores condições, eu sei :| Mas enfim, não tenho conhecimentos suficientes para lhes melhorar as condições, infelizmente... Tenho pelna noção que tenho de me informar melhor e ter mais atenção às condições em que mantenho o aquário e é isso que vou passar a fazer de hoje em diante... Mas nunca tive problemas, o problema não é do aquário, este peixinho é que foi sempre muito pequeno e fraquinho :(
Não deixo de gostar deles e não queria perder este peixinho, mas ele está mesmo muito muito mal :( Não se mexe, quase não respira :( Acredito que já não há nada a fazer, infelizmente :cry:

Eu costumo frequentar o forum dos gatos, daí todos os meus posts :? Não costumo cá vir a este forum :|

Bem... Podem ver as fotos dele, no petsite... É o peixinho malhado, o Orton!
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sábado abr 12, 2008 3:57 pm

Tens noção do que é pH ? de qual é o tamanho do teu aquário ?
Assim torna-se um bocado complicado :s Bem , o que podes fazer se não tens anti cloro é deitar agua engarrafado no aqua ( depende dos peixes :s mas não tenho muita informação também ) ou há quem diga que deixar agua da torneira num garrafao sem tampa ao fim de um tempo fica sem cloro ( Confirmem se faz favor nunca experimentem ) .

Cumprimentos e vai lendo sobre os peixes ;) pois queremos o melhor para eles .
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 4:09 pm

Eu sei o que é o pH, mas muito sinceramente, não faço ideia de qual será o pH da água, mas suponho que seja algo básico :| Qual é o pH mais indicado para eles :?:

Acho que o meu aquário leva até 5litros de água :!:

Vou falar com os meus pais (sim, porque ainda sou dependente deles) e ver se os convenço a comprar, pelo menos, um anti-cloro e filtros... :?

Enfim...
Vou continuar a lêr e a tentar informar-me sobre como manter os peixes em aquários de água fria de forma a tentar dar-lhes melhores condições :!:

Obrigada a todos :!:

Quanto ao peixinho... Quanto mais tempo passa, menos ele se mexe e com menos frequência respira :cry:
Tioayres
Membro

sábado abr 12, 2008 4:10 pm

mOreirinha01 Escreveu: Tenho pelna noção que tenho de me informar melhor e ter mais atenção às condições em que mantenho o aquário e é isso que vou passar a fazer de hoje em diante... Mas nunca tive problemas, o problema não é do aquário, este peixinho é que foi sempre muito pequeno e fraquinho
Não deixo de gostar deles e não queria perder este peixinho, mas ele está mesmo muito muito mal :( Não se mexe, quase não respira :( Acredito que já não há nada a fazer, infelizmente
Joana, entendo a sua "inocência" quanto as informações sobre, mas não entendí é porque sabes que eles também tem vida e para que elas se mantenham satisfatoriamente é necessário nos informarmos para propicia-las, mas... já passou, certo? Vamos lá.

A questão de um peixe estar inanimado/prostado há várias possibilidades mas o certo é que há algum problema.
- O uso constante de água c/cloro atacam as branquias dos peixes e...?
- A falta de filtro no aqua faz com que a água perca as condições de boa qualidade e os peixes vão sobrevivendo, mas...?
- A TPA ajuda a qualidade da água porisso eles ainda sobrevivem, mas gradativamente vão se debilitando, até...?
- Qual será a espécie esse peixe que tens, kinguios? Bettas? Enfim...?

Acredito que ninguem poderá lhe dar "dicas" fundamentadas e lhe sugerir ministrar qualquer medicação sem saber maiores detalhes ou ver alguma foto da situação atual. Alguem poderá sugerir algo mediante esse quadro que falaste mas a meu ver seria muito vago, daí fico sem saber o que fazer, infelizmente. :cry:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Tioayres
Membro

sábado abr 12, 2008 4:15 pm

Megred Escreveu: ...ou há quem diga que deixar agua da torneira num garrafao sem tampa ao fim de um tempo fica sem cloro ( Confirmem se faz favor nunca experimentem ).
Isso é fato. Deixando uma água de torneira "descansar" por horas/dias (48 hs) ela tende a evaporar o cloro. Entenda que caso essa água tenha uma movimentação o tendencia é o cloro evaporar mais rapidamente daí estando a água num garrafão fechado??? quanto tempo p/ele exalar???

Obs.: Estamos falando unicamente do cloro. Nada sobre cloramina, metais pesados, pH, etc. :roll:
<p>|</p>
Tioayres
Membro

sábado abr 12, 2008 4:21 pm

:arrow: Alguem poderia me dizer qual a espécie e o tamanho desses peixes que a Joana cria nesse aqua c/5 litros? :?: :oops:
<p>|</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 4:26 pm

Peço desculpa mas... O que é TPA :?:

Eu já procurei, já perguntei, mas nunca ninguém me soube dizer de que peixes se tratavam e eu também nunca consegui chegar a uma conclusão :?

Aqui está uma foto deles :!: Ele é o terceiro peixe :!:

Imagem

E é assim que ele está neste momento :(

Imagem

Eu, como disse anteriormente, separei-o dos outros dois... Até para ver se ele conseguia comer, mas enfim :|
Megred
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 11:29 am

sábado abr 12, 2008 4:51 pm

TPA = Troca parcial da agua .

Não conheço muito peixes de agua frio por isso não posso ajudar muito nisso :s
mOreirinha01
Membro Veterano

sábado abr 12, 2008 5:07 pm

Megred Escreveu:TPA = Troca parcial da agua .

Não conheço muito peixes de agua frio por isso não posso ajudar muito nisso :s
Ah... Obrigada :wink:
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

sábado abr 12, 2008 6:22 pm

Tioayres Escreveu:Joana, entendo a sua "inocência" quanto as informações sobre, mas não entendí é porque sabes que eles também tem vida e para que elas se mantenham satisfatoriamente é necessário nos informarmos para propicia-las, mas... já passou, certo? Vamos lá.

A questão de um peixe estar inanimado/prostado há várias possibilidades mas o certo é que há algum problema.
- O uso constante de água c/cloro atacam as branquias dos peixes e...?
os metais pesados também afectam gravemente as guelras com o passar do tempo.
Tioayres Escreveu:- A falta de filtro no aqua faz com que a água perca as condições de boa qualidade e os peixes vão sobrevivendo, mas...?
Surgem tóxicos provenientes da decomposição dos detritos. Só um filtro purifica biológicamente a água dessas substâncias.
Tioayres Escreveu:- A TPA ajuda a qualidade da água porisso eles ainda sobrevivem, mas gradativamente vão se debilitando, até...?
- Qual será a espécie esse peixe que tens, kinguios? Bettas? Enfim...?

Acredito que ninguem poderá lhe dar "dicas" fundamentadas e lhe sugerir ministrar qualquer medicação sem saber maiores detalhes ou ver alguma foto da situação atual. Alguem poderá sugerir algo mediante esse quadro que falaste mas a meu ver seria muito vago, daí fico sem saber o que fazer, infelizmente. :cry:
Infelizmente, e apesar de peixes resistentes, estiveram sujeitos a tóxicos tais como o cloro, metais pesados, amónia, nitritos, quem sabe um pH desajustado e variações de temperatura a cada TPA fortes demais dada a pequena quantidade de água durante tempo demais. Não acredito que esse peixe tenha um desfecho feliz. Está fragilizado demais.
Mas não te acanhes. O desconhecimento é regra em todos nós. Não querer aprender é que é mais grave. Mas parece-me que se estás aqui é porque queres saber como tratar bem os teus peixes.

"Anti-cloro" sempre para neutralizar cloro ou cloramina e metais pesados. Filtro para eliminar tóxicos da decomposição orgânica. Para já isso. Depois te daremos mais conselhos.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tioayres
Membro

sábado abr 12, 2008 7:09 pm

mOreirinha01 Escreveu: Eu já procurei, já perguntei, mas nunca ninguém me soube dizer de que peixes se tratavam e eu também nunca consegui chegar a uma conclusão
Apresento-lhe o seu popular, Peixe Dourado ou Kinguio = Carassius auratus.
Adianto-lhe que ele é um dos peixes mais criados no mundo inteiro e também o mais vitimado pela falta de escrúlos de muitos comerciantes que o vendem como peixe resistente que necessita somente de algumas migalhas de pão como alimentação e que vivem em pouca água. TUDO MENTIRA.
Os kinguios, peixes super simpáticos, primos das carpas e portanto peixes de água fria e que não digerem completamente os alimentos e portanto sujam demais a água e necessitando de uma filtração por volta de 10 vezes o volume do aqua.
Necessitam de um bom volume de água e portanto sugerimos um volume inicial de 120 lts, (isso mesmo, 120 lts) para o 1º peixe adultos e 40 litros adicionais para cada outro peixe que colocar posteriormente. Nesse caso imagine que seus peixes deveriam estar em um aqua de 200 litros e com uma filtração advindo de uma circulação de 2000 lt/hora.
Agora tens como saber mais à respeito desse heróis, não é mesmo?
Aqui está uma foto deles :!: Ele é o terceiro peixe
E é assim que ele está neste momento
Você disse que tem esses peixes já a três anos com voce?
Que tamanho eles estão?
Eu, como disse anteriormente, separei-o dos outros dois... Até para ver se ele conseguia comer, mas enfim
Infelizmente "se" essa foto for do seu kinguio era o momento de "discutirmos" sobre Eutanásia de Peixes pois "não acredito" que ele sobreviva e me preocupa os demais. :oops:
<p>|</p>
Responder

Voltar para “Peixes”