Novo aquário..problema...Peixes morrem...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

sexta abr 11, 2008 9:00 am

goldenfish,

Põe fotos do aqua, os mais experientes saberão dizer-te se o problema vem das pedras. Ou então tira já as pedras e vê se o Ph finalmente se estabiliza.

Boa sorte
goldenfish
Membro Júnior
Registado: segunda nov 06, 2006 8:29 pm

sexta abr 11, 2008 10:38 am

ZABOU Escreveu:goldenfish,

Põe fotos do aqua, os mais experientes saberão dizer-te se o problema vem das pedras. Ou então tira já as pedras e vê se o Ph finalmente se estabiliza.

Boa sorte
Ok, vou fazer isso! ;)
goldenfish
Membro Júnior

sexta abr 11, 2008 9:51 pm

Já retirei o areao e as pedras que tinha da praia e puz areão próprio! Vamos ver se agora o PH estabiliza... ha, e já puz "bacterias" no filtro ;)
goldenfish
Membro Júnior

domingo abr 13, 2008 2:53 pm

Já retirei o areão que tinha e as pedras de praia, comprei areao proprio, até tirei as plantas, ponho um produto para aixar o ph e consigo po-lo entre os 6,5 e os 7... mas ele volta a subir... já não sei mais d que será... :? :? :?
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

domingo abr 13, 2008 3:51 pm

goldenfish Escreveu:Já retirei o areão que tinha e as pedras de praia, comprei areao proprio, até tirei as plantas, ponho um produto para aixar o ph e consigo po-lo entre os 6,5 e os 7... mas ele volta a subir... já não sei mais d que será... :? :? :?
Amigo, meça o pH da água antes de coloca-la no aqua. (pelo que entendí ele tem um pH 8,0) caso isso seja um fato, ao colocar o produto o pH baixa a 6,0 +- mas, o que fazes para tamponar o pH nesse valor?
Não fazendo nada, automaticamente ele voltará aos níveis iniciais e informo-lhe que esse "sobe desce" do pH é simplesmente um veneno diário para os peixes que estiverem nesse aquário.
Como dizem, os mais experientes lhe orientaram em como proceder por aí. :roll:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
goldenfish
Membro Júnior

domingo abr 13, 2008 5:12 pm

Tioayres Escreveu:
goldenfish Escreveu:Já retirei o areão que tinha e as pedras de praia, comprei areao proprio, até tirei as plantas, ponho um produto para aixar o ph e consigo po-lo entre os 6,5 e os 7... mas ele volta a subir... já não sei mais d que será... :? :? :?
Amigo, meça o pH da água antes de coloca-la no aqua. (pelo que entendí ele tem um pH 8,0) caso isso seja um fato, ao colocar o produto o pH baixa a 6,0 +- mas, o que fazes para tamponar o pH nesse valor?
Não fazendo nada, automaticamente ele voltará aos níveis iniciais e informo-lhe que esse "sobe desce" do pH é simplesmente um veneno diário para os peixes que estiverem nesse aquário.
Como dizem, os mais experientes lhe orientaram em como proceder por aí. :roll:

Não tenho a certeza se perebi bem a resposta..
A água que utilizo é de poço, e o PH está a 7,5 / 8, se a tirar para garrafões, colocar o produto para baixar o PH até ficar no desejado, depois faço uma TPA? è isso??
Peço desculpa, mas não percebi o que quiz dizer com "tamponar o PH nesse valor"...
Tioayres
Membro

domingo abr 13, 2008 5:39 pm

goldenfish Escreveu: Não tenho a certeza se perebi bem a resposta..
A água que utilizo é de poço, e o PH está a 7,5 / 8,
Ok, esse é o pH estável da água e o produto que coloca faz ele baixar p/+- 6,5 certo?
Esse processo você faz já no garrafão e posteriormente fazes a TPA com a água e o que vais fazer (no aquario) para manter a água no pH, visto que o produto que colocou deixará de funcionar e "não manterá ele indefinidamente nos 6,5"?
Peço desculpa, mas não percebi o que quiz dizer com "tamponar o PH nesse valor"...
Tamponar seria fixar/manter o pH nesse nível (6,5) que queres.
Para exemplo e entenderes mais, lhe direi que as pedras (não todas) elevam a alcalinidade da água (elevam o pH) e os troncos/madeira e/ou a própria acidificação proveniente das fezes dos peixes, etc. fazem o pH baixar.
No seu caso, o pH é forçado a ir a 6,5 e ao ser colocado no aqua está voltando a orígem inicial do poço que é 7,5. Para que ele continue a 6,5 no aqua você terá que usar produtos específicos para estabilizar (tamponar) a alcalinidade, dureza, pH nos níveis que necessita.
Os experientes daí sabem sobre isso e lhe postarão dentro de sua melhor compreenção, ok? :lol:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
goldenfish
Membro Júnior

domingo abr 13, 2008 6:12 pm

Então antes de estar a por mais quimicos, vou experimentar a colocar uns troncos no aqua... Vamos ver se assim melhora!
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

domingo abr 13, 2008 6:13 pm

Boas,
A tendência da água dos aquários é acidificar de uma TPA para outra, como já disse o Tioayres, pois os nitratos (último composto do ciclo do azoto) é ácido nítrico. Ao acrescentares pH minus não há razão para o pH voltar a subir... :o aparentemente... :|
Existe um outro factor chamado KH (ou dureza carbonatada) que "sustenta" o pH. Se fôr inferior a 3ºd, o pH torna-se altamente instável. Se fôr muito alto >12ºd) o pH torna-se impossível de mexer para cima ou para baixo. :!:

Já reparei que moras em Évora. Tanto quanto sei é uma região de águas "duras", com durezas - total e carbonatada - elevadas. Se o teu KH fôr muito elevado então ao acrescentares o pH minus baixas o pH e ao fazeres a TPA ele volta a subir à conta do KH alto que introduzes com a água nova.

A tua ideia de tratar a água com pH minus antes de a meteres no aquário parece-me boa, para não meteres água "dura" no aquário e contrariares o efeito do produto.

Nota: o pH minus também baixa o KH, mas se o KH for muito alto demora o seu tempo a baixar e até lá o pH volta a subir. Experimenta, num recipiente à parte, acrescentar pH minus a mais que é indicado. Mede passado umas horas. Se tiver voltado a subir é porque o KH é mesmo muito alto e terás de acrescentar mais pH minus até que o KH seja suficientemente baixo para permitir ao pH baixar de forma definitiva.

Já agora, qual o nome do produto que usas para baixar o pH?

De todas as formas parece-me que o mais viável é mesmo usares água da torneira e adicionares-lhe anti-cloro. A água é barata e o anti-cloro é mais barato que o pH minus que penso que vais ter de utilizar daqui para a frente se insistires na água do poço. Mesmo que tenhas um pH de 8 na torneira, o KH já é sempre mais baixo dadas as filtragens a que é submetida e o pH minus já actua de forma eficaz.
Cumps.

P.S.: desculpa ser tão comprido, mas estas noções não se explicam em 1/2 dúzia de palavras. Qualquer dúvida diz. :D
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tilapia
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 6:21 pm

goldenfish Escreveu:Então antes de estar a por mais quimicos, vou experimentar a colocar uns troncos no aqua... Vamos ver se assim melhora!
Atenção aos troncos de resinosas: são de evitar.

Demolha muito bem durante 2 a 3 semanas em várias águas o tronco e ferve-o por último. Não queremos doenças, poeiras e outros que tais na água.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tioayres
Membro

domingo abr 13, 2008 6:25 pm

Tilapia Escreveu:Boas,
Ufa!!! Ainda bem que alguem de "além mar" com conhecimento fundamentado entro para nos ajudar.

Esse assunto é (digamos) bastante complexo quando abordado nesses níveis. Um novato fica as voltas para tentar entender (inclusive eu-rsrs) esse efeito "vai e vem" do pH mas com o tempo acabamos aprendendo alguma coisa, não é mesmo? :wink:

O próprio Tilapia teve que ser um pouco "elástico" nas explicações e com certeza ainda haverá de fazer outras. Mas expos bastante bem o assunto. :wink:
<p>|</p>
Tilapia
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 6:34 pm

Tioayres Escreveu:
Ufa!!! Ainda bem que alguem de "além mar" com conhecimento fundamentado entro para nos ajudar.

Esse assunto é (digamos) bastante complexo quando abordado nesses níveis. Um novato fica as voltas para tentar entender (inclusive eu-rsrs) esse efeito "vai e vem" do pH mas com o tempo acabamos aprendendo alguma coisa, não é mesmo? :wink:

O próprio Tilapia teve que ser um pouco "elástico" nas explicações e com certeza ainda haverá de fazer outras. Mas expos bastante bem o assunto. :wink:
Ainda bem que achaste bem exposto. Houve alturas em que eu próprio estava baralhado. :o
É difícil explicar em termos simples uma coisa complicada.
Obrigado. Goldenfish: boa "digestão". Tens muito que digerir no que eu escrevi. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

domingo abr 13, 2008 7:49 pm

goldenfish Escreveu:Boas! Não deixei de me desinteressar, apenas tenho tido muito traalho e nem tenho podido ver as respostas, antes de mais queria agradecer a todos os que têm ajudado. pois, deixei o aqua 2 semanas, mas realmente não fiz nenhum tratamento, apenas coloquei plantas... Desconhecia por completo esses "tratamentos" iniciais... :S na loja so me informaram que deveria ter o aqua 2 semanas sem os peixes...

Bem.. ponto de situação para quem vai acompanhando:

Já retirei vários peixes, (nao os matei, ofereci uns e meti noutro aqua outros:) )

Agora tenho 9/10 neons, 4 guppys, 4 zebras, 2 limpa fundos e 2 limpa vidros (uma espada gravida numa maternidade)

Penso que agora esteja tudo em ordem, fora um pequeno problema... todos os dias tenho feito testes ao PH, e parece-me que ele vai aumentando... Não sei se terá alguma coisa a ver com as plantas ou com a bomba de ar...
Tenho posto um produto para baixar o PH, como me foi dito na loja!

Penso que está tudo por agora, mais alguma sugestão ou concelho, agradecia, quero mesmo saber mais e conseguir trata-los da melhor maneira!
Se não se interesa que faz aqui?
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
goldenfish
Membro Júnior

domingo abr 13, 2008 7:53 pm

Tilapia Escreveu:
Tioayres Escreveu:

Ainda bem que achaste bem exposto. Houve alturas em que eu próprio estava baralhado. :o
É difícil explicar em termos simples uma coisa complicada.
Obrigado. Goldenfish: boa "digestão". Tens muito que digerir no que eu escrevi. :wink:

Boas! Eu tambem cosegui perceber! Então, vamos por partes, o produto que uso para baixar o PH é da "Prodac" - "Mutaphi D - PH-"...
Então mudo para agua da torneira, certo? Tenho aqui um produto que comprei quando pensei em por agua da torneira, da "Tetra" - "AquaSafe", conheces/aconselhas-me este produto?
Se sim, em 3/4 garrafões com água da torneira, coloco este produto, deixo actuar, verifico o PH e tento baixa-lo (se for preciso) e espero uns dias para ver se estabilizou, depois faço uma TPA!
Estou certo?
Tilapia
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 8:14 pm

Boas,
Conheço o Aquasafe da Tetra sim e aconselho.
Não precisas de pôr a água em garrafões pois esse produto neutraliza cloro, cloramina e metais pesados de forma práticamente instantânea.

Para já mede o pH da água da torneira num recipiente e vê se precisa de ser baixado. Diz qual o resultado.
Se tiveres de o baixar espera umas 24 horas para voltar a medir o pH. Mais 24 horas depois vê se subiu (julgo que não). Depois faz a TPA.

A partir daí mede o pH do aquário e ajusta consoante as necessidades. Daqui por uns tempos já não será necessário ajustamentos dada a acidificação natural do ciclo do azoto.
Cumps.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Peixes”