domingo abr 13, 2008 6:20 pm
Fala-se tanto dos cães, do amor pelos cães, da defesa dos cães, do espaço para soltar os cães...os cães, os cães, os cães.
Claro que nem toda a gente tem predisposição para praticar um desporto com o seu cão e cada pessoa adapta o relacionamento com ele em função da personalidade...considero isso muito lógico e justo. Por vezes dizemos que ao fim de algum tempo os cães acabam por ficar parecidos com os donos, e isso, além de ser verdade, tem muita piada, se formos suficientemente observadores.
Apesar de eu eleger o mondioring como desporto favorito, respeito e admiro igualmente todos os outros. É fantástico ver um cão a trabalhar, seja em desporto, seja na vida prática, em serviço social, policial ou de protecção civil. A nível desportivo existem modalidades para todos os gostos, mais calmas, mais mexidas, mais elaboradas, mais simples e todas devem merecer respeito e admiração.
Mas o que é realmente espectacular é a relação guia/cão e a forma como a prática de um desporto pode potenciar o bom relacionamento entre os dois, desde que bem conduzido, claro.
Toda esta magia é muitas vezes ensombrada pela estupidez humana, que tem uma capacidade extraordinária para ultrapassar os limites...eu explico:
Da mesma forma que anunciei o seminário aqui na arca, também o anunciei noutro fórum e, muito logicamente, na página oficial do Mondioring em Portugal, utilizando o link para comunicar provas, eventos, etc...e sabem o que aconteceu? Essa informação não foi processada. E sabem porquê? Porque o Coordenador Nacional, ao serviço do C.P.C., e que não nutre qualquer simpatia por mim nem pela escola que organiza o seminário pura e simplesmente utiliza veículos oficiais de informação do C.P.C. para alimentar os seus pequenos ódios e afastar a "concorrência". Este tipo de atitudes pouco desportivas, com abuso de poder à mistura, não são bons para a saúde de qualquer desporto, muito menos para um desporto que exige muito trabalho, paciência e espírito de sacrifício. Continua o meu desencanto...desculpem-me o desabafo.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la..." Samuel Butler</p>