Então é o seguinte, há uns tempos atrás já me fui informando sobre o melhor substrato/areiao a pór num aqua para ter um lindo plantado pois no meu a valisnéria não desenvole muito. Como entre tanto resolvi que lá para o verão iria montar um 2º aqua, deixei a ideia de lado, mas agora está na hora de pensar seriamente sobre o assunto e francamente estou cada vez mais confusa.
Neste momento o meu aqua tem apenas areia volcánica.
Dizem que é muito bom para as raízes se fixarem, o problema é que é muito leve e as plantas tendem a soltarem-se facilmente (sobre tudo devido ao meu limpa-vidro dourado, mais conhecido como o Sr. Torpedo).
Não é pratico porque as pedras são de tamanhos e formas variáveis e irregulares o que facilita a acumulação de detritos no fundo e complica a limpeza. Mas é bom porque assim as raízes recebem alimento.
Falaram-me em akadama (mas é castanho e parece poeirento não gostei muito da ideia). Falaram-me em húmus de minhoca (mas deve ser fervido, lavado, e tenho medo de o fazer mal e que leve tempo a estabilizar a agua) Também falaram-me em netrita (já não sei escrever

O meu aqua desde o primeiro teste sempre teve 0 de amónia, 0 de nitritos, e um Ph dos mais estáveis que devem existir. Ao pôr nova areia, Co2, substrato e etc será que me vai mexer muito nos parâmetros da agua?
Pois amigos entendidos, lanço aqui o debate (pois ninguém nunca está de acordo) O que devo comprar e meter nos meus aquas (quem não quiser dar marcas aqui, por fvr mande MP, não me diga apenas substrato porque quando chego a loja fico louca com tudo aquilo que vejo

Prontos aqui vai.
Obrigado pela paciência (tiveram de ler um romance) e sobre tudo obrigado pelas respostas que me vão dar (espero eu)
Isabel "ZAbou"