Duvidas chinchilas!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

domingo abr 13, 2008 7:44 pm

Boas!

Hoje apeteceu-me andar a navegar pela net em sites de chinchilas!
Pois bem, depois desta pesquisa surgiram-me algumas duvidas.

Num dos sites por que passei dizia que durante um parto, enquanto a mãe está a parir o segundo filho, o dono pode ajudar a aquecer e limpar o primeiro com uma toalha.
Eu sempre ouvi dizer que não se deve pegar nas crias porque depois a mãe pode rejeitá-las. Pode-se ou não pegar nas crias logo depois do parto?

Noutro site por onde também passei, vi uma fotografia de uma chinchila dentro de um frasco. A mim pareceu-me que o frasco era demasiado pequeno para ela dar a volta. E fiquei a pensar se seria seguro colocar um frasco dentro da gaiola da minha chin. Haverá a possibilidade de a chinchila ficar lá dentro presa. Eu sei que tudo depende do tamanho do frasco, mas como elas são tão ágeis e conseguem passar por sítios tão pequenos... As chinchilas conseguem sair do frasco de "marcha atrás"??

Li também que podíamos usar as pernas das calças de ganga para fazer túneis para as chinchilas. Não será perigoso??

Já agora queria tirar oura duvida:
- Elas podem roer as cascas do côco?

Fiquem bem

Jmiguel
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo abr 13, 2008 10:39 pm

jmiguel15 Escreveu:Boas!

Hoje apeteceu-me andar a navegar pela net em sites de chinchilas!
Pois bem, depois desta pesquisa surgiram-me algumas duvidas.

Num dos sites por que passei dizia que durante um parto, enquanto a mãe está a parir o segundo filho, o dono pode ajudar a aquecer e limpar o primeiro com uma toalha.
Eu sempre ouvi dizer que não se deve pegar nas crias porque depois a mãe pode rejeitá-las. Pode-se ou não pegar nas crias logo depois do parto?

Noutro site por onde também passei, vi uma fotografia de uma chinchila dentro de um frasco. A mim pareceu-me que o frasco era demasiado pequeno para ela dar a volta. E fiquei a pensar se seria seguro colocar um frasco dentro da gaiola da minha chin. Haverá a possibilidade de a chinchila ficar lá dentro presa. Eu sei que tudo depende do tamanho do frasco, mas como elas são tão ágeis e conseguem passar por sítios tão pequenos... As chinchilas conseguem sair do frasco de "marcha atrás"??

Li também que podíamos usar as pernas das calças de ganga para fazer túneis para as chinchilas. Não será perigoso??

Já agora queria tirar oura duvida:
- Elas podem roer as cascas do côco?

Fiquem bem

Jmiguel
Vamos por pontos.
Eu nunca ajudei nenhuma chin a parir, as que pariram na minha casa fizeram-no sempre sozinhas. Logo não vejo necessidade de ajudar em nada a não ser que a mãe esteja em dificuldades.
Podemos mexer nas chins acabadas de nascer, não devemos porque o stress não faz bem nem às crias nem às mães, no entanto eu sempre mexi e nunca tive problemas. Os chins quando nascem já vêm de olhos abertos e cobertos de pelo.

Chins dentro de frascos nunca vi, nem vejo interesse nenhum nisso, essa provavelmente entrou por incuria ou descuido de resto não tem qualquer espécie de vantagem, antes pelo contrário, é que se o animal não consegue sair pelos proprios meios pode ter resultados desastrosos.

Quanto às cascas de coco não lhe sei dizer, as minhas roiam troncos não tratados e as pedras de cálcio para chin.[/b]
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
jmiguel15
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 10:47 pm

Desde já, obrigado pela resposta!

Em relação ao frasco foi exactamente nisso que pensei quando vi a fotografia e achei que era um grande risco que se corria em experimentar!

Em relação ás crias fico mais descansado com essa confirmação pois se um dia decidir ter crias com a minha chili já sei o q posso ou não fazer.

Outra coisa que também me suscitou curiosidade na pesquisa que fiz, foi ver casotinhas feitas com vasos para chins. Não há nenhum problema se elas roerem o vaso? É que a minha chin adora roer as esquinas das paredes e se eu fizesse uma casotinha com um vaso ela de certeza que também iria roer.

Fiquem bem

Jmiguel
kitten
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 10:52 pm

Os chins são roedores, logo tudo onde possam meter o dente é fatal. às minhas todas tiveram casas em madeira mas nunca foram grandes fãs de casinhas, preferiam dormir nas prateleiras das gaiolas, de preferência nas do topo.

Não sei de que é feito o vaso, mas se for de plástico bem não faz com toda a certeza, se for barro aí não acredito que elas roam, as minhas pelo menos as banheiras da areia nunca roeram.
Madalena Marques
jmiguel15
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 11:00 pm

A minha também adora estar nas prateleiras do topo, mas quando quer dormir vai ser sempre para a casotinha!
Apenas achei que era uma ideia engraçada para tornar a gaiola mais divertida para ela, já que está sozinha!

As chins podem comer algum tipo de fruta ou verduras?
Em alguns sítios dizem que as verduras lhes fazem extremamente mal, e por isso eu nunca experimentei dar mas hoje li que as chins gostam de banana, pêra e maçã. Eu experimentei em dar-lhe um bocadinho de banana e ela cheirou mas não quis, experimentei com maçã e ela também não quis. Começo a achar que ela é muito esquisita em relação ao que come. Mas também ela sempre foi tratada como uma rainha!

Fiquem bem

Jmiguel
kitten
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 11:03 pm

Eu às minhas além da ração, do feno e da alfafa dava maçã, umas tiras não a maçã inteira, umas passas de uva como guloseima e bolachas de arroz tufado que elas adoram, de resto diariamente mesmo só ração e feno.
Madalena Marques
jmiguel15
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 11:07 pm

Pois, é a alimentação que eu costumo dar à minha menina!

Obrigado pelas respostas!

Fiquem bem

Jmiguel
BrunoeJoana
Membro Veterano
Registado: quinta jan 24, 2008 10:25 am

domingo abr 13, 2008 11:10 pm

Eu de chin o pouco que sei foi o que andei a ver na net.
Em relação ao parto penso que só se deve intervir se for mesmo necessário.
Em relação aos brinquedos... eu não recomendava os frascos, pois nunca se sabe o que pode acontecer e também por questões de higiene, pois deve concentrar humidade e possivelmente irá ser utilizado como wc... Em relação á ganga eu por me ter sido já sugerido por diversas vezes eu já estou a fazer adaptações para os meus meninos.
kitten
Membro Veterano

domingo abr 13, 2008 11:13 pm

Sim, esqueci-me do pormenor da ganga, peço desculpa, a ganga é excelente para fazer os hammoks, não acredito é que os chins achem grande graça :wink:
Madalena Marques
Orelhase3
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:22 pm
Localização: Muitos hamsters, 2 cães, 1 ring neck , 2 gold fish, 3 bettas, 2 gerbos, 4 porquinhos

segunda abr 14, 2008 6:25 pm

ora bem espero tirar as duvidas todas!
apesar de que tudo uo quase tudo já tinha sido dito mas aqui vai...
a ganga como já foi dito é muito boa para fazer os tais tubos podes pôr se quiseres, sem qualquer problema.
quanto ao parto não faças nada deixa ela fazer tudo completamente sozinha que em principio não haverá nenhum problema, as crias podes pegar nelas apesar de que não convinha mas se tiveres mesmo ansioso por pegar nelas (como é normal :wink: ) pega apenas ao 3º dia, já é muito menos perigoso!!
a fruta sim podes dar alguma a maçã e a pêra são dois exemplos mas apesar das chinchilas gostarem não quer dizer que a tua goste mas penso que isso é pq ela não está habituada a comer esses alimentos...se insistires verás que provavelmente começará a comer..isso que leste das verduras também é verdade!!
porque a alface faz mal mas a couve já faz bem!!
se quiseres de vez em quando podes dar um bocadinho de couve mas nunca exageres porque pode causar diarreia!
aquilo do frasco nem sequer te vou responder..faz de conta que não viste isso!! lol
e quanto á casinha com o vaso se faz mal depende se quiseres o vaso faz mal pq vais ficar com ele todo roído :wink:
podes fazer as tais casinha á vontade o plástico não faz mal!!
no entanto se o vaso for de barro em principio ela nem tentará roer pelo menos depois de se habituar a ele!!
E sim a casca o coco é boa para ela roer!!
corta-o ao meio e retira completamente a polpa e a pele, deixa a parte dura na gaiola para a chinchila roer, isso é bom para os dentes.
<p>Cumprimentos</p>
<p>Se algum dia me tirarem a paix&atilde;o plos animais.....<strong>tiram me a paix&atilde;o pela vida!</strong></p>
kitten
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 6:29 pm

Couve para chinchilas? :o
Madalena Marques
jmiguel15
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 8:03 pm

Eu sempre ouvi dizer que dar couves a chinchilas era um erro. Pois, as couves faz-lhes diarreia!

Não sei se é verdade!
jmiguel15
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 8:41 pm

Acabei de ler que as chinchilas podiam ter prisão de ventre. Para isso deveríamos dar-lhes iogurte natural. Isto é verdade?
Não lhes faz mal???

Fiquem bem

Jmiguel
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

segunda abr 14, 2008 11:20 pm

Não se deve dar NADA fresco às chinchilas... pode dar-se um pedacinho (muito pequenino) de maçã, mas só uma vez por semana no máximo!
Há outro tipo de guloseimas próprios para elas, como por exemplo, botões de roseira brava, maçã silvestre desidratada... fora isso, muito cuidado com o que se lhes dá!
O sistema digestivo delas é muito sensível e não permite disparates.
Quanto a poderem ter prisão de ventre, mais propriamente obstipação, sim, por vezes acontece, mas não é muito comum quando tem uma alimentação cuidada e saudável. Quando isso acontece, o melhor mesmo é ir urgentemente ao veterinário e seguir todas as indicações que lhe forem dadas. Esse é um problema que não convém ser tratado por quem não sabe, pois corre o risco de provocar a reacção contrária, ou de não conseguir fazer nada mesmo e a chinchila acabar por morrer!
jmiguel15
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 8:27 pm

Ok! Obrigado pelas dicas.

Fiquem bem

Jmiguel
Responder

Voltar para “Exóticos”