substrato/areião

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
ZABOU
Membro Veterano
Registado: quarta ago 29, 2007 3:12 pm

domingo abr 13, 2008 5:07 pm

Ola a todos,

Então é o seguinte, há uns tempos atrás já me fui informando sobre o melhor substrato/areiao a pór num aqua para ter um lindo plantado pois no meu a valisnéria não desenvole muito. Como entre tanto resolvi que lá para o verão iria montar um 2º aqua, deixei a ideia de lado, mas agora está na hora de pensar seriamente sobre o assunto e francamente estou cada vez mais confusa.

Neste momento o meu aqua tem apenas areia volcánica.
Dizem que é muito bom para as raízes se fixarem, o problema é que é muito leve e as plantas tendem a soltarem-se facilmente (sobre tudo devido ao meu limpa-vidro dourado, mais conhecido como o Sr. Torpedo).
Não é pratico porque as pedras são de tamanhos e formas variáveis e irregulares o que facilita a acumulação de detritos no fundo e complica a limpeza. Mas é bom porque assim as raízes recebem alimento.

Falaram-me em akadama (mas é castanho e parece poeirento não gostei muito da ideia). Falaram-me em húmus de minhoca (mas deve ser fervido, lavado, e tenho medo de o fazer mal e que leve tempo a estabilizar a agua) Também falaram-me em netrita (já não sei escrever :oops: ) mas há tantas marcas :roll:, falaram-me em areia de rio, areia fundo de piscina etc...........................................SOCOOOOOOOOOOOORO

O meu aqua desde o primeiro teste sempre teve 0 de amónia, 0 de nitritos, e um Ph dos mais estáveis que devem existir. Ao pôr nova areia, Co2, substrato e etc será que me vai mexer muito nos parâmetros da agua?

Pois amigos entendidos, lanço aqui o debate (pois ninguém nunca está de acordo) O que devo comprar e meter nos meus aquas (quem não quiser dar marcas aqui, por fvr mande MP, não me diga apenas substrato porque quando chego a loja fico louca com tudo aquilo que vejo :wink:)

Prontos aqui vai.

Obrigado pela paciência (tiveram de ler um romance) e sobre tudo obrigado pelas respostas que me vão dar (espero eu)

Isabel "ZAbou"
Tioayres
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 11:44 pm

domingo abr 13, 2008 6:08 pm

pois minha especialidade não são os aquas mas, para iniciar o debate informo-lhe que os SUBSTRATOS são um conjunto de camadas de produtos (variáveis) que ficarão estáticos no fundo do aqua portanto, de acxordo com suas necessidas e preferencias é que montará o substrato. Ele varia de planta p/planta, designer, gosto, etc. :lol:
Muito complicado obteres uma informação precisa. Nem mesmo "se" explicasse exatamente quais peixes e plantas que colocaria iria conseguir uma resposta única.
Só para exemplificar a diversidade de gostos quanto a isso, veja a foto de uma montagem que o meu amigo Lescan fez no aquariozinho da filha dele.

Imagem
Fonte: http://vitoriareef.com.br/forum/viewtopic.php?t=3033
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
Tilapia
Membro Veterano
Registado: sábado nov 10, 2007 12:07 am

domingo abr 13, 2008 7:37 pm

Boas,
É verdade que os detritos no fundo do aquário também alimentam as plantas. Mas atenção que tem mais malefícios que benefícios.
A amónia libertada pela sua decomposição é aproveitada pelas plantas mas só uma pequena parte. O resto é alimento para as bactérias nitrificantes.
Muitos detritos, muita amónia e se calhar, a partir de certa altura, número insuficiente de bactérias. O mesmo vale para os nitritos provenientes da amónia. Ambos são tóxicos.
O excesso de nitratos daí proveniente provocará um a inestética explosão de micro-algas.
Isto termina o ciclo do azoto que, se intenso demais, acidifica a água mais depressa que o desejável.

A comida acumulada no fundo também liberta fosfatos que alimentam essas mesmas micro-algas.
Enfim, convém aspirar, ou sifonar, o fundo de vez em quando.
Cumps.

P.S.: já enviei MP com marca de substracto. Esqueci-me de dizer que qualquer substracto fértil pode ficar coberto pelo areão ou pedras de fundo que escolhemos para decoração.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 8:52 am

Olá tioayres, pois eu sei que ninguém tem a mesma opinião, já por isso ando tão confusa :cry: , mas só ouvindo as opiniões, conselhos e argumentos de várias pessoas é que vou poder formar uma ideia daquilo que vou efectivamente fazer.

Pois é tilapia, todos as vezes que faço uma TPA sifono o fundo, e remexo um pouco a areia para tentar aspirar um pouco por baixo e não só apenas à superficie. O problema é que se apanho detritos o certo é que também levanto muitos detritos e a agua fica um pouco suja (nada que não desapareça passados uns instantes) mas é desagradável.

Já me disseram para deitar uma camada desta minha areia volcánica, uma de um bom substrato e depois uma areia fina. Assim os detritos não entram no solo, as plantas têm um bom substrato com tudo o que precisam, e as raízes podem ir até ao fundo agararem-se à areia volcanica e não se soltam mais. O que acham???????
Só que estéticamente 3 camadas :o e não só, o aqua não é enorme, com tanta areia fico com uma capacidade reduzida para peixes. A areia de fundo de piscina recomendam??????
Eu tenho guppys, corydoras e limpa-vidros. Neste momento como flora apenas tenho anubias añas, uma amostra de valisnéria, elodea e cambomba. Quero pôr um tronco natural mais pequeno em vez daquilo que tenho de momento.
Continuo a espera de mais opiniões.
Tilapia
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 10:49 am

Boas,
Duas camadas apenas chegam. As raízes enterram-se no substracto fértil.

A de substracto fértil por baixo e areia fina por cima. Torna-se realmente mais fácil impedir a infiltração de detritos para o fundo. É o que uso em todos os meus aquários. :D
Aliás a marca que te indiquei aconselha areão para cobri-lo com um máximo de 2-3 mm de tamanho de grão.
Cumps.

P.S.: como é a areia de fundo de piscina? :oops: :o
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ZABOU
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 11:34 am

Acho que é fina, muita gente me fala nessa areia, mas não sei dizer ao certo. Talvéz alguém nos dirá alguma coisa sobre isso :wink:
Tilapia
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 12:41 pm

Estou a lembrar-me de areia de filtro de piscina.Será isso?
Quem já falou nisso foi o Tioayres.
É só esperar que sejam horas de acordar no Brasil.:D
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tioayres
Membro

segunda abr 14, 2008 1:50 pm

Tilapia Escreveu:Estou a lembrar-me de areia de filtro de piscina.Será isso?
Quem já falou nisso foi o Tioayres.
É só esperar que sejam horas de acordar no Brasil.:D
kakaka... no momento temos uma diferença de 3 horas daí = 9:52 am (da manhã)

Citei sim filtro de areia, em filtração de piscina..

Quanto a utilização desse material como camada sobre substrato fértil, aqui no Brasil se é usado. Alerto-lhe que a garnulometria variada ou seja mais fina e mais grossa. :wink:
<p>|</p>
<p>"Um cordial abra&ccedil;o "<strong>laguista</strong>" do Tio Ayres" do Brasil.</p>
ZABOU
Membro Veterano

segunda abr 14, 2008 3:53 pm

Pois eu disse fundo de piscina em vez de filtro :oops: , Sorry.

Que granulometria é que me recomendam?
Tioayres
Membro

segunda abr 14, 2008 6:12 pm

ZABOU Escreveu:Pois eu disse fundo de piscina em vez de filtro :oops: , Sorry.
Que granulometria é que me recomendam?
Esqueça... Somente ele notou, nem mesmo eu sei do que se trata. :roll:

Eu sugiro a mais grossa. Por aqui, acima dela, usamos já o cascalho de rio mais fino. :lol:
<p>|</p>
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quarta abr 16, 2008 8:32 am

Em Portugal também se utiliza a areia do filtro de piscina em aquários.

EM relação a substratos existem muitos e mesmo muitos que se pode utilizar.
Areões e substratos e ainda alguns dificeis de incluir num dos anteriores com o caso do akadame.
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”