Além do gozo que deve dar a um criador começar do zero a criar algo que venha a dar bons exemplares.
Claro que dá despesa e muito trabalho de muitos Anos, comparativamente à "papa semi-feitinha"..mas que deve dar um enorme gozo, deve!
Leo
Moderador: mcerqueira
Boa Leonilde, comentário muito fixe! A ideia é cativante!leonildecarvalho Escreveu:Por ironia do destinoaté se sabe a ascendência dos canitos a que me referi só que os Proprietários dos Pais (que têm LOP), por questão de "nhurrice" não registaram a ninhada
mas a ascendência é conhecida e, como este caso haverão outros, possívelmente
Logo, se os cães forem presentes perante um Juiz da raça e avaliados como bons exemplares, não vejo impedimento para que sejam registados como RI e muitos criadores há na Canicultura que começaram com RI's e hoje são bons criadores com bons exemplares e alguns até com prémios ganhos.
Além do gozo que deve dar a um criador começar do zero a criar algo que venha a dar bons exemplares.
Claro que dá despesa e muito trabalho de muitos Anos, comparativamente à "papa semi-feitinha"..mas que deve dar um enorme gozo, deve!
Leo
Acho que já tinha dito isso, básicamente o mesmo noutros lados.Condessa Escreveu:Simplesmente poque nesses 'Belos exemplares' é impossível de conhecer a ascendência, e uma vez usados na reprodução podemos estar a introduzir na raça sangue que não interessa trazer, inclusivamente de fora da raça.
Percebo que se façam RI para raças cujo número de exemplares seja de tal forma reduzido que isso seja um 'recurso' para aumentar a pool genética. Mas em raças perfeitamente representadas e com uma pool alargada e estabilizada, não faz sentido absolutamente nenhum.
Vejo isto como mais uma forma. como alguém já disse, de o CPC encaixar algum.
Paralelamente também vejo aqui o "salvamento" de alguns Pit Bull, que irão receber à pressa o RI de Am Staff.
Exactamente.dinodane Escreveu:Bem... na minha ideia uma pessoa que se queira dedicar à criação de bons exemplares de uma determinada raça começa mal se basear o seu stock reprodutivo num cão com RI, pela razão exposta pela Condessa...
Cumprimentos.
Dentro da minha raça, como já disse também nem sei onde, já vi casos de cães que parecem cães de água, mas não o são. Tenho uma cliente canina, que ninguém diria que a mãe dela é uma husky e o pai esse sim é um cão de água. Resumindo, ela é igualzinha a um cão de água, assim como a ninhada inteira, que chatice ninguém sai à mãe com os olhos azuis nem nada.dinodane Escreveu:Bem... na minha ideia uma pessoa que se queira dedicar à criação de bons exemplares de uma determinada raça começa mal se basear o seu stock reprodutivo num cão com RI