CindelP Escreveu:
Para mim, como já referi imensas vezes, os cães devem andar à trela especialmente, como referiu a Joana, para respeitar as outras pessoas.
Ora bem, eu gosto de cães, não me importo de fazer festinhas a um cão que venha para o meu pé, mas acredito que haja pessoas que se sintam incomodadas por isto. E diga-se de passagem, estão no seu direito e temos que respeitar !
Esta no meu ver, é a razão principal
Depois é claro, que controlamos melhor o nosso cão à trela, evitando tanto que se "pegue" com outros canitos, que fuja, que seja atropelado ...
Eu concordo com o uso de trela, sempre!
Primeiro, a Bianca é pequena e adora atirar-se aos adultos e às crianças e aos cães e a tudo o que mexa, masmo que rosne. Como o Verdi da Rute, adora atirar-se porque quer brincadeira e ainda não percebeu que se se atirar a algum incauto o pode mandar abaixo e/ou assustar. Há pessoas que não gostam de cães e/ou têm medo e quem sou eu para as incomodar. Anda de trela, curta e junto a mim. Claro que ainda está a aprender o "junto", mas tudo farei para que o aprenda rapidamente. Como tudo farei para que aprenda, igualmente, a não se mandar às pessoas. O que é difícil, mas connosco já se controla, ocasionalmente.
Segundo, porque já não é a primeira vez que vejo outros cães de outras pessoas a rosnarem e a quererem aproximar-se da Bianca sem intenções de brincar mas sim de filar (passo a expressão). Com a trela na minha, mesmo que o outro não a tenha, posso controlar a situação, minimamente. Nem que seja, puxo a minha e assento um belo biqueiro no cão que queira fazer mal à minha menina! :p

Bem, mas fora de brincadeiras, tenho mais tempo para pensar no que fazer, puxando-a e tentando controlar o outro cão. Há muitos cães que andam sem trela, por aqui. E mal sociabilizados. É uma pena.
E, em terceiro, porque há carros, há gatos, há lixo, há cheiros e toda uma panóplia de situações possíveis que levem um cão a distrair-se e a ir de encontro a seja lá o que fôr, atravessando a rua, atropelando gente e mais o que fôr... Sem pensarem nas consequências. Esse cuidado é dos donos. E, como dona cuidada, usarei trela, sempre.
Excepção:
Claro que, se fôr à praia às 19 horas e esta estiver vazia (de gente e cães) soltarei a Bianca. Ainda não aconteceu pois não a posso levar à rua livremente (mas está quase) por faltarem uns diazitos para as vacinas estarem no seu pleno. Mas fá-lo-ei. Mas, assim que pressentir perigo e/ou situações desagradáveis, prendê-la-ei de imediato.