Brinquedos e brincadeiras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mai 14, 2003 11:08 am

boerboelfan Escreveu:Olá Nel
( hoje estás imparável )
Pois é. É para animar a malta.
Ora vamos lá a brincar um bocado.

Não são só os cachorros que gostam de brincar. Os cães adultos são como as crianças. Em muitos aspectos o comportamento assemelha-se.
É claro que, com a idade, ficam mais calmos, mas não rejeitam uma brincadeirinha, especialmente de o dono colaborar.
E nós? Nós os humanos passamos a vida a brincar. Quantos dos nossos utensílios de trabalho não passam de uma brincadeira também. O automóvel é um deles. E outro está exactamente aqui à nossa frente. Se o computador, o rato e o teclado não tivesse esse lado de brinquedo, muitos de nós não estaríamos aqui.
A vida é um jogo e se em muitos casos não for encarada como uma brincadeira, mal de nós. Entramos em depressão.
Bem, deixemo-nos de filosofias.
Pois, é que filosofar também é brincar com as ideias.

Os meus cães são muito brincalhões. Normalmente são suscitados para a brincadeira quando na expectativa de um acontecimento qualquer: ou porque chegou alguém, ou porque pressentem que vão à rua, ou porque sabem que vão "para a mesa".
Quando brincam sozinhos é sinal de uma excelente boa disposição e de um excelente bem-estar.

Cada um tem os seus brinquedos preferidos. Alguns são tão rascas que valha-me Deus, até metem nojo aos cães, quer dizer, às pessoas.

Acho que este tópico pode ter algum interesse pedagógico. Há brinquedos e brinquedos e, tal como acontece com as crianças, é preciso ter cuidado com alguns.
Bem, não digo mais.
Venham daí as vossas achegas. Eu depois digo mais alguma coisa.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 14, 2003 11:27 am

Olá Nel.

É verdade mesmo, que os animais e nós adoramos brincar. Imagine que eu vou dar comigo a jogar às escondidas com o meu cão e as gatas até parecem querer entrar na brincadeira...é de fartar a rir ver o cão farejar os locais da casa e jardins em minha procura e ver as gatas a correrem atrás do cão sem se terem dado ao trabalho de farejarem o meu rasto, mas aproveitam a boleia para também brincarem :lol: :lol: :lol: .

Quanto a brinquedos, bem...já gastei pequenas fortunas mas desisti porque meu cão destroi-os completamente. Ainda a única coisa tem escapado, são umas bolasde borracha rígida e maciça , fora isso, é para esquecer... :roll:

:D Leonilde
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mai 14, 2003 11:27 am

Pois o Oscaar é um brincalhão de primeira :D
Tem tamanho mas é um cachorrão autêntico.
Ao princípio comprava-lhe os brinquedos que chiavam, mas acabou-se pois ele comia os brinquedos todos :roll:
Os que ele tem são todos de borracha super dura, de maneira que ele não os consegue comer.
Gosta de todos, mas há um especialmente: é tipo um carro de linhas ( o formato é semelhante :oops: ), grande (Há de vários tamanhos, consoante os cães), oco por dentro e muito didático, pois é para colocar um biscoito lá dentro.
Então a brincadeira consiste em ele andar com aquilo às voltas até conseguir tirar o biscoito :lol:
Custou-me os olhos da cara, mas é uma delícia vê-lo a brincar com aquilo :lol:
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mai 14, 2003 11:31 am

Os meus cães brincam muito sozinhos entre eles, é correrias, é tropelões, é sei lá quê mais. Eu só de os ver canso-me.

Três desses cães, o Charro, o Preto e o Joly, gostam muito da brincadeira do "manda qqr coisa que eu vou lá buscar". De momento entretenho-os com uma bola de borracha dura, tipo baseball.

Aproveito e transformo a brincaderia em aulas do género de mini obediência, sem eles se aperceberem. Quando mando a bola, no inicio desatavam os três a correr desenfreadamente a ver quem chegava primeiro à bola. Agora ficam os três a olhar para o sitio onde estará a bola, a dar ao rabo, à espera que dê ordem de qual deles poderá ir buscar a bola. Se digo "Charro, busca!" vai ele, etc. Quando só digo a palavra "busca", sabem que é para todos e vão os três.

De resto, é só mesmo brincadeira entre eles.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta mai 14, 2003 11:33 am

A minha Meggy adora brincar. Tem montes de brinquedos: um biberão, uma chupeta, um ouriço...e por aí fora. Adora-os a todos e passa muito tempo a brincar com eles. Ao contrário de muitos cães não os destrói, apenas pega neles para brincar. Por vezes atira-os e vai a correr e a rosnar atrás deles, mas quando os apanha!!! :o Coitados dos brinqueditos!!!
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 14, 2003 12:20 pm

Bom, Nel, no meu caso, este tópico confunde-se um pouco com o que abriu há pouco sobre guloseimas. É que não há brinquedo que o Verdi não coma! :lol: Vai roendo, roendo e quando voltamos a ver o brinquedo é cortadinho aos bocadinhos no meio das fezes....

O que ele gosta mesmo é de jogar á bola. Eu atiro e ele vai buscar. Afinal é um Retriever; o que ele ainda não domina bem é a parte do entregar. Ainda acha que a finalidade do jogo é apanhar a bola e começar a roe-la...:roll:
isabelpo Escreveu: Por vezes atira-os e vai a correr e a rosnar atrás deles
Quando era mais novinho é que o Verdi fazia muito isso. E se a bolinha ficava presa atrás de uma cadeira, por exemplo, punha-se a rosnar para ela, como quem diz: "Vá, sai daí se tens coragem!!!"

P.S. -
Pakika Escreveu: Gosta de todos, mas há um especialmente: é tipo um carro de linhas ( o formato é semelhante :oops: ), grande (Há de vários tamanhos, consoante os cães), oco por dentro e muito didático, pois é para colocar um biscoito lá dentro.
Então a brincadeira consiste em ele andar com aquilo às voltas até conseguir tirar o biscoito :lol:
Custou-me os olhos da cara, mas é uma delícia vê-lo a brincar com aquilo :lol:
Pakika,
Fiquei curiosa! Onde é que arranjou?

P.P.S. -
Nel Escreveu: Pois, é que filosofar também é brincar com as ideias.
E não há como o Nel para introduzir um tema. :D
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mai 14, 2003 1:57 pm

A Bianca brinca com tudo, até com as paredes!!! :o

Adora brincar com o André e a Galinácia (já vossa conhecida :p ) pois ele atira-lha e, enquanto ela a vai buscar para lha dar de volta, ele esconde-se ora atrás do sofá ora atrás da porta... é vê-la baralhada à sua procura e, quando o encontra ou ele sai do seu esconderijo, é vê-la pular de alegria! :lol:

Adora a sua Galinácia e rói-a durante todo o dia. Vai buscá-la e vem para a sala. E depois exibe-se para nós. Deita-se e rói-a enquanto se espreguiça, enfim, uma paródia.

Adora garrafas de meio litro ou um quarto de água (de plástico). Fica louca! :p Rolam bem, fazem barulho e parece que fogem dela (por escorregarem bem pelo chão fora). Quando consegue tirar-lhes, finalmente, a tampa, até parece que ri às gargalhadas! Fica histérica!
Claro que só corporalmente, pois ela nunca ladra, a não ser em raríssimas excepções.
Gosta de rosnar apenas quando lhe tentamos fazer "cabo-de-guerra" com os brinquedos dela.

Adora o par de ténis velhinho que lhe ofereci assim que ela veio cá para casa. Dão luta e ainda duram com aspecto de ténis. Estão carcomidos e rasgados, mas... :roll:

Adora as pernas das cadeiras, as esquinas das paredes, os rodapés e o espaço que fica entre eles e o chão. Bufa-lhes e arranha-os... :?

Adora lenços de papel e guardanapos, fios do pc e da cabovisão. É mesmo uma tara dela! :o

Bolinhas e assim, só se um de nós brincar com ela. Senão, nem lhes pega.

Ossinhos de trincar e comer, eventualmente. Fica louca e cega, nem nos liga, nem a mais ninguém, nem a mais nada... Momentos de sossego! ;)

Enfim, haverá mais coisas, mas fico por aqui, agora... :oops:
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mai 14, 2003 2:02 pm

Rute,
Comprei na MegaPet, em Alcoitão, ao pé do Cascais Shopping .
MonicaT
Membro
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm

quarta mai 14, 2003 2:17 pm

O Gaspar adora brincar com as suas cordas, com as bolas e com os peluches (foram 4 total isto em 2 meses). Mas destrói maior parte dos brinquedos. Um osso de plástico levou 10 minutos para o desfazer (tivemos que ir a correr tirá-lo). Uma bola de tenis, bom... essa ficou toda aberta em menos de 5 minutos. :o :o
As cordas são as únicas que vão resistindo e com elas mais duas bolas de plástico bem duras.
Os peluches foram comprados com todos os cuidados (não tinha pelo, os olhos não saiam, tudo o que estava "saliente" foi cortado) mas mesmo assim "arrebentou-os" (fartei-me de os coser, de reforçar as costuras) e assim que os abria retirava-os logo. O Gaspar adorava deitar-se com eles e o engraçado é que os "abraçava" literalmente.
A brincadeira preferida dele é provocar-nos com as bolas ou com as cordas. Agarra nelas coloca-as aos nossos pés e ladra a provocar-nos, assim que vamos apanhá-las ou ele agarra-as ou coloca logo a pata em cima e não nos deixa chegar a elas. Adora andar a correr atrás das bolas. É "passado" por bolas e por míudos, agoram imaginem o que é passea-lo num parque :o :o :o
Pula, ladra à espera que lhe atirem a bola :o :o
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mai 14, 2003 2:28 pm

As minhas adoram coisas que apitam!!!! Ossinhos, bolinhas.....depois enchem aquilo de baba, rasgam, deixa de apitar e comem! :o
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 14, 2003 2:38 pm

Obrigada, Pakika!!!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 14, 2003 2:43 pm

Olá

Eu não tenho cão, mas há um brinquedo para cão, que também tem versão para gato, com que já vi pessoas a brincarem com os seus cães que é uma loucura.
É uma espécie de pistola que leva umas regargas de sabores e faz bolas de sabão com o sabor das recargas (claro que aquilo não é sabão, é o liquido da regarga). É o máximo, os cães ficam doidos a tentar agarrar a bola e depois ela estoira. Para além da brincadeira eles fazem imenso exercício...

beijokas
kathleen
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta mai 14, 2003 3:05 pm

Brincadeiras....

é engraçado, mas os meus cães adoram brincar com coisas diferentes:

O Black (o cocker preto :D ) adora ir buscar coisas, desde bolinahs a tranças.... o gaijo consegue passar horas naquilo....
Aliás, nem preciso de ir à rua de trelaa.... é so levar bola que eu não sai de ao pé de mim (o problema são os pulinhos, ams isso é outra história)

O Ralph (o cocker azul ruão) adora brincar com peluches... mas em casa.... na rua ele gosta é de andar a cheirar tudo.... ah, e tb gosta de fazer gincanas na minha casa - desata a correr da marquise, passa pela porta da cozinha e tenta não esbarrar nela (às vezes esbarra-se e não é bonito... :o :o :o ), atravessa o corredor e tenta tb não se esbarrar contra nada (às vezes tb não consegue....) e pula para cima da minha cama..... muito uindo!!!!

A Mara .... a mara é a caçula e gosta de brincar com qq coisa... ao menos não é esqusita.... o que ela mais gosta é empoleirar-se em ciam de nós...(o que não é nada bonito nos seus 22 kilinhos.... e nem quero imaginar nos seus 45 kilinhos....). Ontem enfiou-me uma pata no olho.... :o :o :o ..... ossos do oficio...

Mas eu adoro os meus lindões.... adoro deitar-me no chão e eles vêm a correr para cima de mim a darem beijinhos (ok, é cahto quando é a mara.... mas pronto.... a malta faz um esforço!!!)

e agora já chega, senão já começo a ouvir... zzzz...zzz....zzzz...zzzzzzz....
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta mai 14, 2003 3:09 pm

É pá... esse da pistolinha deve ser super engraçado... Então o Igor que adora caçar tudo o que voe ia adorar :D

Pois cá em casa é mais é uma galinha de nome Jurema que neste momento já se encontra dividida em três, uma data de peluches mais encardidos que eu sei lá o quê, duas cordas com mais nós do que aqueles que tinham ao início e o mais adorado de todos, a super bola de futebol :D

Depois são também os ossinhos de couro, os quais lhe damos também com alguma frequência.
eqsandra
Registado: segunda abr 07, 2003 9:19 pm

quarta mai 14, 2003 4:14 pm

todos os cães gostam de brincar! os meus têm umas brincadeiras engraçadas, sempre q os veja desato a rir!
são os coelhos que passam e eles correm atrás, mas qdo os apanham n mordem, só os lambem!isto qdo n levam uma cabeçada do coelho e vêm embora a chorar!! mas n aprendem pq voltam a correr atrás deles!
ou então apanham tangerinas e laranjas e trazem-nos para as atirarmos! eles gostam especialmente dessa brincadeira pq no fim a laranja parte-se e eles comem-na!
com estas pestinhas n é preciso gastar dinheiro em brinquedos! eles encontam sempre alguma coisa para correr atrás! :D

Responder

Voltar para “Cães”