Desmame de gatinhos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

SoniaWild
Membro
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

terça abr 15, 2008 3:57 pm

Olá a todos, uma amiga minha acaba de encontrar uma ninhada de gatinhos num terreno dela.
Com isto tudo ela gostaria de saber a partir de quantas semanas ou dias é que se pode retirar os gatinhos a gata para os seus futuros donos.

Obrigado
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça abr 15, 2008 4:16 pm

os gatinhos so podem deixar a mae depois dos dois meses.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 15, 2008 4:19 pm

Na minha opinião, a partir das seis semanas já podem ir para as suas novas casas, embora provavelmente outras pessoas irão responder "nunca antes dos dois meses".
Os gatos têm um período de sociabilização mais curto que os cães e não desenvolvem comportamentos ou instintos sociais de"matilha", logo um gatinho que se destine a viver em casa com pessoas pode perfeitamente deixar a mãe assim que seja autónomo, isto é, assim que coma bem e se lave sózinho.
Antes de os desmamar convém habituá-los ao convívio com as pessoas e a serem manuseados, e isto é válido principalmente para ninhadas de rua.
Finalmente, nunca retirar a ninhada toda de uma vez à mãe, para que o leite vá "secando" naturalmente. Também era uma boa coisa aproveitar para esterilizar a gata.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça abr 15, 2008 4:26 pm

A minha gata veio cá para casa por volta das 5 semanas... Os gatinhos começam a comer sólidos a partir das 5/6 semanas :!:
Enfim... Se na altura me pareceu boa ideia trazê-la para cá o mais pequenina possível, agora deparo-me com uma ferinha que não tem a mínima educação pois não esteve tempo suficiente para aprender umas coisinhas com a mãe :wink: É limpinha, é fofinha, mas não é uma gata, é uma cadelinha :!:

Enfim...
Eles podem ir para os novos donos com cerca de um mesinho, mas só devem ser separados da mãe por volta dos 2 meses :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 15, 2008 4:38 pm

É como disse, são opiniões! Normalmente o que os gatitos aprendem com as mães após as seis semanas de vida são técnicas de caça, coisa que não será muito útil a um gato que vai viver a sua vida dentro de uma casa.
Todas as 4 gatas que tive até hoje vieram para minha casa com cerca de 5 semanas de vida e sempre souberam ser gatas. Acho radical que se afirme "não PODEM sair antes dos 2 meses" quando a partir das 6 semanas os gatitos são autónomos. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

eskecida
Membro
Registado: domingo dez 16, 2001 11:01 pm

terça abr 15, 2008 4:40 pm

Penso que em casos em k tenha mm de ser os gatinhos conseguem sobreviver bem sem a mãe! Claro k em situações ideais (k nao me parece k seja o caso) era conveniente esperar até aos 2 meses e retirá-los progressivamente da mae. Mas... ninhada de rua... se virem k eles já comem sozinhos... Força!
<p>;)</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

terça abr 15, 2008 4:48 pm

dinodane Escreveu:É como disse, são opiniões! Normalmente o que os gatitos aprendem com as mães após as seis semanas de vida são técnicas de caça, coisa que não será muito útil a um gato que vai viver a sua vida dentro de uma casa.
Todas as 4 gatas que tive até hoje vieram para minha casa com cerca de 5 semanas de vida e sempre souberam ser gatas. Acho radical que se afirme "não PODEM sair antes dos 2 meses" quando a partir das 6 semanas os gatitos são autónomos. :wink:
não é o não poderem mas se sairem aos dois meses existe um pouco mais de segurança em relaçao ao que eles aprenderam com a mae.
eu tenho duas gatas uma que foi lá para casa tinha a volta de dois meses e tres semanas e outra que foi a faltar dois dias para fazer dois meses.
so sei que a ultima so agora ja com um ano é que se lava sem precisar da ajuda mana. ela qd veio nao sabia lavar-se, miar, tapar cocos...
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
eskecida
Membro
Registado: domingo dez 16, 2001 11:01 pm

terça abr 15, 2008 4:51 pm

SoniaWild da uma vista de olhos neste tópico da Leo:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 03&start=0

Pode ser k fikes com uma ideias mais definidas!
<p>;)</p>
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

terça abr 15, 2008 5:46 pm

O meu gato é um Sr. Felino e no entanto foi criado por mim desde que tinha dias. Não lhe encontro qq falta das caracteristicas felinas. :D :D

Os gatinhos poderão ser separados da mãe mal sejam desmamados, e encontrando-se eles em situação precária, espero que seja o mais rápido possivel. :D :D
Vivendo e aprendendo
Ritaleitao
Membro
Registado: segunda jan 14, 2008 3:11 pm

terça abr 15, 2008 5:51 pm

O mais aconselhável é às 9 semanas. Mas, no mínimo, às 6 semanas!
<strong>Ritaleitao</strong>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça abr 15, 2008 6:29 pm

Depende muito dos riscos que os gatinhos estiverem a viver.
Se for uma ninhada que está numa rua, em risco de atropelamento ou envenenamento podem tirar-se ao mês.

Mas a situação ideal é mesmo aos 2 meses.
Porque lhe falta a aprendizagem que só as mães sabem dar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 15, 2008 8:41 pm

lagutrop Escreveu:
Mas a situação ideal é mesmo aos 2 meses.
Porque lhe falta a aprendizagem que só as mães sabem dar.
Nem mais!!
Não esquecer que os gatinhos começam a praticar/aprender às 6 semanas, outras coisas que até ali não aprenderam; que não só o como caçar; o que nem é assim tão importante (aparentemente; retirando os casos de posterior abandono e quando se perdem) para os que vão para Lares mas a partir das 6 semanas começam a definir-se a nível de defesa pessoal e hierarquia; não numa de matilha porque realmente não são cães mas na colónia em que estão inseridos (mãe com crias e até possivelmente outros gatos existentes pelo local onde se encontrem).
Portanto, seja em que circunstância for, é sempre preferível as crias serem retiradas depois das 8 semanas. Claro que há excepções... mas cabe a cada um usar o bom senso e decidir a melhor altura... :wink: apesar de ainda antes das 6 semanas já comerem por eles :wink:

Leo
Última edição por leonildecarvalho em quarta abr 16, 2008 3:06 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 9:17 pm

Mas... Eu sei que não é a mesma coisa, mas... :wink:
Se para a casa que o gatinho for, já existir uma gata ou um gato... Esse(a) gato(a) não será capaz de ensinar ao gatinho as "regras básicas" de ser gato :?: Mesmo que esse gato não seja muito bom a nível de comportamento, não vai deixar o mais pequenino abusar, digo eu :? E o mais pequeno vai copiar as outras coisas como a higiene e o uso da caixa, não :?:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 15, 2008 9:36 pm

mOreirinha01 Escreveu:Mas... Eu sei que não é a mesma coisa, mas... :wink:
Se para a casa que o gatinho for, já existir uma gata ou um gato... Esse(a) gato(a) não será capaz de ensinar ao gatinho as "regras básicas" de ser gato :?: Mesmo que esse gato não seja muito bom a nível de comportamento, não vai deixar o mais pequenino abusar, digo eu :? E o mais pequeno vai copiar as outras coisas como a higiene e o uso da caixa, não :?:
Depende muito da hostilidade, ou não, com que o gatinho seja recebido pelo gato já residente :wink:
Tal como numa criança, não é sob um sentimento de medo que, neste caso uma cria, aprende com outro ser que lhe é desconhecido; portanto que não a mãe :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mOreirinha01
Membro Veterano

terça abr 15, 2008 9:42 pm

leonildecarvalho Escreveu:
mOreirinha01 Escreveu:Mas... Eu sei que não é a mesma coisa, mas... :wink:
Depende muito da hostilidade, ou não, com que o gatinho seja recebido pelo gato já residente :wink:
Tal como numa criança, não é sob um sentimento de medo que, neste caso uma cria, aprende com outro ser que lhe é desconhecido; portanto que não a mãe :wink:

Leo
Pois, é bem verdade... :wink:
A cria e @ gat@ podem dar-se muito bem, mas também podem dar-se muito mal... E o já residente pode exercer a força e o tamanho sobre o mais pequenino :|
Não pensei nisso :?
Ou seja... Depende dos gatos que colocarmos frente a frente :wink:

Obrigada :!:
Responder

Voltar para “Gatos”