jotapera Escreveu:Assisto a esta situação quase todos os dias: o dono passeia o cão, e quando este ladra às pessoas que passam, o dono limita-se a puxar a trela ou a dizer "xiu" ou "ralhando" como vocês tanto gostam. E em geral, nem sequer pede desculpa às pessoas... No dia seguinte, a mesma história. E assim por diante. Outras situações: o animal ladra histericamente, perturbando o sossego da vizinhança, e o dono limita-se a dizer "xiu" de quando em quando, com poucos resultados. Até houve aqui alguém que disse que acha um "absurdo" mandar o cão parar de ladrar.
Um cão depois de treinado para isso aprende a associar a palavra "xiu" a acção de calar...tal como os humanos, os cães tambem não nascem ensinados, se o senhor for para a china e por qualquer motivo seja necessario silencio e o mandarem calar em chines, e o jotapera não se calar porque não entendeu a ordem eles vão dizer, "este tipo é semi-estupido"...! passa-se aqui a mesma coisa, para o cão obedecer a ordem antes tem que saber o que ela significa...
claro que quando um cão quando demonstra agressividade com uma pessoa um bom dono faz a devida punição, no caso em que diz que o dono se limita a puchar a trela, quem lhe diz a si que o cão não está a usar uma coleira de treino?isso sim é a punição adequada, e não chapadas no lombo como o senhor referiu...e com o devido treino pode-se corrigir essa agressividade sem ser necessario chapada e pontape. tanto se pode criar um problema por não educar o cão como por lhe dar porrada.
jotapera Escreveu:Isto para já não falar de quando o cão ataca ou morde de facto alguém, ou outro animal, e o dono pouco ou nada faz para lhe mostrar que isso não se deve fazer. Não é um "ralhete" que vai bastar. Mas é por isso que, depois, essas situações repetem-se com frequência e o dono vive na fantasia que o animal lhe obedece e é bem comportado, e que essas coisas de ladrar ou ter comportamentos agressivos são "próprias da personalidade de um cão".
Mais uma vez, concordo que um ralhete não baste, mas chapada e pontape não vao resolver o problema posso-lhe garantir, quem não perceber aquilo que esta a fazer, em vez de resolver o problema so o vai agravar...situações extremas exigem conhecimentos profissionais para serem resolvidos, e para isso é que existem as escolas de treino.
jotapera Escreveu:Eis a estupidez do cão: tem instintos naturais para a violência, para o domínio de território, para atacar pessoas, atacar outros cães, urinar em qualquer parte, ladrar ininterruptamente, etc. Não é como outros animais domésticos, em que estes problemas não se colocam.
pois, não se colocam nas aves, roedores e afins pois têm que o fazer dentro da gaiola, nos gatos tambem não pois tem o instinto de enterrar os dejectos (deve haver um motivo para isso mas não vou especular sobre uma coisa a respeito da qual não tenho conhecimentos), mas ja reparou que este problema coloca-se nos humanos? ou o jotapera quando era jovem nunca se envolveu numa briga, não usou fralda e aprendeu sozinho a urinar na sanita, não fazia por vezes barulho que incomodava os adultos e que o mandavam calar? então posso deduzir que somos tambem nos humanos estupidos! eu a pensar que eramos todos muito inteligentes mas afinal parece que me enganei
jotapera Escreveu: Claro que o treino pode fazer o animal perfeitamente obediente e leal, sem ser necessário aplicar correctivos físicos. Mas se o vosso animal todos os dias fizer asneira, e vocês responderem com "ralhetes", e todos os dias repetir a asneira, então, o cão vai aprender quando?
Será quando levar chapada no lombo??
jotapera Escreveu:Digam-me uma coisa, quem é que vos ensinou que nunca se deve bater num cão? Foram os veterinários? Foram as lojas? Foi o paleio catequista dos "defensores dos direitos dos animais"? Foi o boca-a-boca da não violência, que parte do princípio que o cão pode ser "humanizado"?
Foi quem realmente percebe de psicologia canina, profissionais, que nos põe ao dispor metodos adequados de corrigir comportamentos sem dar chapadas...assim como a uma criança não se deve bater na cabeça, tambem ha metodos especificos de aplicar correctivos aos cães...
jotapera Escreveu:Neste fórum tenho lido todos os disparates e extremismos possíveis a respeito de cães. Uns dizem que eles só querem "amor e mimo", outros que não se deve mandar calar o ladrar do cão, e que eles são uns anjos que nunca fariam mal a ninguém. Até "quando morrer quero ir para o céu dos caes" já li. Mas será que ninguém tem olhos na cara para ver que esta psicologia dos anjinhos não corresponde à realidade do que é um animal?
ai concordo consigo...
jotapera Escreveu:Deixem lá esses disparates que leram nos manuais do bom cão, escritos por palermas do new-age e da paz universal entre homens e animais. Antes, falem com pastores, com gente do campo, com pessoas que têm cães desde há 5 gerações ou mais, e perguntem-lhes se nunca bateram no cão. Não imaginam a diferença abissal entre estas pessoas, com um saber de experiência feito, e a vossa maneira de pensar. Não é preciso bater no cão todos os dias como é óbvio, nem todas as semanas, mas pensar que isso jamais se deve fazer é de um fundamentalismo que só prejudica a comunicação entre dono e animal.
e onde foi que o jotapera foi buscar esse know-how a respeito de treino canino?
desde quando é que os pastores são entendidos em treino canino?
e ter cães ha muito tempo alguma vez foi sinonimo de se ser um expert em educação canina?