2 gatos e 1 caixa de areia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

moskitos
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 1:27 am

quarta abr 16, 2008 11:59 am

mioshi
onde compras essa areia??? numa loja vetrinaria ou supermercado.... acho quenunca vi a compra no continente mas posso tr visto mal. as minhas gastam cerca de 20 kg de areia continente por mes.
meu deus.... a casa anda cheia de areia e pode at ser uma boa solução. atençao a casa ta cheia de areia e a casa e banho delas é das que teem corbeta (tipo transpotadora). imagino como seria se fosse m simples recipiente....
<p>a minha boca hoje sabe a dia de chuva!</p>
catss
Registado: segunda abr 14, 2008 2:05 pm

quarta abr 16, 2008 2:01 pm

leonildecarvalho Escreveu:Claro que uma só, chega. Mas, quando há mais que um gato é sempre preferível 2 caixas. Há gatos que se virem fezes a mais na caixa, passam a fazer as necessidades fora desta. E, se os donos estiverem fora de casa por muitas horas, é normal que sendo uma única caixa, fique mais "recheada" :lol: ; logo, o pivete é maior, a urina em maior abundância e o tal risco de um dos gatos passar a fazer fora :wink:

Para as minhas 4 gatas, tenho 3 W.C.'s. O engraçado é que normalmente urinam numa designada por elas, deixando as fezes nas outras duas. Se na eventualidade houverem fezes nessa caixa, a minha Nina urina fora, mesmo á frente desta :roll: :twisted:

Leo
É verdade, no Natal, quando fomos para casa dos nossos familiares metemos bastante comida e agua, também tinhamos mudado a areia. Mas quando chgémos estava um mau cheiro! :| Tinham feito as necessidades fora da caixa
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

quarta abr 16, 2008 2:12 pm

moskitos:
Eu comprei-a num supermercado (continente) ... na altura estavam a divulgar o produto. Fizeram a demonstração com água e decidi experimentar.
A demonstração foi bastante engraçada: deitaram água em cima da areia (que é muito fina) e esta absorveu logo a água aglomerando-se. A areia aglomerada fica consistente de modo a ser fácil remover do resto da areia que está seca. Tem um cheiro agradável, mas é mesmo muito leve e os meus gatitos não estranharam mesmo nada.
O produto chama-se Absorvente P/Gato Tidy Cats (da Purina)

Enche-se a caixa de areia até meio (basta que tenha cerca 5 cm de altura).
Com uma pá furada (existem pás próprias para limpar o areão), remove-se todos os bocados aglomerados da areia (resultantes das necessidades) e coloca-se areia limpa de modo a repor a quantidade que foi retirada. Ao contrário das outras, não é necessário remover a areia toda de tempos a tempos. Basta simplesmente retirar os detritos, o resto da areia mantém-se impecável para ser usada.

Não a uso há muito tempo, mas até agora tenho estado bastante satisfeita e resolveu-me o problema dos maus odores.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quarta abr 16, 2008 2:22 pm

Olá moskitos, como vai o Napoleão? Melhor, Pitucha da Conceição.

Penso que a areia absorvente que a mioshi fala é a “Tidy Cats” da Purina. Também costumo usar essa e vende-se em hipermercados. Eu costumo comprá-la no Jumbo de Alfragide, mas também é vendida no Continente.
É cara, cerca de 11,90€, mas realmente não deixa odores. Já ouvi dizer que o preço é tabelado, mas o que é certo no jumbo é francamente mais barata (a 9,99€)

Jumbo
http://www.jumbo.pt/frontoffice/Content ... aspx?C=921

Continente
http://www.continente.pt/ProductDetailM ... ageIndex=1
Uvas
Membro
Registado: terça set 04, 2007 1:27 pm

quarta abr 16, 2008 2:30 pm

tambem tenho 2 gatas, e ambas fazem numa unica caixa.
tive foi de comprar daquelas com porta! lol ou morriamos em casa.

sobre as areias, a minha empregada descobriu a pólvora.
eu compro a areia do continente - a básica - e junto a areia de perolas numa porpoção de 1/2 de cada.
A areia dura imenso tempo cerca de 1 semana. é só uma questao de ir tirando os sólidos. de resto, a nível de cheiros, nada a assinalar.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 16, 2008 2:45 pm

Boas.

Também vi a demonstração ser feita e gostei da prova. Só não me ficou nada provado sobre a proliferação de bactérias que possam ficar em alguma areia, que se solta do aglomerado, apesar que pouca, e que esteve em contacto com a urina e fezes, continuando em uso activo na caixa :wink: dando azo a proliferação de bactérias...! Eu não me acredito, por muito boa que seja em questão de odores e facilidade de limpeza para os donos, que qualquer areia seja isenta da proliferação de bactérias, quando dure muito tempo na caixa W.C. Por esta razão, eu prefiro “o pivete” e o trabalho extra que eu possa ter na limpeza das caixas, estando a usar uma areia das ditas normais, do que sujeitar os meus animais a problemas de saúde para me poupar ao trabalho e possível “pivete”...!
Pois se até com determinados desinfectantes, mesmo os hospitalares, há bactérias resistentes....quanto mais em W.C. de gatos em que a areia sendo das que dura, dura, dura, qual bateria duracell?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quarta abr 16, 2008 3:00 pm

A areia tidy cats o preço dela recomendado é 11.90€ mas ja a vi a 10euros como já a vi a 15euros.
em relação a absorver os odores acho que nao faz mt efeito, ja usei duas vezes e nao gostei muito,
gosto mais da extreme classic, mas tem o tal problema de ser tão fininha que fica agarrada às patinhas delas e é areia pela casa toda, enquanto que com areia normal so saltam alguns pedacinhos.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
catss
Registado: segunda abr 14, 2008 2:05 pm

quarta abr 16, 2008 3:14 pm

Eu compro uma areia perfumada,cheira muito bem :P Também é muito boa
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta abr 16, 2008 9:06 pm

com esta história de os meus gatos andarem com infecções urinárias, decidi pôr 2 caixas. uso muita areia em qualquer delas. não é que os parvalhões continuam a preferir só uma?
como esta casa está tipo hospital, tenho 2 gatos separados. quando os outros conseguem entrar neste espaço, vão logo direitinhos às caixas novas. gatices :lol: mas para 2 gatos, uma caixa é suficiente
anjjazul
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta abr 17, 2008 8:38 pm

Eu com dois WC para três gatos, mudo a areia totalmente e lavo os caixotes dia sim dia não, tem vezes que até lavo em dias seguidos e não pensando só no cheiro, também me sentiria culpada se algum dos meus gatos adoecesse por causa da falta de higiene das caixas. Comigo as areias de longa duração não funcionam porque eu não as deixo ficar o tempo que eles dizem que podem ser utilizadas, precisamente porque não cheira, mas as bactérias vão ficando por lá e aumentando de dia para dia.
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

sexta abr 18, 2008 2:13 am

Este site tem um video interessante logo no primeiro parágrafo (o link passa meio despercebido)

http://www.catinfo.org/litterbox.htm#Cl ... Litter_Box:

(quando julgava que já estava a ficar obsessivo com este tema, descubro que alguém se deu ao trabalho de fazer um vídeo explicativo e tudo! :lol: )

O que ela recomenda que se use para limpar o interior do caixote é uma solução de 1:30 de lixivia, concentração suficiente para matar as bactérias, mas diluida o suficiente para não ser perigosa para o bicho, case se lembre de lamber a seguir. Penso que também pode ser utilizado para limpar as pas, que são outro sitio optimo para os "bicharocos" se desenvolverem.

Se independentemente de todos os cuidados ainda considerar que existem odores fortes persistentes, é preferivel usar um pouco de bicarbonato de sódio que usar areão perfumado.

Quando tiver pachorra, a ver se faço uma tabela com os diferentes tipos de "areão" vs vantagens e desvantagens (até agora ainda não descobri nenhum perfeito)

Cumprimentos Cordiais
Mihoshi
Membro

sexta abr 18, 2008 8:09 am

hamsterazul,
Esse link é bastante útil. Obrigada :)

Dei uma leitura e cheguei à conclusão que vou continuar a utilizar a areia aglomerante que comecei há pouco a utiliza, mas associada à total limpeza do areão (independentemente do que me tenham aconselhado na altura da compra). Detestaria causar qualquer desconforto ou, pior ainda, sofrimento devido a um problema de saúde causado pela má limpeza do areão.

Quanto à lixivia, eu tenho bastante receio de usar porque um dos meus gatitos delira com o cheiro (vá-se lá perceber porquê). Começa-se a roçar no sítio onde foi limpo com lixívia e tem a tendência de lamber. :?
paulocas
Registado: quinta fev 27, 2003 11:07 am

sexta abr 18, 2008 10:32 am

Olá

Uma pergunta : usam WC abertos ou fechados?

vantagens e desvantagens de um e outro?

beijocas
Mihoshi
Membro

sexta abr 18, 2008 11:03 am

De momento tenho um wc fechado porque os meus gatos não são muito grandes. A grande vantagem é a de evitar que, os gatos ao escavar a areia, esta saia fora do wc...
Mas os wc's tapados que encontrei à venda não eram muito grandes, principalmente no que diz respeito à altura... eu comprei o maior que encontrei, mas tenho a noção que se eles crescerem terei que procurar outro maior (se existir...) ou então terei que optar por um wc aberto... ou então improvisar uma outra solução.
paulocas
Registado: quinta fev 27, 2003 11:07 am

sexta abr 18, 2008 11:36 am

un dos meus problemas é que que ele escava ... escava... tanto.. quase
que faz um buraco até á china :x :x :x e lá vai a areia pelo ar :x :x
Responder

Voltar para “Gatos”