[b]Como fazer para um dos meus gatos aceitar uma nova gata em casa?[/b]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Shedevil
Membro Júnior
Registado: segunda out 14, 2002 3:32 pm

terça mai 13, 2003 6:54 pm

:) olá!
Tenho dois gatos que adoro há quase um ano - o Savo e o Xico. São amorosos e muito meigos.
Recentemente, resolvi ficar com uma gata que pertencia a uma amiga que não a podia ter mais em casa. É uma gata linda e muito meiga também.
O Xico recebeu-a bem e cheio de curiosidade. O Savo, por medo ou ciúme, assanha-se e ataca-a, tendo a mesma reacção da parte dela. Não sei o que fazer para que eles se aceitem um ao outro e isso põe-me muito triste. Alguém tem alguma sugestão? :cry:

obrigada

Susana[color=green][/color]
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

terça mai 13, 2003 7:06 pm

Olá Shedevil,

Só diz que levou a gatinha, recentemente, mas era importante saber há quanto tempo, porque, por exemplo, no caso dos meus, a Blacky só se começou a dar melhor com o Tico há coisa de 15 dias, e ela já cá está há mais de dois meses.

O Savo será o gato dominante da casa? É que se fôr esse o caso, o meu foi, ele sente que o seu território está a ser ameaçado e por isso terá esse comportamento. Deve deixá-los conhecerem-se devagar (sem forçar a situação) para que o Savo perceba que a gatinha não está a ameaçar o seu território.
Vai ver que mais tarde ou mais cedo dão-se todos optimamente.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 13, 2003 7:18 pm

Olá

Vai ver que com o tempo eles se começam a dar bem e tudo melhora.
tem de os adaptar aos bocadinhos e com vigilãncia e tenha atenção ás unhas dos gatinhos. Deve-as cortar para que não se magoem.

Beijokas
Kathleen
Shedevil
Membro Júnior

terça mai 13, 2003 9:29 pm

Olá,
Obrigada pelas vossas respostas.
Entre os dois machos, não há propriamente um macho dominante. A única diferença é que o Savo é o nosso "primogénito". Quando o Xico veio o Savo teve a mesma reacção, mas como o xico é mais amigável acabou por vencer as barreiras. Neste caso, temos uma gata que tem a mesma reacção que o savo : assanha-se!
Tenho que os manter separados. Não a queria ter fechada, mas eles atacam-se, não os consigo ter na mesma sala. Devo deixá-los livres, correndo o risco de só brigarem ( briga a sério, feia mesmo de assustar)?
Estou mesmo preocupada.
anabapt
Membro Veterano
Registado: sexta mar 21, 2003 11:23 pm

terça mai 13, 2003 10:21 pm

Olá Shedevil,

O facto de o Savo ser o "primogénito" e de o Xico lhe ter ficado "subordinado" indica que o Savo é o dominante.
No meu, caso, o que resolvi nos promeiros 2 ou 3 dias foi separá-los quando não estava em casa, porque quer o Tico, quer a Blacky tinham a mesma actitude dos seus, ou seja, lutarem e bufarem. Quando estava em casa deixava a gatinha solta para se irem adaptando de modo a que forem reduzindo as razagatas. Houve um dia que achei que já era zelo demais e deixei-os todos soltos.

Mas principalmente a Shedevil, tem que ter muita paciência e calma para gerir esta situação, porque para além do território há também o factor dos ciúmes.
Faço votos para que se tornem todos amigos.
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

terça mai 13, 2003 10:38 pm

Olá Shedevil

Por vezes os animais tem comportamentos que nos surpreendem. Os meus dão-se todos muito bem, são filhos do gato siamês que por sua vez é muito meigo com todos. Mas em janeiro deste ano, na altura do primeiro cio de uma das gatinhas, foi o fim do mundo cá em casa. Tive que ter o Bethoven fechado 15 dias no meu quarto só saíndo quando o outro estava fechado. Foi preciso muita paciência e firmeza na ordens de comando. A pouco e pouco foi passando e voltou tudo ao normal. Mas o Félix é sempre o macho dominante e o Bethoven leva umas patadas de vez em quando e lá vem ele refugiar-se no meu quarto. Mas é pouco minutos, voltando depois tudo ao normal, já nos estamos habituando à situação.
Vai ver que tudo vai ficar bem, só é preciso ser firme quando se zanga com eles. Cortar as unhas também é um bom concelho.
A experiência da Ana também foi muito positiva

Beijocas

Franc
Shedevil
Membro Júnior

quarta mai 14, 2003 10:55 am

A Pipoca está comigo há apenas uma semana. Provavelmente estarei a fazer uma tempestade num copo de água.
Hoje de noite acordei com o Savo a "chorar" por estar sozinho e experimentei a levá-lo ao colo para o quarto onde estavam o Xico e a Pipoca. Apesar de ela lhe ter rosnado e de ele ter o corpito tenso, já achei que houve uma pequena e quase imperceptível mudança na atitude de ambos - esperava que ele me saltasse do colo e desatassem à briga. Provavelmente como foi ao meu colo, deve ter-se sentido mais seguro. :)
Desde que tenho gatos que me sinto mãe deles ;) e sofro quando eles sofrem.
Vou ter mais paciência e esperar mais um pouco...

Muito Obrigada a todos e beijocas da
Susana Shedevil
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 14, 2003 11:11 am

Olá

A mim quer-me parecer que eles já começaram a perceber que têm de se dar todos bem ;)
Vá com calma e vai ver que tudo corre bem.

Beijokas
kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta mai 14, 2003 5:12 pm

Olá,

O meu caso é parecido. Apenas diferente porque após mes e meio os dois gatos (machos inteiros) não se podem ver nem cheirar.

A primeira vez que abri a porta do Teco o Alex entrou e foi uma bagunça. Atacou a minha cadela, mordeu-me a mão e o coitado do Teco que está em recuperação de uma opração ao femur, andou na corda bamba!

Agora deixo-os observarem-se através do vidro e ainda dão aqueles miados com o pelo todo eriçado. Até cabeçadas nos vidros dão. É impressionante.

Como é que vou resolver esta caldeirada?????????

Miau
Cat_Gold
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quarta mai 14, 2003 6:32 pm

Quando introduzimos um gato num ambiente onde já existe outro, é comum que o bichano, com mais tempo de casa, não aceite a presença de novatos. Por mais simpático que seja o novo morador, o outro normalmente toma uma postura ranzinza na sua presença. A adaptação dos bichanos nesta situação demora, normalmente, de 15 a 60 dias. Somente a partir daí é que costumam se tornar companheiros inseparáveis.
Em alguns casos, porém, esta convivência é sempre muito difícil e acompanhada de brigas e agressões, mesmo depois de muitos meses juntos. Neste caso, cabe ao dono ter muito cuidado na forma de tratar os gatos e aceitar que eles nunca serão amigos. Mas é preciso também impedir que as brigas aconteçam.
Seguem algumas dicas para melhorar a relação entre dois gatos que não se gostam:
- Dê sempre a mesma atenção para um e para outro. Jamais demonstre sua preferência por um deles.
- Nunca faça carinho em um na frente do outro.
- Não force um a aceitar a presença do outro.
- Tenha comedouros, bebedouros, camas, panos, brinquedos e bandejas sanitárias diferentes para cada um dos bichanos.
- Forneça a comida para um longe do outro.
- Respeite os sentimentos e individualidade deles.

TEXTO COPIADO
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta mai 14, 2003 9:36 pm

Miau, já pensou em castrar os dois machos?
Vai ver que fará milagres na forma como eles se passarão a entender!

Shedevil,
Dê-lhes tempo e tenha muita paciência. Tente deixá-los o mais à vontade possível pois a adaptação será mais rápida e não se assuste com as brigas pois eles normalmente não se magoam a sério, ainda por cima sendo de sexos opostos.

Boa sorte!

Susana
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

quarta mai 14, 2003 9:44 pm

Cat_Gold Escreveu: Quando introduzimos um gato num ambiente onde já existe outro, é comum que o bichano, com mais tempo de casa, não aceite a presença de novatos. Por mais simpático que seja o novo morador, o outro normalmente toma uma postura ranzinza na sua presença. A adaptação dos bichanos nesta situação demora, normalmente, de 15 a 60 dias. Somente a partir daí é que costumam se tornar companheiros inseparáveis.
Em alguns casos, porém, esta convivência é sempre muito difícil e acompanhada de brigas e agressões, mesmo depois de muitos meses juntos. Neste caso, cabe ao dono ter muito cuidado na forma de tratar os gatos e aceitar que eles nunca serão amigos. Mas é preciso também impedir que as brigas aconteçam.
Seguem algumas dicas para melhorar a relação entre dois gatos que não se gostam:
- Dê sempre a mesma atenção para um e para outro. Jamais demonstre sua preferência por um deles.
- Nunca faça carinho em um na frente do outro.
- Não force um a aceitar a presença do outro.
- Tenha comedouros, bebedouros, camas, panos, brinquedos e bandejas sanitárias diferentes para cada um dos bichanos.
- Forneça a comida para um longe do outro.
- Respeite os sentimentos e individualidade deles.

TEXTO COPIADO
Minha querida
Isso não é ter gatos é uma tortura

Franc
Shedevil
Membro Júnior

quinta mai 15, 2003 12:36 pm

Acho que este fim de semana os vou deixar andar livremente e à zaragata se tiver que ser, já que vou estar lá com eles.
Estar a fechá-los separados não ajuda e custa-me muito ouvi-los "Chorar"...

beijocas
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta mai 15, 2003 6:14 pm

sfigueira Escreveu: Miau, já pensou em castrar os dois machos?
Vai ver que fará milagres na forma como eles se passarão a entender!

Shedevil,
Dê-lhes tempo e tenha muita paciência. Tente deixá-los o mais à vontade possível pois a adaptação será mais rápida e não se assuste com as brigas pois eles normalmente não se magoam a sério, ainda por cima sendo de sexos opostos.

Boa sorte!

Susana
Vamos castrá-los aos dois na próxima semana. Mas de qualquer maneira não sei se o Alex vai mudar de feitio. Pode não fazer qualquer efeito porque já são gatos adultos.

Depois faço como a Shedevil, solto-os em casa e fico a tremer de nervos do lado de fora ...

Miau
Kathleen
Membro Veterano

sexta mai 16, 2003 10:33 am

Olá

Acho que tomou a atitude correcta em castrar os gatinhos, vai ver que eles acalmam e tudo corre bem.

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”